José Eduardo de Andrade Vieira, o Zé do Chapéu!, morre aos 76 anos

andv.jpgMorreu na manhã deste domingo (1!º), aos 76 anos, o empresário, ex-ministro e ex-senador José Eduardo de Andrade Vieira; o Zé do Chapéu! como era conhecido. Ele estava internado no! o Hospital Evangélico e faleceu por volta das 6 horas em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.

A vida de José Eduardo foi marcada por momentos significativos tanto na área política como na econômica. O empresário presidiu o Banco Bamerindus entre os anos de 1981 e 1997, quando a instituição foi vendida ao HSBC. Em 1992, ele entrou como sócio da Folha de Londrina, e em 1999 assumiu a superintendência do jornal.

Ele também foi um dos primeiros senadores eleitos após a redemocratização do Brasil e ocupou funções importantes nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, na década de 1990.

Vieira foi ministro da Indústria, do Comércio e do Turismo no governo Itamar, e acumulou, entre 1991 e 1993, o Ministério da Agricultura na gestão do então presidente. Dois anos depois, já no governo do amigo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Eduardo voltou a ser ministro da Agricultura, e ficou no cargo até 1996.

José Eduardo de Andrade Vieira deixa sete filhos: Germano, Edson Luís, Alessandra, Tânia, Juliana, Cláudio e Alexandre.

Com informações da Folha de Londrina.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. resposta para inocente: eu acredito em Bamqueiros e garantia do governo federal,da mesma forma que acredito em: papai noel. fada madrinha, mula sem cabeça,saci perere…Banqueiro e governo é a pior excoria da sociedade como é que alguem acredita nesta gente???

  2. resposta para inocente: eu acredito em Bamqueiros e garantia do governo federal,da mesma forma que acredito em: papai noel. fada madrinha, mula sem cabeça,saci perere…Banqueiro e governo é a pior excoria da sociedade como é que alguem acredita nesta gente???

  3. EU FALO A VERDADE SIM CIDADÃO, E POR FAVOR NÃO TIRE CONCLUSÕES DA QUILO QUE VC NÃO VIU NEM TESTEMUNHOU.

  4. E eu levei um chapéu do Bamerindus, meu dinheiro caducou na tal “caderneta de poupança programada” um verdadeiro golpe praticado na época contra inocentes como eu.

  5. No Bamerindus um funcionário não completava 10 anos, pois era demitido para não ter garantias. Este senhor acabou com isso quando assumiu a presidência. A mesma coisa acontecia quando a mulher engravidava. Ele também acabou com isso. Funcionários (não colaboradores, como se diz hoje – pura falsidade) ficavam 15, 20, 30 anos. Meu cunhado ficou e foi mandado embora pelo rápina HSBC. Banco maldito, este.
    Este homem errou ao se meter na política, onde perneiam os canalhas. Ele era uma pessoa de bos índole. Criava empregos. Dava oportunidades.
    Foi roubado pelo pela gangue do FHC que socorreu outros bancos menores e não socorreu este. O Nacional, e o Econômico, por exemplo. O governo atual também socorreu bancos. Aliás, Silvio Santos ganhou um presentão do Lulla.
    Mas o Sr. Zé Eduardo foi uma pessoa que teve um grande caráter. Acabou com sua vida ao acreditar em políticos.

    • bem né o NACIONAL do Magalhães Pinto sogro do Filho do FFHH, então nois caipira sabemos que o FHC do PSDB salvou os seus netos, bem né mas o Banheirinhus não era nenhuma Prosdocimo ah brastemp.

  6. Vai tarde Zé. Os produtores de algodão do Paraná que foram à bancarrota por sua causa e do FHC devem estar felizes com a sua partida. Puxou o saco do FHC Corno e velhaco e ganhou um pé-na-bunda do mesmo vendilhão do Brasil.

  7. E agora José?
    Acabou…. Viu políticos, esse é o destino que espera todos…Vocês vão acabar também… Vão ficar vivos somente nas lembranças das pessoas, estas podem ser boas ou ruins…

  8. o homem do chapéu, que levou um “chapéu” do FHC do “guarda chuva”.