AO VIVO: Marcha da educação pública do PR contra Beto Richa

greve_app_aovivo.jpg

Educadores em greve há 17 dias realizam nesta manhã, em Curitiba, uma grande marcha contra o governador Beto Richa (PSDB). Os manifestantes, empunhando a bandeira da qualidade de ensino, rumam das praças centrais ao Palácio Iguaçu, Centro Cívico, onde ficam os três poderes.

Segundo a APP-Sindicato, que representa os trabalhadores da educação, a paralisação não é apenas por salários, mas por condições dignas de trabalho nas 2,1 mil escolas do estado que não têm, ainda, condições de abrirem as portas. Faltam funcionários, professores e recursos para o custeio (fundo rotativo).

Outras categorias do serviço público em greve — como servidores das universidades, Detran, Justiça, Saúde, Agricultura, etc. — devem engrossar a marcha de hoje pela manhã contra o governo tucano. A luta dos grevistas também é pelo futuro, ou seja, de repúdio ao confisco do fundo previdenciário de R$ 8 bilhões que pertence aos 200 mil funcionários públicos paranaenses.

Acompanhe tudo ao vivo, sem edição e Photoshop, pelo Blog do Esmael/TV 15. As imagens serão geradas desde a Praça Santos Andrade (UFPR) com cobertura do ato político em frente à  Assembleia Legislativa e Palácio Iguaçu.

Transmissão encerrada à s 17h10.

Reprise da marcha da educação. Assista:

Parte 1

Parte 2

111 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O grande povo do Paraná está de parabéns por ter conseguido criar um espaço tão diversificado e democrático como é a TV 15,o governo da Presidenta Dilma deveria buscar informações ai com vcs e criar uma iniciativa como essa, a nível nacional….

  2. Eu também estava lá!SOU FUNCIONÁRIA PÚBLICA E NÃO CONCORDO COM O Sr.Beto Richa nós não aceitamos que ele bote a mão nos 8.bilhões que é nosso!

  3. concordo que a greve termine MAS com o pronunciamento do governador richa sobre o os 8 bilhoes da previdencia nao caia nas maos do governo, e pedido de desculpas e ou retrataçao aos professores do parana por telos ofendidos.

  4. Os professores de Jaboti estão na luta!
    Estou acompanhando todos os acontecimentos pelo Blog.Obrigada!
    Professora Lucia Maria

  5. Antes que eu me esqueça, quero agradecer ao blog por nos manter informados sobre o que está acontecendo em Curitiba, uma vez que muitos de nós, professores e/ou funcionários públicos, não pudemos estar presentes.
    Londrina está la luta e iremos continuar até o momento que conseguirmos conquistar TODOS OS NOSSOS DIREITOS DE VOLTA.

  6. Nossa… que triste ver pessoas criticando o movimento grevista… Meu querido SANDRO, VC, provavelmente não é professor para comentar “isso” sobre os DIREITOS dos professores!!!! VC deve fazer parte dessa corja que defende o Richa e os “feitos” que ele vem realizando durante todos esses anos de mandato. Entre em uma sala de aula, lecione durante no mínimo um mês em uma escola pública com toda a precariedade que nos deparamos e, somente depois, venha opinar a respeito.

  7. Meus amigos(as) funcionários públicos, a toda sociedade paranaense que simpatizam com a causa da educação, saude, segurança, AGORA É HORA DE FORMAR UMA CPI para desvendar as mazelas do orçamento do estado do PAraná, a causa DEVE OBRIGATORIAMENTE chegar as barras de uma CPI, senão seu frutos serão um pouco menores do quem ainda podem ser, o véu foi levantando para que a sociedade se mobilize também, em milhares de assinaturas populares para formação de CPI da QUEBRADEIRA DO ESTADO DO PARANÁ, Igrejas, Rotarys, sindicatos patronais, sindicatos de trabalhadores, comunidades eclesiais de base, todos devemos agora assinar o pedido de CPI pra que os frutos dos 30 mil profissionais e agora mais 50 mil almas possam ser honrados por todos nós paranaenses que repúdiamos aos calotes, aos desmandos, FORÇA PRA INSTALAÇÃO DE UMA CPI !!!!

  8. Parabéns Blog do esmael por nos informar, agradeço de coração… continuamos de olho no governo.

  9. Hum! cade o relatório!
    O gato comeu, tomou red bull! tomou doril! até segunda feira será escrito um novo pelo senhor secretario apontando que em 2013 estava tudo certo e atestado pelo tribunal de faz de contas!

  10. Cadê a Mara lima?
    Para variar sumiu!porque se não estaria no celular!

  11. Sempre que fui ai na assembleia nunca vi a Mara lima defendere nenhum servidor publico e nenhum projeto importante. Uma vergonha essa pessoa do meio evangelico que so pensa em si e nao defende o servidor publico

  12. Por favor podem filmar ou entrevistar a deputada por Foz do Iguaçu a digníssima Claudia Pereira. Até porque ela é da base do camburão, e aqui em nossa cidade ela sumiu

  13. Esperamos que o governador se pronuncie e dê sua palavra de não mexer no Paraná Previdência#

  14. Será que alguém tem palavra nesse governo? Acho que não. Eles só mudaram de estratégia tiram os manifestantes das ruas e depois começam a aprontar tudo de novo. Como para as mobilizações se não responderam algumas perguntas. Afinal de contas como está a situação financeira do estado do Paraná se realmente estiver em dificuldades onde foi para o dinheiro?

  15. Perfeitas e de extremo bom senso as colocações do Dep. Tadeu Veneri!

  16. PARA Romanelli:
    Ser posição contraria a maioria, mesmo desafiando a tolerância e usurpando o povo!”Permite que você perceba que o povo brasileiro é democrata e as vezes os governos não são, pois foi isso que lhe permitiu caminhar entre o povo.
    “Estávamos magoados, humilhados, roubados, xingados, mas agimos humanamente como cristãos e respeitamos o seu desafio de caminhar entre nos como cidadão!”

  17. Srº Beto Richa e Romanele, as promessas são muitas, o papel aceita tudo, cumpra e depois voltaremos para as salas de aula

  18. O governo quer que voltemos para as escolas para que ele possa pegar os nossos 8 bilhões com tranquilidade

  19. AOS ABUTRES DE PLANTÃO: NÃO ADIANTA VOCÊS PAUS MANDADOS DO RICHA E DOS CAGÕES DA ASSEMBLÉIA VIREM AQUI DESMOTIVAR NOSSA GREVE.NÃO ABRIMOS MÃO DA PRIVIDÊNCIA, NOSSA POUPANÇA, NOSSA APOSENTADORIA MERECIDA!!!

  20. Parabéns a toda equipe por estarem nos informando sobre estes acontecimentos tão absurdo do nosso Estado.
    Aqui em Marilândia do Sul estamos fazendo a nossa parte. Abraços

  21. Gosto muito da TV 15.
    QUE OS GOVERNANTES APRENDAM QUE MESMO SENDO ELES OS LEITOS QUEM MANDA SOMOS NÓS O POVO.

  22. Tem que botar o Estado do Paraná inteiro na porta da Assembleia Legislativa pra impedir que aconteça uma barbárie com seus próprios direitos e suas vidas. Espero que seja verdadeiro né, porque o que esse Governo fala não se escreve…. e até mesmo o que ele escreve não tem garantia nenhuma…. E tomara que de fato isso tudo aconteça, não é nada além que a obrigação do próprio Governo. E não foi uma conquista histórica, é um movimento Histórico que está impedindo uma catastrófica ilegalidade (legalizada). Atendidas as condições para voltar às aulas, devemos apoiar as demais categorias, e continuar pressionando a transparência das contas públicas, pra onde foi nosso dinheiro? e ficar de olho na previdência porque o governador ainda não desanimou de botar a mão nesses 8 bilhões…. A população em geral precisa continuar mobilizada continuamente é claro que os professores precisarão retornar para suas escolas, mas temos professores como cidadãos, temos alunos, pais, outras categorias e mais entidades sociais que declaram sua preocupação com a conduta deste desgoverno…

  23. Estou na luta e na escuta ao vivo direto da assembleia , acho que só trocaram as palavras, mas nada concreto, e a previdência nada definido..é melhor cuidado, vamos acabar na sala de aula e sem todas as conquistas

  24. O que o Beto quer é fazer a educação de idiota outra vez. Não podemos acreditar em promessas. O objetivo principal dele é a nossa previdência, que será encaminhada pra Alep na segunda semana de março, pelo que fiquei sabendo. Agora com todas as outras categorias de servidores aderindo às manifestações, se fugirmos da luta seremos novamente enganados pelo governo, como já ocorreu no ano passado, quando ele enfrentou uma “grevezinha”, fez acordos, promessas, e no fim das contas não pagou nada pra ninguém. Eu apoio a continuidade da greve até que o governo assegure oficialmente (com registro em cartório até) que não tentará colocar as mãos na previdência dos servidores estaduais.

    • Concordo com este Beto aí, não podemos dormir temos é que ficar com os olhos bem arregalados. Pois o bote vem rapidinho, achei o discurso do Romanelli falso.

  25. Achei correto, todas as conquistas dos servidores publicos, só não ouvi falar nada sobre os pss, das disciplinas de Sociologia e Filosofia, que foram prejudicados,em que os Nucleos destribuiram essas disciplinas aos QPM.

  26. Temos que estar juntos com os demais servidores, agora o governador tem que resolver todos juntos..

  27. Os professores estavam dando aula nas ruas, com certeza foi um grande aprendizado para a população paranaense.

  28. Já ganharam tudo bando de baderneiros.Voltem para as escolas ou procurem outra Profissão.Se eu tivesse esta caneta eu cortava tudo!!! Venham pra boléia de caminhão.!!!

    • “gena” uma pessoa que está mamando nas tetas do governo, e nunca estudou em escola publica.

      deve ser algum secretario do beto richa que ganha para ficar postando mentiras na internet.

  29. CESAR SETTI, Desde o dia 10/02/15 Rosário do Ivaí em peso acompanhando em tempo real a transmissão da TV15. Parabéns pelo excelente trabalho e pela cobertura fantástica de todo o processo de greve dos Educadores. Acompanho você desde a época da TV Paraná Educativa e admiro seu trabalho. Parabéns!

  30. Nenhuma palavra dirigida aos servidores do ensino superior, sobre o sucateamento da universidade pública.
    Teve sim a audácia de afirmar que a turma PDE 2015 começará em agosto. Pergunto: Onde? Com quem? Com as universidades particulares?

  31. olá. estou na luta, e assistindo pelo site. sou educadora, mas há muito a melhorar na educação…sou de Ivaipora

  32. Util este seu trabalho para nós queestamos de longe, na luta

  33. Pato Branco acompanhando ao vivo!!!

    Professores e Educadores…Valeu guerreiros!!!

  34. Devido aos acontecimentos atuais. sinceramente acho que não dá para confiar nas propostas do governo.

  35. Quando Beto Richa vem a televisão e diz que o melhor está por vir, confesso que fico muito assustada, e penso “melhor para quem meu Deus??????

  36. Tenho uma Pergunta para algum Deputado advogado como Requião Filho para fazer pelo Cesar: Ontem na Assembleia parece que foi confirmado a denuncia que o Senador Roberto Requião já havia feito em campanha eleitoral sobre o “Desgoverno” Beto Richa: (“Em dezembro de 2012, o governador Richa fez um saque de R$ 613 milhões para pagar a folha do funcionalismo. A folha do funcionalismo foi paga com o dinheiro da previdência dos funcionários do estado. ainda fez um saque indevido no valor de R$ 613 milhões em dezembro de 2012 para pagar o funcionalismo”) visto que também é revelado que (“A atual gestão não tem recolhido a taxa de administração obrigatória. Porque a Paranaprevidência é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e o governo tem de recolher a taxa de gestão. A atual gestão não paga a contrapartida. Só o servidor tem pagado a sua parte. “), A Pergunta é : O Saque desse fundo da Previdência usado para o pagamento da folha pode caracterizar crime de responsabilidade?

  37. Boa fala,Deputado Nereu Moura!
    Este movimento é apartidário e quer uma educação pública feita com profissionalismo, qualidade e GRATUITA.

  38. O deputado de Francisco Beltrão voltou a assumir que não tinham conhecimento na integra do documento que estavam votando de olhos fechados.VERGONHA.

  39. Tucanalhas privatas no poder, querem isso de volta ao governo federal??????

  40. Estou orgulhosa por ser professora e estar vivenciando este momento histórico da educação paranaense. É muito bom, acordamos, estamos lutando juntos para garantir nossos direitos. A união entre nós está emocionante.Parabéns a todos que participam da greve.

  41. Voces viram a “entrevista” que a RPC TV fez com o Beto Richa, “entrevista” tendenciosa que não perguntou nada que os professores querem perguntar, quem deveria perguntar são os professores e não os jornalistas.

    Não falou nada dos 8 bilhões que o beto richa quer roubarr, nem sobre as reivindicações dos professores.

    Vamos mandar emails para RPC TV para entrevistar em estudio um representante da app e não o beto relincha que só mente,como mentiu na campanha falando que estava tudo bem com o caixa e com o governo beto mentiroso.

    esse governador beto não fala o beto relincha. mentiroso

  42. Voces viram a “entrevista” que a RPC TV fez com o Beto Richa, “entrevista” tendenciosa que não perguntou nada que os professores querem perguntar, quem deveria perguntar são os professores e não os jornalistas.

    Não falou nada dos 8 bilhões que o beto richa quer roubarr, nem sobre as reivindicações dos professores.

    Vamos mandar emails para RPC TV para entrevistar em estudio um representante da app e não o beto relincha que só mente,como mentiu na campanha falando que estava tudo bem com o caixa e com o governo beto mentiroso.

    RPC RICHISTA

  43. Voces viram a “entrevista” que a RPC TV fez com o Beto Richa, “entrevista” tendenciosa que não perguntou nada que os professores querem perguntar, quem deveria perguntar são os professores e não os jornalistas.

    Não falou nada dos 8 bilhões que o beto richa quer roubarr, nem sobre as reivindicações dos professores.

    Vamos mandar emails para RPC TV para entrevistar em estudio um representante da app e não o beto relincha que só mente,como mentiu na campanha falando que estava tudo bem com o caixa e com o governo beto mentiroso.

  44. Peço encarecidamente que alguém me de o nome e endereço do banco em que o Governador depositou este aumento, porque no meu salário não veio.

  45. como esse governo consegue gastar todo o dinheiro que arrecada, se somente o ICMS daria para promover todas as melhorias possíveis para a população do Estado(pt.interrogação)Esses cidadãos, se é que assim podem ser chamados) ainda não entenderam que ser governante é servir a população e não ser servido por ela. Não estamos mais no regime monárquico ou ainda estamos(pt.inter.)

  46. Enviei este texto ao Jornalista PARRACHO, após a entrevista com o Governador Beto Richa:

    Olá Jornalista Parracho,
    Na entrevista o Governador afirmou que concedeu 60% de aumento dos professores, o qual, está informando a população erroneamente, pois o referido governador está distorcendo a verdade. Ele está colocando como aumento as elevações no PLANO DE CARREIRA, que são três níveis: I, II e III e em cada nível são 11 Classes na horizontal. O que ele está colocando como aumento é “PROMOÇÃO” de um nível para outro que acontece depois do professor ter alcançado as 11 classes na horizontal como “Progressão”. Aumento salarial é quando o trabalhador recebe aumento acima da inflação, isto, incidindo sobre o “salário base” de cada categoria. Gostaria que vocês que são um órgão de comunicação e divulgação noticiassem a verdade, não somente informações do cliente que paga para ser divulgado, no caso, o Governo. Não se esqueçam, que para combater as inverdades do governo e da imprensa televisiva e escrita, nós temos as “REDES SOCIAIS” que circulam muito mais rápido e atinge justamente o público que mais interessa a nós, que são os jovens que serão as cabeças pensante de amanhã, os quais permanecem conectados ininterruptamente.

    Atenciosamente,

    Prof. Esp. Ivanir de Jesus Henemberg.

  47. Olá amigos, estamos numa luta justa pela manutenção de nossos direito como educadores.
    Mas até o momento ninguém falou ou questionou o TC do Estado de não ter vistoriado as contas do SR. GOVERNADOR e ter aprovado nos últimos quatro anos suas contas sem restrição. Será que isto não tem haver com o aumento de salário dos Senhores representantes junto ao TC que receberam está mancha imposta ao nosso querido estado do Paraná, em forma de auxílio moradia. Num desrespeito claro ao povo paranaense.

  48. Qual a novidade? Aécio fez isso em Minas Gerais, só que aqui o pau comeu e ele perdeu a eleição!No PSDB perseguir professores é via de regra.

  49. Todo meu apoio aos professores do Estado do Paraná.
    Beto Richa é o pior governador que a história do Paraná nos mostra. Sumiu com o dinheiro da arrecadação, não nos mostra onde foi investido. E o pior é que a maioria dos deputados cooptados não deixam que ele seja investigado. Por quê?
    Se hoje estão paralisados escolas e universidades é porque não há como trabalhar. Órgãos que lidam com pessoas não tem verbas para o pagamento de salários atrasados, um terço de férias, água , luz, nem papel higiênico. Como com toda a arrecadação paranaense?

  50. Beto Richa diz que o Paraná está em crise financeira, nem precisa pesquisar para saber que o dinheiro público está no patrimônio dos políticos. Vejam se tem algum político reclamando de crise! Ora, confisque o patrimônio de quem tanto rouba o dinheiro público e resolva de vez a crise do estado. Isso serve também a nível federal, o nosso dinheiro deixou de ser público e está nas mãos dos políticos. Que país é este? …basta! Não vamos deixar que uma dúzia de corruptos façam prevalecer suas forças contra uma multidão.

  51. Puxa vida o Campana tá mentindo!!!

  52. Sou esposa de bombeiro… ele não recebeu nada até ontem no final do dia

  53. Nós professores, funcionários de escolas/colégios e demais funcionários públicos não admitimos a incompetência do Governador Beto Richa e seu “staf” em querer agora cobrir sua mazela política, metendo a mão no nosso dinheiro da PARANAPREVIDÊNCIA, o qual foi descontado de nossa folha de pagamento para manutenção do Fundo que garante nossa aposentadoria. O Governador e sua equipe estão demonstrando serem realmente “PERDULÁRIOS” no uso do dinheiro público.

  54. Caravana de Ubiratã e Campina da Lagoa – estão presentes neste mega movimento

  55. Governador Cagão.Secretário De Segurança Sem Noção.Até o Sinal De CELULAR NA REGIÃO DO PALÁCIO MANDARAM BLOQUEAR.TROPA DE COVARDES.

  56. ola pessoal, estamos acompanhando a greve pela TV15,
    Parabens pela iniciativa e compromisso com os trabalhadores e pela defesa dos direitos humanos

    • Ola, pessoal estamos acompanhando a greve desde o Chile.
      Gostaria de parabenizar a Tv15 pelo apoio aos professores e pelo compromisso com os direitos trabalhistas e pela moralizacao da politica no Estado.

  57. Joga a toalha Betinho,não tem mais jeito.

  58. A Corrupção é tanta, seja no Paraná como no Brasil em geral, que o dinheiro público não está sendo mais suficiente para sustentar a corrupção…

  59. E o Ministério Público Trabalhista não há o que fazer contra as atitudes do governador Beto Richa em relação ao caos da Educação?

  60. Parabéns de falarem sobre os caminhoneiros prova que esta tv 15 veio para ser a voz do povo !Obrigado o povo esta sem voz e esta tv é o diferencial ,mas o absurdo sobre o cancelamento dos processos judiciais que o Senador Requião a frente do estado iniciou e este atual infelizmente retirou ,um absurdo total deixasse os processos e com certeza a lei o direito estaria ao lado do povo ,e nos teríamos um pedágio mais barato com certeza .

  61. FRANCISCO BELTRÃO
    ESTAMOS NA LUTA COM TODOS OS EDUCADORES QUE LUTAM POR UMA ESCOLA MELHOR, SÓ A EDUCAÇÃO FAZ O POVO EVOLUIR.

  62. Sou professora e tenho orgulho de ser… Parabéns amigos pela lutaaaaaa…. somos brasileiros e não palhaços desse governo corrupto…

  63. Todo nosso apoio aos professores nesta luta !!!

  64. Parabens aos professores e servidores públicos de todo o Paraná em especial aos de Salto do Lontra, que estão em curitiba pela luto por seus direitos

  65. Beto Richa: seus dias estão contados! VC NÃO TEM VERGONHA???

  66. estamos acompanhando aqui no norte do PR. Centenário do sul

  67. Nunca tivemos uma união tão intensa como esta que está acontecendo, todos os profissionais da educação da rede pública paranaense, incentivando outros setores, esperamos sinceramente que nasça uma nova democracia a partir dessas mobilizações! Sou professora já com dignidade, pois estamos na luta!

  68. Que bom q. voces estão nos mantendo informados.. .estamos em luta aqui na cidade de londrina

  69. Eu tenho uma sugestão muito boa para baixar o preço do combustível, sem prejudicar o lucro da Petrobras: basta os governos estaduais reduzirem em 5% a alíquota do ICMS sobre os combustíveis que ele ficará mais barato do que estava antes do último aumento.

  70. um abraço ao povo de prudentopolis que ta ai na luta. fora beto richa.

  71. fora seu playboy se vc não sabe e não consegue administrar um estado vai surfar vai….

  72. Estamos unidos aqui em Faxinal-Pr, todos os 14 mil habitantes deste município a favor dos professores , fala ai na teve de nosso maravilhoso requiao abraço manoel

  73. A maior vergonha de um Governo que já assisti, professores e professoras os honrados da Nação terem que sair à Rua para revindicar o que é seu de pleno direito, onde acabamos; Graças à Deus nossos Mestres não desistem, nunca nos abandonam, pois suas reivindicações são para a Justiça de todos. MESTRES SAIBAM EU NUNCA OS ABANDONAREI. Não sou professor, mas #estou na luta.

  74. Bom dia
    Tomazina participando da luta, nossos representantes já estão aí e os que ficaram ligado no Blogger e na TV 15.
    Um abraço
    Professora Marilce

  75. O entrevistador da TV15 fala demais. Quando vai entrevistar, ele não deixa o entrevistado falar. Só ele que fala e quer explicar a situação a todo momento. A cobertura do evento torna-se chata e monótona de ser ouvida pois somente a voz do entrevistador que se destaca. POR FAVOR DEIXE O ENTREVISTADO FALAR!!

  76. GOVERNO DO DESGOVERNO, QUERO PEDIR PARA ELES PEGAR OS 8 BILHOES QUE O GOVERNO E DEPUTADOS DE SEUS BENS EM GARANTIAS ALIENANDO JUNTO AO CARTORIO , SE ESTAO DE BOAS INTENÇOES VAO FAZER, DO CONTRARIO JAMAIS!

  77. Pessoal, no ano de 2011 descobriram que em SC boa parte da verba federal do FUNDEB em vez de ir para as escolas era surrupiada pelo Tribunal de Contas de SC, pela ALESC, pelo TJSC, pelo Ministério Público e pela Universidade do Estado de SC (lembrando que o FUNDEB é para a educação básica, e não superior).

    Assembleia Legislativa: 70 milhões era dinheiro do Fundeb;
    Tribunal de Contas: 26 milhões do Fundeb;
    Tribunal de Justiça: 142 milhões da educação;
    Ministério Público: 59 milhões desviados;
    Udesc: 39 milhões desviados.

    Aqui não deu em nada a investigação. Mas confiram aí no Paraná se também a verba do FUNDEB não tem sido desviada.

  78. Já dá pra acabar a greve, as reinvidicações já foram atendidas pelo que diz a midia:

    O Governo do Estado liberou hoje os R$ 70 milhões referentes à rescisão dos professores contratados por seleção simplificada (PSS). Veja outras demandas da APP-Sindicato já atendidas pelo Governo:
    ““ Retirada da pauta da Assembleia Legislativa dos projetos de lei PLC 06/2015 e PLO 060/2015;
    ““ Pagamento integral da rescisão dos professores temporários (PSS) ““ R$ 70 milhões (fevereiro);
    ““ Porte das escolas e turmas conforme normas de dezembro de 2014;
    ““ Convocação imediata de mais 1.000 professores e pedagogos aprovados em concurso;
    ““ Retomada imediata de projetos de contraturno (educação física e língua estrangeira);
    ““ Indicação de diretor assistente em 300 escolas que funcionam em três turnos;
    ““ Garantia do número suficiente de agentes de apoio nas escolas;
    ““ Disponibilidade imediata de salas de apoio para reforço escolar;
    ““ Pagamento de auxílio alimentação para agentes de apoio

  79. Cara..tenho algumas perguntas pra fazer pra essa gente:

    – Eh justo com a população vcs terem 3 meses de férias a cada 5 anos a mais que as férias normais…..o custo dessa mordomia quem paga…..os trouxas…

    – Eh justo com a população, vcs receberem auxilio transporte quando estão em férias….vcs vão trabalhar nesse periodo…..

    – qual a diferença entre os juizes e tal com seus auxilios moradias e vcs com férias extensivas ou auxilio transporte nas férias….tudo é imoral não é mesmo….

    – se não tão satisfeitos com os vencimentos estaduais de mais de 3 mil..se não tem tempo pra ir no mercado comprar mantimentos pra fazer as escolas funcionar….pq continuam como funcionários públicos….vão pra iniciativa privada e vejam quantas dessas mordomias existem por lá…..

    enfim..nada justifica essa baderna toda que tão fazendo…dinheiro pra alugar tendas, “trio elétricos”, megafone e tal tem…pra pro as escolas funcionar não…..

    • “VÃO PRA INICIATIVA PRIVADA”, ME FAZ LEMBRAR MUSSOLINI FALANDO PRO POVO: “VÃO TRABALHAR”!!!

    • Sandro, você é ignorante. Sabe de nada, inocente

    • AMIGO, PROCURE AJUDA PSICOLÓGICA, NÃO SABE O QUE ESTÁ FALANDO,SE NÃO TEM ARGUMENTOS E NEM MESMO SABE DA REALIDADE, PROCURE SABER ANTES DE FALAR PELOS COTOVELOS. PESSOAS COMO VOCÊ SÃO INCRÉDULAS. OPA, DESCULPE, VOCê NÃO SABE O SIGNIFICADO DE INCRÉDULAS NÉ!!! IGNORANTE.

    • vc que ta falando isso e um babaca no mínimo é parente do beto e sua corja de sem vergonha

    • Pergunto:
      – Vc paga imposto?
      – Vc um dia pretende se aposentar?
      – Vc é parente de algum deputado, ou do governador/ou sei lá de quem?
      – Vc não tem filhos que estudam em escola pública?
      – Vc não deve pagar IPVA, água, luz, etc..
      – O seu salário é de R$ 30.000,00 ou mais!
      – Vc é deste planeta?
      – Se vc não precisa de nada disto, parabéns, se precisa é um ignorante mesmo!

  80. O Governador Beto Richa anda escondido, o objetivo dele e ficar calado, o povo daqui a pouco vai cansar, esse é o pensamento do governo de Beto Richa.

  81. NÃO CONSEGUIMOS ASSISTIR CAIU TUDO………

  82. O que aconteceu com o sinal?!

  83. Comvoco a todos os companheiros e companheiras aue neste momento tenham acesso a Internet!!!
    Os marqueteiros contratados por Richa formaram um exército que está plantando notas contrárias aos professores nas redes de relacionamento…
    Além disso, enviam emails para pessoas dizendo que os professores querem a greve para propagar a desordem e desequilibrar as contas do estado!!!

  84. A população está cansada, o caos está se instalando…
    São poucos ganhando muito e muito ganhando pouco.

    Povo sofrido do Paraná e do Brasil….junte-se a luta

  85. Tirem estes fora Dilma que estão infiltrados na nossa paralisação. FORA BETO!

  86. Já procuraram o (des)governador em algum kartódromo???Com certeza ele deve estar em alguma pista de corrida,aliás ele sempre está correndo,quando não é de kart está correndo do povo.

  87. Beto Richa sumiu do Mapa? “Tomô chá-de-sumiço”?
    Escafedeu-se?
    Não se apavorem “otário-eleitores” do Beto, não
    fiquem em pânico, sem crise de abstinência por
    favor: acalmem-se!
    Ele voltará sorridente, bronzeado, e lindo como
    vocês gostam, para pedir SEUS votos para senador
    em 2018.
    Até lá manés & otários!

  88. BOM DIA , BOM TRABALHO , ASSISTINDO DE RESERVA DO IGUAÇU P.R