“A nossa greve continua”, informa presidente da APP-Sindicato

hermes_app.jpgO presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, nesta noite, anunciou depois de seis horas de reunião com o governo Beto Richa (PSDB) que a greve na educação continua no Paraná.

“A nossa greve continua porque há impasses importantes. A nossa pauta é de resistência e não perda de direitos”, disse Leão, ao informar que uma nova rodada de negociações com o Palácio Iguaçu acontecerá na segunda-feira, dia 23.

Na prática, houve pouco avanço do encontro entre grevistas e palacianos. Mas vale ressaltar que o governo sinalizou com a efetivação de mil pedagogos que ficaram de fora do decreto de nomeação e novo porte de escola com base nos critérios de dezembro de 2014.

Segundo a APP, o impasse continua diante do quadro de desmonte da educação no Paraná. “O secretário Fernando Xavier é estranho à  educação pública”, percebeu Marlei Fernandes, diretora da entidade.

Neste sábado, dia 21, a APP-Sindicato realiza reunião do Conselho Estadual para analisar o movimento paredista. A tendência é que a greve avance para o mês de março, pois, de acordo com os educadores, as escolas não têm condições mínimas de serem abertas!.

“O governo pretende reapresentar o projeto de Previdência no próximo dia 2 de março”, revelou Rodrigo Tomazini, do comando de greve. “O governo não desistiu do pacotaço”, apontou. Ou seja, Richa ainda quer confiscar os R$ 8 bilhões da poupança previdenciária dos servidores.

As posições consensualizadas ontem foram reafirmadas na rodada de hoje. A comissão governista garantiu que as rescisões dos PSSs serão pagas no próximo dia 24 de fevereiro; parcelar o terço de férias em duas parcelas.

Não houve avanço em relação ao pagamento de quatro parcelas em atraso do Fundo Rotativo para o funcionamento das escolas.

APP divulga pontos que criam impasse

Na próxima segunda-feira(23), uma nova rodada de negociações acontece para avançar nos seguintes itens:

Licença Especial !“ Exigimos a revogação da normativa que suspendeu as licenças para 2015.

PDE !“ Garantia de realização do PDE como já programado, para após agosto de 2015. Ontem, o secretário anunciou a suspensão do PDE para todo o ano.

Nomeação de 463 concursados !“ Este é o número de concursados que ficou fora do anuncio realizado pelo governador no início do ano. Solicitamos um novo decreto que contemple estes(as) profissionais.

Ordem de serviço !“ Solicitamos a liberação de ordens de serviço, principalmente aos novos concursados.

Licença para mestrado e doutorado !“ Solicitamos a liberação destas licenças que também estão suspensas temporariamente.

Distribuição de aulas para o PSS !“ Hoje há um descumprimento da instrução que regula a distribuição de aulas a professores(as) temporáris que estão sendo obrigados(as) a pegar 26 aulas para efetivação do contrato. Exigimos que a estes(as) professores(as) possam atribuir menos aulas.

Nova distribuição de aulas !“ Para a reorganização da escola com novos concursados, mais PSS contratados e reabertura de turmas, será necessária uma nova distribuição de aulas.

Liberação programas ainda pendentes !“ Ficam pendentes programas como Mais Educação e Hora Treinamento e solicitamos também a reabertura destes programas.

Pagamento de atrasados !“ A comissão realizou um amplo debate sobre o pagamento de benefícios em atraso como progressões e promoções em atraso. O governo alega a falta de dinheiro para efetivar estes pagamentos imediatamente e se negou a estabelecer qualquer prazo para pagamento.

Impasses para avançar, segundo a APP

Suspensão da Licença Prêmio e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) 2015

Nomeação de concursados- secretário se comprometeu a nomear todos os que foram excluídos do decreto de nomeação do concurso

Agentes II – mantido mesmo número de 2014

Agentes I – recontratação de 9800 pessoas já confirmada ontem

Reabertura de turmas – Seed enviará circular orientando direções sobre procedimentos para reabertura de turmas que não haviam sido autorizadas

Porte de escolas – Seed afirmou que já rodou novo porte na última quinta considerando o porte de dezembro de 2014 e serão consideradas as mesmas regras.

Programas e projetos – reabertura das salas de apoio, Sareh foi autorizado suprimentos ontem,

Fundo Rotativo – Seed informou que será aberto cota adicional para repasse dos valores que não foram realizados no final do ano passado

Atrasados – PSS será depositado o valor referente à  rescisão na próxima terça. 1/3 de férias APP solicitou pagamento em parcela única e o pagamento de progressões e promoções em atraso. Secretário Sciarra argumentou que não há caixa para este pagamento em parcela única.

48 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ele tem o dever de nomear todos os concursados, pois estes receberam suas turmas, assinaram ata de distribuição e não tiveram seus nomes no Diário Oficial 388\2015….é direito adquirido!!

  2. Esmael, nehuma matéria sobre o desmonte do sistema
    integrado de transporte para Curitiba e região?
    Assim o Blog fica parecendo o Samba De Uma Nota Só.

  3. Parabéns aos dirigentes da APP Sindicato pela condução da mobilização da categoria nesta greve.Outrossim é preciso estar atento ao que me parece ser o objetivo maior do Governo o qual é por a mão nos 8 bilhões de reais dos fundos da Paraná Previdência . Esta manobra dará condições de, no futuro ,acabar com a paridade de vencimentos entre ativos e aposentados, pois, já houve manifestação do governo para uma contribuição complementar para aposentadoria. Portanto,atenção para esta negociação

  4. Como fica o SAS??? O aumento do piso salarial que teve um aumento de 13,01 % e deveria ser aplicado em janeiro de 2015??? E os atrasados dos agentes educacionais que sempre acontecem com mais descontos para IR? Queremos folha complementar para os atrasados!!!

  5. Beto richa não seja louco, vc está acabando com o estado do paraná, libere as verbas de custeio para as universidades estaduais e cancele esse pacotaço, vc acha que é dono do paraná? vc vai sair do governo um dia mas as escolas e universidades irão continuar a existir, caso vc não destrua elas.

  6. Essa negociação está demorando,mas, temos que continuar em greve pois, seríamos injustos com colegas que permanecem acampados a noite.
    O Núcleo sindical deve ter a coragem de falar nessas reuniões de que se há verba$ para o aumento dos deputados, do governador e auxílio-moradia, dá tranquilamente para pagar os educadores.
    Agora ñ é possível negociata.

  7. Pena precisarmos gastar nossas energias para reconquistar nossos direitos, quanta injustiça, deveríamos estar lutando por melhorias como por exemplo a qualidade de nossa formação continuada. Nos últimos anos ela foi péssima, de faz de conta, um fiasco, para grego ver, ficamos lá lendo aqueles documentos que a SEED envia e …Dou nota 03 para as semanas pedagógicas,vergonha, vergonha, vergonha …

  8. Se dizem professores mas não leram o projeto. 8 bilhões não existe. 90% desse valor está aplicado em títulos do governo Federal. Uma pequena parte vence em 2017 e grande maioria em 2034. O resto são imóveis da jurisprudência. Tudo isso no projeto e só uma manobra contábil. Vcs estão sendo usados pela App. Burros.

  9. Este sujeito chamado de beto richa, aprendiz reprovado de governador, é um crápula, quer passar o calote novamente. Como disse a Michele: será que o elemento já não meteu a mão nos 8 bi. Seria bom checar com a PR Previdência. E tem mais coisa pela frente e está perto: o mês é MAIO. Ao invés e esperar que o safado decida o valor do reajuste, o melhor é tomar a frente e mobilizar os servidores públicos para manifestações, greves e o que mais for preciso. Chega de se subordinar a vontade deste pilantra. Maio está ai e precisamos exigir no mínimo 15% de reajuste. Caso contrário haverá perda de poder aquisitivo. É preciso agir como os bancários, os vigilantes, correios e outras categorias que no dissídio conseguem mais do que a inflação. Vamos abrir os olhos. Está será uma nova luta. Para os privilegiados os aumentos foram bem maiores, porque não pode ser para os servidores públicos?

  10. Meia duzia de madames vieram nos pedir para fazermos uns trabalhos em favor do Beto Rincha. SARTEMO de banda. Os descalabros e pilhagem que esse homem vem cometendo contra os professores do nosso Paraná é coisa de cobrador de impostos do império romano. Por outro lado procuramos ver se encontrávamos uma filigrana de justiça nas intenções de Richa e seus aceclas, a resposta do mundo espiritual seria procurar em vão! Bem diz um trecho da letra da música Ronda de
    Paulo Vanzolini
    De noite eu rondo a cidade
    A te procurar sem encontrar.
    No meio de olhares espio,
    Em todos os bares
    Você não está…Cadê A Justiça? ????

  11. Que tipo de escola esse governo safado queria montar (digo desmontar), seria o ato final para o desmonte total da escola pública…porém a força da categoria dos educadores, agiu bem e na hora certa, conseguindo evitar por enquanto esse desmonte…SÓ A ORGANIZAÇÃO E A GREVE GERAL PODE GARANTIR UM FUTURO MELHOR PARA A EDUCAÇÃO DO PARANÁ…FORA XAVIER…FORA RICHA…

  12. É isso aí, não é hora de vacilar, é hora de valorizar, valorizar sim os educadores do Paraná…É TUDO OU NADA… a Comissão de Negociações só deve voltar a mesa, desde que atendidas as seguintes condições…(pagamento imediato das rescisões atrasadas, exoneração do Secretario Xavier…definição clara do porte da escola na base 12/2014, e ver realmente quem estava estorvando dos 12 mil, não da para acreditar que há 12 mil educadores inúteis trabalhando nos núcleos do Paraná)…A GREVE CONTINUA…PELA VITÓRIA TOTAL…FORA XAVIER…ABAIXO GOVERNO TIRANO…

  13. Todo o povo paranaense esta apoiando esta greve. Eu também estou na Luta com vocês.

    • Estamos contando com o apoio de toda a sociedade paranaense, pois não somente nós servidores públicos estamos perdendo com as asneiras dos administradores do nosso estado, estamos todos sendo LESADOS.

  14. Temos que lembrar que o Governo já retirou a eleição de diretores e ninguém mais falou a respeito.
    O governo quer também se livrar do reajuste de 13,5% que é justo e legal!
    Ninguém vai falar sobre isso também? Será que teremos que entrar em grave em maio para o se falar a respeito do reajuste?
    Acho que tudo deve ir à negociação de segunda!

  15. CONCORDO COM MARIA RIBEIRO TEM QUE HAVER NOVA DISTRIBUIÇÃO PARA OS PSS POIS TINHA SÓ 19 AULAS E 9 HORAS ATIVIDADES AI COMO QUE FICA?

  16. Algum tipo de força federal tinha que intervir neste estado para acabar com esta corrupção que a este governo de merda tucano fez. Se isto não acontecer prefiro que JESUS venha e me leve e o DIABO que leve RICHA e todos os seus comparsas.

  17. Não tem mais acordo agora é FORA BETO RICHA E SEUS ALIADOS!

  18. Ainda bem que Marlei, Leão, Lemos e os demais colegas que estão lá são genta calejada na luta!
    Porque como é velhaco esse Sciarra! Como é sacana esse Xavier!
    Rodam, rodam e não saem do lugar…
    Que tudo o que assumirem, assinem embaixo, esses canalhas profissionais!
    Que Continue, firmes na luta, os nossos heróis da APP.
    E, tempo: tenho mesmo pena do nosso pessoal, negociando com essa gente, pois o cheiro que eles exalam é o mesmo do deputado que derreteu no camburão!

  19. Nao seria o caso de usarmos a ação do PSDB como argumento para cassar o mandato do Richa, pois os argumentos deles para tentar cassar a Dilma cabem como uma luva com o beto.
    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/02/1592738-ministra-do-tse-nega-pedido-do-psdb-para-cassar-mandato-de-dilma.shtml

  20. DEPOIS DO AUXILIO MORADIA DOS CONSELHEIROS DO TRIBUNAL É IMPOSSÍVEL RETORNAR A SALA DE AULA COM ESTE SALARIO E OS CORTE NAS ESCOLAS. PAI DE ALUNO DA REDE eSTADUAL.

  21. Que mundo do Cão! O Brasil era um colonião, casa grande e tudo o mais. O Palácio do governo só mudou a estética! E hoje a tucanagem e a mídia conservadora são os senhores de escravos!
    Se cuida Brasil!!!!

  22. sou professora pss há quase dez anos e nunca vi uma barbaridade dessas, agora havia pego 21 aulas e mais 11 de hora atividade, agora dispensaram a gente no segundo dia da semana pedagógica e estão exigindo que se tenha pego 25 horas aulas, senão tá fora do quadro, só que como fazer se não há esse tanto de aulas para mim, vou perder por 4 aulas apenas. Não acho justo, estudamos tanto para acabar assim com nossos sonhos….. Não sei mais o que fazer

    • Isso vai ser revisto, da forma como foi feito, não se sabe que escola esse governo safado queria montar (digo desmontar), seria o ato final para o desmonte total da escola pública…porém a força da categoria dos educadores, agiu bem e na hora certa, conseguindo evitar por enquanto esse desmonte…SÓ A ORGANIZAÇÃO E A GREVE GERAL PODE GARANTIR UM FUTURO MELHOR PARA A EDUCAÇÃO DO PARANÁ…FORA XAVIER…FORA RICHA…

    • O que você pode fazer agora é participar das manifestações contra Beto Richa. Acho que chegou a hora do povo acordar e limpar o estado tirando Richa e seus comissionados de todos os órgãos públicos. O dinheiro que tinha que ser usado na educação está sendo colocado no bolso deles.

    • Nesses 10 anos teve pelo menos três concursos públicos, você não conseguiu passar em nenhum? Hummmmmmmmmmmmm.

      • Então, o concurso PÚBLICO garante a continuação de seu trabalho, as oportunidades lhes são oferecidas, deixou passar? Agora tem mesmo é que correr atrás do prejuízo!!! Tudo o que acontece no governo FEDERAL, reflete nos estados e alguns governadores estaduais é que estão sofrendo as consequências do risco por terem sido eleitos!!!

  23. Os servidores tem que ficar atentos, pois este Governo vai esperar o pessoal desmobilizar para dar o golpe nos funcionarios.

  24. Isso se o desgoverno já não sugou esses 8bi e está tentando uma forma de legalizar o que já foi pego.

  25. Olá boa noite,sou educador a vinte ano,a educação não pode ser tratada com descaso pois um país sem educação não tem ordem e nem progresso,o governo diz que o estado está sem dinheiro, mas estendeu o auxilio moradia,legal e para educação não consegue pagar os direitos adquiridos.

  26. NÃO VAMOS ARREDAR PÉ …A GREVE TEM QUE CONTINUAR, POIS SE VOLTARMOS AGORA, TODA A CATEGORIA FICARÁ NO CHÃO…SERÁ UM DESMONTE TOTAL…ALUTA CONTINUA…VAMOS AS RUAS COM A AJUDA DOS UNIVERSITÁRIOS , PEDIR A CABEÇA DESSE SUJEITINHO SEM EDUCAÇÃO..SEM CARÁTER…NÃO APRENDEU A RESPEITAR AQUILO QUE NÃO LHE PERTENCE…ISSO PARA MEU PAI QUE SEMPRE FOI HONRADO É ROUBOOOOOOOOOOOOOO

  27. FORA FERNANDO XAVIER! FORA BETO RICHA! Isso é um circo armado para convencer a população que eles estão dando BENEFICIOS aos professores, quando na verdade estão nos assaltando em NOSSOS DIREITOS. A INDIGNAÇÃO É GRANDE NA CATEGORIA. AUMENTA A CADA DIA! VAMOS À LUTA ATÉ O FIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  28. Mesmo que os secretários/governadores em exercício, façam acordos, vocês realmente acham que o pseudo governador, aquele de Porto Belo, vai cumprir? Se eles, a tucanalha, se traem o tempo todo, dentro do próprio ninho, porque iriam respeitar acordos feitos com servidores???

    • Os paranaenses apoiam os professores contra Beto Richa e a tucanada do Tribunal de Contas que se deram auxílio-moradia de R$ 4 mil.

    • Chega a ser cômico, falam em conter gastos, porém, comemoram a aprovação do auxílio moradia de R$4.377,74 para os juízes, que possuem uma, duas, três “¦ moradias; contratam um exército comissionado pago a peso de ouro, onde a grande maioria possui a única função de atuar como cabo eleitoral; gastam MILHÕES em publicidade (propaganda enganosa) destinada a encobrir a quebradeira e a incompetência do governo; mantém desperdícios, tais como luzes acesas à noite, refeições para convidados e grandes despesas com solenidades (matéria da Gazeta do povo). O desgoverno Beto Richa, o qual quebrou o Paraná, na realidade quer que os funcionários públicos e povo do Paraná pague a conta de sua incompetência e falta de compromisso público, afinal, não é à toa que aumenta os impostos e retira direitos históricos do funcionalismo.

      • os juizes e magistrados nem estavam pedindo esse auxilio , foi beto richa que( nao se sabe porque razao ou circunstancia ) quis criar ,mandou para a assembleia e sua base fiel aprovou com facilidade ,pra esse pessoal esta sobrando dinheiro ,para os professores nao tem dinheiro !! da pra entender ??

    • Neste link postado por Elenice: Grande e esclarecedora entrevista.
      Vale a pena ver de novo.