Para conter greve na educação, Palácio Iguaçu cogita “Volta Flávio Arns”

O ex-titular da Educação e ex-vice-governador, o tucano Flávio Arns, é a "arma secreta" do Palácio Iguaçu na tentativa de debelar a greve na área que hoje completou 19 dias.

O ex-titular da Educação e ex-vice-governador, o tucano Flávio Arns, é a “arma secreta” do Palácio Iguaçu na tentativa de debelar a greve na área que hoje completou 19 dias.

O titular da Secretaria de Estado da Educação (SEED), Fernando Xavier, com o fracasso das negociações com professores e funcionários de escola em greve, definitivamente, entrou na marca do pênalti. Isto é, o Palácio Iguaçu considera substituí-lo no cargo pelo ex-secretário Flávio Arns (PSDB), atual secretário de Assuntos Estratégicos.

A possível saída de Xavier da Educação, depois de dois meses no cargo, seria uma das medidas drásticas para tentar arrefecer a radicalidade dos educadores, em greve há 19 dias, cujo movimento corroeu rapidamente a imagem do governador Beto Richa (PSDB).

De acordo com palacianos ouvidos pelo Blog do Esmael, o movimento “Volta, Flávio Arns” será estimulado nas próximas horas como uma bandeira branca! para as lideranças da APP-Sindicato. A interlocução de Arns com o sindicato era infinitamente melhor e mais competente!, compara a fonte.

No primeiro escalão do governo do estado se avalia que a escolha Fernando Xavier foi um erro político! devido suas ligações com o Grupo Positivo (ele é conselho de administração) e a vida pretérita do secretário nas controversas privatizações do país, ocorridas na década de 90. A ideia também é compartilhada por deputados governistas — a Bancada do Camburão!.

Portanto, no Palácio Iguaçu, há um sentimento de que só Flávio Arns salva!. Será?

A substituição de Xavier por Arns seria uma derrota para o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, que, junto com o titular da SEED, conduziram até aqui as fracassadas negociações com os grevistas.

O diabo que o descarrilamento do governo não ocorreu somente na educação, tanto nas escolas quanto nas universidades. O desgoverno atingiu todos os órgãos da administração pública, como numa metástase, fruto de uma aposta equivocada para não dizer criminosa.

Ou seja, se Beto Richa quiser salvar e terminar seu mandato, bem como estancar os movimentos de pressão, terá de eliminar outro tumor instalado na Secretaria da Fazenda, chamado Mauro Ricardo Costa, importando dos confins tucanos, e cortar as asas do próprio primo Luiz Abi, eminência parda no governo do Paraná.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. carlos, os professores nao querem o arns, querem que voce e seus aliados respito as conquista da categoria,sei que voces estao preocupados com o avanço da educaçao, porque um povo bem educado e politizado nao aceitaram ser manipulados.

  2. Mas que falta de opção!

  3. “Ancorado na sua sensibilidade política, Richa assinou a lei que cria a Funeas ““ a fundação de direito privado que substituirá grande parte das atribuições da Secretaria da Saúde. A outra, que deixou para Flávio Arns sancionar, é a mais polêmica e passível de ser objeto de manifestações de desagrado pelo distinto público eleitor. Trata-se da que assegura auxílio-moradia para juízes e desembargadores, maldosamente apelidada de “Minha casa, minha toga”.”

    12/03/2014 21h15 [email protected]

  4. O ARNS É OUTRO CAPITÃO DO MATO DO CORONÉ RICHA MINHA GENTE!!! ESSE SUJEITO NÃO PRESTA. INFELIZMENTE NÃO TEVE A MESMA FIBRA DA IRMÀDELE, QUE MERECE MEUS RESPEITOS.

  5. O Arns? Vocês tem certeza ?? Não foi esse jaguára que assinou a lei do “auxilio putaria?” em março de 2014?? Só pode ser piada mesmo…………

  6. Olha; nessas alturas dos acontecimentos ainda é melhor o Arms mesmo… Fazer o que?

  7. Talvez seja melhor o Arns com sua cara típica de mocorongo, do que o Xavier, com a cara de quem não quer nada e no decorrer do tempo vai debulhar a educação pública. Este Xavier tem que sair, pois nada sabe sobre os professores do Estado. Está totalmente por fora. A pasta da Educação deve estar com uma pessoa que conheça a história de lutas dos professores. O xavier está se fazendo de bobo. É um come quieto. Não moveu uma palha em favor dos professores. Não merece e não tem capacidade para entender de pessoas como os professores. Deve entender apenas de lucros empresariais. PEÇA PARA SAIR. CASO CONTRÁRIO SERÁ BOMBARDEADO, POIS AUTORIDADE NÃO TEM E NÃO TERÁ. ACEITAR DE CABEÇA BAIXA AS IMPOSIÇÕES DO RICHA E DO MAURO. VAI TE CATAR.VOCÊ É UM MERDA!

  8. Talvez seja melhor o Arns com sua cara típica de mocorongo, do que o Xavier, com a cara de quem não quer nada e no decorrer do tempo vai debulhar a educação pública. Este Xavier tem que sair, pois nada sabe sobre os professores do Estado. Está totalmente por fora. A pasta da Educação deve estar com uma pessoa que conheça a história de lutas dos professores. O xavier está se fazendo de bobo. É um come quieto. Não moveu uma palha em favor dos professores. Não merece e não tem capacidade para entender de pessoas como os professores. Deve entender apenas de lucros empresariais. PEÇA PARA SAIR. CASO CONTRÁRIO SERÁ BOMBARDEADO, POIS AUTORIDADE NÃO TEM E NÃO TERÁ. ACEITAR DE CABEÇA BAIXA AS IMPOSIÇÕES DO RICHA E DO MAURO. VAI TE CATAR.V

  9. Ainda aguardando meu comentário…talvez não foi publicado porquê a verdade dói… 4 anos com Flávio Arns e NENHUMA GREVE…pelo contrário, avanços jamais conseguidos pela classe.

    • Claro Mauri, até conseguir a reeleição.
      Deveriam ter mudado o governador na hora certa.
      Mas não se preocupe: “o melhor ainda está por vir”.
      Acho que Arns vai amarelar.

  10. Richelieu vai voltar? Remendo que vai deixar o barco do governo ainda fazendo água.
    Mas é um pouco melhor do que esse furúnculo instalado na SEED, o rei da privatização das teles do FFHH.

    • Bem lembrado Zé venancio, foi o atual secretário da educação que participou da privatização das teles,o povo já se esqueceu, espero que não se esqueçam dos deputados que são contra a educação e do governador Beto Richa e os reelejam para qualquer outro cargo político como reelejem toda vez o Senador Álvaro Dias.

  11. A figura de “padre-do-interior” deste tal ARNS, com sua voz pastosa e desagradável, não vai enganar ninguém. Ele já mostrou de que lado está!!!
    O Betinho pode trocar todo o secretariado, que não vai adiantar….
    Ele é quem tem que sair!! FORA RICHA!!!
    “IMPEACHMENT” JÁ!!!! VAMOS LEVAR ESTA IDÉIA ADIANTE!!!

  12. O atual secretário é tão ruim, mas tão ruim que o sr. Flavio Arns vira santo. tomara que não seja “ala” Felipão 7×1. A que ponto chegamos.

  13. A reitoria que esse governo..cometeu o maior crime político da história do nosso Estado onde com 53% dos votos..Não assumiu seu compromisso de governo. .mentiu..Não teve o mínimo de respeito pelos seus eleitores. O melhor esta por vir se o Governador Beto Richa ..renuncie. .deixe o governo..Pois já mostrou sua incompetência como administrador tanto Municipal como Estadual….aqui voto e confiança nunca mais

  14. Tem que trocar é o governador. Volta Requião

  15. Ainda assim é melhor que o atual.

  16. Outro barata tonta que não tem iniciativa!

    • o ideal é nomear um professor como secretário da educação,porém um professor que tenha sentido na pele ,no corpo a corpo o que é uma sala de aula…sugestão ao Betp Richa: deixe os professores indicarem,aí verás o acerto realmente…fica a dica.

    • Agora vaaai!!!
      Vai f*@&#% tudo.
      É o mesmo que o Felipão voltar a treinar a Seleção
      Brasileira.