Coluna do Ricardo Mac Donald: “2014 !“ o ano que não acabou”

traiano_mac_donald.jpgRicardo Mac Donald*

Passadas as eleições gerais e anunciados os vencedores, percebemos que, desta vez, as coisas não seguiram seu curso normal. Isto é, reconhecer e respeitar os resultados, aguardar a composição do novo governo e esperar os resultados de suas primeiras ações, para daí então tomar partido e emitir opiniões.

Esse período de expectativa e crédito inicial foi rapidamente queimado na crise que se anuncia para este ano, com cortes orçamentários e alta generalizada dos preços administrados e dos impostos.

Reflexo desse quadro, é que a oposição começou pisando fundo no acelerador e a base política do Governo foi se desmilinguindo. Basta ver as eleições da mesa da Câmara dos Deputados e do Senado, em que o governo central foi derrotado e a partir de agora viverá sob pressão constante.

Em Curitiba e no Paraná, ao menos neste início, a situação política difere do cenário nacional.

Na Câmara de Vereadores, tivemos um dia digno de página policial quando uma minoria, saudosa dos métodos do ex vereador Derosso, tentou tomar a mesa, usando o que aprenderam no passado. Esqueceram que Curitiba mudou e não aceita a volta de um quadro de descalabro. Colheram o que plantaram sendo alijados de todos os cargos da mesa.

Na Assembléia Legislativa, ficou demonstrado que o Governador tem confortável maioria, lamentável apenas que a escolha do Presidente tenha recaído no Deputado que teve rejeitadas suas contas pelo Tribunal Regional Eleitoral, como transcrevemos:

ACà“RDàƒO N.!º 49218

Prestação de Contas n.!º 2514-82.2014.6.16.0000
Ademar Luiz Traiano (PSDB)

EMENTA: ELEIà‡à•ES 2014 !“ PRESTAà‡àƒO DE CONTAS !“ DEPUTADO ESTADUAL !“ LEI N.!º 9.504/1997 E RESOLUà‡àƒO TSE N.!º 23.406 !“ REALIZAà‡àƒO DE DESPESAS COM RECURSOS QUE NàƒO TRANSITARAM PELA CONTA BANCàRIA ESPECàFICA DE CAMPANHA !“ REALIZAà‡àƒO DE DESPESAS COM APRESENTAà‡àƒO DE RECIBOS DE DOAà‡àƒO ESTIMàVEIS EM DINHEIRO PELO PRà“PRIO CANDIDATO !“ AUSàŠNCIA DE CONSTITUIà‡àƒO DE FUNDO DE CAIXA !“ CONTABILIZAà‡àƒO, A DESTEMPO, DE MOVIMENTAà‡à•ES REALIZADAS ANTES DA APRESENTAà‡àƒO DAS PARCIAIS DE CONTAS. CONTAS QUE NàƒO CORRESPONDEM A REALIZAà‡àƒO EFETIVA DE GASTOS !“ VIOLAà‡àƒO DA FIDEDIGNIDADE DAS CONTAS !“ CONJUNTO DE IRREGULARIDADES QUE AFASTAM A APLICAà‡àƒO DO PRINCàPIO DA INSIGNIFICà‚NCIA !“ CONTAS DESAPROVADAS.

Não duvido que um de seus primeiros atos seja estabelecer a aposentadoria para deputados.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Cada um tem o que merece: O Richa pai, tinha o mesmo Ezequias que hoje acompanha o Richa filho. O bom Mauricio também tinha o MacDonald que também acompanha o pacato Fruet filho. Escrevo essas boaboseiras face tantas besteiras que aí estão colocadas e mais uma não vai fazer diferença.

  2. Muito apropriada uma análise sobre as eleições passadas.
    Interessante é a constatação de que nenhum dos candidatos apoiados pelo Prefeito de Curitiba foi eleito para Deputado Estadual. Inclusive, um desafeto do Sr. Mac não só foi reeleito mas inclusive tornou-se presidente da Camara de Deputados. Acredito que estes fatos acima mereceriam uma autocrítica do atual Secretário de Governo. Bem, acho que autocrítica não faz parte do vasto vocabulário do nosso Secretário.

  3. Esse Mac Donald ainda perde seu tempo com esse Traiano, tanta gente boa para falar e comentar…… Na assembléia tem a dupla ” Traia e Traira”, Traiano e Romanelli, agora o Beto Richa ta bem representado kkkkkk…..

  4. Boa coluna, eu acho que os grandes culpados por tudo isso que está acontecendo somos nos o Povo, ficamos aceitando tudo que é feito pelos políticos e só reclamamos quando aumenta os centavos do transporte público…

    Precisamos de uma Reforma politica urgente acabar com reeleição de todos os cargos inclusive dos vereadores, deputados e senadores…

  5. Que conversinha mole e requentada. Nos poupe seu Mc Donadl!

  6. Mas olhe pelo lado bom secretário… o Deputado Traiano fez a Deputada Cantora Mara chorar com um discurso que não ouvi e nem vi… ainda bem… não quero ser indelicado.

  7. Pois é seu McDonad, aqui no Paraná as coisas estão tranquilas. Greve geral do funcionalismo público, violencia e protestos na assembleia, governador “fugido” das cerimonias, ranger de dentes da industria e do comercio, pedido de impeacment do governador, isso é que é transição tranquila, diferindo do cenário federal. Vá contar outra em outro ouvido!

  8. Para nosso prefeito Fruet, sequer começou. Fraco, se mostra despreparado para o cargo. Imagino que, seguindo a cartilha do político brasileiro padrão, no próximo ano teremos obras por todo lado para tentar se reeleger. Se fizer isso, será um picareta, desqualificado, que só pensa em política.

  9. Um passarinho “verde’ me contou que estão fazendo um caixa para eleição de 2016 e que já estria em 2 milhões e que o negócio é comprar a eleição e não ganhar na raça , mas não dá para acreditar em passarinho verde pois ele é apenas é um passarinho.

  10. Seo Mac, o senhor sabe que o Gustavo não vai se reeleger cobrando tarifa do ônibus com esse valor? Claro que sabe, é obvio, quem se dá bem é o camundongo, infelizmente o próximo prefeito. Mas é bom esse negócio de reeleição não presta mesmo..

  11. Faltou falar do prefeito, que parece “sumido” de tão abandonada que se encontra a capital.#forafruet