Deputados governistas sugerem demissão do secretário da Educação

richa_secretariado_xavier.jpgNa busca de culpados e solução para a greve dos educadores, que já dura 18 dias, deputados governistas estão sugerindo ao Palácio Iguaçu a demissão do secretário da Educação, Fernando Xavier, no cargo há menos de dois meses. O titular da pasta é ligado ao grupo educacional privado Positivo e homem identificado com as privatizações do país na década de 90.

Segundo um parlamentar governista ouvido ontem (25) pelo Blog do Esmael, “é muito sofrível a atuação do secretário da Educação na greve dos professores”, avaliou na condição do anonimato. “O melhor seria o Romanelli na Educação”, lançou o palaciano, ao referir-se ao líder do governador Beto Richa (PSDB) na Assembleia, deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).

Pode ser apenas um balão de ensaio do Palácio Iguaçu, mas o clima de “caça à s bruxas” já é evidente. O objetivo é buscar culpados pela crise para livrar a cara do governador tucano. Além de Xavier, quem também à s vezes entra na marca do pênalti — e sai — é o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, apontado como mentor intelectual do ‘pacote de maldades’, inclusive do projeto que confisca R$ 8 bilhões da poupança previdenciária dos funcionários públicos em greve.

Também nos porões do Palácio Iguaçu, há um empurra-empurra sobre a responsabilidade perda da “batalha de comunicação” para as entidades sindicais. O chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra (PSD), joga no colo do secretário da Comunicação, Marcelo Cattani, que, segundo outro parlamentar governista, “justiça seja feita, ele nem participou do gerenciamento da crise”, defendeu.

Se o secretariado vai cair ou não é um problema exclusivo do governador Beto Richa, que precisa se blindar da crise. Paralelamente, cresce entre o comando da greve, no Fórum de Entidades Sindicais (FES), que congrega 17 sindicatos, a impressão de que ‘agora é hora’ de barrar os retrocessos em marcha e conquistar melhores posições para o funcionalismo público paranaense. Ou seja, os grevistas tendem reafirmar uníssono: a greve e a luta continuam!!.

86 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Que seja nomeado um/a professor/a que conheça o chão da Escola pública do Estado do Paraná.

  2. Quero ver como o Eduardo Sciarra, que foi quem indicou este cara pro beto, dizendo que o fernando era uma sumidade, vai resolver essa agora!, além de incompetente o cara é uma mula, porque mexeram na SEED?

  3. Como Secretário da casa civil vai resolver essa, pois esse incompetente que colocaram na educação é indicação dele, porque mexer tava tudo indo bem demais!

  4. Flavio Arns já na Educação

  5. Aproveitem e ponha no pacote este baiano que intitularam Secretário da Fazenda e também o demitam, pois importa um sujeito destes é desmerecer e muito os nosso profissionais paranaense.

  6. Pessoal os tablets foram comprados pelo governo federal e não pelo governo estadual. O Richa só saiu na foto.

  7. O que norteou a escolha estes secretários?
    1)Mauro Ricardo – já fez estragos em outras funções que exerceu, demonstrando falta de sensibilidade humana, muito necessária para a função de alto nível.Porque será que o cachaceiro Aercio perdem em Minas?
    2)Fernando Xavier – em conluio com o governador veio para deteriorar a escola pública, mais do que já está, para carrear mais alunos para a escola particular. Seria o petrolão da educação?
    3)Fernando Franckestein, digo, Francischini – apenas um delegado da Polícia Federal que faz da função um teatro, fantasiando a realidade, com anseios individualistas.
    Richa, infeliz, de onde você tirou essa gente.
    O fato está marcado na história do Paraná, escrito com a tinta do constrangimento, da maldade, do sofrimento, da desesperança. Tudo está bem marcado e registrado.

  8. O GOVERNADOR foi eleito para representar o povo,paranaense,esta trabalhando contra o povo.entao tem que sair fora do governo

  9. O GOVERNADOR foi eleito para representar o povo,paranaense,esta trabalhando contra o povo.entao tem que sair fora do governo

  10. Quem deve ser exonerado é o chefe do executivo, este incompetente………..

  11. Agora estão se arranhando ? Deixem que se matem. Gente nova é o que precisa. Esses já conhecemos de longa data.

  12. Minha esposa tb recebeu um desses tablets,uma m…, já pifou.Deveriam fazer uma investigação séria, para apurar como foi comprado, quem autorizou a compra e quem levou o que.

  13. Desde o início da greve tenho dito que se o PlayBeto não foce tão burro ele demitia o secretário “positivo” e sai com conversa do tipo: “não mandei fazer isso” e acabava se saindo como amigo dos professores, mas não… preferiu, ao lado do Romanelli, chamar os professores de baderneiros e bandidos … pague o preço otário!

  14. TAMBÉM ONDE O BETO RICHA VAI CHEGAR COM UMA EQUIPE DESSA? ZÉ TRAIANO, ZÉ ROMANELLI, ZÉ FRANCISQUINI, ZÉ EZEQUIAS DA SOGRA, TANIGUCHI E OUTROS.

  15. Se seguirmos essa linha o Beto Richa deveria pedir demissão também, ele se omitiu em toda a negociação, não participou de nada.. Deveria pedir o boné.

  16. Deveria voltar atrás e trazer o professor FLAVIO ARNS novamente.

  17. Já é hora do governador ter consciência de que ele esta lidando com educadores, uma classe preparada e que é a responsável pelo futuro dos filhos do Paraná, do Brasil. Somos nós que preparamos todos os profissionais que compõe e vão compor a população ativa, pagadora de impostos que sustentam a sociedade. E é graças a toda essa organização e produção que ele tem o que gerir, que ele tem um cargo pra assumir por voto, democraticamente. Então é preciso que ele respeite todos esses trabalhadores e venha pessoalmente conversar com nossos representantes. Se ele é tão “democrático” e “aberto ao dialogo” como se diz ser, que, então, não faça pronunciamentos e sim convoque uma coletiva com todos os jornalistas das diferentes mídias e com representantes das intituições que representam a população e a nossa classe. Ele não esta “lidando” com qualquer um (se é q. existe “qualquer” um numa sociedade democrática onde todos somos iguais). Esta lidando com a população que lhe deu legitimidade. E, todos nós sabemos essa legitimidade não é eterna. Tem prazo determinado e, pode até, em muitos casos, ser abreviada. Esperamos muito mais de que se disse capacidado para adminsitrar um Estado e usou como lema principal da campanha a valaorização da educação.

  18. Esse secretário já vai tarde.Precisamos de alguém que entenda de educação pública.

  19. Seja quem for que eles sacrifiquem como boi de piranha, o culpado dessa crise é um só aquele que gastou demais arruinando as finanças do estado ou seja, o BETO RICHA.

  20. o pior tá por vir, AGUARDEM

  21. Eu tenho uma história verídica! Quando eu estava terminando o curso de licenciatura em matemática, tive que fazer o projeto comunitário. Escolhi dar aulas de reforços de matemática numa escola pública.
    A duração era de quase duas semanas, todos os dias, a manhã toda. Quando cheguei na escola, tive que juntar-me com dois rapazes que faziam Direito (último ano).Eles escolheram essa opção para logo ficarem livres desse projeto comunitário ( Nem sei como eles conseguiram entrar na área de exatas…). Nos primeiros dias, os dois rapazes, mal deixavam eu dar aulas, estavam afobados em escrever no quadro e explicar, sendo que no começo nós tínhamos feito uma divisão de tarefas . Depois, eles começaram a ficar mais tempo sentados e eu estava lá escrevendo no quadro e explicando a todos, depois eu estava atendendo aluno por aluno, nas suas carteiras, com toda a paciência, mesmo com dores nas costas e as pernas “formigando” de ficar muito em pé. Mas, em nenhum momento tive dúvidas, se era isso que eu queria. Pois, ser professor(a) é um dom de Deus !Teve uns dias que os tais rapazes estavam sem paciência, só ficavam reclamando de dores nas costas. No último dia, eles chegaram a mim e disseram: ” Olha, depois dessa nós passamos a entender porque os professores precisam de férias, aposentadoria, assistência a saúde, entre outros auxílios. Passamos a entender porque a profissão de professor tem que ser uma das mais valorizadas”. Portanto, saibam que ser professor(a) não é para qualquer um. No entanto, no nosso estado temos muitos professores. Graças a Deus que existem muitos de nós professores, mesmo com tanta desvalorização na nossa profissão. O que seriam de todos sem professores ??!!

    • concordo em tudo e digo mais, será que o beto richa nunca estudou na vida, nunca teve professor? quem seria o beto richa sem os professores que deram aulas para ele, seja no ensino fundamental, médio ou superior. Sem professores o beto richa não seria governador nem nada, agora que agradecimento ele dá aos professores e a educação no paraná?

  22. Vamos enviar emails para os deputados que estão a favor desse beto richa, para vejam bem o que estão fazendo, pois estão tirando um direito adquirido do funcionalismo e dando para o betinho, e se fizerem isso vai prejudicar centenas de familias que trabalham honestamente e será um tiro no pé, pois estão enterrando sua carreira politica, não ganham nem para sindico de predio.
    PS. e essa Mara Lima não diz que é evangelica? e vai contra sua própria fé, apoiando maldades e desvio de verbas.

  23. Isto deveria ter sido pauta do sindicato. Não só a demissão sumária do secretário, como a prerrogativa de escolha do substituto.

  24. este merda deste secretário, já quebrou Minas Gerais com Aécio, e ainda quer quebrar aqui tbem. PQP.

  25. Deveriam aproveitar também e mandar embora os secretarios da fazenda e segurança ai talvez o Parana ande para frente…

  26. Uma das causas do fracasso do segundo mandato e o péssimo acessoramento.

  27. Romanelli na educação, é trocar seis por meia dúzia.

  28. Maurício Requião na pasta da educação. Ele foi um bom secretário. Nao importa se não é do psdb.

  29. “Para Patrícia Nika que chamou os professores de folgados” >> Como pode chamar professores de folgados ??!! Você tem idéia do quanto é puxado o nosso trabalho??! Nós enfrentamos turmas com muitos alunos, alunos bons, digo com educação(minoria), já alunos problemáticos ( maioria). Só consegue ser professor quem realmente ama o que faz! Eu amo o que faço.Mesmo com horas atividades, a gente leva trabalho para casa, para elaborar provas melhores, criar meios diferentes para facilitar mais o entendimento de alunos com dificuldades, cada aluno é analisado por sua situação.Passamos um bom tempo selecionando os melhores exercícios que englobam muitos conteúdos que caem em Enem, vestibular, etc…. Eu mesma e também muitos colegas já tiramos dinheiro do próprio bolso, para comprar materiais pedagógicos, já que estava em falta na escola.Se acha pouco, vai ser professora! Vá ver de perto como é duro se esforçar o máximo por seus alunos, aguentar desaforos de uma parcela de alunos e pais mal educados e ainda ter seus direitos retirados pelo o governo. Só receber seu dinheiro quando o “governo decide”, isso porque essa palhaçada já vem acontecendo a tempo! Tanto que eu e muitos professores já havíamos passado por isso nos anos (2011 / 2012 / 2013 e 2014). O ano passado teve professores que ficaram sem receber 4 meses, tanto que não tinham mais dinheiro para por gasolina nos seus carros, nem pagar passagens de ônibus. Nós também temos família, contas para pagar! Também fazemos planos para viver! E tem mais, nós também lutamos pelos os alunos! Por que eles merecem estudar em sala com menos de 30 alunos. Merecem ter merendas de qualidade. Merecem praticar esportes e aprender línguas estrangeiras. Merecem ter papel higiênico nos banheiros. Merecem salas de apoios para dificuldades em matemática e português). Merecem serem protegidos pelos agentes educacionais que ajudam a por ordem no pátio e nos corredores. Merecem ter materiais didáticos (onde trabalhei não receberam livros de matemática e outras matérias). Tanto que nós professores gastamos do próprio bolso com atividades impressas para cada aluno. A escola precisa de pedagogas para nos ajudarem na orientação com os alunos problemáticos ( são elas que ligam para os pais, para alertá-los sobre os problemas de seus filhos, seja lá, drogas, doenças, apatia, depressão… e muitos pais são grossos, estúpidos, não querem serem incomodados). Enfim….vá de ver de perto! Analise bem os fatos, para depois concluir alguma coisa.

  30. Que ao menos escolham alguém que entenda de educação, um professor; mesmo assim não há como acreditar em NADA que vem deste governo…

  31. ONTEM O JORNAL NACIONAL, NOTICIOU QUE HAVIAM APROXIMADAMENTE 10.000 MANIFESTANTES, ISSO QUER DIZER NO CARNAVAL ELES FALAM
    EM MILHÕES DE PARTICIPANTES, MOVIMENTO GAYS, TAMBEM SEMPRE TEM GENTE DE MONTE, O MOVIMENTO DE ONTEM TINHA NO MÍNIMO 45.000 MANIFESTANTES, PEÇO-LHES QUE SOLICITEM DA TODA PODEROSA QUE RETIFIQUE TAL INFORMAÇÃO, CHEGA DE MENTIRAS.

    • Concordo contigo. Só as fotos já desmentem essa versão. 45.000 pessoas no mínimo, foi muita gente do interior, muita gente de Curitiba e região metropolitana, 10.000 só nos sonhos, enfim, guerra de informação, tentativa de diminuir o movimento, mas sabemos a população sabe a verdade!

  32. Pela primeira vez, concordo com eles, esse cidadão não entende nada de educação, só de privatização.

  33. …QUEM TEM JUIZO SABE,O JUDICIÁRIO(?)DO PARANÁ E/OU BRASIL,NÃO VALE, O QUE O GATO ENTERRA…ACORDA BRASIL,ESTE É, O GRANDE CÂNCER DESTA NAÇÃO!!!

  34. O PR exige a saída imediata dos secretario da fazenda Ricardo Mauro(escoria em Salvador) e secretario da educação, o privativista da Telepar(lembram?), indicado pelo Álvaro Dias.
    Eles destroem tudo e voltam ao seus estados.

  35. Ja passou da hora de demitir esse secretário, que não sabe nada sobre educação, nem a escolaridade dele condiz com o cargo que ele ocupa, já deveria ter sido demitido e trocado a tempo apesar que nem deveria ter sido colocado la.
    Esse cargo não é pra ele, ele tem que ser colocado fora o mais rápido possível.

  36. SERÁ QUE EXISTE ALGUM DEPUTADO ESTADUAL DE SACO ROXO,PARA APRESENTAR UM PROJETO PEDINDO AUXÍLIO MORADIA PARA OS PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, NUM VALOR PEQUENO DE UNS R$ 700,00 MENSAIS?

  37. Fernando Xavier $$ Mauro Ricardo Costa devem ser expulsos aqui do Paraná. Personas non gratas.

  38. Olá bom dia!

    Ja passou da hora de demitir o secretário da educação!
    O

  39. Secretário da Educação, vírgula, este senhor está pisando a Constituição, por que ainda não prenderam esse homem? Seu desejo é sucatear o ensino, a estrutura e a infraestrutura das escolas. A atitude dele só contraria uma série de direitos de crianças e adolescentes que buscam na escola pública a proteção que a vulnerabilidade das ruas as impõe! A escola precisa de qualidade! A Escola de tempo integral, muito mais! Quem diz o contrário nunca pisou no chão de uma sala de aula! Pelos alunos, lutemos!

  40. Esmael.. Merece um post a notícia q o Beto congela salário. Olha a pompa que os caras fizeram. Acabou de aumentar o salário e vem congelar. Ano q vem descongela. Tá loco!! Os caram pedem P apanhar.

  41. Pessoal,
    A qualquer pessoa de bem que não gerir bem suas finanças, não é a seus filhos que vai sacrificar, eliminando uns, ou doando outros; a saída será sempre a mais honrosa: reorganizar as finanças através de estratégias que lhe permitam honrar os compromissos já agendados, e no caso da educação, saúde e segurança, o orçamento é previsto antecipadamente!
    Se o governo gastou acima do permitido e correu risco, a responsabilidade agora é dele, e não nossa!
    Quando se tem filhos (adotados ou não), no caso do governo, se botou filhos de mais no mundo (comissionados e outros) sem incluí-los no orçamento, o problema é de responsabilidade dele!
    Ele que corra atrás, rearranje suas finanças, a nós, cabe cooperar, (trabalhando, o que jamais deixamos de fazer!) e por isso, cobrar e exigir o direito!
    Se ele não dá conta: que perca o pátrio poder, no caso do governo, que renuncie de deixe a outro mais competente!
    Avante e sem trégua, se estamos na rua, que não percamos nenhum direito!
    A luta continua!

  42. GREVE!
    Pela continuidade porque
    há pontos ainda muito obscuros:
    Progressões e promoções: promessas
    PDE: Suspenso até agosto ( e depois?)
    Licença: (justificar a necessidade de um direito?)
    Licença para mestrado; doutorado (obedecer à resolução específica?)
    Previdência? (tudo no plano!)
    Você vai dar crédito a esse (des) governo?
    A Luta continua.
    Se você concorda, compartilhe!

  43. Se o chefe de estado é incompetente, quem dirá seus aliados!!!

  44. E NÃO VÃO PEDIR A CABEÇA TAMBÉM DO SECRETÁRIO IMPORTADO DA FAZENDA, O MAURO RICARDO COSTA, O DO SUPER SALÁRIO?

  45. Tal qual um lar devastado pela enchente, é hora do governo pegar o saco preto de lixo de 500 litros, e encher com os incompetentes que tentaram se situar no meio do tiroteio, de forma risível: Sciarra, Romanelli, Costa e escândalo Teles – Xavier.
    Afora isso, os professores apoiados pelos demais funcionários estaduais organizaram-se de forma magistral, dando um banho de mobilização e estratégia de movimento social legítimo.
    Merecem os dividendos que colherão.
    Porém, nunca é demais se garantir com essa gente derrotada que quererá a todo custo, tirar a diferença, especialmente se Pinóquio lhes der com o pé de madeira no rabo.
    Outros que podem entrar no saco de lixo são Cocô Parrudo e seu filho Deputado Tortolhinho. A segurança a a AL estariam com ares mais puros…

  46. “Mauro Ricardo Costa, apontado como mentor intelectual do “˜pacote de maldades”™, inclusive do projeto que confisca R$ 8 bilhões”

    Deviam demitir o mauro ricardo costa, pegar o salario dele de 100 mil e ajudar a reformar as escolas estaduais que estão uma lástima.

    Fora Beto Richa.

    • O Mauro Costa e o Fernando Xavier colocou o governo do \Paraná numa fria. Sem conhecer nossa realidade, com um governador que pouco se importa com o estado e um bando de deputados ávidos para ganhar dinheiro, esses dois deitaram e rolaram…Agora é hora do Sr. Governador, que suou na entrevista que ele certamente NÃO queria dar, mas foi obrigado, chutar a bunda dos dois, antes que a sua própria seja atingida por uma população ensandecida com tanta incompetência.

  47. O grupo Positivo é excelência na área de educação e uma pessoa ligada a ele deveria ser competente e qualificada para o cargo…

    Mas fica a pergunta:

    Teriam os grandes grupos educacionais brasileiros interesse no desenvolvimento de uma educação pública de qualidade?

    Uma educação pública de qualidade pode representar perda de clientes devido a migração de alunos da particular para a pública. É o velho jogo do poder econômico e do poder. Escola pública ruim, mais fácil de vender meu peixe…

    E a mesma pergunta cabe na área de saúde..

    Por isso brasileiros, TEM QUE PARAR DE VOTAR NOS MESMOS, ELES REPRESENTAM AS VELHAS OLIGARQUIAS DOMINANTES. Abram o olho…

    • Infelizmente é assim mesmo, segundo o modelo politico neoliberal, se quebra o sistema publico retirando recursos mínimos necessários, par depois se justificar a privatização pela ineficiência do sistema!
      Isso que estamos vivendo é clássico da politica neoliberalista.

  48. Com certeza que ele não vai desistir desses 8 Bilhões, já fez compromisso com esse dinheiro, antes mesmo de botar a mão nele.
    Esse dinheiro não é apanas para pagar custeio e salários, é para pagar o apoio politico (propina) apoio que recebeu pela vitória da reeleição, não existe almoço de graça.
    O dinheiro vai ser usado para pagar a empresa amiga, que sempre oferece a blindagem, como foi dito não existe almoço de graça.

  49. A APP afrouxou nesse ponto, deveria ter exigido a saída dos dois secretários (salários de 110 mil), o da educação, cumprimentava pela frente e apunhalava pelas costas…o outro vivia escondido nas masmorras palacianas…muito da demora se deve a eles, incompetentes, arrogantes… estão liquidados…no fim RICHA lucra porque vai meter a mão nos 8 bi (O GRANDE SONHO), a APP sai cantando de galo…os QPM continuam tranquilos…AGORA OS PSS (PROFESSORES) ESSES COITADOS 19 MIL DESEMPREGADOS…QUEM FICOU 2 MESES SEM SALÁRIO POR INABILIDADE DA APP PODE FICAR 12…VÁ LÁ PSS E DESMANCHA ISSO TUDO, POIS ISSO NÃO ESTA CERTO NÃO…

    • É muito simples, tenha competência e passe no concurso e tornará um professor QPM……. regime especial é para suprir demanda temporária.

      • Não seja mal educado, não sou professor, mas teria honra em fazer parte da categoria, porém tenho pessoas próximas que passam por essa agonia, e vejo que os PSS, são fundamentais para o bom andamento da educação no Paraná, e não recebem o tratamento que merecem…quanto você posse afirmar que não é professor qpm, pode ser um comissionado, ou um baba ovo…pendendo mais para um desequilibrado…

      • competência? Esse ultimo concurso foi uma fraude sem tamanho com questões erradas, faltando pedaços das perguntas, questões com duas respostas certas, e no entanto nenhuma questão foi anulada. Isso é ter competência! Tem gente que não reprovou na parte didática por piedade dos avaliadores e isso é ser competente!
        Teve muita gente com competência que foi aprovado, mas teve muita gente sem noção que passou na pura sorte, e outros competentes mas azarados foram desclassificados pelos erros cometidos durante a elaboração da prova.
        Ou seja ser QPM não é sinônimo de competência!

    • P/o de Zóio – Vc está falando merda, a APP, juntamente com os professores e outros funcionários públicos foram valentes em enfrentar o sistema, os PSS não são coitados são professores competentes que estavam na luta também. A culpa é do governo autoritário e sua cúpula de incompetentes, que querem cobrir o rombo com o dinheiro do povo, pois, auxílio moradia, ICMS sobre 95.000 produtos, cobrança absurda do pedágio, 26% aumento de salário do governador e deputados, aumento do salário e nºs de cargos comissionados, isso você acha justo, vai arder no seu também mocorongo.

    • Queridos PSS: Devemos concordar que tem limite para cabide de empregos. Tem certos cursos que não têm alunos…mas tem professor, fazendo de conta que dá aulas (ultimamete nem isso…). Então precisamos ver quantos professores o estado realmente precisa, formando as turmas com o número de alunos determinado pela isntrução da SEED. Abrir somente cursos que sejam necessários ao desenvolvimento de nossos alunos (não somente para se empregar pessoas desempregadas…), e por fim, fazer concursos públicos para suprimento de todas as vagas necessárias, com um contingente mínimo de professores temporários para suprimentos necessários. Isso é bom senso, pois tiraria essa briga entre os professores, agilizaria a distribuição de aulas, concentraria em professores permanentes o investimento em conhecimento e melhoraria muito a qualidade dos serviços educacionais prestados à população. Ah! Professor concursado deve ter dedicação exclusiva, integral, ter boa saúde,

  50. Uma boa ideia seria colocar o Lemos na educação que resolveria de vez os problemas dos professores.

    • Olha que a sugestão do Lemos a frente da Educação não seria má ideia! O problema é a classe que ficaria sem representação na Assembleia para frear os desmandos do governador, além de fritar o nome dele!

  51. O Paulo Schmidt sim, é o que mais conhece no momento a educação e sua crise.

  52. Xavier deve sumir do Brasil..ou melhor, gostaria de ver uma apuração séria sobre a distribuição de “tablets” da marca POSITIVO PARA PROFESSORES QPM do estado do PR.. tablets que não funcionam, dão problemas, estão completamente ultrapassados, servem apenas de video game (na melhor da hipóteses).. INVESTIGAÇÃO NELES…

    • Concordo Zé da Roça! No começo fiquei animada, baixei uns 300 ebooks, aplicativos de química, etc, adorei! Depois, pifou, frustração pura… Material totalmente obsoleto…

    • Tá explicado porque distribuir tablets da positivo! Alem dos jetons para turbinar o misero salário de 100 mil o senhor secretario deve ter levado uma comissão bem gorda por isso.

      • Infelizmente esta prática neo liberal, sem valor patriota, infecta nossa elite. Visando somente lucro, não pensam que as ações do presente gerarão as bases do amanhã… que com certeza beneficiaria até as próprias gerações elitistas… os futuros patrões não precisaram importar mão de obra, tecnologia… simples não?

    • O meu tablet amarelinho nem sequer ligou, já veio com defeito…está inativo de fabrica.

  53. O governo deve encontrar um novo nome para a Secretaria de Educação e dar preferencia a um professor ativo no quadro e que seja conhecedor das realidades escolares e não do mundo de faz de conta de BETO RICHA

    • Demilson, seria fundamental um funcionário do QPM (]Quadro Próprio do Magistério) Temos até doutores em educação no “piso” da escola, as salas de aulas, como a querida Ivelise Arco-Verde, foi muito competente e conseguimos reajustar demandas de muitos anos, demandas estas que o atual governo quase aniquilou! Formulamos juntos no governo Requião as diretrizes curriculares da educação básica no Paraná, trabalho elogiadíssimo até hoje, produzimos uma série de livros didáticos por disciplina, que eram entregues junto com os livros federai, projetos todos que MORRERAM na famigerada era Richa…

  54. Esse secretario de educação está em final de carreira, qualquer pessoa que tenha visto a entrevista dele na RPC há uns 20 dias atrás percebeu isso, só para um governo ruim de gestão como do Richa pra nomear um secretário fraco desses.

  55. E ainda o pinguço Aécio Neves disse que queria implantar no gov. federal – caso fosse eleito, os bons exemplos de Richa, que coisa.

  56. Essa deveria ser a primeira das exigências dos professores ,pois o estado tem muitas pessoas competentes para ser o secretário da educação. Aliás até hoje não entendi a saída do Flávio Arns da pasta,pois ele era um profundo entendedor dessa pasta. Deve ser porque não atendia as maldades do governador e batia de frente quando era necessário.

    • Flávio Arns foi chutado para escanteio.. educação e governo tucanalha não são compatíveis..deve gerenciar a pasta um EDUCADOR e não um tecnocrata ou politicocrata qualquer.. educação dá resultado á longo prazo (25 anos), o governador e o Xavier pedem resultados imediatos, impossível.