Lula será principal estrela em ato em defesa da Petrobras nesta terça

dilma_petrobras_lula.jpgO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará nesta terça-feira, dia 24, à s 18 horas, no centro do Rio de Janeiro, de uma manifestação em defesa da Petrobras.

O evento é organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

Na semana passada, um grupo de intelectuais, jornalistas, sindicalistas, políticos, artistas e personalidades nacionalistas lançaram um manifesto (leia abaixo) contra golpe na estatal de petróleo e no governo Dilma Rousseff (PT).

No ato político de amanhã, estão confirmadas também as presenças do ator Antônio Pitanga, do cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, dos escritores Eric Nepumoceno e Fernando Moraes, dos jornalista Hildegard Angel e Luís Nassif, do cineasta Luiz Carlos Barreto, dos economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Márcio Pochmann, do presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, de João Pedro Stédile, da Coordenação Nacional do MST, da presidente da UNE, Vic Barros, do presidente da CUT nacional, Vagner Freitas, do Coordenador Geral da FUP, José Maria Rangel, alÄ—m de sindicalistas e lideranças de movimentos sociais de todo o Brasil.

Manifesto: O QUE ESTà EM JOGO AGORA

A chamada Operação Lava Jato, a partir da apuração de malfeitos na Petrobras, desencadeou um processo político que coloca em risco conquistas da nossa soberania e a própria democracia.

Com efeito, há uma campanha para esvaziar a Petrobras, a única das grandes empresas de petróleo a ter reservas e produção continuamente aumentadas. Além disso, vem a proposta de entregar o pré-sal à s empresas estrangeiras, restabelecendo o regime de concessão, alterado pelo atual regime de partilha, que dá à  Petrobras o monopólio do conhecimento da exploração e produção de petróleo em águas ultraprofundas. Essa situação tem lhe valido a conquista dos principais prêmios em congressos internacionais.

Está à  vista de todos a voracidade com que interesses geopolíticos dominantes buscam o controle do petróleo no mundo, inclusive através de intervenções militares. Entre nós, esses interesses parecem encontrar eco em uma certa mídia a eles subserviente e em parlamentares com eles alinhados. Debilitada a Petrobras, âncora do nosso desenvolvimento científico, tecnológico e industrial, serão dizimadas empresas aqui instaladas, responsáveis por mais de 500.000 empregos qualificados, remetendo-nos uma vez mais a uma condição subalterna e colonial.

Por outro lado, esses mesmos setores estimulam o desgaste do Governo legitimamente eleito, com vista a abreviar o seu mandato. Para tanto, não hesitam em atropelar o Estado de Direito democrático, ao usarem, com estardalhaço, informações parciais e preliminares do Judiciário, da Polícia Federal, do Ministério Público e da própria mídia, na busca de uma comoção nacional que lhes permita alcançar seus objetivos, antinacionais e antidemocráticos.

O Brasil viveu, em 1964, uma experiência da mesma natureza. Custou-nos um longo período de trevas e de arbítrio. Trata-se agora de evitar sua repetição. Conclamamos as forças vivas da Nação a cerrarem fileiras, em uma ampla aliança nacional, acima de interesses partidários ou ideológicos, em torno da democracia e da Petrobras, o nosso principal símbolo de soberania.

20 de fevereiro de 2015

Alberto Passos Guimarães Filho

Aldo Arantes
Ana Maria Costa
Ana Tereza Pereira

Cândido Mendes

Carlos Medeiros

Carlos Moura

Claudius Ceccon

Celso Amorim
Celso Pinto de Melo

D. Demetrio Valentini

Emir Sader

Ennio Candotti
Fabio Konder Comparato

Franklin Martins

Jether Ramalho

José Noronha

Ivone Gebara

João Pedro Stédile

José Jofilly

José Luiz Fiori
José Paulo Sepúlveda Pertence

Ladislau Dowbor
Leonardo Boff
Ligia Bahia
Lucia Ribeiro
Luiz Alberto Gomez de Souza

Luiz Pinguelli Rosa
Magali do Nascimento Cunha

Marcelo Timotheo da Costa

Marco Antonio Raupp
Maria Clara Bingemer
Maria da Conceição Tavares

Maria Helena Arrochelas
Maria José Sousa dos Santos

Marilena Chauí
Marilene Correa
Otavio Alves Velho
Paulo José
Reinaldo Guimarães
Ricardo Bielschowsky
Roberto Amaral
Samuel Pinheiro Guimarães

Sergio Mascarenhas
Sergio Rezende
Silvio Tendler
Sonia Fleury
Waldir Pires

48 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. vá se fuder jornalistinha filho da puta..assassino viado safado..vá dá o cú para sua mãe..comunista do caralho..

  2. Meu Deus, quanta burrice e falta de informação, pobres vaquinhas de presépio manipuladas pela mídia. Impeachment da Dilma kkkkk. Pessoal vamos procurar ler mais sobre o Brasil, não precisa ler os 500 anos, mais os vintes anos atrás já bastarão para refrescar memórias tão infantis, onde estavam esses que querem tirar a Dilma e Xingam o Lula a vinte anos atrás. o que faziam pelo país, por favor leiam e se informem, vão perceber como é bom não ser um analfabeto político e viva a Democracia, mais com qualidade

  3. ACHO QUE O LULA TEM QUE FICAR QUIETINHO NO CANTO DELE, ELE SABE QUE ESTÁ ENVOLVIDO ATÉ O PESCOÇO NESSA MARACUTAIA, SEM CONTAR QUE QUANDO ABRIREM UMA CPI NO BNDES A COISA PODEM COMPLICAR MAIS AINDA, DIZEM QUE O NEGOCIO POR LÁ TBM É FEIO
    ESTAMOS FRITOS: SE CORRRER O BICHO PEGA SE PARAR O BICHO COME. VOTAR EM QUEM????

  4. ISSO SO PODE SER PIADA…E DE MUITO MAU GOSTO

  5. Estou muito contente por ver nosso querido ex presidente LULA se manifestar a favor da Petrobrás, afinal sou nacionalista como ele, amo o nosso país e quero vê-lo crescer agora mais do que nunca. Parabéns presidenta DILMA e ex-presidente LULA!!!! O POVO BRASILEIRO os ama e os respeita. Apenas uns trouxas capitalistas podem se opor ao governo nacionalista e democrático que temos, graças a DEUS. Espero que a Ditadura Militar tenha ficado apenas no passado sombrio da nossa história.
    Boa Noite e Boa Sorte!!!!!!
    Abraços!!!!

  6. Apoiado.a Petrobrás e do povo Brasileiro.Juiz Moro,Psdbosta e imprensa golpista,tirem a ideia da cabeça de vocês de quebrar a Petrobrás seus traíras e lesa patria

  7. O PSDB e o PiG só manipulam os mal informados.Qualquer ser pensante e analítico percebe,hoje 23/02/15 aeroportos lotados ,engarrafamentos quilométricos, pleno emprego e uma classe média que em governos anteriores está em extinção. ..Povo pense , o Paraná quebrado, Minas não elegeu Aécio e São Paulo nem água tem…Isso é mudar?????

    • verdade mais pura!! o psdb só quer governar para ricos… olhe o que esta acontecendo no paraná, uma verdadeira ditadura. o governo fechando escolas, universidades, e por ai vai… quem esta fazendo isso?! beto que é psdb. tucano bom é só aqueles que são aves!!

  8. Esse velho devia ficar em casa, quieto. Vai chamar o Dirceu para ir junto? E o Vaccari?

  9. COMO É QUE É ? PRIMEIRO ELES AFUNDAM A PTBRAS DEPOIS DO CAOS ELES AINDA TEM A CORAGEM DE VOLTAR E DIZER QUE QUEREM DEFENDER A EMPRESA!
    SÓ JESUS NA CAUSA KKKKKKKKKKKKKKK

  10. O povo brasileiro não precisa de uma estatal do petróleo, porque ela só o sacrifica, nossa gasolina, é uma fortuna. O petróleo pode continuar sendo nosso, porque o governo precisa extraí-lo? Outras empresas poderiam extrair e o governo continuar arrecadando imposto sobre o petróleo e pronto…
    Para quem faz bem uma estatal?
    Para quem tem um emprego estável e não pode ser demitido (coisa que poucos brasileiros o tem).
    Para quem tem um cargo nomeado, amigo de algum político influente.
    Para a Oderbrecht e similares que mantém margens saudáveis em seus negócios e seus controladores enriquecem cada vez mais…
    Para o governo, que a cada dificuldade de caixa sobe o combustível de acordo com a sua vontade, baixa o preço para ficar bem com o seu eleitor e depois coloca o valor nas alturas…
    Só….

    E o povo fica ainda caindo nessa bobagem de que o PETRÓLEO É NOSSO…. O Petróleo é deles…. Prova disso é o preço alto da gasolina, é só olhar na placa dos postos de combustíveis.

  11. CONTINUANDO: OS CRÁPULAS que roubaram a empresa para beneficiar a si mesmo e ao partido PT. O que se espera é que os larápios tenham a merecida PUNIÇÃO, não estas que os condenados do Mensalão estão cumprindo, em casa, numa boa. Este tipo de crime deveria ser punido com FUZILAMENTO. ONDE ESTÃO OS GENERAIS?

  12. A DILMA e o LULA, 2 incompetentes, querem mais uma vez ILUDIR e ENGANAR o povo, COM SEUS DISCURSOS eloquentes, porém mentirosos. O PROBLEMA não é a empresa Petrobrás, o problema são as pessoas de caráter muito DUVIDOSO, OS CRÁPULAS qu

  13. É isso ai presidente vamos pra luta, senhor presidente esta bem claro que uma certa imprensa se vendeu pra um pais que se acha a maior autoridade do mundo…
    mas eles tão muito enganado pensando que vão encostá um dedo no nosso petróleo, porque no Brasil tem patriota e tem um grande patriota que é o senhor presidente lula e é com o senhor presidente lula que eu conto pra impedir essa ação criminosa dessa imprensa traidora da pátria.

  14. É lamentável a atitude deles para recuperar o prestígio de uma empresa, onde os mesmos são os responsáveis pela sua ruína. É o fim da picada mesmo……..que vergonha…..

  15. Covarde, vagabundo e sem vergonha. Já monto o império de propagandas nas mídias tradicionais e o exercito de litantes virtuais para reverter a imagem da empresa. Povo burro, povo gado.

  16. A Petrobras realmente merece um movimento em sua defesa, defesa de administradores corruptos que levaram a empresa à beira da falência, o Lula poderia aproveitar para pedir a punição para todos os membros da ex-diretoria e cadeia pra todos os corruptos que “depenaram” a maior empresa do Brasil

  17. A combinação de má gestão com corrupção é o mesmo que
    dar asas a cobra.
    A Petrobras foi assaltada, e se o FHC tem sua culpa
    nisso, o PT teve 12 “years” para sanear isso.
    Lógico a investigação começar pelo presente, pois
    fatos, evidências, e provas estão mais à mão agora,
    e não há 15 anos atrás.
    Não quer dizer livrar a cara do FHC, mas a Petrobras
    tem hoje só 20% do valor de mercado que tinha em
    2008, e não foi o FHC e nem o Aécio que estavam lá
    nesse intervalo de tempo.
    Dizer que “não sabia” além de não justificar, se for
    for verdade, revela um total despreparo para
    governar, que beira à demência.
    Agora vem com manifesto tentando jogar os setores
    da sociedade uns contra os outros.
    A intenção parece ser a de detonar uma guerra civil.
    Velho princípio comunista: “dividir para governar”.

  18. A combinação de má gestão com corrupção é o mesmo que
    dar asas a cobra.
    A Petrobras foi assaltada, e se o FHC tem sua culpa
    nisso, o PT teve 12 “years” para sanear isso.
    Lógico a investigação começar pelo presente, pois
    fatos, evidências, e provas estão mais à mão agora,
    e não há 15 anos atrás.
    Não quer dizer livrar a cara do FHC, mas a Petrobras
    tem hoje só 20% do valor de mercado que tinha em
    2008, e não foi o FHC e nem o Aécio que estavam lá
    nesse intervalo de tempo.
    Dizer que “não sabia” além de não justificar, se for
    for verdade, revela um total despreparo para
    governar, que beira à demência.
    Agora vem com manifesto tentando jogar os setores
    da sociedade uns contra os outros.
    A intenção parece ser a de detonar uma guerra civil.
    Velho princípio comunista: “dividir para governar”.

    • Certíssimo Tonico. Sempre soube que estes trastes queriam trazer o caos ao Brasil. Precisaremos de uma guerra mesmo para daí acordarmos. Essa “estrela”, deveria ser linchado em praça pública. Podre, sem um pingo de vergonha na cara. Me sinto uma idiota, mesmo sem nunca ter votado “nisso”, sinto vergonha.

    • Largue mão de ser tongo Tunico. Se aécio porto tivesse lá nem existiria mais. Vc acha que a justiça bicuda vai investigar as contas do hsbc. Olha o roubo que foi as privatizações, nunca investigaram nada. Leia Privataria Tucana e veja, tá tudo ali, nem a justiça nem a imprensa se interessa em ferrar os ladrões do p$db. Até os vazamentos da lava jato são seletivos. Não esqueça também o PT em “12 years” fez mais para o povo do que os outros em “500 years”.

  19. Inacreditável a hipocresia de alguns. Falam mal de um governo de está investigando a corrupção na petrobras, ou seja, um fato inédito. Só pra lembrar que o caso das contas de brasileiros no hsbc equivale a 20 vezes as propinas da petrobras. E ainda tem tucano que quer discutir corrupção. Desculpa mas falar de corrupção sem citar a bandidagem tucana é o mesmo que falar de chocolate sem citar a nestlé. Professor da rede e quela continha do p$db lá no hsbc que movimentou mais de 170 milhões de dólares entre 1996 e 2000, hein?

    • Ô “Poloneis”, lá vem você também com essa história
      de qual partido tem o “pinto maior”?
      O caso do HSBC pintou agora, por delação do próprio
      Banco, ninguém investigou antes.
      Agora que caiu no conhecimento público, é claro
      que terão que investigar também.
      Na verdade a agenda investigativa está sendo
      ditada mais pelos fatos vindos do exterior, do
      que por aqui.
      Dilma esta apenas tentando descer a cachoeira
      dentro do barril.

  20. Esse bandido ser estrela? é o cúmulo mesmo, destruiram a ptbras, só se for para confirmar que é o lider da quadrilha que roubaram a ptbras.

  21. O bandido sempre volta ao local do crime. Deveria aproveitar e convidar o playboy Beto richa, farinha do saco chamado politiqueiros.

  22. LULA E DILMA, TEM MORAL, PARA PARTICIPAR DE QUALGUER MANIFESTAÇÃO ,EM PRÓL DA MAIOR REFINADORA DE PETRÓLEO DO MUNDO, QUE PERTENCE AO POVO BRASILEIRO(ENQUANTO O PT MANDAR),QUERO VER O JUIZINHO TUCANO GOLPISTA SÉRGIO MORO E, O DESPOTA JOAGUIM BARBOSA APARECEREM…É MAIS FÁCIL SACI CRUZAR ÁS PERNAS…

  23. Quando é que irão entender que ninguém é contra a Petrobrás? Todos são contra o roubo, a corrupção, as pessoas e políticos que praticam esses atos nocivos ao país! Ato em defesa da Petrobrás? Quanta hipocrisia!

  24. Enlouqueceu !! Surtou !! Esta zombando do povo !

  25. ESMAEL,OS CAMINHONEIROS QUER INFORMAÇÕES DO PROTESTO DELES SOBRE A ALTA DO PETROLEO IMPOSTOS DAS MAQUINAS AGRICOLAS E TANTAS OUTRAS REIVINDICAÇÕES PARA A PRESIDENTA DILMA.

    • Professor, acho que você é o Dênis de Guarapuava!

      E pare de falar besteiras!

    • AMIGO, OS CAMINHONEIROS TAMBEM QUEREM SABER SOBRE ‘POR QUE’ O ESTADO DO PARANÁ ESTA EM CRISE, SENDO QUE FOI O ESTADO QUE MAIS ARRECADOU IMPOSTOS, AUMENTOU OS SALARIOS DO PROPRIO GOVERNADOR BETO RICHA (PSDB), DOS DEPUTADOS DA MESMA BASE DO GOVERNADOR, AUXILIOS MORADIA PARA JUIZES, PROCURADORES, AUDITORES,ETC… AO MESMO TEMPO QUE DISSE: NÃO PODEMOS ATENDER OS SERVIDORES PUBLICOS! PROFESSORES ESTADUAIS DAS ESCOLAS, AGENTES DA SAUDE,AGENTES PENITENCIARIOS, UNIVERSIDADES ESTADUAIS, DENTRAN E DEMAIS.. (QUEREM CORTAR OS GASTOS COM O POVO!) E TUDO ISSO A GLOBO NACIONALMENTE NÃO DEU ENFASE, POR QUE SERÁ HEIN?? NÃO DEVEMOS LEVANTAR BANDEIRAS SEM AO MENOS NOS DARMOS CONTA DO QUE REALMENTE ESTA ACONTENCENDO… VAMOS LUTAR, POR MAIS JUSTIÇA, DIGNIDADE E RESPEITO. MAS VAMOS NOS CONTROLAR PRA REALMENTE PERCEBER O QUE PODE ESTAR POR DE TRAS DOS INTERESSES DAS GRANDES MIDIAS, ELITES SOCIAIS, ETC…

    • Meu caro professor da ‘REDE’ concordo com você, eles também querem saber sobre o aumento do IMPOSTO PARA OS POLÍTICOS VIAJAR DE AVIÃO ( o famigerado IPVA. os pedágios que financiam as campanhas políticas do estado, as duplicações das rodovias previstas em contratos, O ICMS, embutido no preço do diezel, se toque meu prefessor, o povo cansou de da milho pós bode, e que bater nós chiquinhos, e nos FRANCISQUINHOS, emcobertado pela midia.

  26. Muito bom!!!!! Está na hora de acordarmos e nos unirmos contra um golpe que a elite poderosa desse país quer fazer acontecer, vilipendiando um governo legitimamente eleito dentro dos preceitos democráticos. Está na hora de irmos para as ruas e defendermos esse governo que a partir de 2002 representa a maioria do povo brasileiro mas que sempre foi deixado à margem. Que após esse ato em defesa da Petrobrás venham outros para contrapor à essa elite poderosa, de extrema direita que sempre fez o que quis com esse país.( esse blog poderia dar um destaque à denúncia feita contra o Agripino Maia, do DEM, e que foi ao ar no Fantástico desse domingo).

    • Deixe de ser trouxa e alienado. Gente Burra como você é que mantem esse tipo de sujeito ROUBANDO o Brasil. PT é organização Criminosa e PT significa Partidários TROUXAS

      • Disse tudo Vitor!!!
        PTralhas!!!
        Assaltantes do Brasil!!!

      • Pseudo-burguês: faça uma leitura de conjuntura do país nos 500 anos de sua existência, período que essa elite só mamou nas receitas do Estado. Acompanhe a mídia nacional. Em São Paulo os tucanos desviaram mais de 3 bilhões de reais. Quebraram Minas Gerais e o Paraná. Ainda, se você não tem preparo para um bom debate, não fique postando palavras chulas e agressivas. Aliás, posto nome e sobrenome.

  27. EU NÃO ACREDITO QUE ELE VAI FAZER ISSO,POIS ESTARIA DEBOCHANDO DO POVO BRASILEIRO;ESTA CLARO QUE A EMPRESA FOI ASSALTADA E ESTA COMO RECORDISTA DO MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA DO MUNDO.

    • Ao professor da rede aí acima, vamos com calma, pois a delação ainda não foi devidamente concluída e investigada veracidade, é só delação, e o que se tem de concreto são 400 milhões, por enquanto. Mas se quiser o maior roubo do planeta recomendo ler “Privataria Tucana”, e todos documentos disponíveis, que por sinal na era FHC junto ao seu genro, presidente da Petrobrás na época, ainda não entrou na Lava-Jato e quando entrar com investigação, certamente será insuperável tamanha corrupção. Por tanto, vamos passo a passo punir os corruptos, mas não ao ponto de destruir nosso maior patrimônio que é a Petrobrás!

    • Roubo histórico meu amigo , remonta à era FHC, quando 4000 processos de investigação foram “engavetados”.. Só em 2014 se iniciaram as investigações e os problemas acobertados vieram à tona, apenas no governo de Lula e de Dilma os desvios foram apurados e as medidas foram tomadas… A questão da Petrobrás está totalmente relacionada com os demnados históricos, mesmo assim, foi no governo Lula que ela cresceu e passou a ser um ativo milionário para o páis e foi assim que os ganhos dos corruptos e dos corruptores aiumentaram… o problema é que as informações não chegam corretamente ao público comum… quero ver quando os nomes dos empreiteiros e dos corruptores aparecerem quem ficará de fora da sujeira… e STELLA , LEMBRO QUE ESSE MESMO DELATOR ESTÁ IMBRICADO ATÉ A RAIZ DOS CABELOS COM ESSE PASSADO, JÁ ESTEVE NESSE PAPEL DE DELATOR 3 VEZES E SE SAFOU DAS CULPAS CONTINUANDO NO JOGO DA CORRUPÇÃO…

    • O povo do Brasil ,estava entorpecido quando votou em candidatos demotucanos, eles estão depenando os estados onde governam. O texto acima é um apelo p/ que não deixem entregar o que é nosso, ao império anglo-americano. Todos já percebeu que eles estão blindados pela mídia, tanto o TJ como o TCE , parece que o circulo está se fechando para o povo. o golpe já chegou aqui no PR, o resto o texto acima já complementa. É isso aí meu povo vamos lutar pela nossa soberania e direitos conquistados.

      • Estamos sofrendo aqui no PR com o governo do psdb beto richa,que não paga os educadores e ainda tenta confiscar
        8 bilhões do PR prividencia que do funcionalismo pra garantir a aposentadoria,ainda bem que a maioria não deixou que eles ganha-se o governo federalo, acabou com MG,estão acabando com SP e o PR esta depenado pelo beto richa , obrigado meu DEUS por eles não terem ganho o governo Federal,se não acabarião com o BRASIL

        • É isso aí Agnaldo!!!!
          Somente agora temos com o PT na grande maioria dos estados em nosso país é que estamos vendo denúncias, punições e esperança de melhoria. O povo não aguenta mais ser lesado e sofrer com a politicagem feita até agora. PT eu agradeço todos os dias por estarmos na luta para a verdadeira melhoria de nossa política, que começa com a consciência do povo que tem o direito de ter suas contribuições sendo aplicadas de forma respeitosa em todos os setores públicos.