Beto Richa vai reenviar o ‘pacote de maldades’ à  Assembleia; ouça o chefe da Casa Civil

Governo Richa vai propor amanhã (19) fim da greve em troca de nada. Pior: informará à  APP-Sindicato que reenviará o 'pacote de maldades' à  Assembleia, o mesmo que quase causou uma tragédia na semana passada. O Blog do Esmael/TV 15 vai transmitir nesta quinta tudo ao vivo a partir das 10 horas, direto do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Governo Richa vai propor amanhã (19) fim da greve em troca de nada. Pior: informará à  APP-Sindicato que reenviará o ‘pacote de maldades’ à  Assembleia, o mesmo que quase causou uma tragédia na semana passada. O Blog do Esmael/TV 15 vai transmitir nesta quinta tudo ao vivo a partir das 10 horas, direto do Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O K-suco promete ferver novamente nesta quinta-feira, dia 19, quando educadores e funcionários públicos prometem mobilizar em todo o Paraná cem mil contra o ‘pacote de maldades’ do governador Beto Richa (PSDB).

Embora tenha sido retirado da pauta da Assembleia Legislativa, o governo tucano articula reapresentar o mesmo pacotaço que quase causou uma tragédia na última quinta (12). Por muito pouco a bancada do camburão! não foi linchada por uma ensandecida massa de manifestantes que rompeu bloqueio policial e tomou o parlamento paranaense.

O governo Richa, “terceirizado” para o secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, quer ainda confiscar a poupança previdenciária de R$ 8 bilhões dos servidores públicos para cobrir rombo de caixa. Parece até que não aprendeu com o erro…

Nesta quinta (19), à s 14h30, o chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, e os secretários da Fazenda e da Educação, Fernando Xavier, receberão em Palácio Iguaçu o comando de greve da APP-Sindicato.

O governo vai dizer que pagará os atrasados e outras reivindicações dos educadores, desde que esses deem “salvo-conduto” para a Assembleia confiscar o fundo previdenciário.

O senador Roberto Requião (PMDB), em seu Twitter, criticou a retomada da proposta do governo Richa:

O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, em entrevista exclusiva para o Blog do Esmael, no domingo (15), adiantou que a categoria descarta esse tipo de negociação, pois a Previdência diz respeito a todo o funcionalismo público.

O Blog do Esmael//TV15 transmitirá ao vivo, nesta quinta, desde o Palácio Iguaçu, em Curitiba, o imbróglio entre governo e grevistas a partir das 10 horas.

Abaixo, ouça a entrevista de Eduardo Sciarra para a repórter Roberta Canetti na CBN/Curitiba:

88 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Qual a diferença de estratégia governamental entre PT e PSDB? Nenhuma…Agem da mesma forma através de pacotes (bombas para o bolso do contribuinte) que paga pela corrupção existente!

  2. Segundo o movimento “o descaso com a educação pública, a falta de investimento nas diferentes políticas sociais, culturais e de infraestrutura, calotes sucessivos aos servidores, fornecedores e prestadores de serviço têm prejudicado todos os paranaenses”.

    Como forma de protesto convidam todxs para o evento: “Beto Richa tua Batata tá assando” que será realizado amanhã (17), às 15h, na Praça Nossa Senhora de Salete. O cardápio foi feito especialmente para a ocasião, segundo o movimento no Facebook:

    Francischini ““ Batata com bacon
    Francisquininho ““ Batata com presunto
    Maria Vitória ““ Batata com camarão e queijo bri
    Romanelli ““ Batata com traíra
    Traiano ““ Batata com banana
    Cobra Repórter ““ Batata com cueca virada (à la Ratatópolis)
    Luiz Carlos Martins ““ Batata na manteiga derretida
    Nelson Justus ““ Batata com chuchu (receita da velha surda da praça)
    Cristina Silvestre ““ Batata com lexotan
    Mara Lima ““ Batata com botox
    Tiago Amaral ““ Batata com confeti
    Evandro Junior ““ Batata com pastel de vento
    Bernardo Carli ““ Batata com nabo do brejo
    Claudia Pereira ““ Batata com champignon (à la Ratatópolis)
    Artagão Junior ““ Batata com chá de cadeira
    Guto Silva ““ Batata com batata palha (à la Ratatópolis)
    Paulo Litro ““ Batata com costelinha fresca
    Mauro Moraes ““ Batata com formol
    Hussein Bakri ““ Batata com carne de onça (à la Ratatópolis)
    Francisco Bührer ““ Batata com meuzovo
    Jonas Guimarães ““ Batata com torresmo de porco do mato
    Plauto Miró ““ Batata com água de vina
    Alexandre Curi ““ Batata com pó de mico
    Tião Medeiros ““ Batata com óleo de fígado de bacalhau
    André Bueno ““ Batata ao molho de pau mandado
    Fernando Scanavaca ““ Batata com carne de vaca louca
    Wilmar Reichembach ““ Batata com traíra ao leite azedo (à la Ratatópolis)
    Pedro Lupion ““ Batata com laranja
    Alexandre Guimarães ““ Batata com raspas de dente de tubarão (à la Ratatópolis)
    Gilson de Souza ““ Batata à moda Palácio Iguaçu (à la Ratatópolis)
    Márcio Nunes ““ Batata ao molho de ratinho (à la Ratatópolis)
    Dr. Batista ““ Batata à moda arcaica
    Élio Rusch ““ Batata seca conservada no éter
    Schiavinato ““ Batata à moda Barros
    Missionário Ricardo Arruda ““ Batata com carne de cavalo (à la Ratatópolis)

  3. Pensei que o lema dos tais governos do Beto Richa, Alkimim, Aébrio Neves todos do PSDB fosse o tal ” XOQUE DE JEITÃO”, digo, “Xoke de “INDI(gestão)”, MAS AQUI NO PARANÁ O BETO RICHA ACHOU MELHOR DAR CHOQUE ELÉTRICO EM PROFESSORES, AGENTES PENITENCIARIOS, POLICIAIS, ADMINSTRATIVOS DE ESCOLAS E DO DETRAN, PESSOAL DA SAÚDE, CHOQUE ELÉTRICO NOS PROFESSORES DAS UNIVERSIDADEES… ESSE BETO RICHA… É SUA CARA ESSE “XOKE DE JEITÃO”…PEDE PRA SAIR BETO !!

  4. Quando em campanha a Gleisi falou que o governo não conseguia os empréstimos porque tinha o nome sujo, pouca gente acreditou, e tá ai a verdade.

  5. Assistam o filme JOHN DOE VIGILANTE. É o puro retrato o Brasil em relação a criminalidade e a passividade o poder judiciário e do sistema. É preciso quebrar o SISTEMA criado pelo calhorda e canalha do Beto Richa. Ele quer matar a previdência dos servidores públicos. Assim como a Dilma quer, a todo custo, fazer o povo brasileiro pagar a conta da sua irresponsabilidade. Não dá para CALAR, tem que REAGIR. O SISTEMA É MALÉFICO COM AQUELES QUE ELES ACHAM MAIS FRACOS. Pau no alto escalão o executivo, nos comissionados que entraram pela porta os fundos. Pimenta no cú os outros é refresco. Deputados, uma caterva de safados. Magistrados, políticos e governantes, todos arraigados defendendo seus próprios interesses. Todos são iguais perante a lei. É preciso acabar com os privilégios.

  6. Os professores, os funcionários públicos aposentados, o funcionalismo em geral do Paraná e os cidadãos paranaenses estão sob a ameaça de terem seus direitos aviltados e extintos pela labiosidade do deblaterante governo do Paraná. O Tamanho do sucesso da empreitada dos professores é o tamanho da mobilização deles e o apoio solidário das outras categorias que espero serrem fileiras contra a usurpação de direitos, o ataque midiático e principalmente contra a insensatez do governador e de seus lacaios.

  7. Demônio em vida. É este homem esta é a verdade!!!

  8. Minha gente, é com grande pesar que noticiamos a quebra do estado do PAraná.

    O beto richa – PSDB ou não sabe, ou não percebe ou não acredita que poderá sofrer a maior, possivelemente a mior greve PUBLICA já existida no BRASIL !!! já está sendo uma reação maciça tão violenta que numa comparação muito apropriada seria dizer que o governo entrou em metastase administrativa, nada maios estara funcionando a partir de sexta feira dia 20/02/2015 no estado tão como Paraná.

    Lastimavel, lamentavel, o verdadeiro mar de lama em que encontra-se a governança do estado do paraná, o beto richa – PSDB, arrochou nossos salarios, subiu todos os salarios dos comissionados inclusive o dele e da Fernanda Richa, deu agrado aos juízes, de 4 mil por mes retroativo a 10 anos pra que assim as causas do governo fossem sempre favoraveis, cooptou a assembleia do estado e tambem a imprensa.

    francamente, hoje, a melhor saída seria sua RENÚNCIA, pois o estado está num ponto sem saída, talvez para acalmar os animos beto richa devera trocar os secretário da fazendo “urgente”, o secretario da casa civil,secretario da educação “frouxo” e o de segurança o valentão francisquini… faz me rir…isso talvez acalme o humor dos paranaenses, contudo o que se vê é o caminho sendo preparado por sua incompetencia para a RENUNCIA, e saia da vida pública por falta de preparo, não seja aprendiz de governador em nenhum outro estado da federação, poderia apenas ter ficado como prefeitinho de curitiba e te-la destruído financeiramente e nada mais, para-se por aí…chega de PSDB de beto richa

  9. Eu como milhões de paranaenses não tenho nenhum partido político, não defendo cores partidárias e tampouco sou defensor deste ou daquele partido ou candidato.

    Raramente manifesto minha opinião e procuro manter distância dessas discussões que na maioria dos casos denotam interesse particular em detrimento do direito coletivo.

    Porém o que me chama atenção em todo esse episódio e por mais boa vontade que eu tenha em entender tudo isso não consigo achar uma resposta coerente por parte do governo para as seguintes questões:

    1) Se o governo não pretende usar o recurso do Paranáprevidência para despesas correntes por que então todo esse esforço descomunal em absorvê-lo num caixa único? A incorporação do Paranáprevidência nesse caso não teria sentido, então é melhor deixar como está e como foi concebido como uma poupança para futuros pensionistas!

    2) Se a crise começou agora e as contas do governo estavam em dia, conforme afirmação em campanha eleitoral, como pode o estado ter quebrado em tão pouco tempo? Que obras são essas que levaram todo o dinheiro do estado?

    3) Se o pacote é de austeridade, não deveria ser extensivo a todos os funcionários? Como justificar aumento para o governador e deputados numa situação de crise financeira tão acentuada?

    4) Os recursos do caixa único criado pelo governo, agregando recursos de todas as fontes arredadoras para uma única conta está sendo revertido, conforme legislações específicas, para seus órgãos de origem? O tribunal de contas avalia isso? Não pode ocorrer o mesmo com os recursos do Paranáprevidência?

    5) Se as contas do governo são auditadas pelo tribunal de contas e até então não havia nenhum indicativo que o gasto com funcionários havia ultrapassado o limite de 49% que estabelece a lei de responsabilidade fiscal, como é que em pouco mais de um mês toda a arrecadação será utilizada somente para pagamento da folha de pagamento conforme afirmou o secretário da fazenda? Lembrando ainda que no ano passado por várias vezes foi noticiado que o governo havia atingido o limite prudencial e isso o impediu de pagar progressões de várias categorias, por isso entendo que o limite de 49% nunca havia sido ultrapassado.

    Enfim, essas são apenas algumas das inúmeras dúvidas que tenho e que se tivesse respostas coerentes e convincentes poderia até concordar com algumas dessas medidas, pois em vários momentos de nossas vidas temos que fazer ajustes em nossas finanças e esses ajustes começam em nossa própria casa e não na casa do vizinho.

    Porém como até o momento nada foi apresentado ou acrescentado que pudesse esclarecer parte dessas dúvidas, mantenho meu posicionamento contra todas essas medidas (as já aprovadas no “tratoraço” também) de ajuste unilaterais.

    “Tente mover o mundo. O primeiro passo será mover a si mesmo” Platão

  10. Ele está louco, portanto não pode mais governar o Estado! O impeachment mais do que nunca agora tem que acontecer! Os servidores não irão desistir! Eu gostaria que a classe jurídica do Paraná se posicionassem porque futuramente também serão prejudicados!

  11. Está escrachado o que passa o estado do Paraná, definitivamente, Beto Richa não consegue mais governar o terceiro maior arrecadador de tributos do país, o Paraná.
    Não sabe, não entende, não vê, não poderia NUNCA ser governador de qualquer outro estado do Brasil o Beto Richa.
    Talvez, o maximo seria um prefeitura de uns 50 a 60 mil habitantes, poderia terminar de destruir Curitiba e jamaia posteriormente pegar o Estado do Paraná. Não tem tamanho a loucura que nós paranaenses fizemos, e pior, por duas vezes no palácio do Iguaçu, meu Deus.
    Hoje, talvez, mas bem talvez, a demissão de seus esdruxulos secretarios da Fazenda, da Educação e da Segurança, amenizem o estado avançado de metastase administrativa em que vive seu “governo”, só pelos nomes percebe-se a fraqueza de seu governo, sinal de que se ele continuar nessa engendrada maluca por mais impostos, benesses para judiciario, deputados, pelo seu salario e comissionados estará já nesse mês de fevereiro indo para UTI, no qual só restará um remédio bem ruim, POIS AS CONDIÇÕES da boa governaça já estariam sendo perdidos pela total, desestruturação dos serviços públicos, com a proclamação da GREVE GERAL E IRRESTRITA em todos os serviços públicos, será a maior ecatombe já vista talvez no Brasil, restando nesse momento a sua RENUNCIA, beto richa precisa avaliar rapido, o que vai fazer nessa quinta feira 19/02/2015.
    Se ele não sabe fazer isso, peça ao eduardo sciarra para o faze-lo, com urgencia, e renuncia e´iminente por estas condições ingovernaveis causadas pelo senhor governador no primeiro mandato.

  12. ESSE SECRETÁRIO , CIARRA EM ENTREVISTA A RÁDIO CBN DISSE BASTANTE E NÃO DISSE NADA, SÓ ENROLOU, GAGUEJOU E PARECE QUE NÃO ESTÁ PREPARADO.

  13. Esse dinheiro que o beto Richa quer foi ele que depositou? Foram os deputados? Não! então eles não tem direito sequer de pensar em utiliza-lo. Caso o faça será um furto. pois está pegando oque não pertence a eles. Errada é a lei que dá direito a essa corja de deputados de poder aprovar o desvio do que não é deles nem tão pouco do governo.

  14. E só complementando: nosso dinheiro da PRPREV, nem pensar!!!!!! É nosso e ninguém mexe!!!!!!!

  15. Esmael Morais, isso é para rir ou para chorar???
    O (DES)Governador me publica em rede estadual como se estivesse fazendo um grande favor para nós, professores e servidores, o pagamento das rescisões de contratos e o terço de férias. Ora, é obrigação do empregador cumprir seu dever para com seus funcionários, concorda??? Depois vejo que será reenviado as propostas da semana passada, ou seja, o pacotaçõ da maldade novamente. Por que que nós, trabalhadores é que devemos pagar pela incompetência dele?? Por que que nós, devemos pagar pelo recurso mal gerido por ele??? Pergunto: onde foi parar o nosso sagrado dinheiro?? Afinal, o Pr. é o 3º melhor Estado em arrecadação. Onde está o dinheiro que tacva aqui??? Não vi em lugar nenhum, o (des)governador dizer que vai cortar os milhares de CCs que só empregam cabos eleitorais; não vi e nem ouvi ele dizer que vai reduzir a verba que sua família leva mensalmente para casa. Agora, nós, que realmente trabalhamos duro é que devemos ser prejudicados??? Desmontou o Estado e quer culpar-nos??? Por favor,……………

  16. Eles vão fazer o impossível pra votar esse pacote da malandragem, o Governo não tem de onde tirar dinheiro, se não votar esse mês o Governo quebra.
    Incompetência,irresponsabilidade, malandragem, canalha, pilantra, bandido, o PSDB é o pai e mãe da mentira.
    Se eles conseguirem votar esse pacote eles vão deitar e rolar, como se diz podemos tudo, somos intocáveis.
    A mídia velha, fica em silêncio.
    Todo dia de manhã e à noite o PSDB pede a benção a Rede Globo, bença madrinha.
    A Rede Globo responde: que o (PIG Partido da imprensa Golpista) de abençoe meu filho.
    Darei minha vida pelas minhas conquista como cidadão de bem, eles vão ver o gigante furioso em defesa de seus direito.
    FORA BETO RICHA….FORA PSDB!

  17. A Paranaprevidencia é dos Funcionários Públicos. Portanto ninguém pode meter a mão e não iremos deixar. Isso é um assalto.

  18. Que pilantra!!! O Beto Richa quer roubar o fundo de pensão dos professores para pagar o salário dos professores. Que absurso!!! Pago você com o dinheiro que roubei de você.

  19. Olá senhoras e senhores servidores, o governador mostra um grande desespero, pois em meu curto tempo de Professor que são dezoito anos da minha vida, vejo o diálogo do presidente da casa civil o tanto quanto ridículo, pois estão nos chantargeando com direitos desrrespeitados de um governo irresponsável, como pode negociar com direitos adquiridos, como se nosso quinquênio fosse uma conquista de agora, o terço de ferias fosse um bem recente e tudo mais,meu Deus, precisamos nos organizar e em conjunto com a sociedade paranaense por esses governo e essa tropa do camburão fora de suas funções, eles não são donos do Estado,sai servidores do povo. O que esta. acontecendo com nosso Estado?

  20. Parabéns ao deputado Francisquini pela coragem em chamar esses preguiçosos de vagabundos e burros. Burro é o povo que vota no PT.

  21. Alguém tem fonte segura de quanto custa a folha doas mais 4 mil cargos comissionados!!!

  22. CLAROS AMIGOS, VENHO FALAR Q O PLAYBOY GASTOU TODO DINHEIRO DE VOCÊS NA CAMPANHO DO SARNENTO DO AÉCIO, ELE ESTAVA CONVICTO Q O SARNENTO GANHARIA A ELEIÇÃO….

  23. apenas solicito que o fundo de 8 bilhões não caia no esquecimento, contribui e vou continuar contribuindo mesmo como aposentada conforme recente determinação. Eu e demais aposentados e quem irá pedir a apsoentadoria apenas queremos uma velhice digna.

  24. Esmael, onde consigo decalque dos deputados do camburão ? Quero adesivar meu carro.

  25. Este beto richa nunca foi servidor público, nunca dependeu, não depende e não dependerá deste salário, muito diferente dos servidores públicos que vivem às custas do precário salário que recebem, gastam com combustível para trabalhar, muito diferente de magistrados e políticos. Pimenta no rabo dos outros é refresco.

    • Depender talvez não dependa, mais vive mamando uma aposentadoria vitalicia que o pai dele deixou. APOSENTADORIA VITALICIA de político tem que acabar, eles têm que trabalhar igual qualquer cidadão para aposentar, mesmo tempo de serviço, nada de ficar dois mandatos (8 anos) e aposentar, uma vergonha isso. Mais uma palhaçada.

  26. Ele quer e precisa dos oito Bilhões ou libera ou todos sem pagamento ativos e aposentados a que ponto chegamos… CORRUPCAO DEVERIA TER PRISÃO PERPÉTUA AÍ NINGUÉM ROUBAVA O POVO.

  27. Esmael onde consigo decalque dos deputados do camburão ? Quero adesivar meu carro.

  28. Não consigo entender se é falta de caráter, falta de bom senso, falta de vergonha na cara ou desespero puro e simples. Já está suficientemente claro que os servidores públicos do Paraná não vão doar a poupança da previdência para esses senhores taparem os rombos que provocaram nas contas do Paraná. Assim sendo, insistir em tungar os 8 bilhões do Paranaprevidência só vai servir pra provocar mais confusão, parar o estado e deixar milhares de alunos sem aula, cidadãos sem atendimento na saúde pública, etc. Só vão parar quando houver sangue derramado???

  29. Alguém poderia me informar o que faz e o que pensa aquela nulidade que responde pela pasta da administração e previdência do Estado? Estão cagando e lambuzando o coreto dela e até agora se esconde atras de sua nauseabunda insignificância. Sua colega, a secretária da Justiça, ao ver que o playboy das araucárias tinha colocado o sistema prisional sob as fétidas asas do homem morcego, teve a dignidade de pedir demissão e voltar a seus afazeres no ministério público.

  30. Este governador é cínico e irresponsável, quer ver sangue, pois os servidores não deixarão esse assalto a Previdência. Beto Lixo renuncie enquanto você pode e fuja para alguma ilha bem longe daqui, pois quando abrir as contas deste governo é processo criminal na certa.

  31. Como diria o Requião para o pessoal do Richa: “Pra vocês é cacete e cadeia!”.

  32. Reduzir o salário dos políticos.

  33. Concordo com a manifestação, inclusive votei no deputado Turini q foi a favor dos servidores, mas me indago pq este movimento em nada faz alusão a Sra Dilma que está promovendo um verdadeiro massacre com o povo. Quero acreditar q esse movimento não seja patrocinado pelo PT, pois, se assim for cairá em descrédito com a sociedade paranaense.

    • Fabio acredito que vc seja um pouco inteligente para entender que a Dilma não governa o Paraná ;não quer se apropriar do dinheiro dos servires do estado; a a Dilma está em bras´lia e o governador do estado mora no batel joga baralho na Argentina , e descansou de tanta maldade que pretende fazer em S.C. vc não é comissionado não é santo ?

    • Má que diabos a Dilma tem a ver com isso criatura? Que massacre é esse dos maiores salários em 50 anos anos e os mais baixos índices de desemprego de nosso história? O governador em quem você votou quebrou o Paraná, e esta jogando a conta nas costas dos funcionários públicos. Além do que praticamente todos os avanços que os professores tiveram nesses últimos anos foi devido ao PT e ao Requião meu filho, vá se informar um pouco antes de falar tanta asneira.

    • Não fala nada da Dilma porque o caso é estadual e o governo federal não tem absolutamente nada com as sandices que estão acontecendo aqui.

    • Este movimento em nada faz alusão a Sra. Dilma porque a nossa briga é com o piá de prédio que você ajudou eleger.

  34. É minha gente não vai ter conversa. O governo Pinóquio quer que nós paguemos pelo zona que ele fez.

  35. Eu avisei…Tio Bob, salva nós!

  36. No meio de uma crise financeira a assembleia legislativa do Paraná anuncia que os deputados terão um aumento de 20 mil para 25mil reais, e de acordo com o presidente da casa em entrevista a rede globo “isso” é porque eles merecem. Ai eu pergunto a crise só afeta a classe mais baixa dos servidores públicos. Porque não começamos a cortar gastos do topo da pirâmide política de onde saem os maiores gastos da folha do governo

  37. ABRAM O OLHOS APP E SINDICATOS, O BETO VAI PASSAR VCS PRA TRAZ, VAI FICAR DE BEM COM A OPINIÃO PUBLICA E DEPOIS COLOCAR A CULPA NOS RADICAIS DO SINDICATO QUE SÃO DO PARTIDO DO PT..

  38. Que bom esse governo Esmael. acabei de ver no jornal estadual que o governo vai pagar o salário de fevereiro ; fora beto e não mexa no dinheiro do Pprevidencia, isso é contribuição de trinta anos .

  39. Deixem o homem trabalhar.voltem ao trabalho seus desocupados….

  40. Esmael para cortar gastos ele pode começar exonerando pelo menos 2500 comissionados

  41. Esmael cade meu comentário ?

  42. Gente, quero saber dinheiro do Paraná! ONDE ESTÁ O DINHEIRO??? Como está a prestação de contas? Alguém tem algum dado concreto? Quem está investigando? Como em menos de 4 meses o Parana QUEBROU??? Richa, explica!!! Isso é uma vergonha pra todos nós! Richa, você é uma VERGONHA para o Paraná! Eu tenho VERGONHA de dizer que você é o governador do meu Estado!!!

  43. Espero que a APP não seja frouxa e não se deixe enganar ; os canalhas não falam nada sobre o dinheiro do Pprevidencia; querem negociar o que ? Simplesmente dizer que não vão cortar nossos direitos de trinta anos ; beto mande embora esse bando de comissionados q vc acerta o caixa do estado .

  44. …”O governo vai dizer que pagará os atrasados e outras reivindicações dos educadores, desde que esses deem “salvo-conduto” para a Assembleia confiscar o fundo previdenciário.”…
    ISSO ERA ESPERADO E NINGUÉM LUTA PELOS APOSENTADOS OU POR QUEM BREVEMENTE ESTARÁ APOSENTADO. A DIGNIDADE DO SERVIDOR APOSENTAODO FINDA. LAMENTÁVEL.

  45. EU SOU PROFESSOR
    Eu sou professor. Professo o pouco que sei. Não é muito. Ensino o que aprendi. E o que ainda aprendo. É esse o meu ofício _ sou professor de língua portuguesa e suas literaturas. E me orgulho do meu trabalho. E me orgulho do pouco que sei. E honro o meu juramento de ensinar o pouco que sei. Honro o meu juramento de combater o preconceito: inclusive o linguístico. Em verdade, não saberia fazer outra coisa. E ainda que o soubesse, nada me faz mais feliz do que estar em uma sala de aula. E ver o brilho nos olhos de meus aprendentes diante de uma descoberta. Porque o mundo é crível. Ainda que a humanidade seja rara.
    Ontem foi, talvez e confusamente, o dia mais triste e feliz da minha vida. Ontem, mais uma vez na história do Paraná, vi a Tropa de Choque da Polícia Militar do meu Estado, arremessar bombas contra 20 mil manifestantes que por uma semana pediram, solicitaram, imploraram, e por fim, exigiram, a retirada de duas PLs (Projetos de Lei) que arruinavam a vida de mais de 200 mil servidores públicos. 200 mil famílias.
    Estes trabalhadores (professores, merendeiros, serventes, agentes penitenciários, agentes da saúde, técnicos administrativos, secretários, entre outros) são servidores públicos. Eles servem ao povo paranaense. Seja nas penitenciárias, ou nas escolas públicas e gratuitas. Seja nos hospitais ou nas Universidades Estaduais. O povo paranaense é o seu verdadeiro patrono. E é pelo povo do meu Estado que nós estávamos lá. Lá na casa do povo. Lá na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP).
    Eu não queria ir pra lá. Ninguém da gente queria estar lá. Quisera eu não ser obrigado a lá me achar. O meu lugar é na sala de aula. Eu nunca tinha entrado na ALEP. Os companheiros todos que conosco estavam também não trabalham lá. Mas, uma vez que nosso pedido não foi ouvido e, ao contrário, foi debochado naquela Casa por 34 deputados, nosso dever de cidadão e trabalhador, foi ocupar a Casa do Povo. E exigir que não houvesse a votação nas PLs.
    Nos vemos obrigados a empurrar os companheiros da PM, que também seriam prejudicados pelas PLs. Foi pedindo desculpas para um policial que me falava que também tinha família, que eu, abraçado aos companheiros, empurrávamos o cordão humano que os policiais militares se viram, igualmente, obrigados a fazer; impedindo a entrada dos trabalhadores que muito pediram, e, por fim, exigiram, a retirada da votação dos dois projetos. Foi com temor e indignação, que todos os manifestantes derrubaram as grades da Assembleia, para ocupá-la. Nós pedimos ao longo de toda a semana, para que nos ouvissem, que negociássemos. Mas o que eu vi, foi o Deputado Felipe Francisquini nos chamando de burros (e isto está na web para todo o mundo ver). O que eu vi foi seu pai, o senhor Secretário de Segurança Pública, rindo, bem na minha frente, quando ainda no portão, nos recusamos a deixa-lo passar. Como o filho, ria de mim, porque me julgava um burro. Eu e mais 20 mil pessoas fomos ridicularizadas por este senhor que de mim ria. Olhando nos meus olhos com desprezo; com cinismo. Eu cordialmente lhe disse que ele não poderia passar. Pedi, com educação, para que ele entendesse. Que não era o momento. Nós queríamos impedir a votação que tramitava em regime de urgência. Queríamos impedir a formação da Comissão Geral, que votaria os dois projetos e apoucava as conquistas de mais de quarenta anos de luta da sociedade paranaense. Mas, de mim ele riu. Ele não sabe quem eu sou. Todo o povo paranaense agora sabe quem ele é: Senhor Secretário Fernando Francischni.
    Com efeito, em poucos minutos, a Assembleia estava cercada por 20 mil trabalhadores. Trabalhadores que foram atingidos por balas de borracha da BOPE. Trabalhadores que foram mordidos por cães da Tropa de Choque.
    Eu vi PMs chorando. Eu chorei também.
    Os trabalhadores tiveram que sitiar a Casa do Povo, para ter o seu direito ouvido. Foi preciso o que ninguém de nós queríamos. Foi preciso que os senhores deputados se sentissem em perigo, para que nos dessem ouvidos. Necessário foi eles lavrarem um documento rezando a suspensão da votação por temerem pela própria “˜integridade física”™!
    Aos senhores deputados eu digo: nós também temíamos pela nossa integridade física. Eu e minha mãe. Sim, minha mãe foi quem me ensinou o ofício, o trabalho, que hoje exerço. Sim, minha mãe é professora, e lá estava comigo. Eu temi por ela…
    Esta epístola acaba aqui. Minhas mãos tremem ao lembrar da expressão de medo da minha esposa, que também é professora e lá estava. Mas lembro aos senhores deputados estaduais do meu Paraná: ouçam-nos. Para que isso não aconteça nunca mais. É a segunda vez que os senhores nos ofendem. Repetimos o 30 de outubro de 1988 ontem. O senador Álvaro Dias ainda vivia um momento muito mais favorável; mas o senhor, Governador Carlos Alberto Richa, vive um momento muito mais delicado. Ninguém entre nós era arruaceiro. Ninguém entre nós era baderneiro, como o senhor disse. Somos todos trabalhadores. E nada disso seria preciso, se o governo dirigido pelo senhor, tivesse respeito por nós. Como dizia Guimarães Rosa, Governador, “o pior cego é o que quer ver”. A greve só está começando
    Links
    Bando de burro:
    http://destado.com.br/“¦/deputado-felipe-francischini-chama”¦/
    Ocupação:
    http://www.esmaelmorais.com.br/“¦/ao-vivo-ocupacao-na-assem”¦/
    Professores aplaudindo a recusa da PM em nos agredir
    https://www.facebook.com/video.php?v=804295236302809
    O Policiais Militares do Paraná comem conosco
    https://www.facebook.com/bemlocopsor.viatordecampos/posts/358820124310225?notif_t=like

    Atentem ao pathos, minha gente!

    • sou professora no Colégio Estadual Paulo Freire, em Pontal do Paraná, quero dizer a ti,professor Antonio :Você me representa. Precisamos resgatar nossa dignidade.

  46. Espero que desta vez o sindicato não afrouxe a tanga como na greve passada.

    • Está escrachado o que passa o estado do Paraná, definitivamente, Beto Richa não consegue mais governar o terceiro maior arrecadador de tributos do país, o Paraná.

      Não sabe, não entende, não vê, não poderia NUNCA ser governador de qualquer outro estado do Brasil o Beto Richa.

      Talvez, o maximo seria um prefeitura de uns 50 a 60 mil habitantes, poderia terminar de destruir Curitiba e jamaia posteriormente pegar o Estado do Paraná. Não tem tamanho a loucura que nós paranaenses fizemos, e pior, por duas vezes no palácio do Iguaçu, meu Deus.

      Hoje, talvez, mas bem talvez, a demissão de seus esdruxulos secretarios da Fazenda, da Educação e da Segurança, amenizem o estado avançado de metastase administrativa em que vive seu “governo”, só pelos nomes percebe-se a fraqueza de seu governo, sinal de que se ele continuar nessa engendrada maluca por mais impostos, benesses para judiciario, deputados, pelo seu salario e comissionados, beto richa estará já nesse mês de fevereiro indo para UTI, no qual só restará um remédio bem ruim, que seria a sua RENUNCIA.

  47. não pagaremos essa conta de forma alguma…

  48. O sciarra enlouqueceu, Esmael!
    O terço de férias seria pago em duas vezes, proposta inicial, e que não foi aceito por ninguém.
    Agora, nesta entrevista à CBN, diz que vai pagar o terço atrasado em TRÊS VEZES!!!
    Pirou!
    Na jugular dele, Hermes, o Leão do Centro Cívico!!!

  49. Por quê só nós povo, temos eu pagar a conta. Acho que diante dos problemas o Governador deveria não pagar o sal´[ario dos professores e demais funcionários que estão em greve. Queria ver se eles aguentariam o mês sem salário. Cambada.

    • Caio, não sabe o que escreve e fala. Cala a boca.

    • E vcs não sabem q muitos da educação estão sem receber salário e acerto desde o ano passado? Então Caio Lopes, leia sobre a greve antes de falar por aqui!! !!.

    • Não sabe de nada inocente. Vá se informar primeiro, aonde esse teu governador gastou o dinheiro do Paraná. Depois disso Você pode falar de não pagar os professores.

    • Correção: o Caio sabe o que está dizendo. É pago para tanto.

    • Queria ver se a sua opinião seria a mesma ele resolvesse pegar o teu Fundo de Garantia.
      Ou quando vc pedisse aposentadoria, recebesse a seguinte resposta: não dá, não temos dinheiro pra te pagar.
      Para de olhar o próprio umbigo.

    • Caio Lopes vai se informar antes de falar besteira!

    • Caio, vc mama na teta que qual poder, nós o povo estamos pagando a conta da incompetência do nosso governo, com a falta de saúde, educação e segurança. Muitos professores estão trabalhando sem receber, as escolas não tem material didático, em muitas escolas os alunos tem que levar papel higiênico, por que “a ajuda de custo” que o governo repassa não é suficiente para suprir os gastos por aluno, os professores trabalham com turmas de 30 a 40 crianças ou adolescentes descontrolados, ficam doentes e o governador tá recebendo sua boladona tranquilo e sossegado, vc acha que ele tá perdendo noite de sono, claro que não deve estar tomando champagne e comendo do bom e do melhor as nossas custas, tirando notinha de gastos pro governo pagar…. se liga!

    • Caio, perdeu você a oportunidade de ficar quietocou de se solidarizar com os desmandos do governo do Parana, pois que mais perde e o aluno, certamente nao tens filhonem colegio publico.

    • Você provavelmente vive sem salario nunca precisara se aposentar, enfim é um ET ou simplesmente é um alienado como diz compadre Washington. Sabe de NADA inocente …

    • Caio pelo visto você deve ser um comissionado, que nem estudo tem tem e nunca precisou de um professor. Vai lavar roupa velho?

    • CAMBADA! VOCÊ VIVE EM QUE MUNDO RAPAZ!
      QUAL É A SUA PROFISSÃO?
      QUAL É A SUA IDADE?
      QUAL É A PROFISSÃO DE SEUS PAIS?
      A MEDIDA DE REAJUSTE FISCAL FOI APROVADA PELA ASSEMBLEIA EM DEZEMBRO DE 2014!
      NÃO SÃO ESSAS AS REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES!
      SUGIRO QUE LEIA MAIS!
      AH! E APRIMORE SEU PORTUGUÊS! ELE ESTÁ BEM RUIM!

  50. Por que o Governador não parcela o saláio dele e de toda sua corja que é mais do que o salário dos professores?

    • Eu, modéstia parte, acho que os nobres deputados, governador e imperatriz deveriam adotar o salário de professores neste mandato, não sei quanto tempo durará… Mas, porém, entretanto, toda via… Repensando… dado o teor de falência do Estado acho que eles deveriam trabalhar pelo AMOR! Tão nobre, governador…

      • Essa eu gostei,até mesmo para nos dar exemplo sobre o trabalho pelo dom do amor,achei excelente idéia meu amigo,parabéns, precisamos oportunizar essa idéia…

        • Priscila, acho muito eles ganhar igual á nós, já que eles aparecem na ALEP apenas na terça feira p/ ferrar o povo. quero ver eles trabalhar 20 ou 40 horas semanais. Doncurso p/ eles e aposentadoria igual a nós

  51. Vai esperando sentado Betinho, quer fazer chantagem com a APP é? Essa quebradeira é culpa somente do Beto e cia, excesso de comissionados, etc.

  52. Por que o Governo não começe cançelando o aumento dos 10% dos cargos comissionados que ele contratou e esquece os 26% do aumento sobre seus próprios salários ai podemos começar a concersar. vai criar vergonha Deputado Sciarra

  53. Aloprados!!! Querem mesmo tirar o nosso dinheirinho suado! Eu ralei muito, sendo descontado todo mês, para formar esta poupança que é nossa garantia de aposentadoria, a miha e a de meus colegas queridos ecqueridas professores e professoras que muito ralaram, quase sempre sem condições, para tentar efetivar a educação pública do PR.
    E agora, novamente vem essa gente para tungar este dinheiro!
    É isso que tapará o buraco arrombado do Beto, do Sciarra e do baiano cagão???
    É impeachment mesmo, gente! Couro neles!!!

    • Beto quer meter a mão no bolso dos professores para pagar o auxílio-moradia que ele deu para os juízes e que seu ex-advogado Ivan Bonilha também quer ganhar.

      https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20150218041953AAjoPhW

      • Porque essa juizada sem vergonha ta quietinha né…tão esperando que o deles vai cair. Não prestam pra nada, só para soltar bandido.

        • Alí é que mora o mau para o país. Judiciário tem que ser transparente e eleitos pelo povo… Fazem o que quer, com quem quer e quando quer. Dali, nada de democracia. Reforma do Judiciário já

    • Zé Venancio,
      você está repleto de razão, se utilizar do fundo previdenciário do servidor, é criar uma situação insustentável no futuro. Não existe milagre, porém, a utilização da contribuição previdenciária dos servidores públicos, fundindo os fundos previdenciários, para aliviar o caixa do governo, é criar um problema muito maior para o futuro. Defender essa atitude imediatista é pura ignorância, pois a conta será paga num futuro próximo com JUROS e CORREÇÃO MONETÁRIA, pela população paranaense e pelos funcionários públicos.

      • A Dilma deu o exemplo ao fazer um tratoraço com a Cãmara e Senado com o P L N 36. Deixou livre o caminho para essas barbaridades que o Beto Richa está tramando contra os professores do Paraná. Aquela medida liberou geral as ações de governos.