Coluna do Marcelo Araújo: “Em defesa do secretário Francischini e considerações sobre os camburões”

marcelo_camburao_francischini.jpgMarcelo Araújo*

Camburão tem sido uma das expressões mais usadas em relação aos fatos que permeiam o cenário federal e estadual. Em âmbito federal nos referimos a Operação Lava Jato, na qual uma brilhante vitória foi conseguida pelo defensor de um dos réus que sofre de lombalgia crônica, artrose lombar e escoliose. De posse desses elementos seu cliente obteve o direito de ser transportado no assento da viatura.

Sobral Pinto tornou famoso um habeas corpus no qual evocou a Lei de Proteção aos Animais para coibir maus tratos a presos humanos. Aqui aconteceu a mesma coisa ao contrário, e na minha opinião nem seria necessário o cidadão estar tão lascado diante do argumento que se trata de um ser humano.

Nos veículos os seres humanos devem ocupar o local a eles destinados, enquanto no compartimento de carga (animais são cargas vivas) não se permite transporte de pessoas em situações de normalidade (sem emergência ou até riscos). Já se discutiu muito a real finalidade e necessidade das algemas. Se há real necessidade de algema e camburão, que se use. Se a finalidade é de espetáculo…

O outro caso é o da Assembleia Legislativa. Para começar esse da Assembleia não é um “Camburão”, e sim um veículo blindado para transporte de pessoas. Ele não tem a finalidade de transportar presos, e sim proteger seus ocupantes em incursões bem como torná-las possíveis pelo seu porte, resgatar policiais em confrontos entre outras.

Nas cenas protagonizadas pelo “Blindado” diante da Assembleia aquela que envolveu o secretário Francischini da Segurança teve destaque especial, e cada um parece que viu uma coisa, e eu vou dizer o que eu vi.

Eu vi um manifestante prostrado na frente do “Blindado”, que ao perceber a presença do secretário e sua intenção de abrir a porta saltou em sua frente tentando impedi-lo no estilo “sumô”.

Eu vi o Secretário desvencilhar-se e se afastar do manifestante, sequer dando a atenção que ele tanto queria. Por isso foi acusado de acovardar-se e fugir.

Assista ao vídeo:

Francischini poderia ter revidado a agressão sendo uma das possibilidades a de ser agredido do manifestante, situação que obrigaria a PM tomar atitude drástica contra o manifestante, e por consequência os outros manifestantes contra a polícia. Outra hipótese seria o secretário agredi-lo, e aí estava feita a cáca.

Na minha opinião, o manifestante queria brigar com o secretário e ficou brigando com o vento. Se ele fosse covarde não estaria lá de peito aberto junto com a tropa. Maridos inteligentes agem assim quando a esposa quer brigar, dando razão antes de ouvir os argumentos.

Quem vibra com tudo isso é o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, na teoria do “me inclua fora disso”, pois dessa forma esquecem um pouco, e o máximo que lhe sobre é uma vaiazinha básica em qualquer lugar público. Logo pede o “Blindado” emprestado!

De multa eu entendo!

*Marcelo Araújo é advogado, presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Mobilidade da OAB/PR. Escreve nas segundas-feiras para o Blog do Esmael.

78 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to tell you that I’m newbie to weblog and actually liked your page. Most likely I’m going to bookmark your website . You absolutely come with excellent stories. Thanks a lot for sharing your web-site.

  2. Esse dispensável escriba, que diz entender de multa, agora se especializa outra área. PUXASSAQUISMO !!!! Que falta de assunto, defender um BUFÃO e covardemente alfinetar Gustavo….

    NOJO !!!!

  3. Especialista de transito de opinião pública deveria ficar calado

  4. Pelo amor de Deus, Marcelo Araújo: O Batman teve seus méritos: teve a brilhante idéia de colocar os deputados dentro de um camburão … e eles aceitaram! ká ká ká.

  5. trofeu lambe botas prá quem escreveu essa b_ _ _ _!

  6. MARCELO ARAUJO PARA DE ENVERGONHAR OS PARANAENSES E OS PROPRIOS COLEGAS DE TRABALHO E ALUNOS PEGUE SEU CHAPEU E VAI SE ESCONDER NAS ASAS DOS FILHAS DA PUTAS FRANCESCHINIS

  7. ESSE MARCELO ARAUJO SEMPRE FOI UM IDIOTA INCOMPETENTE E BOBALHAO SÓ VOCE MESMO MARCELOCA PARA DEFENDER ESSE PALHAÇO SEGURANÇA DO PARANA

  8. Posso dizer que sou futuro ex eleitor de Fruet (na
    próxima nem pensar), mas me chamou a atenção o
    “jeitinho” que o Marcelo deu para conseguir incluir
    o nome de Fruet no seu comentário.
    A motivação disso será alguma desilusão pessoal?

  9. Pelo visto, do ponto de vista político a OAB paranaense combina com o judiciário paranaense. Uma vergonha para os demais paranaenses e para o Brasil.

  10. Caro Professor Marcelo, com o maior respeito que lhe devo, o texto que subscreveste não é compatível com sua condição de brilhante professor universitário que é. Entrementes, contudo, aos professores e funcionalismo paranaense pouco importa se o veículo é blindado ou camburão, o que importa é a semiótica do que representa como símbolo de truculência e desrespeito ao cidadão. As consequências de uso do equipamento não foram medidas, pois o tal veículo poderia ser incendiado e uma tragédia seria inevitável. Interferir em favor da ridícula postura do secretário é parlapatice e não deixa de ser uma maneira indigna até para com o exercício da advocacia. Espero que tenha se equivocado e não cometa novos deslizes, principalmente, contra valorosas professorinhas.

  11. Que texto mais ridículo e sem sentido!

  12. Da mesma forma que o Romanelli foi impedido, lá pela hora do almoço, de entrar na assembléia escondido num carro logan
    preto, a idéia também era impedir a entrada dos outros deputados para votar o “pacotaço”. Foi o que aconteceu naquela cena! Não havia ali tentativa de agressão, muito menos de “massagear peitos”. Mesmo assim, que “borra botas”! hehehehe

  13. Camburão ou seja la o que for, deveriam ter ido direto para o presidio em Piraquara, o sr esta defendendo este governo para tentar conseguir uma boquinha, vai ter que concorrer com muitos puxa-sacos.Inclusive um que tem o blog que so puxa-saco do governo

  14. Como dizem por ai: “Na merda quanto mais se mexe, mais fede!”

  15. Sair em defesa de uma idiotice dessas cometida por esta corja é uma insanidade, infelizmente eu admirava sua coluna, mas vi que és farinha do mesmo saco, fala uma coisa antes e depois muda de opinião, posso lhe afirmar que aquele ônibus é usado para transportar preso sim, assim como viaturas sem camburão são usadas para escoltas…

  16. Texto chinfrim e mal escrito. Sentido do chinfrim ao articulista: Sem graça, pobre, confusão, exagero, barulho incomodativo, confusão onde existe barulho.

  17. Sr. Marcelo, meu xará…rsrs, entendo seu ponto de vista, e respeito a opinião do caro colunista, porém a idéia de entrar na assembléia usando um camburão, que fique claro isso, não adianta florear os fatos, foi do nobre secretário, que sabendo da indignação dos funcionários públicos que ali se encontravam, não deu a mínima, e com a impáfia, que lhe é caracteristica, foi recepcionar os deputados que eram contra a manutenção dos direitos das pessoas que ali estavam, isso no minimo soa um despeito, um descaso,um ar de superioridade que enhum ser humano que sabe do seu valor aceitaria, me desculpe, mas ao vento,foram as palavras aqui descritas por você.

  18. Perdi meu tempo lendo PELA PRIMEIRA VEZ uma coluna sua Marcelo.

    Explico: você tenta defender o indefensável! Camburão, ou ônibus blindado, tanto faz. Os “deputados” que estavam lá dentro mostraram para quem trabalham, só isso. Quanto ao Francischini…para mim ele fugiu mesmo!!

    Os otários dos “deputados” que estavam dentro do blindado ainda não se tocaram de uma coisa: enquanto o Beto se escondia, eles levam a culpa pelo “pacote de maldades”.

  19. Alguem conhece o ‘professor’ que contracenou com o Secretario? Pode ser até de dança, mas até agora ninguém teve a curiosidade de saber. Será profissional do magistério ou outra classe ‘profissional’?

  20. Que pena até o deputado Luis carlos martins no camburão.

  21. Conte para nós: quanto vc ganhou para garatujar essas mal alinhavadas palavras?

  22. O sr. Marcelo deveria ter entendido que os manifestantes não estavam para brincadeira. Já o seu francisquinho entendeu muito bem, tanto que saiu correndo. Pode ter CERTEZA de que ele levaria a pior.

  23. Seu Marcelo, o Sr. francisquinho deve ter borrado as calças de puro pavor. Cercado de policiais, poderoso, levou um susto tão grande que as imagens, felizmente captaram. Sua escrita é enchimento de linguiça…

  24. Não podemos deixar de agradecer a idéia genial do Batman em transportar os representantes do povo no CAMBURÃO,foi o fato mais engraçado e ridículo da semana. Este Secretário de Segurança gosta mesmo é de aparecer, e o que é pior, o filho também está seguindo o mesmo caminho.
    E quanto ao Marcelo Araujo, não tem moral nenhuma, Esmael exclua este rapaz do seu blog, só fala asneira.

  25. Adorei a dança do “francisquinho”. Esse panaca ainda não mostrou do por que veio.

  26. Esmael como que vc concorda que uma merda dessas participe do teu blog; como que a minha oab permite que essa cavalgadura use seu nome, se fosse o caso teria que falar de transito e dizer do atropelamento dos servidores no desgoverno do piá . Ja disse em outra oportunidade que esse tal marcelo é cassador de cargo em comissão sera que ainda não conseguiu nemhum1 Va trabalhar cara .

  27. para que tentar justificar o fiasco do episodio lamentavel que o senhor governador beto richa criou para o Parana estar na midia nacional e acompanhado deste engodo de policial fantasiado de justiçeiro paladino e secretario que expos os companheiros ao ridiculo e que parece o filhote linguarudo e ridiculo transvestido de deputado nao estava no camburão, pena que erraram de direçao teria que ter ido para piraquara onde seria o local ideal no centro e triagem e detençao, pena que estamos vendo na midia o fiasco que chegou este estado punjante e progressista PARANA.

  28. De pessoas que pensam como você Sr. Marcelo, É exatamente esse o motivo do Paraná estar aonde está, o Paraná é piada Nacional, mas pessoas como você Sr. Marcelo, acham que o patético não é patético, que o ridículo não é ridículo que o caricato não é caricato, que o insano não é insano. E ainda, levantam o nariz, afinal, antes de ser idiota, sou Curitibano, sou do Paraná.

  29. EX SECRETARIO DO LUCIANO DUCCI, O CANDIDATO QUE O BETO RICHA AJUDOU A AFUNDAR NA DISPUTA PARA PREFEITURA DE CURITIBA, JÁ FEZ PARTE DA TURMA, ACHO QUE TA QUERENDO VOLTAR, OU QUEM SABE NUNCA SAIU DELA….

  30. Pelo jeito teremos mais um comissionado…

  31. Dá essa aula para o Francischini. Foi dele a idéia do camburão. Ele confunde greve com guerra.

  32. Esse Marcelo Araújo só quer aparecer, coloca uma melancia no pescoço seu advogado palhaço, um absurdo colocar os professores na situação de marginais e baderneiros, seu idiota com certeza se pretende se candidatar para algum cargo vamos lembrar de que lado você está, pois aqui você só serve para criticar o Fruet que é um inútil e ficar falando merda sobre trânsito. A propósito Esmael caras como esse não deveriam escrever no seu blog isso é um desrespeito com quem lê seu blog.

  33. Assim como não entendemos como a Dilma mantém o Zé Cardoso no Ministério da Justiça, também é inconcebível que o Esmael mantenha um sujeito tão vazio, invejoso e fora da casinha como esse cara no blog.

  34. Secretário da segurança é para tomar atitudes para proteger a sociedade e não proteger um bando de calhordas que queriam entrar lá na assembléia para chancelar o roubo que o Beto Richa desejava fazer contra o povo do Paraná.

    Tivesse ele um mínimo de hombridade, devia ter se negado a cumprir uma missão anti-povo daquela!

  35. Sr Marcelo, procure um oftalmologista, pois o senhor foi o único que viu um professor querendo brigar e agredir o medroso, covarde e gordo Francischini. Eu vi um professor desarmado tentando impedir o secretário de fazer alguma coisa. Quando escrever um texto se mantenha no assunto e não misture alhos com bugalhos. Quanto o sr está recebendo do governador e seus ratos?

  36. Entendo que a pior piada é aquela que ninguém ri e precisa ser explicada, e sou forçado a reconhecer que os leitores merecem essa explicação: 1) Sou professor e em momento algum o texto entrou na questão dos direitos que estavam sendo discutidos, muito menos qualquer pessoa foi acusada de baderneiro, e sim ‘manifestante’. 2) A avaliação que fiz em relação ao Secretário foi das opções que teria diante da situação fática com a qual se deparou, a qual acho que fez certo em não reagir e a polícia agiu certo em não intervir;3) Está havendo uma confusão grande entre ‘Blindado’ e ‘Camburão’, que têm funções completamente diferentes e se os parlamentares deveriam ou não serem escoltados no ‘Blindado’ é outra história. Em termos de classificação de veículo é o mesmo que comprar um Audi R-8 para fazer off road e uma Toyota Bandeirante para usar em autódromo;

    • Palavras ao vento seu equivocado!

      • Cara estive trabalhando diretamente nesta situação em 31 anos de polícia nunca vivencie uma ato tão patético e idiota protagonizado por esta corja que se dizem representantes do povo independente de partido ou cargo, mas para meu deleite pela primeira vez em 31 anos de carreira nunca vi uma classe agir da forma que agiram neste manifesto justo e democrático onde estes covardes sem escrúpulos queriam passar com o famoso tratoraço por cima de direitos e conquistas adquiridos durante décadas, demostrado civismo e respeito pela policia que por sua vez em reciprocidade agiu de maneira serena, salvo raros atos mais violentos cometidos por alguns Policiais que por natureza agem com violência desnecessária, quanto a sua pessoa só posso dizer meus pêsames pela sua atitude interesseira e ridícula…

  37. querendo defender mais um carguinho comissionado no cabidão estadual?????

  38. Marcelo, de fato você falou o que viu. Com um detalhe: você não estava lá. Viu apenas o recortezinho filmado. Desperdiçou a coluna desta semana, uma ótima oportunidade para ter ficado quieto.

  39. Defensor do indefensável. Como em algum lugar o articulista afirmou “uma imagem vale por mil palavras. Poderia ter-nos poupado dessa baboseira sem sentido a não ser a declaração explicita de puxa saquismo, de babaovo explícita. Deixa as declarações íntimas para a esfera da sua privacidade.
    De multa vc entende; de ilusão de ótica também. Está míope! Oftalmologista já!

  40. Quando uma pessoa diz que você está errado ,pode ser implicância ou rixa pessoal,quando duas pessoas dizem que você está errado pode até ser coincidência, mas se 20 ou 30 pessoas lhe desaprovam será que todos estão errados e só você está certo?

  41. No evento em que se realizou na Assembléia Legislativa podemos observar o furo da segurança de quem Deveria ter Segurança, e agora será que o Beto Richa pode realmente confiar tanto a segurança a esse Francisquini.

  42. Hey Marcelo, eu vou te contar o que vi…
    Vi uma tropa de braços cruzados e um secretário em ~perigo~
    Ahahaha e os meus ouvidos ouviram muitas coisas na cena que eu não posso te contar 😀

  43. Sr Marcelo, realmente só você viu isso…pois as 10 mil pessoas mais o público de fora viram um covarde fugindo de um professor!!!!

  44. Se o “colunista ” vê dessa forma !! É a sua otica. Só que totalmente equivocada. Enfiaram 30 “capachos” dentro de um veiculo com capacidade de transporte bem inferior. Os “tapetes de fibra de coco” foram todos dobrados e espremidos, uns sobre os outros, nervosos suando e derramando lágrimas. Isso é desumano !!

  45. A verdade é que o “paquito” fugiu, pois atitude não tem nome nem sobrenome, tem é que ter caráter, e isso falta a todos que defendem esse governo mentiroso e absurdamente incompetente. Por isso Sr. Araujo, cuidado com a clara tendencia mostrada nesse artigo sem nenhuma coerência.

  46. marcelo vc é cara legal mas agora vc forçou amizade.

  47. Marcelo
    Você ganhou o Troféu Puxa-Saco 2015. Parabéns! Espero que ganhe um emprego do Francischini, se ele não der é porque é um ingrato!!

  48. Caro Marcelo, de todos os seus fracos artigos, este foi, sem dúvida, o mais patético…

    Nas tentativas vãs de livrar a cara do secretário e de envolver o atual prefeito, percebe-se claramente, nas entrelinhas, a mágoa e o ressentimento de ter sido ejetado do poder.

    Por favor nos poupe de suas mágoas.

  49. Não adianta: o Batman virou Lassie, e os “puxa-saco” brotaram…

  50. Esperar que tipo de coluna de um sujeito que fez parte desse grupo quando administraram a prefeitura de Curitiba, agora estão fazendo as mazelas no estado do PR. O Marcelo Araujo está defendendo os amigos para ver se descola uma boquinha no governo Rocha, só pode.

  51. O cabeção vá catar coquinho no mato seu tremendo pucha saco deve também receber o dinheiro que esta faltando para o estado ,pagar o que deve .Foi bom saber quem é tu seu vendido puxa saco puxa saco quanto estão te pagando ???? não pode revelar hum entendo pilantra.

  52. nunca vi nada tão ruim como esse texto, mistura tudo camburão, richa,fruet, francsquini, que bela porcaria , mais um PUXA SACO DO RICHA QUERENDO APARECER..

  53. DESCULPE DR MARCELO,, COMO VC DIZ, DE MULTA VOCÊ ENTENDE… MAIS SÓ DISSO.. JUNTOU ALHOS COM BUGALHOS, MISTUROU TUDO SÓ PARA CONFUNDIR.. VAI CUIDAR DO TRANSITO QUE TA UMA MERDA E DEIXA A LUTA PELOS DIREITOS DO TRABALHADORES PARA QUEM ENTENDE DISSO,

  54. Uma cena patética protagonizada pelo Secretario borra-bosta Francesquini…além de gordo, lento e desatento, totalmente fora de forma para a função (delegado calça-curta)…foi se meter onde não devia…o manifestante a quem dou os parabéns pela astúcia e senso de participação…o delegado fugiu e pronto…envergonhou todo mundo, principalmente a tropa…só não foi mais ridículo do que os deputados, que vieram se borrando dentro do camburão…outro não menos idiota é o filho do gordo, deputado fala errado e mal educado…VAMOS CONTINUAR NA GREVE…FORA RICHA…PELOS EDUCADORES…PELA VITÓRIA

  55. Esse Araújo deve ser apaixonado pelo Chiquito…Não me lembro bem, mas não é esse Araújo que tava envolvido nums trambiques dias atrás…rsrsrsrsr

  56. Que que é isso Marcelo Araujo, o senhor botando o Fruet no meio da uma conversa que não lhe diz respeito para justificar a pouca vergonha desse secretario que se tornou a maior piada do estado do Paraná.

  57. Como bom entendedor que é, Francischini fugiu. Por um motivo extremamente simples, se ele desse a cara para bater e exigisse proteção, haveria um massacre de professores e professoras desarmados em protesto pacífico. Ele enterraria qualquer possibilidade de continuar como figura pública. Quando o marido bate na mulher acaba onde? Quando quem deveria defender, cospe e escarra na cara de quem deveria ser defendido, o que acontece? Não precisa ser gênio para descobrir. Correu.
    Correu, porque antes ser chamado de covarde e torcer pela pouca memória da população, do que ser conhecido como rixoso e cometer um crime contra integridade do público presente que certamente terminaria em danos irreparáveis a todos os envolvidos, culminando com o sepultamento das várias carreiras políticas envolvidas.

    • Katia , vc. esta de parabéns. Faço minhas suas palavras. O secretário se segurança não fugiu, simplesmente evitou uma situação que poderia até acabar em morte.Infelizmente parece que o povo não consegue mais raciocinar .

      • Não apoio Francischini ou Beto Richa nem por um segundo. Eu to na GREVE. Mas sejamos sensatos. Se a polícia se envolvesse mais do que aconteceu, acabaria em mortes, impeachment e quem sabe o que mais. Fruet esta no mesmo balaio, mesma politicagem. A inclusão dele no post foi desnecessária, afinal, se ele aumentar ou cortar mais alguma coisa, o próximo a entra de camburão nos prédios públicos vai ser ele. O pessoal anda tomando MEMOREX ultimamente e vai ser difícil esquecer o que aconteceu semana passada.

      • Parente ou comissionada?

  58. Prezado doutor advogado…..acho que tem jeito melhor de tentar amenizar o “mico” do senhor secretário….. Primeiro ele tem q entender que já não é mais “operacional”…..que precisa estar em forma, ou seja, perder peso!!! Estar junto da tropa pra ficar bem na fita com o governador é outra coisa!!! Vamos diferenciar isso senhor doutor!! Quanto ao seu post no blog fica minha opinião: DESNECESSÁRIO!!!!!

  59. Ihhhh Marcelo!Os seus argumentos não convenceram ninguém,pois o que todo mundo viu é que o seu amigo Francischini promoveu um baita de um fiasco e com esse papelão perdeu todas as condições morais para continuar no cargo,pois enquanto for secretário será alvo de chacotas.O que ele fez foi RIDÍCULO!

  60. Para o senhor tudo foi apenas espetaculo? Com todos os fatos o senhor cre mesmo que so usaram o veiculo para proteger o secretario e os deputados aliados? Se fosse para a policia agir seria contra o manifestante mesmo e apenas contra ele? Quando a mulher quer brigar? Quando o homem quer brigar, o que deve a mulher fazer, se contentar com esse mundo machista e chorar trancada no banheiro? O secretario nao foi covarde, chegando na surdina e escoltado pela tropa de choque? Amei sua ESPETACULAR colocaçao:”saltou em sua frente tentando impedi-lo no estilo “SUMO”. Com o que vibra ou vibrara o senhor prefeito da capital, no momento, parece ser um tanto quanto irrelevante perante a desgovernança em nosso estado. A termos populares, cabe, perfeitamente, usar-se “camburao” tanto pelo tipo de pessoas que trazia e pelos fatos ocorridos que levaram a utilizaçao do mesmo.

  61. Caro Dr Marcelo, foi o Sr mesmo que escreveu o texto? sinceramente achei sem pé nem cabeça. O que eu vi na cena foi em delegado machão que correu pra traz da polícia, se borrou de medo… e citar o Fruet, nossa, parece o sentimento que o Teo Pereira nutre pelo Claudio na novela…

  62. SR Marcelo Araújo, o sr calado é um poeta….o sr representa AOB…. onde estão todos que não tomam posição diante de fatos que ocorrem no cotidiano da nosso estado ou o sr é mais um que não quer desagradar o desgovernador para ter a benesse do auxilio moradia…A grande maioria inclusive a mídia tecem páginas e páginas tanto de executivo quanto do legislativo, mas teriam quer ter um olhar mais afiado para o judiciário… onde temos uma casta de pessoas que comentem também desvios de conduta e ninguém fala nada… santinhos do pau oco e bota oco nisto…hipócritas…sanguessugas do sistema… tenha a hombridade e use esse espaço condenando o auxilio moradia para estes déspotas… Assim o sr terá o meu respeito…Se não o sr será mais um que que é nota 10 em teoria mas nota (zero) em prática…mais boçal que apenas escreve…

  63. Em defesa do secretário? Ele está te pagando quantos? Independente de ser um camburão ou um blindado, a atitude foi ríficula de quererem passar por cima do povo! Quem eles pensam que são? Deuses?

  64. Marcelo Araujo, tentar defender o indefensável é perder tempo, acabou para Beto Richa e sua trupe, camburão ou blindado já não faz a mínima diferença, a partir do momento que você entra pela porta dos fundos em sua própria casa, o moral ja foi pro ralo!

    • Tens toda razão, e é incrível a inversão das coisas, chamam os professores de invasores e baderneiros, mas a tão chamada casa do povo,o governador e os desputados da mesma laia que costumam invadir na calada da noite para surrupiar os direitos dos do povo e sem explicação nenhuma de: onde esta o dinheiro do orçamento?

    • O QUE NÃO FARIA UM MEDÍOCRE em busca de alguma “notoriedade”. Algo do tipo “- eu falei isso” , “-eu apoio você e por isso sou contra ele” , “-por favor confiem em mim , me deem atenção e se possível um novo cargo”… Olhem eu aqui.