‘Crise no Camburão’: Os três sábios ensinamentos da mãe de Romanelli

richa_alep_roma.jpgO líder do governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), neste domingo (15) momesco, divulgou pelo WhatsApp uma carta recheada de magoras que parece ser um recado direto, embora cifrado, para o governador Beto Richa (PSDB). Além disso, é quase um “adeus” à  função que exerce efetivamente há menos de duas semanas.

“Com a minha mãe aprendi que no mundo existem três tipos de pessoas: os que pensam por si próprios, os que só pensam pela cabeça dos outros e há ainda uma terceira categoria – a pior de todas – que nem pensam por si próprios e nem conseguem entender o que é dito pelos que pensam por eles”, diz um trecho do documento de Romanelli, que, segundo uma fonte do Palácio Iguaçu, pode custar-lhe a liderança na volta do recesso de Carnaval.

Mais um trecho da mensagem saltou aos olhos do palacianos: “Na condição de relator, retirei do texto do projeto de lei, por meio de uma emenda substitutiva, assinada pelos 34 deputados”, escreveu o líder, chamando para si os louros pela manutenção “dos diretos trabalhistas (incluindo a aposentadoria) e conquistas históricas dos servidores públicos e professores do Estado do Paraná ou seja, todos os direitos ficaram preservados”.

Richa e Romanelli vêm se estranhando publicamente desde a frustrada tentativa de a ‘Bancada do Camburão’ aprovar o pacote de maldades, na última quinta 12, quando houve confronto entre funcionários públicos e a polícia (clique aqui).

No acampamento dos professores em greve, no Centro Cívico, em Curitiba, já há bolão sobre quantos dias Romanelli vai durar na liderança do governo Richa.

A seguir, leia a íntegra da carta de Romanelli:

Ensinamento da minha mãe:

Neste domingo eu gostaria de falar sobre um dos muitos ensinamentos de minha mãe, que sempre me ajudou a entender porque não podemos nos responsabilizar por aquilo que os outros entendem a partir daquilo que falamos. Muita vezes dizemos uma coisa e alguns entendem diferente.

Como Líder do Governo, deixei claro desde o início da tramitação das medidas de austeridade enviadas pelo governo à  Assembleia Legislativa, que falava em nome dos deputados e das deputadas que integram a bancada de apoio ao governo, de um lado conscientes da nossa responsabilidade neste momento grave que o Paraná -e o Brasil – atravessam, e de outro o consenso que não votaríamos nenhuma lei que retirasse diretos dos trabalhadores da educação e dos servidores públicos em geral.

Na condição de relator, retirei do texto do projeto de lei, por meio de uma emenda substitutiva, assinada pelos 34 deputados (as) – com a concordância do Governador Beto Richa – qualquer dispositivo que pudesse, de alguma forma, violar os diretos trabalhistas (incluindo a aposentadoria) e conquistas históricas dos servidores públicos e professores do Estado do Paraná ou seja, todos os direitos ficaram preservados. Tudo isso tornei público na Sessão da terça-feira, 10/02.

Infelizmente não foi a verdade que prevaleceu para os professores e para opinião publuca.

Com a minha mãe aprendi que no mundo existem três tipos de pessoas: os que pensam por si proprios, os que só pensam pela cabeça dos outros e há ainda uma terceira categoria – a pior de todas – que nem pensam por si próprios e nem conseguem entender o que é dito pelos que pensam por eles.

Paz e bem e um ótimo domingo a todas e todos

82 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A gasolina 3,20, corte de 8 bilhões na educação, inflação altíssima, país quebrado graças ao MARAVILHOSO GOVERNO DO PT,e o Deputado Paranaense e Professor com processo de cassação por envolvimento com escândalos da Petrobrás .Pronatec com pagamentos atrasados, cadê a mídia??????

  2. Na verdade, essa primeira citação é praticamente o que diz no Principe de Maquiavel, a mãe dele deve ser muito culta.
    “Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.”

  3. É… Beto tatuado no braço… será que eles foram
    amigos de infância?
    Caramolli deve ter sido zoado no colégio como
    “cara mole”.
    É… “Caramolli pau digo, coração duro.

  4. A mais nova notícia do Romanelli, ele vai tatuar o nome Beto Richa nas nádegas, pois ficou com ciúmes do assessor pedófilo de Londrina, preso recentemente. Igual aquele assessor Gaevyski ligado ao PT….. O Roma ficou com ciúmes oh dóoooooooooooo……

  5. COMPANHEIROS: DURANTE AS SESSÕES NA ALEP ALGUNS DOS NOSSOS DEPUTADOS QUE COM GARRA E TENACIDADE ALERTAVAM QUE OS QUE ESTAVAM EM NOSSA DEFESA SERIAM ESQUECIDOS E QUEM ESTAVAM CONTRA NÓS SERIAM SEMPRE LEMBRADOS. VCS ESTÃO FAZENDO ISSO. POR QUE NÃO FAZER O CONTRÁRIO? VAMOS NOS LEMBRAR DE QUEM NOS DEFENDEU! NÃO VEJO NINGUÉM FALANDO DA BRAVURA COM QUE FOMOS DEFENDIDOS PELOS DEPUTADOS TADEU VENERI, LEMOS E OUTROS. VAMOS FICAR FALANDO DOS TRAIDORES E ESQUECER QUEM DE FATO ESTÁ AO LADO DO POVO?

  6. Pior que esse deputado é quem vota nele. Esse cara é capaz de dar nó em azulejo.

  7. Cuidado com esse sujeito, é o mais vil, e espertalhão de todos, (lembre-se do personagem RAVENGAR), corre para onde o vento sopra…foi oposição, situação, traidor, já foi de tudo…esta louco para subir no caminhão dos professores, e fazer um discurso apoteótico…É UM DOS PULHAS FISIOLÓGICOS DO PARANÁ…não vale nada…que se ferre junto com o RICHA…toda fúria e castigo contra esse pulha…PELA GREVE E SÓ POR ELA…

  8. Com todo o respeito, o Deputado Romanelli está em contradição com o Paraná, sua presença na assembleia é um desastre para nós paranaenses, o que esse homem produziu de bem para o povo paranaense? Talvez seja o momento, caro deputado, de reavaliar posições e voltar as suas origens.

  9. Esse senhor é muito cara de pau. Desde o começo ele sabia que o projeto era uma afronta aos servidores, e achou que esse tratoraço também iria passar em branco aos olhos do povo, só que dessa vez ele mexeu com a categoria errada. Depois que faz a burrada se arrepende. Essa tchurma nunca mais pode voltar.

  10. E o Lex Luthor a serviço do mal no Paraná!

  11. “Lasciate ogni speranza, voi che entrate”. Esta frase latina insculpida na porta do inferno deve tomar conta da consciência dos 27 algozes do povo. O camburão simboliza a entrada no inferno. Segundo Dante na sua divina comédia “Perdei toda a esperança, vós que entrardes por esta porta”, o que vale dizer que os 27 inimigos do povo sepultaram suas futuras pretensões politicas.

  12. É Richa esta não passou,mais o golpe dos R$3,30 da passagem juntamente com Fruta,esta ficou para a história.
    Em dias passados por menos,20 mil pessoas foram as ruas brigar por R$0,20.
    QUE GOLPE,hein !!!!!!

  13. Outro vagabundo escondido é o tal da ratazaninha menor, que com medo de se comprometer esconde-se atras do rato maior; todos sabemos que o grupo que decide essa traição aos servidores sera o bando de mediocres do psc tais como um tal de cobra pastor qualquer, cantora de nada e outros !

  14. Ainda tem coragem de falar da coitada da mãe dele que deve estar morrendo de vergonha do traidor que colocou no mundo. Tomaaaaaaaaaaa vergonha na cara.

  15. Fique tranquilo Romanelli todo bandido um dia vai andar de camburão, então não fique triste.

  16. Só porque usei um trecho da Bíblia meu comentário foi censurado…

  17. Agora é tarde, as imagens estão ai para as pessoas analisarem todos os deputados que estavam contra o Povo, pra ajudar ainda vocês foram burro de escutar o Francisquini e aceitar chegar de camburão na AL. Tenho certeza que isso ficará marcado na carreira de todos esses deputados…

  18. Roubanelli use seu poder de de PUTA do e vai dar uma voltinha com seus colegas dePUTAdos

  19. Agora estes deputados que estavam contra o povo,estão dando uma de bonzinhos tentando se arrepender,esta circulando uma entrevista da TV TAROBA onde o presidente da casa Traiano tentando livrar a sua pele,e culpando o Romanelli estão se traindo uns aos outros,porque imaginavam que o povo não ia ter esta reação,Se enganaram QUANDO O POVO QUER NINGUEM SEGURA.
    ELEGE SEUS REPRESENTANTES MAS TIRA AO MESMO TEMPO.
    NÃO ESQUEÇAM O NOME DESTES DEPUTADOS DO CAMBURÃO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO VAMOS DAR O TROCO.
    DEPUTADOS FORAM ELEITOS PARA DEFENDER O POVO,E NÃO PRESIDENTE E GOVERNADOR…

  20. volte pro lado do requiao de novo ki esse beto richa ai ja era

  21. Gostaria muito de acreditar. ..mas um cara desses..nunca teve mãe e se teve está transtornada de tanta vergonha. …imagino o nojo q ests mãe deve trr fe di mesmo parir isso ae…

  22. cada fio de cabelo que falta na careca do Romanelli, se deve a trapaças feito por ele, que o diga a sua cabo eleitoral Ivone

  23. Desculpe mas não posso acreditar mais em nenhum político que muda de lado de acordo com os ventos das vantagens que levam, reforma política urgente neste País!!!! Senão estes mal intencionados políticos, se é que dá pra chamar de político…..irão colocar o País num buraco…..como nunca vimos…..
    Nobre deputado, siga o conselhos dos sensatos:’toma vergonha nesta cara’ honre pelo menos o mandato que sobrou, por que seu nome sera lembrado como um hipócrita que só pensa em servir a ideologias e a grupos que só se servem do poder!!!! Não dá pra acreditar mesmo…..

  24. Vai a merda romanelli traidor do povo e do pmdb!!! Seu interesse e só $$$$$ …ato levou pra aprovar o projeto!!!

  25. Nunca esquecerei o riso debochado desse senhor quando os professores que manifestavam na Alep em outubro foram presos e feridos

  26. A bíblia é clara a respeito:
    “Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.

    Mateus 6:24

    Como pode uma pessoa ser líder na assembléia do governo Requião e depois lider na assembléia do governo Beto Richa? Sem dúvida as duas figuraras são altamente antagônicas..

    Acredito que o nobre deputado, de acordo com os conceitos de sua mãe se encaixe na 3ª opção:

    a pior de todas ““ “que nem pensam por si próprios e nem conseguem entender o que é dito pelos que pensam por eles”.

  27. Sabemos muito bem o que estamos dizendo ROMANELLI, que já foi um Deputado que até furou pedágio defendendo ( demagogia naquela época, ou vale tudo pra permanecer no poder), vc junto esse Governo Vergonhoso, estão querendo buscar a solução para dívidas do estado nas costas do povo com aumentos de impostos e agora tentando assaltar o dinheiro dos Servidores, vc envergonha os paranaenses, se te sobra um pouco de caráter que sua mãe com certeza te ensinou e vc desvirtuou, saia desse governo, devolva os cargos que indicou e as benesses, e peça perdão e volte a ter postura, caso contrário pelo menos saia do PMDB, vc e os vários Deputados que apoiam esse Governo mentiroso, Deputado Lider do CAMBURÃO……

  28. SANTO ROMANELLI!! APELA ATÉ PRÁ MÃE… VAI SE ESCONDER NA BARRA DA SAIA DELA… AGORA TODOS COM SUAS JUSTIFICATIVAS POIS A VERGONHA É MUITA… SE NÃO HOUVESSE A UNIÃO DE TODO FUNCIONALISMO PÚBLICO, DUVIDO QUE ISSO IRIA ACONTECER… PRESSÃO É O NOME DISSO SENHOR ROMANELLI, CUPINCHA DE RICHA!

  29. Celso Nascimento

    A que ponto chegamos
    Publicado em 15/02/2015 | [email protected]
    Comentários (12)
    “A história se repete, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa.” O pensamento de Marx, o ideólogo do comunismo, fez-se realidade na última quinta-feira, quando forças militares, camburões, cachorros, bombas de gás de lacrimogêneo e balas de borracha foram utilizados para “dar segurança” aos deputados que votariam, em regime de “tratoraço”, o pacote de medidas que, supostamente, sanearia as finanças do estado. Nem com todo o aparato, os deputados conseguiram votar. E o caso ficará para a história como uma boa comédia de erros.

    A última vez em que algo semelhante ocorreu no Brasil foi em 1984. Comandadas pelo general Newton Cruz, tropas do Exército cercaram o Congresso. Os deputados, lá dentro, preparavam-se para votar o projeto Dante Oliveira, que pretendia devolver ao país o direito de votar diretamente no presidente da República após 20 anos de ditadura. Deu-se a tragédia: o projeto não foi aprovado ““ mas é preciso elogiar os parlamentares, que não permitiram que a soldadesca fosse além das rampas e pisasse no chão sagrado do Congresso. Aqui, no último dia 12, na tentativa de fazer depressa a vontade do Executivo, foi a própria Assembleia que pediu a intervenção militar e se serviu de um rabecão da PM para que 33 deputados entrassem pela porta dos fundos e subissem ao restaurante onde se realizaria a sessão. Uma vergonha.

    Veja também
    “O melhor está por vir”
    O dia do tratoraço
    A tomada da Bastilha
    Antes de continuar, um parêntese: que não se pense que o colunista defenda atos de depredação e de desrespeito à instituição e a seus membros. Pelo contrário, defende as liberdades de manifestação e de expressão, mas condena a violência e qualquer tipo de atentado à democracia. Por isso, nem a invasão foi um ato elogiável, assim como não é de se festejar a intervenção policial para conter as ameaças ao livre funcionamento da Assembleia. A que ponto, portanto, chegamos.

    Na verdade, tudo isso foi resultado de uma sucessão de erros políticos, cuja história começa com o descontrole das finanças públicas estaduais e que, à força de discursos falsos, se procurava esconder da população. Segundo erro: reconhecida a calamidade, o governo tenta impor o tratoraço antidemocrático para fazer a Assembleia aprovar medidas drásticas de saneamento. Terceiro erro: tentou ignorar opiniões divergentes, como as que envolvem a seríssima questão da previdência oficial. E quarto erro: o governo não avaliou corretamente o poder de reação das categorias atingidas pelo pacote.

    Deu no que deu: o governador acabou por jogar no abismo o capital político que ainda detinha; a Assembleia e a maioria de seus deputados se prestaram a um papel de vassalagem que não os dignifica; milhões de crianças iniciam o ano fora da escola em razão da greve geral do professorado; e, por fim, o governo se obrigou a retirar o pacote para modificá-lo e reencaminhá-lo, mas agora seguindo os trâmites normais.

    Nada disso precisaria ter acontecido. A que ponto chegamos.

    Quem ganhou, quem perdeu

    Da refrega da semana passada, dentre mortos e feridos salvaram-se alguns. Outros terão de rever suas posições daqui por diante. Entre os que saíram bastante machucados estão:

    “¢ Deputado e secretário de Desenvolvimento Urbano Ratinho Jr., que orientou os 12 deputados do seu partido, o PSC, a votar a favor do pacote (dois deles não obedeceram). Terá dificuldades para recolocar em pé o seu futuro político.

    “¢ O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, que, se lhe acudisse a tempo algum bom senso, teria evitado o constrangimento dos seus deputados e o apequenamento do Legislativo.

    “¢ O secretário de Segurança, Fernando Francischini, que, ao liderar o desembarque dos deputados trazidos de camburão, foi posto a correr por um manifestante.

    “¢ O líder do governo na Assembleia, deputado Luiz Claudio Romanelli, que tentou conduzir a manada inquieta de seus comandados (soube-se depois que ele era contrário aos procedimentos definidos pelo grupinho de conselheiros do governador Beto Richa).

    “¢ O secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, a quem já não cabe o título de czar das finanças estaduais.

    “¢ O próprio governador, que agora terá muito trabalho para recuperar a confiança dos que o elegeram.

    Salvaram-se alguns:

    “¢ A esquálida oposição (eram apenas seis deputados; agora podem ser 19).

    “¢ O deputado Ney Leprevost (PSD) que, ao votar contra o pacote e fazer veementes discursos contra as medidas, rompeu o cordão umbilical com Richa e reuniu mais cacife para disputar a prefeitura de Curitiba em 2016.

    “¢ Os servidores públicos, que conseguiram evitar algumas das perdas que lhes seriam impostas.

    “¢ Partidecos, sindicalistas e grupelhos político-ideológicos que testaram com sucesso seus métodos radicais.

  30. Com sua sempre presente alma de rato, Romanelli anteviu mais uma vez o barco afundando e, assim, cairá fora do navio mais rapidamente do que se pudesse esperar…
    O problema é que o estoque de desculpas está se esgotando…mas certamente o pulha vai se aproximar do Requião Filho para novamente tentar se alimentar de alguma migalha de poder no futuro. O grande problema, em verdade, não está com esse invertebrado sem espinha dorsal (que se dobra a qualquer sopro do poder investido) mas sim em quem o usa. Essa é umas das decepções que tenho com o Roberto Requião, que mesmo o reconhecendo como um micróbio moral, invariavelmente o chama para compor sua equipe de governo sempre que necessita reorganizá-la!

  31. Coitada da falecida dona Irma se estivesse viva com certeza ela daria uma surra de cinta e colocaria esse mal filho de castigo ajoelhado em carroço de milho. Mas Deus a levou e hoje ela não está presente para ver essas cagadas desse filho ingrato, o Ricardo Romanelli acredito que deve ter vergonha de ser irmão gemêo desse Luiz Cláudio. O Ricardo é um homem digno e de palavras.

  32. Procura-se um tal de Fala Merda, o comissionado troll a mando do chefe, apareça Genildo Fala Merda. Conte o que vc sentiu no dia 12 no Iguaçu, hahahaha.

  33. Deputado mais cara de pau e cafajeste ainda está pra nascer do que esse tal de Romanelli, Falso dá o tapa e esconde a mão, tentou de todas formas empurrar garganta a baixo e prejudicando os servidores, chegando a tal ponto: convocar a tropa de choque para votar o pacotaço, mas infelizmente o que o deputado cara de pau e covarde não contava com a organização e união dos educadores, a quem vocês deveriam ter tomado a frente para apoia-lós, mas covardemente fugiram…. Você é o primeiro a tomar frente, mas fique sossegado que estaremos aguardando sua visita aqui no interior com muito carinho iremos receber, do mesmo jeito que nos tratou aí em Curitiba.

  34. O DEP.ROMANELLI NÃO CHEGOU AGORA NA ASSEMBLEIA. ELE TEM VÁRIO MANDATOS. SABE MUITO BEM COMO FUNCIONA.QUER PASSAR DE BONZINHO PARA OS PARANAENSES. O GOVERNO ENVIOU O PROJETO DE AJUSTE FISCAL PARA ASSEMBLEIA APROVAR E SORRATEIRAMENTE INCLUIU NO MESMO PROJETO A RETIRADA DO FUNDO DE PREVIDENCIA DOS SERVIDORES, COMO SE NINGUÉM FOSSE NOTAR.QUEM ENTENDE DE LEI SABE QUE ISSO É INCONSTITUCIONAL, POIS OS ASSUNTOS SÃO DISTINTOS. O PROJETO DE AJUSTE FISCAL, NA VERDADE, ERA UM PANO DE FUNDO PARA O GOVERNO ENCOBRIR QUE IRIA FICAR COM OS RECURSOS DA APOSENTADORIA DOS FUNCIONÁRIOS (vejam a reportagem do Secretário da Fazenda na Gazeta.

  35. Ainda não acredito em ver o Romanelli como líder do Beto Richa, depois que ele tanto falou e criticou o governador pelo interior do Paraná, acredito que o governador fez isso de pensamento calculado, pois o Romanelli iria entrar de cabeça nos projetos contra os funcionários públicos e com isso ficaria queimado com toda instituição, parabéns ao governador que agiu corretamente e bem pensado, o prejuízo ficou com o Romanelli. Se correr tudo bem ele aguenta até o fim de março no cargo kkkkkkk…..

  36. Um bando de usurpadores. Como diz o meu marido: ‘Já que estavam dentro do camburão poderia ter aproveitado e deixado todos no presidio de Piraquara”. Local certo, para os que usurpam ou tenta usurparem aquilo que não lhes pertence.

  37. A humildade, a simplicidade e a candura são características de um grande espírito. No entanto, nobre excelencia terá muito a se arrepender ainda da cagada que fez em defender o pacotaço das maldades na assembléia. Perdeu a oportunidade de sair de lá como entrou. De camburão. Agora é tarde!

  38. à algumas Mães houve insulto de alguns que momentaneamente estão autoridades, e do “outro lado” vendo-se derrotado alguns agora apelam a ensinamentos de Mãe como se isto apagasse todo seu mal-feito de vendilhão de voto , de troca do que talvez tenha aprendido com sua Mãe que se chama Honradez, Responsabilidade, Respeito ao próximo, pois estes fizeram tudo ao contrário do que nossas amadas Mães nos ensinaram um dia..
    Estas Mães, se vivas, devem ter assistido este circo dos horrores por eles causados, pois não vi nenhuma destas dos richistas, romalistas, psdbistas, virem a publico aopiar esta agressão em praça publica!!!
    Mas elas não são as culpadas pelos filhos se desviarem de seus ensinamentos, são eles prórpios que perderam o rumo, o prumo, os valores da vida..em troca dos flashes e benesses do poder.
    Mas há outras Mães neste episódio, aquelas que dormitaram em barracas, acamparam corajosamente, partilharam de comida de força com os mais novos, que viraram seus filhos da Luta.
    Outras em casa apoiando seus filhos e filhas para que fossem sim contra os ladrões de seus direitos, sim senhorinhas de idade vendo o sofrimento em suas familias, por causa das canetadas a aprovações obscuras patrocinadas pelos inimigos das Mães, das Familias, da Pátria!
    Mães sempre presentes e que ama seus filhos mesmo que sejam bandidos, continuem sempre falando, eles podem não viver sua sabedoria mas um dia mesmo que tardio irão se lembra, quando esta dia chegar talvez seja tarde demais!

  39. Como é de seu costume, o cabeça de ovo Romanelli arromba a cancela do pedagio do Beto limpinho.
    Arrombando de vez as pretenções totalitaristas do Pinóquio do Batel, cai na real e procura suas origens, renunciando de vez ao sonho tucano.
    A extrema direita ainda espreita o que é público no Paraná. Sucatear, privatizar prá ganhar uma bolada. Não foi assim com o Banestado?
    Romanelli tem que passar novamente pela sabatina requiônica. Por causa dele, houve o racha no PMDB estadual, até hoje não resolvido…
    Vamos aceitar esse cara de volta? Com a palavra, o seu Roberto, o último líder político digno deste estado.

  40. Escolheu o lado errado agora não adianta chorar, vai ficar marcado na história do Paraná como o deputado que queria acabar com a educação de qualidade e com os direitos trabalhistas dos funcionários públicos. E com certeza na próxima eleição de 2018 o senhor e a galera do camburão são ser muito bem lembrados.

  41. É bonito o seu texto Deputado, mas veio tarde!
    Me sinto traído como cidadão paranaense, vocês deliberadamente esconderam em conluio com esse Governador de araque a real situação do nosso Estado e pior, vocês não estão querendo enxergar o que realmente precisa ser mudado nem tampouco esclarecer à população como nosso Paraná quebrou.
    Muitos de nós estão de saco cheio em relação à legendas ou partidos políticos e o que vocês precisam entender é que o nosso apoio, apesar da bagunça partidária em que vivemos e um número enorme de legendas que não ajuda em nada, se dará em função do comprometimento do cidadão candidato, não mais prioritariamente com o partido/legenda, mas com seus eleitores, coma região e com o Estado em que a gente vive.
    Alguns falam que os professores foram induzidos por militantes de partidos políticos para ocupar a Assembléia. O QUE É UM ABSURDO E CAUSA MAIS REVOLTA AINDA!!! Por outro lado, como professor, fico me perguntando como a maioria dos representantes do povo foram induzidos a agir daquela maneira, INSTITUINDO A COMISSÃO GERAL E QUERENDO ENFIAR OS PROJETOS GOELA ABAIXO DO POVO E SEM DIREITO A DEBATES.
    A minha ponderação para esse tipo de atitude é bem simples:A situação é muito pior do que se fala ou imagina, teremos desemprego, recessão, inflação… e nós (povo) sabemos que teremos que pagar a conta de novo!
    O detalhe Sr. Governador e Srs. Deputados, Procuradores, Desembargadores, Secretários, Comissionados, é que desta vez queremos dividi-la com vocês.

  42. Romaneli é o maior traidor do PR, agora que o Gov. Richa vai cair já está pulando fora, mesmo que se volte contra o Richa deveriam expulsar o traíra do PMDB, ele que vá para o DEM, PSDB ou qualquer coisa assim… Temos que lembrar sempre que são os Dep. do Camburão, TRAIANO, ROMANELI, JUSTUS, RATINHOS ETC.

  43. Sr. Romanelli, o povo esta cansado da trairagem do seu “partido” PMDBosta. aja vista, a Arapuca que vcs estão armando em Brasília !!! Cambada de sem-vergonha! O Beto esta governando o PR esta esta graças a putaria do seu “partido” … CARA DE PAU.

  44. Caro deputado Romanelli… Na boa volta para Cornelio Procopio !!!

    Fica uns dias lá dá uma relaxada.

    Abs

  45. E o Ratinho Junior que virou cueca de seda. Cadê?? Ainda não deu as caras. Não quer se queimar ou tá fingindo de morto? Onde estão as “Novas Ideas”???

    • A rede massa tava metendo o pau nos servidores…O ratão se posicionou…

      • Tá metendo o pau, mas foi com o voto dos paranaenses “mal informados”, que seu Ratinho se elegeu … tomara que não volte nunca mais esse povo do Beto O Exterminador de Funcionários Públicos. O PSDB desde sempre … bombas ao povo do Paraná!

  46. NÃO ACREDITEM EM NADA DISSO, SÓ ESTA TENTADO SALVAR A SUA PELE, TODOS ASSISTIRAM A SUA ARROGÂNCIA NAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, FAZENDO CARAS E BOCAS DE DESPREZO POR TODOS QUE ESTAVAM LÁ(PROFESSORES E SERVIDORES) NÃO ACREDITO EM ARREPENDIMENTO VEJO APENAS OPORTUNISMO.. ALGO NATURAL ENTRE A CLASSE POLÍTICA

  47. Poderiam colocar os deputas no camburão e ter jogado a chave fora, estariam aí sim no lugar certo e na hora certa. Foram salvos pelo Coroné Francischini, o pai do piá de bosta.

    • Pé Rachado, os professores são do bem. Poderiam, por exemplo, terem ateado fogo no blindado, prestariam mais um serviço digno de condecoração, com a comenda da gralha azul, por relevantes serviços prestados ao Estado do Paraná.

  48. PARECE QUE NÃO ENTENDEU A MENSAGEM DELA. VOTE EM FAVOR DO POVO. NÃO VOTE SIMPLESMENTE PORQUE O GOVERNADOR MANDOU VOTAR. VOTE CONSCIENTE. NO FUNDO, DEP. ROMANELLI, O SR. SABE O QUANTO SERÁ PREJUDICIAL AOS SERVIDORES A APROVAÇÃO DO PROJETO QUE PASSA AO GOVERNADOR O PODER DE USAR O DINHEIRO DA PREVIDÊNCIA PARA PAGAR AS DÍVIDAS DO ESTADO.

  49. Vou profetizar…Oposição a esse governo falido, e candidato ao governo em 2018. É seo Beto, a nau está a pique.

  50. Romanelli viu que o governo Richa já acabou.

    Romanelli também viu que Requião volta na próxima, ou o pai ou o filho

    Romanelli não será mais líder de Richa

    Sairá pela porta dos fundos

    Irá para o blocão da oposição

    Tentará galgar algo com Requião

  51. Caríssimo Deputado(e como me custa caro esses deputados), existe ainda existe um outro tipo de pessoa, que entendo eu, vocês se enquadram perfeitamente. Há os que são mandados pelo governador e de forma covarde traem o povo sabe-se lá em troca do quê? Os que se escondem dentro de camburão para cumprir determinação para surrupiar 8 bilhões do povo do Paraná. Os que depois de uma atitude covarde como a da deputaida do Paraná, ainda tem coragem de dizer que não era bem isso, que foi mal entendido, ou ainda que a culpa é do Governo Federal.
    Portanto Deputado, podemos incluir os deputados que apoiam um governo que quebrou o Paraná na classe dos covardes que querem levar vantagem sempre, nas custas do povo.

  52. Não consigo entender como uma pessoa pode ser tão prolixa num texto, não chegou a nada, o que o Romanelli tem feito deste a questão das eleições para Direções de escolas vai na contramão dos ditames da sua mãezinha, caro deputado o que ela quis dizer e que não entre em saco de gatos, não entre em confusão, não tome partido de um assunto que não lhe diz respeito, não se responsabilize por atos de outros enfim ai vai, você caiu nesta armadilha por ganância, e o preço que você irá pagar e alto, veja nas próximas eleições, se depender de professor seu próximo mandato ta na lama.

  53. Pois é Sr. Deputado. Traiu Requião, traiu os servidores públicos e agora vai trair O Beto Malvado. Pelo menos essa ultima traição tem o apoio do povo.

  54. Canalha!!!Agora bancando a “Madalena Arrependida”, pau mandado desse desgovernador Caloteiro. Não pensou nas consequências, quando viu aquele mundaréu de pessoas na porta do restaurante da ALEP junto com os 34 ratos, apertou o c…. São todos uns vagabundos, agora os três (líder do governo, presidente da ALEP e o babaca Governador), todos tirando o deles da reta. O troco vira nas eleições vindouras, pode escrever na sua agenda. Vamos acabar com essa “Bancada do Camburão”.

  55. Esmael,pelo visto só ele, em sua condição de iluminado percebeu o que nós não fomos capazes de compreender. Peça a ele que nos faça um grande favor. Venha a público e nos mostre onde estamos errados e nos esforçaremos para compreendê-lo. Sugiro que marquem um debate ao, na TV 15, em que ele tenha primeiro um tempo para explicar e depois debater com algum representante da APP e alguns outros de outras categorias. Será que ele aceitaria o desafio????

  56. Acho que ele está incluso na terceira categoria de pessoas apontada pela mãe dele.
    Por esse motivo ele não pensa por nós, servidores públicos.
    FORA ROMANELLI…

  57. Ao hoje considerado (in) digno deputado estadual Luís Carlos Romanelli ficam os seguintes ensinamentos também:
    Em politica o político tem que ter cara e tem que ter lado! E macaco que muito pula de galho em galho leva chumbo fácil!

  58. LC Romanelli, a quem, desde que mudou-se de armas e bagagens para o camburão neoliberal Richista, prefiro chamar pela alcunha bacteriológica de Spertococcus romanelli, deveria prefigurar que um dia o preço da traição ao povo é cobrado. Não sei se o será em toda a extensão cobrado agora, depois que ele se destacou como líder da votação de um projeto antipovo e anti-servidor. Ele tenta se justificar dizendo que mexeu no texto original, mas esquece que, antes deste, já houve outras medidas nefastas do governo Richa, como os aumentos de ICMS e do pedágio.
    Talvez tarde demais, Spertococcus, para fazer autocrítica, o seu nome está bem gravado nas cabeças das pessoas que participaram das manifestações e você é um dos que está sob risco de nunca mais se reeleger, porque aquele painel de votação tem que reverberar eternamente entre os movimentos de trabalhadores.

    Pra você também serve o hit do Richa: “Perdeu, playboy!”

  59. Parabéns deputado se arrependeu em tempo!

    • Arrependimento ” só será CONSUMADO ” caso haja uma troca de lado, e este venha a votar contra o projeto do governo se posicionando a favor da APP SINDICATO…

    • Não se deve adorar a dois senhores… já foi lider do Requião, agora Beto Richa. A carater é algo maravilhoso no ser humano. A cena desses deputados num camburão, é algo lamentavel no curriculos dessas pessoas. Quanto vale $$$ cada deputado levaria nessa? Uma pessoa com compromisso com seus eleitores não deviam se rebaixar tanto.

    • Arrependimento é o caramba!!
      Se os professores não tivessem se mobilizado teriam dado o golpe.
      ARREPENDIDO DEVERIA ESTAR SEUS ELEITORES,MAIS NÃO É DE HOJE QUE O CARA MAMA NAS TETAS POR CULPA DESTES ANALFABETOS POLÍTICOS,QUE NÃO RENOVAM SEUS VOTOS,ISTO CABE A TODOS QUE REELEGERAM ALGUM DEPUTA-DO DA ASSEMBLÉIA

  60. O Senhor, Luiz Cláudio Romanelli, se encaixa direitinho no terceiro tipo de pessoa ensinada pela sua mãe.Se o senhor tivesse lido e pensado no projeto do Beto Richa, teria feira as alterações antes do Projeto chegar a ALEP para ser votado e não teria causado tanta indignação e revolta nos servidores Servidores. Mas foi preciso ver a reação do povo para que tomasse atitude de fazer as mudanças. Isso demonstra que realmente não sabia e nem conhecia o teor do projeto. Votava sim, como fez de tudo para que fosse votado e agora não adianta vir com tanta falsidade. BETO RICHA MANDOU E VOCE OBEDECEU, SEM SABER AS CONSEQUENCIAS. Portanto, não pensa por si próprio.

  61. Se o robaneli tivesse um pouco de vergonha. abandonaria essa posição nojenta deste desgoverno. Todo o Paraná sabe que ele só conseguiu se sobressair na politica graças ao Requião, de quem sempre funcionário e empregado;tambem so teve condições para candidatar-se em função dos cargos que ocupou, desde a prefeitura de Curitiba e nos tres governos do tio. Ele esta sendo muito canalha não só com o Requião como com o pmdb

  62. Elio Rush do DEM, esse tem a cara do desgoverno Richa, quem sabe o futuro líder do choque de congestão na assembléia.

  63. Sr Deputado,acho que sua santa mãe deve te dar sim uns puxões de orelha por ter sido induzido a ser líder da câmara e aceitar tudo que esse governo propõe.
    Acho que você tem que descer a planície e começar a ter vida publica junto com aqueles que te dão votos,como um dia fui seu eleitor.Acho que chegou a hora dos espertos dai começarem a ligar o desconfiômetro,senão,,,,,,,

    • Hoje na rede globo, que é uma desgraça para o Brasil, ouvi o Deputado Romanelli pedir para que cidadãos filiarem-se ao PMDB, considero que ele deveria pedir imediatamente a própria desfiliação pois ele é uma vergonha para a mamãe (dele)!

  64. o romanelli tem dentro da cabeça o mesmo que tem fora, só uma pessoa desprovida de cérebro é líder do betinho e ainda mais o ronamelli sendo no passado líder e braço do requião agora se prestar a ser pau mandado do betinho.

  65. Prezado Jornalista,

    Acesso seu blog, diariamente, dando-lhe parabéns pela variedade dos colunistas. Apreciei sua transcrição das palavras do deputado acrescentando que poucos procuram pensar, pois , o pensar dá trabalho e cansa.