“Advogado dos Pobres”: Governador, os professores lutam por direitos, não por privilégios!!

mesael.jpgPor Mesael Caetano dos Santos*

Em defesa da sua desastrosa política para a educação no Paraná, o governador Beto Richa diz que corta privilégios dos servidores públicos. à‰ inaceitável essa falácia do Governador! Eles lutam por direitos, não por privilégios!

Veja que ironia, no Japão o imperador recebe o professor sem etiqueta, face à  importância que se dá à  profissão de professor para aquele povo. Aqui, em vez de se sentar com a classe, o governador menospreza, manda seu secretário chefe da Casa Civil. Preferiu se encontrar com os picaretas da bola no Palácio Iguaçu.

Importante lembrar que a OAB/PR denuncia que no ano passado, por exemplo, R$ 153 milhões foram retirados indevidamente de contas judiciais, dinheiro dos trabalhadores.

Agora é a vez do dinheiro da Previdência. O governador quer de todas as maneiras colocar a mão nos R$ 8 bilhões do fundo previdenciário do Estado e diz que corta privilégios! dos mestres.

Primeiro o governador Beto Richa levou o Paraná a uma crise sem precedentes. Depois trouxe um secretário alienígena, Mauro Ricardo Costa, que veio tentar implementar medidas impopulares retirando direitos adquiridos dos servidores, conquistados há décadas, e metendo a mão no dinheiro dos aposentados. Por que não cortar os privilégios desse cidadão, governador? Ele está nomeado em várias autarquias, engordando seu salário, o que a meu ver é indigno.

Beto Richa, respeite o professor! Pague salários decentes e conceda condições dignas de trabalho. Não venha dizer que está cortando privilégios! Pagar bem ao professor e garantir um ambiente de trabalho adequado é sua obrigação como governador. São inaceitáveis as condições físicas de muitas escolas no Paraná.

Não resta dúvida de que o governador Beto Richa quer destruir o que há de melhor para o povo do Paraná, que é educação. Aliás esse é o projeto de seu partido, o PSDB, passar para as mãos da iniciativa privada os serviços públicos para gerar riqueza para uma gente já endinheirada.

Não há cidadania sem o acesso democrático ao ensino público. A educação pública é um direito social previsto na constituição da República Federativa do Brasil, nesse momento sofre ameaça criminosa desse governo que não tem compromisso social com nossos jovens.

Em arremate, cortes nos recursos das escolas e universidades, impedir novas contratações e retirar verbas necessárias para a manter os serviços básicos, bem como o desmantelamento dos planos de carreira e o não pagamento de salários de quem trabalhou, tem dolosamente a intenção de destruir as escolas e levá-las ao colapso. Isso é cortar privilégio ou destruir a educação pública do estado?

Com a palavra o Sr. Governador Beto Richa, seus secretários da educação e fazenda, que hoje são os principais inimigos da educação do Paraná, com apoio de parte de deputados da bancada do governo. O que é lamentável.

* Mesael Caetano dos Santos, conhecido como “Advogado dos Pobres”, é advogado Presidente da Comissão de Igualdade Racial e Gênero da OAB/PR e Membro do Centro de Letras do Paraná.

59 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Como diria o filósofo Romário.Esse governador calado é um poeta.

  2. Dr. Mesael foi perfeito em seu artigo.
    Poderia ao meu ver, citar o fato desastroso ocorrido na SEED, onde hoje em dia temos apenas um arremedo de departamento da Diversidade, com um ainda reistente mas nos estertores setor de Educação Indígena e quase nada para a Diversidade e Afro. cigana entã, nem se fala.
    Dr. Mesael, poderia abordar o assunto, tendo em vista sua incumbência relacionada na OAB Paraná?

  3. Eu concordo que o Beto tem que acabar com os previléjios de muita gente.

    • Deve mesmo acabar com os seus privilégios para ver se você volta para escola e aprende a escrever direito, menina. Vai procurar o que fazer, estudar a gramática da Língua Portuguesa, por exemplo.

    • Privilégios de quem por ex Patrícia

    • Sim, tem que acabar mesmo com o privilégio de “cargos comissionados” que não prestaram concurso e o pior, prestam o serviço da subserviência cega e “cabides de emprego”, acabar com os privilégios da família do Governador colocados em cargos públicos. O que fazem? Qual o horário de trabalho? E o salário? Acabar com os privilégios de comprar do Positivo uma enorme quantidade de tablets sem a menor utilidade, apenas para injetar recursos na iniciativa privada. Acabar com o privilégio de um bando de Deputados “lesados” que apoiariam cegamente um massacre contra o Paraná. Dos Deputados , grande maioria, que ao apoiar a votação dos projetos infames desse Governador eplo regime de “Comissão Geral” e convidados a DEFENDER NA TRIBUNA SEU POSICIONAMENTO NÃO TIVERAM A CORAGEM DE ABRIR A BOCA, limitando-se a ouvir todos os DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO A ESSA INFÂMIA se manifestarem ESPINAFRANDO E PROVANDO POR “A + B” a situação NEFASTA PROPOSTA. Beto Richa e essa corja não conhece o significado de humanidade, MENOS AINDA O DECÊNCIA e como na vida são os iguais que se atraem…por decorrência lógica: SE DEFENDEM

    • Sim, tem que acabar mesmo com o privilégio de “cargos comissionados” que não prestaram concurso e o pior, prestam o serviço da subserviência cega e “cabides de emprego”, acabar com os privilégios da família do Governador colocados em cargos públicos. O que fazem? Qual o horário de trabalho? E o salário? Acabar com os privilégios de comprar do Positivo uma enorme quantidade de tablets sem a menor utilidade, apenas para injetar recursos na iniciativa privada. Acabar com o privilégio de um bando de Deputados “lesados” que apoiariam cegamente um massacre contra o Paraná. Dos Deputados , grande maioria, que ao apoiar a votação dos projetos infames desse Governador pelo regime de “Comissão Geral” e convidados a DEFENDER NA TRIBUNA SEU POSICIONAMENTO NÃO TIVERAM A CORAGEM DE ABRIR A BOCA, limitando-se a ouvir todos os DEPUTADOS DE OPOSIÇÃO A ESSA INFÂMIA se manifestarem ESPINAFRANDO E PROVANDO POR “A + B” a situação NEFASTA PROPOSTA. Beto Richa e essa corja não conhecem o significado de humanidade, MENOS AINDA O DE DECÊNCIA e como na vida são os iguais que se atraem…por decorrência lógica: SE DEFENDEM

    • Gente vcs sabem essa “PATRICIA NIA GHONNA” é um comissionado do Beto Richa que é pago para puxar saco dele na internet, cada post deve ganhar uns mil reais.

  4. Sou educadora, agradeço Esmael pelo apoio.

  5. Este é o caminho do dialogo proposto pelo governador!

    http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/governo-entra-com-pedido-na-justica-para-que-a-greve-de-professores-seja-declarada-ilegal/3999053/

    O governador quer fazer os professores voltarem para as salas de aula somente com promessas e na base do cabresto e por esta atitude é possível observar que serão apenas promessas!
    Luta companheiros, a greve não vai acabar na quarta feira, o governo não deixou a ideia de colocar a mão nos 8 bilhões e pretende na calada da noite voltar a atacar o nosso dinheiro.

  6. No primeiro mandato O canalha ja chamava os professores de laranjas podres, e eles votarão novamente no canalha agora engulao.

  7. O aumento da energia informado a pouco com certeza o estado do Paraná estará sendo beneficiado por duas vezes, implemento do ICMS que é calculado pelo valor da fatura de energia e a arrecadação do governo com os lucros por ser em presa do estado.

    O governo do estado do Paraná poderia tornar se politico com nome nacional e melhorando a imagem desgastada e ao mesmo tempo auxiliando o povo Paranaense reduzindo o ICMS que é alto em relação a outros estados qualquer percentual seria bem vindo.

  8. O Beto Richa ainda têm quatro anos de mandato pela frente, tempo mais que suficiente para a Globo aí do Paraná fazer a cabeça do povo, daqui a quatro anos os paranaenses votam no sucessor do Richa.

  9. Governador que se diz aberto ao diálogo não quer abrir mão dos 8 bilhões da previdência e apelou para a Justiça pedindo que a greve seja considerada ilegal. Beto quer dar o golpe de qualquer maneira. Proponho a marcha dos 100 mil na próxima quarta se a Justiça acatar o pedido do playboy.

  10. Isso é uma afronta a qualquer estado democrático de direito! Esse governador VAMPIRO está preso no Feudalismo, acompanhado de sua horda de VAMPIROS subordinados. Nosso salário é vergonhoso diante do grande e difícil trabalho que prestamos, esse bando de hipócritas a criticar não suportam cinco minutos de um debate sério com alguém de área correlata e se arvoram no direito de falar baboseiras e bajular um ESTADO INFAME DE COISAS??? ISSO É SURREALISTA, acordem HIPÓCRITAS, COVARDES E LADRÕES!!!

  11. Mais éssa do “São Carlos Alberto”, o “Santo dos Pobres”:
    ENERGIA ELÉTRICA = 30% DE AUMENTO!!!

    ALELUIA IRMÃOS!!

  12. Resumindo:
    O Beto (Playboy) Richa é um vampiro neoliberal com três morcegos que lhe rodeiam e lhe mostram o caminho que são o sucateador, terceirizador e o privatizador!

  13. Richa diz que mudança de 2012 reorganizou o fundo previdenciário
    29/07/2014 21h15
    00Comentários (0)
    Para o governador Beto”‰Richa (PSDB), a Lei Estadual 17.435/12, aprovada em 2012, trouxe avanços para a Paranaprevidência. “Pagamos muitas contas. Avançamos muito. Tínhamos um problema seríssimo deixado por gestões anteriores.”

    De acordo com o governador, candidato”‰Ã  reeleição, não haveria inicialmente necessidade de aumentar o porcentual de cobrança sobre os servidores ativos ou de cobrar os inativos. Segundo Richa, porém, a previdência exige estudos constantes de entradas e saídas de caixa. “Estamos acompanhando permanentemente. Organizamos a Paranaprevidência e vamos manter essa organização para o futuro”, disse Richa.

  14. Olhe só quem fala em privilégios, ele que concedeu tudo aos que financiaram sua campanha ; privilégio ele deu pro pedágio. pro ministério público, pro judiciário. pro tribunal do faz de contas, pro grupelho do ratinho onde vai cobrar o voto de apoio as suas patifarias.

  15. Educação é um problema crônico no país. Estrutura física ruim, professores mal remunerados e mal preparados, falta de atividades complementares, etc…. Apesar de justa a greve dos professores, isso pouco vai mudar o quadro. Na verdade, a escolampública vem sendo sucateada faz anos. No passado, era um orgulho estudar em escola pública, hoje, dá pena, com raríssimas exceções. Os políticos, de uma forma geral, não se preocupam com nada que não seja eleição, cargos e dinheiro. Enquanto isso, o brasileiro continua agindo como torcedor do partido A ou B….ou nós mudamos radicalmente a forma de escolher essa gente, ou esqueçam, só explodindo e começando de novo.

  16. o que esperar de um cara que põe um sócio do maior grupo de educação privada do estado GRUPO POSITIVO como secretário de educação, vcs acham que ele tem interesse em fornecer uma educação, seja ela fundamental, média ou “superior”, nessa muito menos, que seja boa para o povo paranaense!!!!

  17. http://pr.ricmais.com.br/bg-curitiba/videos/alunos-gravam-video-para-mostrar-situacao-precaria-em-escola-no-alto-boqueirao/

    Este é o link de uma reportagem que mostra as mentiras do Beto Richa, promessas de reforma e diz que as obras já iriam iniciar. Até hoje nada mudou, quer dizer, mudou…. para pior!

    • Muito bom video. Acho que todos os alunos deveriam filmar a sua escola e colocar na TV ou mandar para o Gilberto Ribeiro. Para fazer as autoridades do Governo Estadual tomar providências. Pois não é bem aquilo que o Beto Richa fala.

    • Muito bom. Os professore devem incentivar seus alunos a divulgarem na Internet e enviarem para os canais de TV vídeos como este do link acima.

  18. Esmael , dois pontos são importantes: primeiramente fico triste em saber que no Paraná não existe um economista competente para ocupar a pasta da fazenda, isto no entender , é claro, do governador, que precisou trazer um alienígena, chamado Mauro Ricardo Costa, isto é mesmo um desprestígio para a classe de economistas do estado; outro ponto que gostaria de comentar é saber que um engenheiro privatizador ocupa a parta da educação e não um educador, fica claro a intenção e o interesse econômico . Lamentável é ver que os pobres ficariam sem educação de qualidade, só aqui no Paraná.

  19. eu to falando isso faz tempo Esmael, o cara não se senta com os professores, a quem, segundo elem tem o maior respeito e está aberto ao diálogo, emudece e desaparece durante toda a crise, mesmo se autointitulando um democrata, chama os mesmos de baderneiros, e depois diz que nós é que não entendemos direito, e aí, recebe cartolas de futebol, posa pra fotos, faz pose de estadista congelando seu salário depois de elevá-lo às alturas…esse é a forma que ele lida com suas prioridades! Ele tá de brincadeira com a nossa cara! está testando os limites do aceitável como político! ele vai quebrar sua ridícula derriere!

    • CLAUDIA,PODE TER CERTEZA QUE ISSO ELE TEM;DISPUTOU DUAS ELEIÇÕES PARA GOVERNADOR E FOI TRATADO SEM NENHUMA CONSIDERAÇÃO PELOS REPRESENTANTES DA APPT. DIGO MAIS POUCOS PROFESSORES DEU APOIO NA SUA CAMPANHA ,FOMOS DE PONTA CABEÇA A FAVOR DAQUELE QUE DEIXOU DE REPASSAR 4 BILHÕES PARA O FUNDO, ENTROU NA JUSTIÇA PARA NÃO DAR A HORA ATIVIDADE E MAIS ALGUMAS COISA QUE VOCES JA SABEM.QUEREM O QUE…..RESPEITO…

    • Claudia, você esqueceu dos milhões em publicidade para tentar limpar sua imagem. Não podemos deixar a população esquecer esses tempos tristes que o nosso Estado e seus servidores estão passando.

  20. esse cara é um malandro. Sorte dele é que nasceu em berço de ouro, porque com toda essa “CORAGEM” pra mexer em dinheiro dos outros, ele estaria encarcerado neste momento se não tivesse a sorte que teve, de filho de governador.

  21. O governo do tirano ou tucano Richa, esta preparando uma nota atacando os professores, o material deve ser divulgado em horário nobre…Num primeiro momento pedira aos professores que retornem para a sala de aula na segunda feira dia 02/03, divulgará que já esgotou a pauta, e não ha mais motivos para continuar a greve…em seguida vai procurar jogar a população contra os professores, tentando desqualificar o movto…tudo isso é mais uma armadilha, pois nada esta claro nos compromissos do governo…O CERTO É QUE O FÓRUM LEGITIMO PARA ACABAR OU NÃO COM A GREVE É A ASSEMBLÉIA DO DIA 04/03…concordando ou não com a decisão lá tomada, todos devem acata-la…quem não respeitar a data da assembléia e voltar antes, esta passando para o outro lado…portando considerado traidor da classe…VAMOS FAZER O LADO DELES SER O VENCIDO…PELA VITÓRIA E PELA GREVE GERAL…FORA RICHA…

  22. Ele não vai desistir desse 8 Bi, já fez compromisso, não tem como ele tirar dinheiro de nenhum um outro lugar, dá para ver na cara dele.
    Ele está contando com esse dinheiro da poupança previdenciária dos servidores públicos do Paraná.
    Ele é um grande mentiroso.
    Ele vai conseguir criar uma guerra!

  23. O Governador prefere sentar e dá entrevista para Globo e falar bastante merda, do que sentar e conversar com os Professores.
    É um Playboy mesmo de carteirinha, assumido!

  24. Fernanda Richa sugere que professores “ganham muito” e “produzem pouco”
    é mole ou quer mais?

  25. Ótimo Misael, digo aos meus filhos que estão sem estudar nesse momento que respeitem os direitos que professores e funcionários estão clamando para não perder. Este Beto Richa é um hipócrata e mentiroso. Suplico que Forças Políticas ajudem nossos professores nesta luta. PEDE PRA SAIR GOVERNADOR

  26. Só que no Japão existe PROFESSOR(A), aqui de cada 10, 7 é aventureiro com um viés de fracasso profissional… cultura desgraçada, que está f…. com gerações e gerações.

    Professor tem ganhar muito bem, não idiotas que se auto intitulam professores… dia desses uma professora que trabalha comigo perguntou ” mexer se escreve com “ch”, fiquei puto!!!!

    • Então, respeite os três que não são “fracassados”, a exemplo do Senhor, que se esconde atrás de um pseudonimo horroso, e que deve ser um sujeito bem sucedido e não um comissionado que não tem compentência nem para passar em concurso, e que fica nas redes socias difamando nobres trabalhadores, como é o caso dos bravos professores do Paraná.

    • Sinto cheiro de COMISSIONADO, Sr. BADGER HONEY deve ser mais um que mama na teta do Governo e defende esse INCOMPETENTE a qq custo, que pena!!!

      • CONCORDO PLENAMENTE COM BADGER, TEM E MUITOS E ALEM DE NÃO DAR AULAS FICAM FALANDO MAL DO GOVERNO.

        • Vc concorda pq vc é um rola bosta do seu patrão playboy comissionado baba ovo que tem medo de perder a teta gorda e é arrogante e prepotente que nem o patrão a culpa é sempre dos outros, enquanto aqui no parana seu patrão faz tudo no tratoraço mas vcs e o baba ovo oficial b campana culpa todo mundo quando se fala do governo federal é ao contrario é só aumentar a conta de luz e a culpa é toda da Dilma como diz o baba ovo oficial campana.

    • pois é amigo BADGER HONEY, mas no Japão também tem políticos descentes por aqui temos diversos políticos, de vários mandatos e partidos, que é capaz de escrever sal com c e se acha capaz de estar acima do bem e do mal, na minha opinião se vc quer ficar estarrecido de uma prova do enem para estes políticos fazerem e vc vera o porque estamos na merda, o camarada para ser varredor de rua tem que fazer concurso, para ser politico basta fazer parte de um esquema e ser cara de paú.

    • O que responder??? Eu lhe proponho estudar mais, ler mais e encontrar conhecimentos mais profundos e mais significativos que você desconhece, bem mais importante do que a dúvida na escrita de uma palavra, de uma gramática que está em constante mudança. Conceitos como: O que é ética, cidadania e solidariedade. Pense nisto
      Desejo muito sucesso em sua vida profissional e pessoal.

    • E não seria culpa do próprio Estado isso? Pior, dinheiro mal gasto mesmo são aquelas merrrrrrcadorias do judiciarip recebendo privilégio, trabalhando como quer “dotô” errando no portugues básico…trabalho que bons advogados fariam 100x melhor custando 6x menos

    • Estive analisando o perfil desse indivíduo que se intitula BADGER HONEY em suas postagens de onde conclui:
      Pelo seu perfil de sempre postar bobagens contra os professores mesmo sabendo que será xingado por várias pessoas. Analiso que ele deve ser um masoquista, ou seja, ele gosta de ofender para ser ser ofendido. Pelo pseudônimo “Honey” que traduzido do Inglês para o português quer dizer mel, ele deve se achar uma doçura… Na verdade ele deve usar cuecão de couro, adora ser ser xingado e apanhar de chicotinho nas nádegas… UUUI!!!!

      • MANO….depois dessa …eu fingia que iria banheiro…e saia pela latetal…sumia….cuecão de couro , cinta liga, chicotinho,kkkk, mel no corpo toso.e sai corrrrrrrrrrrendo…..

        .AS ABELHAS VÃO TE “PICAr”…ahahahaklkkl

    • esse BADGER HONEY é um comissionado do Beto Richa que é pago pelo Beto para puxar o saco do betinho na internet, ta ganhando comissão para puxar saco do beto richa, e deve ser uma comissão gorda.

    • Deve ser um dos marqueteiros mercenários

    • se uma professora e existem varios que escrevem errado, é por culpa e reswponsabilidade do desmonte da educaçao que os militares começaram e os politicos neo liberais como o Sr. Beto richa continuam levando a cabo. E vc é que é aventureito pois nem poe seu verdadeiro nome no comentario, poe um nome de ianque, oq ue demonstra usa subserviencia aos principios imperialistas. e neoliberais.

    • Amigo, se não tem nada pra falar, fica quietinho, não ofenda uma classe por pura ignorância sua.

    • Concordo, no Japão existem professores e aqui de cada 10 comissionados do BETO, 11 são uns filhos de uma puta como você. Agora não venha me dizer que isso é culpa da Dilma porque quando sua mãe engravidou daquele cafetão a Dilma ainda não era Presidenta.

    • O seu desabafo atesta o quanto os governantes não investiram ao longo do tempo em educação, não se preocupam na qualidade da escola pública, o gesto do seu governador e a prova real desta minha afirmação. Isso não e achismo senhor Badger, isso pode ser constatado a todos aqueles que conhecem a História do nosso país. Educação lamentavelmente para politiqueiros do mesmo “naipe” de Beto Richa, são apenas discurso na campanha eleitoral, Portanto aceita o nosso movimento e fica na sua. Juntos mostramos ao Governador e seus secretários importados que juntos podemos mais.

    • Badger,seja mais homem:saia do anonimato.Caso contrário,esse seu “mecher”é suspeito,falácias ao vento.Dá impressão de chapa branca.Quer dar opinião,exponha-se.Caso contrário,se retire a sua insignificância.

    • Olha,meu caro Badger Honey, vê-se logo que vc na verdade está contra os professores e defendendo de certa forma o governo com essa sua posição de generalizar que o professor é uma cultura desgraçada e esta colocação de que professor faz pergunta ortográfica cretina que, álias, é comum de muitas pessoas que querem ridicularizar a classe dos professores, mas de forma medíocre e muito manjada, não tem uma experiência mais exclusiva que detone o professor? Vê-se claramente o seu rancor contra o professor, pois existem professores e professores, não se generaliza assim dessa forma, assim como não generalizamos que a grande maioria são como o senhor, contra o professor. E julgar as pessoas é muito complicado, de repente, mesmo errando a ortografia do X, esse professor merece sim ganhar mais do que ele ganha.