‘Investigações de Sérgio Moro alavancam desemprego no país’, aponta lobby das empreiteiras

moro_desemprego_empreiteiros.jpgA taxa de desemprego no país, no mês de janeiro, bateu a casa dos 5,3%. Não é pouca coisa, pois é o maior patamar registrado em dois anos (desde setembro de 2013). O lobby das empreiteiras, sobretudo as investigadas pelo juiz paranaense Sérgio Moro, atribui à  Operação Lava Jato a decadência dos postos de trabalho.

Os estrategistas dos empreiteiros presos pela Lava Jato disseminam a ideia de que a economia será devastada pela falência de empresas investigadas, tais como as gigantes Engevix, Camargo Correia, Mendes Júnior, UTC, Odebrecht, dentre outras.

Esse lobby também vende a tese segundo qual, além da eliminação de empregos, a inadimplência das construtoras atingirá em breve o sistema financeiro.

Será que o juiz Sérgio Moro é realmente o culpado pelo crescimento do desemprego no país? Há, como diz o lobby dos empreiteiros, uma sacralização do magistrado pela mídia?

Acerca do desemprego

Os números negativos na taxa de colocação foram diagnosticados pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostrou que a taxa ficou 1 ponto percentual acima da de dezembro, quando o desemprego igualou o menor nível histórico.

Segundo o IBGE, o Brasil criou menos de 400 mil postos de trabalho com carteira assinada no ano passado, pior desempenho em 12 anos e com fortes demissões na indústria e na construção civil.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esta foi realmente a tática usada pelo PSDB. Acabar com o país para derrubar a presidenta eleita legitimamente. O próprio Aécio disse: “quanto pior melhor”. Aí arrumaram o Moro como aliado, e a PF que tbém é pau mandado do PSDB. E a situação está exatamente como a oposição queria. E os desempregados? O que importa para o PSDB? o que importa é o poder voltar pra eles.

  2. O DELES ESTÃO GARANTIDO, INCLUSIVE COM AUXILIO MORADIA. ESSES CARAS SÓ INVESTIGAM COISAS DOS INTERESSES DOS GOLPISTAS.

  3. Não deveria ser assim, as investigações são para apurar os criminosos que lesaram uma empresa e também os seus acionistas, e que envergonharam toda uma nação. Estas empresas deveria ser independentes da figura das pessoas físicas que as criaram e que se corromperam pelo dinheiro fácil arrecadado do erário público para construir ou melhor dizendo para montar castelos de areia em troca de milhões e milhões de reais e até de dólares. O empresários que se corromperam devem pagar pelos seu crimes, as empresas não, até porque acredito que todas elas devam ter um Conselho Deliberativo que possa indicar uma pessoa idônea para a comandar e salvaguardar o empreso de muitas pessoas.
    O que se está fazendo é simplesmente um terrorismo para no fundo prejudicar o governo federal que bem o mal se no passado dormia de toca agora está dando a liberdade para que possa ser investigado toda está sujeira sem medo de ser feliz. Mas tem gente que acha isso é pouco e devem pagar por isso, mas a sujeito é longa e vem desde os governo tucanos que ao invés de investigar, jogavam a sujeira para debaixo do tapete. Eu não apoio golpe e sim investigação como está acontecendo e que sejam punidos os culpados, mas sem está de golpe orquestrado pelo PSDB. Tô mora desta maracutaia golpista.

  4. Não existe pessoa alguma na face da terra que não tenha posição política. E no Brasil, desde a última eleição, ficou mais visível a posição da mídia entreguista.
    Embora o juiz esteja realizando uma investigação importante, ele parece mais desejar os holofotes do que realizar com esmero o seu trabalho. Hora, quem devia estar na cadeia vai ser solto, os “premiados pela delação”. Esses estão na Petrobrás há mais de vinte anos ROUBANDOOOO!!!! Esses é que serão soltos????

  5. Ele está empregado, no estado que ele quer derrubar, a mulher é assessora do PSDB, tá tudo certo com a família dele, as outras que SUDENE.

  6. Acho importante a investigação de corrupção, isto é um fato incontestável. Porém, sou contra o desemprego e a recessão, e isso também é outro fato incontestável caso esse louco do juiz Moro não saiba conduzir essa investigação, afinal esse sujeito é um juiz e não um economista!

  7. Infelizmente a falta de informação decente pela grande maioria da mídia brasileira: Veja, Rede Globo, Folha, Estadão entre outros, jamais são imparciais em suas notícias. Até o brasileiro menos letrado tem consciência (e isso desde a campanha eleitoral) de que essa mídia é pró aecinho!
    O maior golpe que querem dar é a privatização da Petrobrás, e isso já vem sendo planejado a muito tempo. Pois a Petrobrás é responsável por 10% do PIB além de financiar a infraestrutura brasileira em 80%. Hora, para quem já está indo pra quatro mandatos longe do poder, a tática é muito óbvia e só não ver quem não quer.
    Outro exemplo: quem é que não sabe que essa tática do desmonte do antigo Banestado,Banespa e Banerj não seguiu essa linha? O Banestado foi responsável por lavagem de 30 bilhões de dólares, muito mais que a Petrobrás. E onde estão os larápios????????

  8. O principal objetivo dessa “turminha” é continuar roubando, nos fazer pagar a conta e ainda se fazer de vítima. Pra isso conta com um bando de alienados, que só sabem colocar a culpa nos EUA, na “mídia golpista” e no PSDB. É necessário virar o disco, eu não defendo nenhum corrupto e/ou incompetente independente de legenda partidária!

  9. Parabéns e saúde juiz Sergio Moro. Não faz parte da em quadrilha petista instalada no STF, haja visto que os ladrões do mensalão estão numa boa, livres da reclusão e com dinheiro. Vá em frente, pois o povo está com você. Se todos são iguais perante a lei, porque sigilo quanto a participação dos políticos no roubo da Petrobrás? Estes deveriam ter as penalidades triplicada, exatamente porque já ganham demais e querem ainda mais, envolvendo-se em falcatruas, desvios e corrupção. As elites empresariais e políticas são as categorias mais cafagestes. Eles manobram o país ao seu gosto, visando enriquecer cada vez mais. O que farão com tanto dinheiro? Um ensinamento de Cristo diz: é muito mais fácil que um camelo passe pelo buraco e uma agulha, do que um rico entre no reino dos céus. Povo brasileiro: NÃO CAIAM NESSA. É A TÁTICA DA MENTIRA REPETIDA VÁRIAS VEZES, PASSA A SER VERDADE. TUDO CERTAMENTE ORIENTADO POR DILMA, CARDOZO, LULA E MARQUETEIROS DO PT. Vamos abrir logo e divulgar quais políticos foram beneficiados pelo dinheiro da Petrobrás. Roubar é bom, mas arcar com as consequências é DOLORIDO, pois estavam acostumados com a impunidade. PAU NELES QUE MERECEM.

  10. Atualmente no Brasil, é penalizado aquele que é honesto, que procura fazer as “coisas” de maneira certa. Estamos vivendo uma verdadeira inversão de valores.

  11. O Principal objetivo desta turminha toda.Justica e imprensa golpista è quebrar a maior empresa brasileira para ser doada aos americanos e causar desemprego e fome no nosso pais.bando de trairas

    • Luiz, o PT e o PMDB (que agora faz propaganda de
      bonzinho) quebraram a Petrobras.
      Gestão temerária e roubos são fatos, esconderam o
      quanto puderam aqui pra nós, mas os holofotes
      externos acabaram nos mostrando o mal, e o mercado
      internacional nos obriga a investigá-los.

  12. A culpa é dos ladrões e não do juiz, que está apurando corretamente o caso.

    • Não Maria, ele não “apura” corretamente o caso. Juridicamente falando, ele é um desastre. Prende, mata, arrebenta primeiro, sob tortura, consegue que o cara confesse até que matou Jesus Cristo. Sem provas, sem base legal e com vazamentos seletivos para a mídia que já condena, arrebenta, devassa. É um verdadeiro juiz fora da lei. Soubesse um pouquinho de direito e saberia do que se fala.

      • Se isso fosse verdade ele já teria sido afastado do caso. Isso é coisa de quem é petista e não tem argumentos para defender os ladrões do PT e da maioria dos outros partidos.

      • O Kaka “Surtô”!
        Cidadão, sem a operação Lava Jato, a Petrobrás
        já estaria na lona.
        A pressão e as provas + importantes, estão vindo
        do exterior.
        Podem enganar brasileiros ignorantes e alienados,
        mas não investidores e entidades internacionais
        que fornecem crédito.

  13. Comentário perfeito Carlos Silva, oq querem afinal, que pra que não haja transtornos o Juiz Sérgio Moro, pare as investigações e deixe os corruptos roubarem á vontade e ainda nos fazerem pagar a conta? Faça-me o favor!

  14. Agora que o Juiz Sergio Moro está tentando fazer o certo a culpa é dele, absurdo, a culpa é dos canalhas corruptos que assaltaram nosso País, acabaram com a Petrobras,espero que ele continue a fazer seu trabalho, prenda, feche faça com que devolvam nosso dinheiro…

  15. então para eles darem empregos, tem que roubar da ptbrás?

  16. Não são as investigações que alavancam o desemprego,
    mas sim a existência dos fatos que geraram essas
    investigações.
    Essas investigações foram feitas na marra, pois
    entidades internacionais as exigiram.
    O balanço (peça de ficção) sem o valor deduzido
    referente a má gestão e corrupção, só foi
    apresentado no último dia do prazo legal, e que se
    não o fosse, todas as dívidas externas venceriam de
    imediato. Isso jogaria a Petrobras na lona.
    O desemprego ocorre devido a um desenvolvimento
    construído em cima de 1 pântano corrupto, e cheio de
    crocodilos e cobras.
    Culpa-se alguém só para fazer fumaça, enrolar + 1
    pouco, roubar + 1 pouco, e sair na surdina, com
    passagem aérea paga com verba de representação para
    toda a família.

  17. Não são as investigações que alavancam o desemprego,
    mas sim a existência dos fatos que geraram essas
    investigações.
    Essas investigações foram feitas na marra, pois
    entidades internacionais as exigiram.
    O balanço (peça de ficção) sem o valor dedusido
    referente a má gestão e corrupção, só foi
    apresentado no último dia do prazo legal, e que se
    não o fosse, todas as dívidas externas venceriam de
    imediato. Isso jogaria a Petrobras na lona.
    O desemprego ocorre devido a um desenvolvimento
    construído em cima de 1 pântano corrupto, e cheio de
    crocodilos e cobras.
    Culpa-se alguém só para fazer fumaça, enrolar + 1
    pouco, roubar + 1 pouco, e sair na surdina, com
    passagem aérea paga com verba de representação para
    toda a família.

  18. Pra acabar com estes problemas da Lava-Jato é mole:

    1 – Enquanto as empreiteiras continuam com as obras vai se investigando os crimes.

    2 – Coloca-se os culpados pelos crimes na cadeia.

    3 – Cobram-se as dívidas e o ressarcimento pelo crimes cometidos com juros.

    4 – Se a empreiteira pagar, beleza, se não tiver como pagar, é melhor ainda. Basta estatizar.

  19. Mas ai fica difícil construir uma civilização. Os meios a serem usados para construir uma sociedade livre, desenvolvida e duradoura precisam estar estribada na legitimidade.

  20. Agora vão atacar o Juiz??? Assim como atacaram o Joaquim Barbosa?? Até parece que são a favor de roubalheira e corrupção no Brasil. Não é o Juiz Sergio Moro que causa desemprego, quem causa o desemprego é o Governo que afundou o País, quebrou o Estado e afastou investimentos. Além claro da quantidade de Corruptos que usam a Lei de Gerson.

  21. A taxa de desemprego deve-se a incompetência administrativa do PT. A carga tributária empregada no Brasil inviabiliza qualquer empresa de crescer, nem mesmo as montadoras de veículos estão se aguentando.

  22. O desemprego atual já havia se iniciado antes das investigações da LAVA-JATO.
    A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA de Beto Richa, Aécio Neves e Geraldo Alckmin desemprega muito mais. Estamos em plena quebradeira de pequenas e micro empresas no país todo. E é de conhecimento de todos, um dado oficial, que O GRANDE GERADOR DE EMPREGOS NOS BRASIL É A PEQUENA E MÉDIA EMPRESA, se você maltrata o segmento, o emprego diminui drasticamente.

    E os empreiteiros já fazem a festa por aqui há muito tempo, tá na hora de acabar com isso…

    Tem um trabalho de doutorado na UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE do Pedro Henrique Pedreira Campos, o título “DITADURA DOS EMPREITEIROS: AS EMPRESAS NACIONAIS DE CONSTRUÇÃO PESADA, SUAS FORMAS ASSOCIATIVAS E O ESTADO DITATORIAL BRASILEIRO, 1964-1985”, disponível no linck http://www.historia.uff.br/stricto/td/1370.pdf , lá tem a história desses empreiteiros, vale a pena conferir.

  23. Que morram essas empreiteiras viciadas, pois no brasil tem muitas empreiteiras, contrate empreiteira séria que o emprego aparece. É so trocar, tudo na vida é assim, não da resultado troca.

  24. ME POUPA ESMAEL, CULPAR QUEM ESTÁ TRAZENDO ÀS CLARAS OS CORRUPTOS DO PT É DEMAIS. CULPADO É O PT E O PMDB DO REQUIÃO.

  25. Vejam como é o Brasil, agora o culpado pela falência é a pessoa que esta sendo a mais honesta neste Brasil de juízes comprados. Tenham a santa paciência, esta acontecendo a mesma coisa que aconteceu com o ex- presidente do Supremo Joaquim Barbosa, começou a mexer com cachorro grande a pressão politica e da mídia comprada vem de todos os lados.

  26. A limpa tem que ser feita…

    Desemprego é causado por corruptos instalados nas entranhas do governo federal.

  27. …ATÉ ÃS FORMIGAS VERMELHAS DA AMAZÔNIA SABEM,O JUDICIÁRIO(?)DESTE PAÍS,NÃO VALE,O QUE O GATO ENTERRA…ACORDA BRASIL!!!

  28. Evidente que existem culpados por tudo que esta acontecendo. Quem são?
    São todos os envolvidos no maior assalto praticado no planeta até os dias de hoje.
    As construtoras, a Petrobras através de sua habil diretoria de então, e todos aqueles que participaram do ” trem Pagador”. Partidos politicos,governos, politicos e demais envolvidos. Cabe ao juiz fazer valer a justiça, algo que não estamos acostumados a ver. Os responsáveis deverão ser punidos até pelos motivos que reclamam, desemprego e prejuizos ao sistema financeiro.

    • Só a cho que a puniçao nao pode ser seletiva e nem deve ser transformada num show como faz a velha mídia formada por veja e Globo. Essas delações são realmente confiáveis ? Fala-se de quem quer e o que interessa aos donos do show. Sergio “bial” Moro parece estar adorando os dias de gloria e de paladino na justiça e da honestidade. No futuro isso pode ser catastrófico para a confiança da populaçao na justiça.