Em protesto contra calote de Richa, educadores tomam as ruas de Curitiba; assista ao vídeo

richa_protesto_educadores.jpgCentenas de educadores tomaram as ruas centrais de Curitiba, nesta terça (3), em marcha contra o calote do governo Beto Richa (PSDB) na categoria.

Os manifestantes fecharam a Avenida Vicente Machado, em frente ao prédio da Secretaria da Fazenda, gritando palavras de ordem em desfavor ao tucano.

“Richa caloteiro, cadê o meu dinheiro?”, entoavam desde a Boca Maldita, tradicional ponto de manifestações políticas na capital paranaense.

Os educadores também reclamam do calote no terço de férias e nas rescisões trabalhistas dos professores PSS, suspensão das salas de apoio, recurso, CELEM; progressões e promoções, etc.

O protesto de hoje, ocorrido em vários municípios do estado, serviu como aquecimento da assembleia geral da APP-Sindicato para este sábado, 7. A categoria tende a deflagrar greve geral.

Acuado pelos protestos, Richa anunciou nesta tarde a contratação de 10 mil novos professores em regime PSS. O diabo é que, em 2014, eram 20 mil profissionais.

Assista ao vídeo:

37 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. nao votei nesse merda, mas nao entendo pq vcs estao batendo em quem votou nele. Na minha concepção quem mais deve cobrar e´quem votou nele, tem mais obrigação do que quem nao votou

  2. Realmente nosso DESGOVERNADOR não sabe ADMINISTRAR as RECEITAS DO ESTADO, mais o que me deixa mas triste é que O DESGOVERNADOR DEFECOU na EDUCAÇÃO.

  3. Com tantos motivos que ele esta dando, ao invés de protesto pq não pedem impeachment.

  4. Soube que o governador ordenou que 600 professores deixassem os cargos administrativos e retornassem imediatamente para as salas de aula.O que não entendo como esse pessoal foi parar na administração, quem vai fazer o trabalho deles nos núcleos, o trabalho era importante, do jeito que o governo fala não…, recebiam salários sem dar a contrapartida do trabalho, alguém pode esclarecer, na dúvida e de olho…

  5. Nessa hora tão difícil na qual não sabemos o que vai acontecer com nossa Educação eu me pergunto se os erros e os calotes são somente do governo ou de mais alguém? Claro que seria justo e muito justo os professores ter recebido o terço de férias, mas me digam é justo ter sobre a mesa de direção de escolas pilhas e pilhas de atestados médicos falsos, de pessoas que nunca estiveram doentes? Não é justa a diminuição do número de funcionários na escola, mas também não é justo que aquelas funcionárias que ganharam um concurso nos tempos do fundão fiquem sentadas o dia todo em desvio de função sem fazer nada, enquanto meia dúzia de PSS limpam uma escola de 2.000 alunos, sem falar na meia hora que elas (as concursadas paradas) tiram para fumar em serviço? Não é justo o número de alunos altíssimo em cada turma, mas também é inadmissível o professor que não faz chamada corretamente e não passa para as equipes pedagógicas sobre a evasão ao longo do ano, pois uma turma que começa com 40 alunos termina muitas vezes com menos de 25? Lógico que também tem que haver contratos PSS, mas e o concurso? Muitos sequer estudaram para o mesmo, ficavam vomitando suas lamentações pelo facebook e deram pauladas e pedradas na PUC e no governo e esqueceram de estudar para passar? Por fim, acho que temos que esperar as coisas acontecerem pois se percebermos os erros gravíssimos dentro da classe dos professores com relação à escola e sua prática docente (na minha tinha um professor PSS que vinha uma vez a cada 15 dias e pedia um resumo de 100 páginas do livro como trabalho do mês para os alunos), vemos por fim que é seis por meia dúzia e o governo cortará muito mais ainda se analisar e refletir como os que se dizem educadores estão tratando a nossa escola pública.

  6. Eu votei no Requião, porém mesmo as pessoas que votaram no playboy tem direito sim de protestar, pois continuam sendo cidadãs. E, se o eleito agir contra o povo, inclusive desrespeitando as leis como este governador faz todos tem direito de reclamar. O Beto Richa já está merecendo o Impeachment, pois arrecada muito, não faz nenhum investimento e ainda está destruindo o Estado, acabando com a Educação, com as empresas públicas, com o patrimônio do Estado e promovendo o maior cabide de empregos (Aspone) de todos os tempos.

  7. SO TENHO UM COISA A DIZER FORA BETO RICHA, IMPEACHMENT JÁ, CHEGA O POVO PARANAENSE NAO MERECE SER GOVERNADO ´POR UMA PESSOA QUE NAO TEM CONSIDERAÇÃO PELO PROF. E FUNCIONALISMO EM GERAL, A ESCRAVIDÃO ACABOU A MUITO TEMPO, QUERO MEU UM TERÇO, FUNCIONARIOS NA ESCOLA…VAMOS TODOS ENTRAR NA JUSTIÇA PELOS NOSSOS DIREITOS E TIRAR ESSE PLAYBOY DO GOVERNO, IMPEACHEMENT JÁ

  8. Sou contra contratação de pss. Se falta professor chame os concursados e esse povo do pss que estudem e passem em concurso para professor.

  9. SERGIO FERNANDES STACHESKI, VC DEVE SER UM TUCANO FERVOROSO E UM DOS DIRETORES PUXA SACO QUE VOTOU NO RICHA EM TROCA DE MAIS UM ANO NA DIREÇÃO DO COLÉGIO. POIS SÓ ISSO EXPLICARIA ESSA PAPAGAIADA TbODA QUE VC FALOU, QUEM APOIA CORRUPTO, CALOTEIRO, ,MAL GESTOR NAO DEVE SER MELHOR QUE ELE. TRABALHO A 18 ANOS EM ESCOLA PUBLICA, SOU CONCURSADA E DIGO QUE A REALIDADE DAS ESCOLAS NÃO É ISSO QUE VC FALOU. INCHADOS ESTÃO VARIOS ÓRGÃOS PUBLICOS EM CARGOS COMISSIONADOS, AS ESCOLAS TEM PESSOAS QUE TRABALHAM MESMO DOENTES PORQUE NEM ATENDIMENTO PELO SAS TEMOS MAIS PPI

  10. É momento de fazer os ajustes para que o dinheiro, investido na educação, não vá para o ralo. Há Estabelecimentos de Ensino com o quadro de funcionários “inchado”. Havia turmas muito pequenas: com 4 alunos… Muitos Professores para poucos alunos. Sem contar que a qualidade do trabalho pedagógico está aquém do que é investido. Muito dinheiro para pouco aprendizado. O bom gestor é aquele que sabe trabalhar na adversidade. Trabalho na Rede Estadual de Ensino, como Gestor. Quero me colocar à disposição para ajudar nesta hora difícil. Esta é a função do Diretor. A crise financeira não é só no Estado, a crise está estabelecida em todo o País. Li estes dias um slogan que penso ser fundamental para este momento: CONTROLAR PARA ARRUMAR!!!

  11. Preparem se porque vao cortar o aux transporte. Para os que estao doentes, para os que tem 40 horas, para os que estao de ferias etc, ja tem instrucoes internas, os nucleos ja receberam. Alem de tudo mexerao no nosso bolso, talvez agora tomemos alguma providencia ou ainda falta alguma coisa.

  12. Todos à Assembleia Estadual em Guarapuava no dia 7 de Fevereiro. Ligue para o seu Núcleo Sindical e confirme o seu lugar no ônibus. Com a classe trabalhadora organizada, a burguesia vai arrepiar o cabelo.

  13. É O JEITO TUCANO 45 PSDB DOS RICOS MAGNATAS GOVERNAR, PENA QUE QUEM ELEGEU O PLAYBOY FORAM NA MAIORIA PÉ RAPADOS QUE PENSAM QUE SÃO RICOS DE DIREITA.

  14. I NUM TEIM MUINTO O QUI SI FAZE ELI COMPRO TODINHO OS DA PUTADA.

  15. Richa está pagando seus eleitores que o elegeram no Primeiro Turno. Talvez um dia os eleitores paranaenses deixem de ser idiotas e aprendam a votar, assim aposentarem os Álvaro, Tanigushi, Lerner, Belinati, Lupion, Traiano, Rossoni, romanelli, Pessuti e tantos outros traírasda vida pública.

  16. Qual é a escola que queremos?
    Esta que se avizinha, com um destes representantes do neoliberalismo rasgado chefiando a SEED, pronto prá desmantelar as escolas, retirando funcionários e merendeiras, e explorando professores que hoje assisti trocando lâmpadas nas salas de aula, ou trocando torneiras defeituosas, pintando muro e varrendo as áreas comuns da escola.
    É esta a ideia de escola pública sob a égide do neoliberalismo: trabalho voluntário (leia-se escravo), de toda a comunidade escolar. E lá vem de volta Correção de Fluxo e Amigo da Escola!!!
    Se não tirarmos rápido este neosaliba de lá, a educação pública do Paraná estará igual ao sistema Cantareira: além do volume morto…

  17. O povo paranaense elegeu um governador e não um ditador. Após a posse no 2º mandato, ele tem desrespeitado as leis e ignorado o povo.Pior, usa o aparelho do estado para manobrar e armar n esquemas afim de aumentar impostos, cortar salários,vender ações, privatizar. O POVO VAI REAGIR,pois não está morto.

    • Espera aí…. o Beto Richa não mudou nada, ele continua sendo o que foi nos quatro primeiros anos e o povo, inclusive você Sra. Marina votaram nele, democracia é isso. Não chore por mim, Argentina.

      • Sr. Fabio Borba! Parabenizo comentário lucido,
        Concordo em tudo que diz nesse comentário.
        Como pode esse pessoal, que votou no governador atual.
        Agora querem ter credito fazer greve nesses cargos públicos.
        Sendo que eles mesmos elegeram o atual governador no 1º turno
        Numa votação esmagadora, mais que o dobro de todos juntos.
        No mínimo chega ser hilário, e a até triste vermos essa situação.
        Falta de aviso desse governo não foram inclusive,
        Quase todos os pelos jornalistas responsáveis desse blog.
        Nos não que votamos nesse pessoal hoje não temos culpa de nada.
        Se na eleição muitos desses que atuam nesses movimentos de greve.
        Vendem-se por um pratinho Maionese Azeda.
        Saiba no mesmo movimento de greve dos professores de anos atrás
        Quando teve confronto e cavalhada, o povão ficou favor desse movimento.
        Tanto que o governador daquela época,
        Nunca mais conseguiu se eleger pra governador Paraná.
        Agora pelos números da eleição e tudo quem tem acontecido.
        Já é bem tarde pra esse pessoal sonhar que o povo vai comprar as ideias deles.
        Novamente repito, ficou Sem credito essas Paralisações.
        Só nos resta dizer Deixa o HOMI TRABAIA.

        • vc é um bossal pois só 40% dos professores ignorantes politicamente votaram nele e nem por isso temos que aceitar políticas públicas esdrúxula vindas de um governador caloteiro! Vc não deve ter filhos na escola publica

          • 1º Eu minha família inteira votamos no Requião,
            2º bossal é vc. A onde ofendi alguém, em dizer o que ficou comprovado, nas Urnas.
            Pra nós do Povão aderir esse blá, blá,
            vão ter que ser bem claros nas renvidicações.
            Principalmente quando a greve em favor de funcionários públicos, de algumas categorias.
            Vão ter ser mais claros nos suas reivindicações.
            Nós ainda não Esquecemos fácil que grandes maiorias de vcs votaram no Homi
            Comprovado pelos Nºs da ultima eleição o Homi, ganhou no 1º turno de lavada.
            Esse papo que a categoria de vcs votou só 40% não cola, nem com durepox.Pois o Resultado final Foi maioria. Mesmo ele não sendo de minha preferencia. Agora deixa o Homi trabaia! OK!

          • infelizmente sei de alguns professores que assumiram q votaram nele…lamentável

  18. “Ao descobrirmos a força que temos – enquanto povo movido por propósitos pautados na dura realidade descortinada diante dos olhos – não mais aceitaremos as migalhas bolorentas que nos são atiradas por covardes tiranos (agem assim para intimidar, pois em essência são frágeis e inseguros tanto quanto julgam ser o povo sob seu jugo), a fim de se apossarem do pão da ora…”
    Um governo que desconsidera e humilha os profissionais da educação, saúde e segurança não tem propósitos para governar. Profundamente lamentável!

  19. É preciso respeitar os direitos dos funcionários como promoção, questão salarial, licença especial, correções salariais, férias, etc. Cabe ao governo cumprir as leis e fazer com as mesmas sejam cumpridas.

    • Votaram no cara, agora aguentem. Pensaram que era boatos as denúncias que foram feitas a ele.
      Paguem IPVA também.

      • Generalizante. Como se todos que estão insatisfeitos tivessem votado nele e merecessem tudo o que está acontecendo. A cada “aguentem” que vocês dizem é mais uma prova que, de fato, o brasileiro tem muito ainda o que evoluir em questões políticas.

      • O que essa PESSOINHA DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS diz , cuja cidade também moro e trabalho como PEDAGOGAS é bossal ! Não é porque os idiotas votaram nele que ele tem que pisar e ser truculento e fique sabendo ignorante que só 40% De professores ignorantes quanto vc votaram nele

  20. Deixa o Homi Trabaia!!!
    Será que esse pessoal esqueceu o governador ganhou eleição no Paraná
    No 1º turno PR com grande votação, se foi legal ai é outros quinhentos.
    Os mesmo que votaram no Homi pra ganhar de 1ª
    Agora pedem pra ele sair!!! Vai entender isso… Vixi,,,
    Essa situação no Paraná chega ser hilário, e até triste.
    Na Boa perdeu credito esses movimentos de paralização.
    Principalmente igual esses de ordem publica.
    Agora é bem tarde pra esse pessoal sonhar em mudar esse Desgoverno.
    Ainda mais com todas as ferramentas que o governo se organizou.
    É quatro anos amais no currículo do atual governo.
    Ao meu bom Deus eu não votei em nenhum desses eleitos pra Governo PR.

    • Nunca é tarde. E não esqueça que nem todos votaram nele e, esses conscientes, não podem simplesmente cruzar os braços e esperar. Movimentos perderam o crédito? Mas então o que fazer? Sua participação pode ajudar a pensar em coisas melhores.

    • Os professores não votaram no Beto Richa .

    • Voce esta certo.Tiveram chance ,nao quiseram agora aguentem.kkkkk

    • Ridículo esse seu comentário. A maior parte dos professores não votaram nele, os professores estão lutando pelo seus direitos faz tempo, essas greves não são de agora não. Eu como aluna e minha mãe como professora, sabemos muito bem o quanto Beto Richa esta tirando da educação para não reelege-lo.

  21. Já apareceu uma notinha no site do tce apontando “irregularidades” na concessão do auxílio-transporte do professor. A vingança vem raṕido, o salário é que demora.