Itália decide extraditar Pizzolato

do Brasil 247
henrique-pizzolatoA Corte de Cassação de Roma, na Itália, decidiu nesta quinta-feira (12) aceitar o pedido de extradição do Brasil do ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e 7 meses de prisão no julgamento do chamado “mensalão”. Ele deve ser preso ainda nesta quinta-feira (12).

Segundo a GloboNews, a decisão agora irá para o Ministério da Justiça da Itália, que tem até três semanas para se pronunciar.

Em outubro do ano passado, a extradição de Pizzolato foi negada pela Corte de Apelação de Bolonha, por alegações de inadequação no sistema prisional brasileiro. Os magistrados italianos aceitaram os argumentos da defesa do réu, de que as condições das prisões brasileiras não atendem aos direitos humanos.

O Ministério Público Italiano e o do Brasil, atendendo a um pedido da PGR, recorreram da decisão. A alegação é de que há evidências de que o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, tem condições idôneas e seguras de acolhimento do ex-diretor. Os dois recursos serão analisados em conjunto.

Deixe um comentário