Assembleia pode abrir CPI sobre sumiço do dinheiro! no governo Richa

Para mostrar serviço, nova legislatura da Assembleia pode abrir CPI para investigar sumiço do dinheiro! arrecadado pelo governo Beto Richa. Neste domingo (1!º), na posse dos deputados estaduais, servidores públicos que levaram calote do tesouro estadual vaiaram o governador tucano gritando das galerias Richa caloteiro, cadê o meu dinheiro!. Professores foram demitidos, mas ainda não receberam a rescisão trabalhista. Demais servidores não receberam o terço de férias, policiais e bombeiros do interior do estado ficaram sem receber diárias no trabalho do Projeto Verão. à‰ neste contexto que parlamentares querem CPI para saber o paradeiro do dinheiro arrecadado nos últimos 4 anos.

Para mostrar serviço, nova legislatura da Assembleia pode abrir CPI para investigar sumiço do dinheiro! arrecadado pelo governo Beto Richa. Neste domingo (1!º), na posse dos deputados estaduais, servidores públicos que levaram calote do tesouro estadual vaiaram o governador tucano gritando das galerias Richa caloteiro, cadê o meu dinheiro!. Professores foram demitidos, mas ainda não receberam a rescisão trabalhista. Demais servidores não receberam o terço de férias, policiais e bombeiros do interior do estado ficaram sem receber diárias no trabalho do Projeto Verão. à‰ neste contexto que parlamentares querem CPI para saber o paradeiro do dinheiro arrecadado nos últimos 4 anos.

Parlamentares do PMDB e PT, neste domingo (1), durante a posse e eleição da mesa da Assembleia Legislativa do Paraná, começaram articular a instalação da CPI do sumiço do dinheiro! no governo Beto Richa (PSDB).

Na sessão que abriu a 18!ª legislatura, hoje à  tarde, deputados argumentavam que o desaparecimento do dinheiro público é motivo concreto para a abertura de uma comissão de investigação.

Como pode o governo do estado bater recorde de arrecadação, aumentar impostos, e ainda viver crise de caixa. Onde foi parar o dinheiro do povo?!, questionava um parlamentar oposicionista, que deverá iniciar amanhã (2) a coleta de 18 assinaturas necessárias para a instalação da CPI.

Entre os 27 estados da federação, o Paraná tem a maior receita corrente líquida (RCL) cresceu de R$ 16,97 bilhões para R$ 26,46 bilhões nos últimos quatro anos (2010-2014).

A RCL é composta pela soma da arrecadação dos tributos estaduais e transferências da União, menos os repasses obrigatórios aos municípios.

Mesmo com esses indicadores positivos, o governo Richa deu calote no terço das férias dos servidores públicos, nas rescisões de professores contratados pelo regime PSS, nas diárias de policiais e bombeiros que atuam no Projeto Verão nas praias. Também dispensou funcionários das escolas e deixou de pagar oficinas que fazem reparos nas viaturas da PM e fornecedores do estado, dentre outras barbaridades, em virtude da alegada crise financeira.

Regimentalmente, podem ser instaladas até cinco CPIs simultâneas na Assembleia Legislativa do Paraná. As outras 4, calculam os próprios deputados, serão destinados à  laranjada! (comissões de investigação criadas somente para travar as demais CPIs sérias).

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Beto Richa endivida o Paraná em bilhões, surrupia o bolso dos paranaenses com aumentos exorbitantes de impostos, deixando estradas esburacadas, pedágio mais caro do mundo, etc… Com isso a oposição tá falando em impeachment pra ele também. Quanto ao Álvaro Dias, ele foi eleito com expressiva votação para o Senado porque não tinha concorrente, mas não tem moral para fazer oposição porque tem medo de concorrer até o governo do PR.

  2. xiii acho q alguem vai aparecer noo fantastico no quadro cade o dinheiro que estava aqui,com impostos absurdos os carinhas ainda falam em crise ,crise é o que o povo esta passando tudo pq na hora de votar muitos eleitores preferem pegar santinhos da rua mesmo do pesquisar um pouco sobre esses nossos representantes fala serio

  3. E o dinheiro dos empréstimos que ele fez ? São aproximadamente 3 bi, não são ? Miauuuuu

  4. pelo que entendi o parana arrecada 26 bi e volta tres bi e desses 3 bi 1 bi some? e os outros 16 bi? ah tá explicado o sumiço.

  5. Não tem quem agrade esse povo do PT, vão trabalhar seus inúteis, aumento grande no salário, hora atividade, agora qualidade do ensino,,uma vergonha.

  6. Pra vê onde o Beto aplicou o dinheiro é só deixar de ser preguiçoso e sair de casa pra vêr. Veja as estradas recapiadas, os aumento dos professor, as melhoria nos hospitais e posto de saúde, as ambulânças novas, o mais médico, as casas do Cohapar. Vocês são um bando de petezada que perderam a eleição e ficam de xororô. Vão trabalhar.

  7. Eu digo onde foi parar o dinheiro. No bolso dos professores que tiveram mais de 50% de aumento, assim como nos que foram contratados de concursos; no bolso dos policiais militares contratados em concurso e que tiveram aumento de salários (hoje o segundo melhor do país); na compra de novas viaturas, ambulâncias, melhorias nas estradas, etc. De onde você acha que vem o dinheiro para bancar isso???

    • Ainda morando em Estocolmo?

    • Se só pode estar de brincadeira, né, o aumento de 300% do salário dos comissionados não se esqueceu não, os milhões em propagandas, também não, os talvez tenha se esquecido de mais milhões em arranjos políticos para conseguir apoio na eleição, também não, seu fanfarrão!

    • Esqueceu de citar o salario dos comissionados, dos gastos com propaganda, etc, etc…..mas vamos lá, vamos acreditar que foi gasto em coisas boas, mesmo assim gatou mais do que devia, mais do que podia, mesmo sabendo das dificuldades a mais de um anos (pagar o 13º já foi difícil em 2013), foi incompetente como gestor.

    • Você está mais para CAVALO do que para Cavali. Que me desculpem os equídeos pela comparação.

    • O Sr. acha muito um professor receber somente 50% de aumento. É por causa de pessoas como vc senhor Leandro que o Brasil vai continuar sendo um lugar de terceiro mundo. Em um país que não se trata um profissional tão importante com dignidade, não pode ser considerado um país de primeiro mundo. Em certos países Imperadores é que se curvam diante de um professor, e aqui eles são expulsos da ALEP na base da porrada por reivindicar melhores condições de trabalho e dignidade humana, são tratados como lixo ou como o submundo da educação. A verdade Sr. Leandro que você deve ter nascido em berço de ouro, e ter estudado somente em escolas particulares, ou deve ser um puxa-saco muito bom do Betinho. Por que se visse a realidade das escolas públicas do Pr, por favor não falo das grandes cidades, mas do interior, entenderia a revolta que se passa hoje. Tem escola sendo interditada, tem escola caindo aos pedaços. Tem professor e funcionários de escola passando necessidade, por não ter recebido o salário certo. Mas vc vive em berço de ouro, certo!

    • Primeiro o senhor não sabe o que esta falando!
      Segundo o senhor deve ser um funcionário fantasma do governinho atual.
      Terceiro, perdeu a chance de ficar calado, por isso só levou cacetada! Bem feito!

  8. A maioria da ALEP é governista, assim como a Camara Federal. Poder pode, mas quando isso vai acontecer? NUNCA. Pode o senado e a camara dos deputados pedir o afastamente de DILMA? Pode, mas quando? Nunca. Por que você não pergunta também sobre onde foi parar o dinheiro da Prefeitura de Curitiba que não pagam ninguem? Isso é aqui, do nosso lado. Os vereadores precisam investigar isso.

    • Mas a Dilma não sumiu com dinheiro de ninguém. O que tem a ver uma coisa com a outra? Dilma, pelo contrário, baixou impostos para que o povo pudesse ter uma vida melhor.

  9. Mas nós, o povo, temos que ter consciência da força que temos. Temos que participar das reuniões na Alep, nos juntando à oposição. O que eles querem é isso ver o povo desanimado e deixando eles à vontade para roubar cada vez mais!

  10. Diante de todos estes fatos, deixo uma questão no “ar”.
    Com todas estas medidas de austeridade, ancoradas em uma “crise de caixa” fictícia, com que argumento o governo autorizar aumento dos salários dos deputados e do próprio governador do Estado?

  11. …GUÁ,GUÁ,GUÁ,ASSEMBLÉIA ABRIR CPI????,GUÁ,GUÁ,GUÁ,Á GRANA ESTÁ NO BOLSO DA MAIORIA DOS DEPUTADOS…OUTRA PARTE NO BOLSO DA TURMA DA TOGA…E OUTRA PARTE ESTÁ NO BOLSO DE QUEM ????…

  12. Qual é o partido do governador mesmo? PSDB? Assim como a maioria dos deputados da Alep: PSDB, PMDB, PSD, PDT…tudo gente finíssima.
    E a culpa é do PT?

  13. Assembleia do PR???? kkkkkkkkkkkkk!!!! Vai fazer CPI igual as providencias do Richa e do Fruet relacionadas com as “dívidas” herdadas dos antecessores, ou seja, NADA! Só fazem política, não estão preocupados com nada que não seja eleição e como ficar no cargo.

  14. Calma pessoal tudo irá se estabilizar quando começar entrar o dinheiro do IPVA, afinal são 3,5%, será uma arrecadação que trará tranquilidade. Estamos sem pai e mãe…perdidos…

  15. Parlamentares do PMDB… Que isso rapaz, talvez dois ou três gatos pingados. E mesmo que seja aberta “CPI” não vai dar em nada, lembram da CPI do pedágio? é por ai.
    Enquanto o Betinho mantiver os cargos comissionados, auxílios moradia e “feudos/deputados” no interior pode deitar e rolar!

  16. É culpa do PT!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

  17. O ROMANELLI FALA QUE É NECESSÁRIO OUTROS AJUSTES (PACOTES DE MALDADE ). O BET RICHA DEVERIA EXTINGUIR ALGUMAS SECRETARIAS DE ESTADO E PAGAR AOS SECRETÁRIOS SOMENTE UMA REMUNERAÇÃO. ATUALMENTE OS SECRETÁRIOS, GANHAM DE DUAS OU TRES FONTES, COM A PARTICIPAÇÃO NOS CONSELHOS (DE ADMINISTRAÇÃO, FISCAL E OUTROS), DE EMPRESAS DE ECONOMIA MISTA, AUTARQUIAS E OUTRAS DO ESTADO.

  18. É mais fácil o Perna de Pau F.C. ser campeão brasileiro que sair essa CPI. Podem falar o que quiserem: a Câmara é do P$DB, a Justiça, a Procuradoria e a Imprensa são do P$DB! Fazer o que nessa conjuntura?

  19. NÃO VAI TER CPI NENHUMA, POIS O GOVERNO TEM A MAIORIA DOS DEPUTADOS,ALGUNS FICHA SUJA, INCLUSIVE O PRESIDENTE DA AL A SER ELEITO. ACHO QUE O POVO VAI TER QUE FAZER UMA MANIFESTAÇÃOZINHA JUNTO A AL, BARRANDO OS SERVIÇOS, CASO NÃO SEJA INSTALADA A CPI DO DINHEIRO DO ESTADO.

  20. Duvido que algum dia essa CPI saia do papel por vários fatores.
    Sobre o Calote do governo em janeiro, esqueceu-se de incluir nessa lista.
    Falta de pagamento do transporte publico da RIT.
    Pois funcionários transporte publico, só receberam através de paralisação total
    Numa das maiores paralisações ao transporte da capital, jamais visto em todos os tempos.
    Causando enormes prejuízos ao comercio, quem depende transporte etc..
    Sendo que lá atrás a divida atrasada era em 16,5 milhões.
    Feito um acordo pra quitar divida em 15 milhões pra pagar avista.
    Foi repassado só 5 milhões pra minimizar essa greve,
    Pois os 10 milhões, só Deus sabe quando vão ser pagos. Certeza novos problemas virão
    Com um agravante no final dessa historia.
    O governo estadual já insinuou que vai acabar por completo com integração transporte publico de Curitiba com as cidades região metropolitana.
    Prejudicando toda uma mega região a metropolitana com da capital.
    E a tarifa de passagem irá num valor astronômico,
    para o passageiro que depende desse transporte publico.
    Que um dia foi chamado de transporte modelo.
    Mas não com esses caras que governam hoje nosso Paraná.

  21. Será igual a CPI do pedagio,virou pizza.

  22. E também deixou de repassar o dinheiro do convênio das APAEs, onde os contrados estão sem receber o décimo terceiro e salário de dezembro

  23. Lamento profundamente ter este desgovernador como chefe maior do Estado do Paraná. Um dos estados mais ricos da nação que desmerece os serviços públicos mais urgentes. A educação. Este homem fez muita campanha às custas do Governo Federal dizendo que daria prioridade à educação integral. Ora, hoje não quer nem ouvir mais falar em escola integral porque elas custam o dobro das verbas destinadas às escolas convencionais. Não votei nele, mas sinto vergonha alheia por quem votou.

    • Este cara não parece de jeito algum com o passado de seu pranteado pai a quem conheci pessoalmente! É uma traição pérfida deste embusteiro que vai entrar para a posteridade pela porta dos fundos!

  24. Isso dai não vai dar em nada….. só esperem para ver

  25. CADÊ O DINHEIRO QUE TAVA AQUI?????????????

  26. O meu medo é que a CPI consiga ser instalada e acabe infiltrada de governistas que vão fazer o possível para garantir que nada seja apurado….

  27. Isso não vai prosperar. A Presidência e a Mesa da ALEP não deixarão passar nada contra esse governo irresponsável e caloteiro.

  28. Do jeito que ficou composta a mesa, isso aí é um sonho de verão!

  29. Se isso acontecer a população iria aos poucos voltar a acreditar em nossos políticos, mas tenho a certeza que isso não vai acontecer, pois a maioria do deputados é “leal” ao governador, então coitado de quem levou o calote. Acho que vários deputados vão aderir essa CPI, mas a maioria são safados e não vão trair o governo, pois vão ficar sem os favores que o governo oferece a eles em troca do apoio, mesmo esses favores sendo feito com esse mesmo dinheiro que “sumiu”.

  30. Não vai dar em nada isso aí. Vamos ter que esperar até o Beto Richa ficar velhiho, morrer e ir para o inferno, daí pode ser que a gente saiba onde a grana foi parar. AGORA SÓ NOS RESTA PAGAR IMPOSTOS…

  31. Até que enfim alguém resolveu tomar uma providência…parabéns pela iniciativa