Coluna do Enio Verri: O Paraná está fervilhando em protestos contra o governador Beto Richa!

enio.jpgEnio Verri*

O Estado vive dias de greve geral. Professores da rede pública estão parados e quase 1 milhão de alunos começaram 2015 sem aulas. Além dos educadores, estão em greve os agentes penitenciários, servidores da saúde, trabalhadores do Detran, bombeiros e funcionários das universidades estaduais. Beto Richa (PSDB) quebrou o Paraná, a quinta economia do País.

Recentemente, a Secretaria da Fazenda anunciou o corte de 100% da verba de custeio das universidades estaduais para 2015. O dinheiro é utilizado para manutenção, limpeza, vigilância, água, luz, internet e compra de insumos básicos das instituições.

Em Londrina, a UEL deixará de receber R$ 34 milhões. A reitora Berenice Jordão reagiu: a possibilidade de fechamento da instituição é real. Em Maringá, a UEM deixará de receber R$ 23 milhões.

A situação se repete em Guarapuava, na Unicentro. Sem este recurso a universidade não tem condições de funcionar. Com o corte do custeio das universidades em 100%, há o risco das universidades terem que fechar as portas!, disse o reitor Aldo Bona.

O Paraná é um dos poucos estados, junto com São Paulo e Rio de Janeiro, a contar com uma ampla rede estadual de universidades. A qualidade do ensino e relevância das pesquisas realizadas nas universidades são razões de orgulho para todos os paranaenses. As instituições também cumprem papel essencial no desenvolvimento regional.

Juntas, as sete universidades estaduais possuem mais de 75 mil estudantes, 7 mil docentes e mais de 8 mil agentes universitários.

A interrupção nos repasses de custeio pelo governo do PSDB representa um golpe fatal ao funcionamento das universidades. Não existe sobrevivência sem a manutenção dos repasses.

A comunidade acadêmica já começou a se mobilizar mobilizar contra a decisão que pode provocar a morte das universidades. Uma petição online está segundo promovida pelo site Avaaz. Clique aqui para assinar.

*Enio Verri é deputado federal, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Sou um dos fundadores do Partido dos Trabalhadires, e estou triste, porque uma das exigências ao Presidente Lula era que o PT e os aliados criassem uma CPI para investigar a PETROBRAS e a privatização da Vale Rio Doce, foi o maior erro político e administrativo do Partido dos Trabalhadores e do Presidente LULA. Não deixarei de ser petista, eu conheço a historia vergonhosa e covarde dos canalhas.

  2. Falou que é político. Não presta nem para fazer sabão.

  3. certo jonh, duas porcarias mesmo.

  4. Bombeiros não estão em greve!

  5. Deputada Mara Lima, vc é “evangélica” não conhece a bíblia:

    Provérbios 28,27:
    O que justifica o ímpio, e o que condena o justo, tanto um como o outro são abomináveis ao SENHOR.

    Provérbios 28,27
    O que dá ao pobre não terá falta; mas o que esconde os seus olhos terá muitas maldições.
    Provérbios 3,28
    Não respondas simplesmente ao teu próximo: “Vai e volta amanhã, e eu te darei algo”, se o tens disponível agora e podes ajudar.
    1 CORÍNTIOS 10-12 Aquele, pois, que cuida esta em pé, olhe que não caia.

  6. Diretor do Sindicombustíveis pede para Beto Richa baixar o ICMS dos combustíveis.

  7. Restou ao governo federal duas coisas. Primeiro, chorar por não ser tratado como um tucano. É verdade. Nada melhor no Brasil do que ser tucano. Como acontece hoje no Paraná, você pode quebrar seu Estado, colocar quatro de suas universidades públicas em risco de fechamento por falta de repasse e, mesmo assim, irão te deixar em paz. Nenhuma capa de revista sobre seus desmandos nem sobre seus casos de corrupção. (texto retirado do colunista da folha/uol Vladimir Safatle)

  8. Enio: Por favor peça a Dilma a fedederalização das universidades estaduais do nosso PR, intervenção já nosso estado está um caos, os demotucanos vai querer privatizar tudo.

    • Algo urgente a se fazer no PR, a Uniao deve retirar do Estado do PR, a conceçao das BRs, como foi feito com o patrulhamento das rodovias federais no Estado que passou a ser fiscalizada por integrantes do DPRF!

  9. ai ai ai ai ai ai ….! SERÁ QUE ESTE MOLEQUE NÃO APRENDEU COMIGO . PROFESSOR E FUNCIONÁRIO PUBLICO SÃO OS QUE MAIS SABEM SE O ESTADO VAI BEM OU MAU …. SE UM GOVERNO NÃO OUVI OS SEUS TÉCNICOS E NÃO RESPEITA OS SEUS PROFESSORES NÃO É SERIO .MENINO PARE DE ANDAR COM MAS COMPANHIAS ANDE COM O POVO MEU FILHO !

  10. E a deputada evangelica Mara Lima, ganhou milhoes dos evangelicos vendendo seus cds, depois que foi eleita deputada estadual o dinheiro e a vaidade falaram mais alto. Parece que vendeu sua alma.Ganha mais de 20 mil por mês como deputada e agora se esqueceu das pessoas que trabalham duro, edecadores, professores, funcionarios das universidades estaduais, escolas estaduais. Só Deus sabe se ela ainda é serva dEle ou não,se ainda for, mara lima saia desse lamaçal de pecado desse desgoverno e lute em favor das pessoas de bem que precisam de vc e não em favor de um governador egoista e mau.

  11. Opa, e ninguém fala do roubo que é o pedagio né, começou com jaime lerner e esta ate agora, o Requião ainda deu uma amenizada mais também não resolveu.

    • O pedagio e um assalto aos usuarios que passam por trechos onde existe esta modalidade de caça niqueis, motoristas se manifestam em coro contra a evoluçao do custo do oleo diesel, jah as praças deste malsinado pedagio MUITO OU NADA CONTRIBUI, eh a herança maldita que Jaime Lerner deixou ao povo do PR!

  12. Embora represente a constatação do óbvio, a coluna do deputado vale para engrossar o coro de mais de 8.000.000 de pessoas, que vêm o estado acabar de ir para o buraco.
    Como na época da revolução francesa, Beto e seus sequazes representam a monarquia oligárquica que tenta por todos os meios manter-se no poder, mesmo que por meio de atos escusos e propaganda tendenciosa, paga a peso de ouro,cquando ele mesmo diz que o estado está quebrado…
    Ratinho Jr. deveria fazer valer o que seu pai mais famoso diz sobre o que deve prevalecer é a vontade do povo.
    Ratinho, o pai, deve estar arrependido de apoiar financeiramente as campanhas de Beto Richa.
    Para reverter a ratada, precisa exortar Ratinho, o filho, à guiar os outros 11 deputados que elegeu com seus próprios votos a votar com o povo, exigindo uma sindicância nas contas deste no mínimo desonesto, que comanda outros desonestos na condução de um outrora progressivo estado, que tinha até mesmo a empáfia de falar em separatismo do resto do país, já que se julgava um estado, junto com SC e RS, capaz de fundar uma outra nação…
    Chega, por favor, de oligarquias prepotentes!!!
    Por favor, deputado, transmita sua verve mais do que justificada à AL. De nossa parte, levaremos aos senhores deputados nossa indignação.
    Eles sabem do suicídio eleitoral que cometrão se continuarem a apoiar essas desonestidades de Richa, Costa e os demais.

  13. A formiga peluda esquece que os protestos contra sua chefa estão ficando fortes. Duas porcarias, governador e presidenta.

  14. Pensem comigo. Se Richa sair, entra a vice no lugar e não muda nada, pois é tudo farinha do mesmo saco. Melhor deixar Richa no governo pra ser fritado nos próximos quatro anos. Mais um detalhe, se Richa sair vai receber uma excelente aposentadoria e a turma dele, Traiano, conselheiros do Tribunal de Contas, etc, vai continuar mamando nas tetas do estado.