Coluna do Enio Verri: Um novo “30 de agosto” para Richa chamar de seu!

enio_30agosto_richaEnio Verri*

O trágico 30 de agosto de 1988 parece se repetir. O incidente que marcou o descaso com os professores, por parte do ex-governador àlvaro Dias (PSDB), reconfigura-se pelas mãos do também tucano Beto Richa. O pacote de maldades que vai a Assembleia Legislativa pode reduzir os direitos do funcionalismo público.

Se na década de 80, os professores foram surpreendidos pela cavalaria da PM, quase 30 anos depois, os servidores públicos são pegos de surpresa com a proposta governista de alteração no plano de carreira e aposentadoria. Mais uma marca para Richa que galga para o posto de pior governador que o Paraná já conheceu.

O pacote de maldades!, se aprovado, extingue auxílio-transporte aos professores de férias ou afastados, reduz licenças dos docentes estaduais, limita a aposentadoria no teto do INSS de R$ 4,6 mil, altera o plano de carreira e o adicional de tempo de serviço. Um duro golpe contra a educação de qualidade e segurança, além do bom serviço nas esferas públicas.

A mensagem encaminhada a ALEP não apenas é a tônica de um governo que quebrou o Paraná, abandou os investimentos no Estado e deixou a mercê policias e bombeiros paranaenses. à‰ o projeto político de uma agremiação que prefere o capital ao bem estar de todos os paranaenses, penalizando funcionários e beneficiando acionistas e grandes empresas.

Trata-se do governo despreocupado com as finanças públicas que implicou em dívida do terço de férias, atraso no salário dos integrantes do Processo Seletivo Simplificado (PSS), redução de servidores e falta de estrutura mínima para abertura do ano letivo, cortes expressivos no orçamento das universidades, o não cumprimento com os deveres salariais a policiais e bombeiros, entre outras situações críticas.

Economia

Pois bem, o pacote de maldade é realidade. Cabe a nós, servidores públicos e atores políticos unirmos as forças e irmos à s ruas contra a eminente perda de nossos direitos. Mais uma vez, é a pressão dos movimentos organizados que será o fiel da balança.

Reitero meu apoio a sindicatos e organizações que juntos nesta batalha defendem a manutenção dos direitos dos servidores e a qualidade no serviço público paranaense.

*Enio Verri é deputado federal eleito, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

Comments are closed.