José Eduardo de Andrade Vieira, o Zé do Chapéu!, morre aos 76 anos

andv.jpgMorreu na manhã deste domingo (1!º), aos 76 anos, o empresário, ex-ministro e ex-senador José Eduardo de Andrade Vieira; o Zé do Chapéu! como era conhecido. Ele estava internado no! o Hospital Evangélico e faleceu por volta das 6 horas em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

A vida de José Eduardo foi marcada por momentos significativos tanto na área política como na econômica. O empresário presidiu o Banco Bamerindus entre os anos de 1981 e 1997, quando a instituição foi vendida ao HSBC. Em 1992, ele entrou como sócio da Folha de Londrina, e em 1999 assumiu a superintendência do jornal.

Ele também foi um dos primeiros senadores eleitos após a redemocratização do Brasil e ocupou funções importantes nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, na década de 1990.

Vieira foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo no governo Itamar, e acumulou, entre 1991 e 1993, o Ministério da Agricultura na gestão do então presidente. Dois anos depois, já no governo do amigo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Eduardo voltou a ser ministro da Agricultura, e ficou no cargo até 1996.

José Eduardo de Andrade Vieira deixa sete filhos: Germano, Edson Luís, Alessandra, Tânia, Juliana, Cláudio e Alexandre.

Com informações da Folha de Londrina.

Comentários encerrados.