Imagens que ainda você não viu da ‘Batalha da Assembleia’; assista

batalha_assembleiaImagens ainda não vistas da ‘Batalha da Assembleia’, ocorrida em 12 de fevereiro de 2015, durante ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná por funcionários públicos em greve.

O professor PSS, Márcio Henrique, de Londrina, agora sem emprego e sem rescisão, foi quem registrou corajosamente, assim como tantos, esses momentos do confronto dos grevistas com a polícia e a histórica tomada da “Casa do Povo”.

Como diz uma amiga, recentemente vinda da França: “O movimento “Je Sui Charlie” foi refresco perto do protesto na Assembleia contra o pacotaço do governador Beto Richa”, comparou.

Richa tentou a fórceps meter a mão na poupança previdenciária de R$ 8 bilhões dos servidores públicos para cobrir rombo de sua péssima gestão. O funcionalismo se levantou contra numa rara demonstração de força. O tucano teve de afrouxar a tanga! depois da vexaminosa chegada da Bancada do Camburão!, que ensejou a tomada completa do prédio da Assembleia.

Assista ao vídeo:

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Muito bom, porém ficou nisto, os governos corruptos sejam eles do PT, PMDB, continuam no poder roubando e rindo da cara da sociedade com seus Juízes e Promotores comprados por este sistema falido que chamam de Democracia protegidos pelos maus pagos e pau mandados dos passa fomes dos policiais militares, e com certeza vai ficar pior é só o começo e quem sofre somos nós da sociedade, a nação tinha que se levantar e exigir um novo sistema, novas leis, vamos ver 2015 está inteiro para este governinho falir de vez o Estado e a Pátria.

  2. Esta é a melhor filmagem da ocupação da Assembleia, gravada de dentro do acontecimento, em uma palavra, EMOCIONANTE ! Quis, pelos caprichos da história, que tudo acontecesse assim, com a intensidade e força que beira a cenas épicas de um filme clássico. Mas não é fantasia, nem meramente sua cópia, é simplesmente, e mais uma vez na história da luta de classes, a força do poder da verdade destronando o império da verdade do poder.

  3. O vídeo expressa realmente o que aconteceu em 12/02…. Medo e indignação tomou conta de todos naquele momento!
    Os Agentes Penitenciários foram a linha de frente…. eles ajudaram muito a quem ali estavam, pois a categoria da educação tem sua maioria constituída por mulheres, que mesmo guerreiras, não teriam a força física e a frieza para ultrapassar a barreira policial. E gostaria de grifar que nesta luta estão todos os trabalhadores da educação, não apenas professores(as), participam deste movimento: inspetores, porteiros, merendeiras, zeladoras, reunidos no cargo Agente Ed I, bem como os Agentes Educ.II que são responsáveis por toda a documentação necessária para o funcionamento de uma escola, os quais tiveram o número de funcionários drasticamente reduzido para fazer desde uma matrícula até os doc que autorizam o funcionamento da unidade de ensino. Parabéns aos que não são citados mas foram os maiores participantes! Eu estava lá e me orgulho de continuar na luta por todos os paranaenses!

  4. Muito bonito concordo também com a manifestação mais fica aqui minha pergunta porque também não nos manifestar com o pacotão que a nossa Presidenta Dilma esta fazendo com os aumento de impostos e reajuste abusivos de preços.

  5. Beleza de video!… Nota 10.

    • Só que tem o sangue brasileiro, e esteve junto à essa batalha pode expressar um sentimento de paixão por esse país…
      Me orgulho por ser educadora, por isso a cada dia é um novo recomeço….
      Nem que eu vivesse 1000 anos alguém iria conseguir apagar tudo que eu vivi naquele momento…

  6. Olha… “Todo poder emana do povo” não é da Carta Capital. É da Constituição de 1988, primeiro parágrafo.

  7. O Governador Beto Richa, precisa rever seus posicionamentos acerca dos Agentes Penitenciários no Estado do Paraná; o que vimos foram cenas inadmissíveis com Agentes Penitenciários dificultando o trabalho da Polícia Militar, inclusive alguns com coletes chegaram até agredir os PMs. Alguém consegue entender isso.

    • Olá Celso,

      Se vc possuísse um mínimo de informação vc iria saber que os Agentes Penitenciários são Servidores Públicos, logo tbém estão sendo roubados pelas medidas do Betinho, além de que, não são covardes e estão juntos com os demais servidores nessa luta. Se liga compadre.

    • Quero parabenizar os agentes penitenciários que estavam ali lutando de forma pacífica… Eles tentaram de todas as formas evitar uma tragédia, inclusive formando uma barreira entre os policiais e os demais manifestantes que estavam dispostos a TUDO para evitar a maior injustiça da nossa historia.

  8. Somos chamados de baderneiros por nosso querido Beto Hitler, mas engana-se, não fomos nós que bagunçamos o Paraná, a Educação, saúde, cortando os direitos adquiridos com muita luta. Nosso movimento é pacífico, quem usou de violência foi você. O povo unido se torna um gigante. Trocaram os cavalos pelos cachorros, mas permanecemos fortes. Sinto orgulho de estar entre os 40 mil que ocuparam esse espaço no dia 12 de fevereiro.

  9. Sou professor, estive na terça e na quinta. terça já foi de arrepiar mas quinta sem dúvida foi histórico. Afirmo, não existia mais possibilidades de nada a não ser ocupar pois quando você vê ao vivo policiais serrando a grade lateral da assembleia e chegando um caverão com os nobre deputados, ou seja, eles estavam dispostos a qualquer coisa, por mais vergonhoso que foi, para aprovar estes projetos. Para nós não restava mais nada a não ser dar a cara a tapa como fizemos, ou melhor, dar a cara a pimenta, bala, bomba, cão, etc…cheguei em minha cidade 23:00. fiz questão de acordar minha filha , dar um abraço, e dizer pra ela: Seu pai hoje foi cidadão!

  10. Sim. Os que estiveram lá mostraram a força da união. Juntos seremos fortes e venceremos esses inimigos da democracia e da sociedade… É muito emocionante esse vídeo. Sugiro que deve ser mostrado em todas as escolas num futuro próximo…para alunos, pais, e comunidade. eSTES MOMENTOS SÃO HISTÓRICOS EM PROL DA JUSTIÇA SOCIAL E HUMANA. VAMOS A LUTA. NÃO DEIXAREMOS ESMORECER ESSE CLAMOR QUE EXISTE EM TODAS AS PESSOAS “DE BEM”.

  11. Parabens pra quem fez este vidio , ai mostra toda a verdade, eu não sou professora, mas me revolta em ver uma situação dessa onde os professores deveria ser tratados como herói pelas autoridades, mas infelizmente no Parana não é assim, FORA BETO RICHA votei pra vc mas me envergonho disso.. mas haverá outras eleições e vc e todos os deputados que estão ou seu lado, estão em minha lista

  12. O Paraná é motivo de CHACOTA no Brasil inteiro, figuras caricatas como o líder do governo o Lex Luthor conhecido como romanelli, o Secretario da Segurança, gordinho medroso, famoso Batman, e o Playboy governador que parece que acabou de sair de um comercial de pasta de dente. Nos viramos motivo de riso no Brasil como se o povo do Paraná fossem um bando de idiotas, não sei… será que somos idiotas?

  13. Assisti ao Vídeo/documentário várias vezes e a cada visualização, um novo “detalhe” deflagra pensamentos e sentimentos sobre o SENTIDO de fazer a EDUCAÇÃO acontecer nesse País. Os Servidores Públicos do Paraná, e em especial, os professores PARTICIPANTES DO MOVIMENTO, deram uma aula de civismo, civilidade, compromisso ético com a profissão e políticos com os seus direitos e, com os direitos da sociedade paranaense. Somente as pessoas que vivenciaram a experiência dos dias de greve e da ocupação da Alep – e pode-se imaginar a carga emotiva desse evento, associada aos fatores que motivaram à deflagração da greve – tem autoridade suficiente para narrar os fatos, pois os sentiram na pele e no mais intimo do ser, com muito mais profundidade, o descaso, o desrespeito com que a Educação e o Ensino de Qualidade, veem sendo tratado neste Estado. Em qe pese toda a sorte de polêmica e especulação sobre os fatos, fica o questionamento: quais, dos ilustres parlamentares, estariam, de fato preocupados com as condiçoes da Dimensão bisopsicosocial da Educaçao no Estado do Paraná?
    Minha solidariedade e apreço aos colegas professores e aos Servidores Publicos do Paraná, que souberam unir forças e cooperar, agindo na mutualidade em busca do efetivo exercicio da cidadania. Parabéns ao Professor Márcio Henrique, pela disposição e coragem de capturar as imagens em meio a efervescência dos fatos. Que todos, possamos aprender algo muito valioso com isso, a articualação cooperada em busca de melhorias em prol das necessidades, dos sonhos e dos objetivos.

  14. Como ja foi dito antes: a assembleia não será a mesma no retorno do recesso.

  15. Forte o nosso movimento hein ….

  16. Não tem como explicar o que senti em meio a esse mar de pessoas. Perdida sou não. Não dá para definir o misto de medo, euforia, coragem e desespero. Na hora o que nos restava era ir, ir e ir sem medo. Tenho orgulho de ter feito parte deste movimento em que todos fomos um só para impedir que o mal fosse realizado. Algo que mexeria com a vida de toda uma sociedade que depositou sua fé e sua esperança naqueles que democraticamente deveriam defender os nossos direitos. Parabéns a todos nós que estávamos lá e fizemos parte daquilo que pode mudar a história de um povo cansado de mentiras e enganações. Somos paranaenses, vitoriosos e guerreiros. Não betoricha e sua corja de deputados! Não vamos parar de lutar! Tenho orgulho de todos nós que fizemos parte dessa massa!

    • Estou muito orgulhosa de todos os educadores que participaram do movimento e feliz por muitas pessoas comprarem a briga pela educação.

      A impressão que passa no vídeo é que a Polícia Militar e BOPE tiveram posições diferentes, ou seja, quando os professores passaram pela polícia militar e ficaram de frente com o BOPE e este jogava spray de pimenta, os policiais militares se colocaram entre o BOPE e os professores para evitar uma tragédia.
      Em todos o vídeos que acompanhei tudo estava correndo bem até o BOPE chegar.
      Beto Richa além de caloteiro, é covarde, inconsequente, mandou o BOPE, sem ao menos pensar que poderia acontecer uma tragédia.

      Educadores do Paraná vocês são meus heróis, são guerreiros, ainda estão acampados em pleno carnaval com chuva.

      Essa briga é de todos!
      Mexeu com professor, mexeu com a sociedade!

  17. É estranho descrever o que sinto cada vez que vejo vídeos ou imagens desta batalha. Este sentimento ainda está no ar e isso é perigoso, pois muitos estão dispostos a dar a vida para lutar contra a tirania deste governo fascista. Este Tucanalha deve pensar e recuar no desejo de tirar nosso dinheiro e nossos direitos, pois será o responsável pelo banho de sangue que paira no ar.