A Assembleia Legislativa NàƒO será a mesma na volta do Carnaval

Paulo César, o protagonista da foto de Roody Reis/Facebook, sintetiza o caráter pacifista do movimento anti-Beto Richa no Paraná.

Paulo César, o protagonista da foto de Roody Reis/Facebook, sintetiza o caráter pacifista do movimento anti-Beto Richa no Paraná.

O governador Beto Richa (PSDB) conseguiu, literalmente, empurrar sua base na Assembleia Legislativa para o cadafalso na última quinta-feira, dia 12, no afã de “tratorar” a discussão e impor o pacotaço que tomava de assalto R$ 8 bilhões da poupança previdenciária dos funcionários públicos do Paraná.

Nos bastidores da política, os melhores analistas acreditam que a Assembleia não será a mesma na volta do recesso de Carnaval pelos motivos descritos abaixo.

A exigência para que a Assembleia votasse, custasse o que custasse, as medidas contra os servidores em greve gerou a cena pitoresca com parlamentares da base governistas transportados dentro de um camburão da polícia. Impossível algo mais simbólico para a sociedade já descrente com a política. Richa e sua “bancada do camburão” prestaram mais um desserviço à  democracia.

'Bancada do Camburão' faz a festa de chargistas e da oposição.

‘Bancada do Camburão’ faz a festa de chargistas e da oposição.

Os funcionários públicos não só derrotaram Richa como continuam em greve, pois têm uma pauta econômica a cobrar do governo tucano que lhe aplicou calotes e descumpriu acordos. Educadores mantêm animado acampamento no Centro Cívico, em Curitiba, e planejam megamarcha dia 19, quinta-feira, entre a Praça Santos Andrade (UFPR) e o Palácio Iguaçu. Mais uma vez os grevistas prometem encurralar Beto Richa.

Durante este feriado de Carnaval, possivelmente os deputados governistas estejam debaixo da cama! no interior do estado ou viajando para fora do país. Eles temem ser alvo de hostilização pública, como previu recentemente o senador Roberto Requião (PMDB) em sua TV 15. Deputados vão apanhar nas ruas se votarem contra os funcionários públicos!, previu (clique aqui).

Pode ser que os deputados não apanhem fisicamente, mas, aparentemente, os eleitores paranaenses lhe reservarão uma histórica surra nas urnas! nas eleições municipais de 2016. à‰ quando esses parlamentares tentarão eleger aliados nas prefeituras para, em troca, em 2018, receber apoio à  sua reeleição na Assembleia.

Beto Richa não concorrerá à  reeleição. Deverá começar cuidar da própria vida e da sua campanha ao Senado, em 2018. Seu mandato praticamente acabou! com o espancamento de professoras na Assembleia. Só não ocorreu uma tragédia nesta quinta graças ao bom-senso de policiais, que descumpriram ordens superiores ao se recusarem atirar na massa e reprimir com mais rigor as gentes que ali protestavam por seus direitos.

Diante do possível abandono, boa parte da “bancada do camburão” tende buscar realinhamento em nome da sobrevivência política. Estima-se que a bancada oposicionista saltará de seis para até 20 deputados no pós-Carnaval. Por isso mesmo a Assembleia poderá muito voltar diferente, o que se configuraria num triste fim do governo Beto Richa.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. parabens Marcio NUnes andou de camburão duas vezes.

    puxa saco do governo

  2. Quero antes de mais nada parabelizar o fotógrafo pela foto que é uma verdadeira obra de arte:
    Parabéns Roody!

    Quanto aos protestos,passei hoje na frente do acampamento e presenciei policiais recebendo cafezinho dos professores,numa atitude harmoniosa entre os servidores.
    Certamente se não fosse o militarismo os policiais estariam lutando contra este desgoverno também.

  3. O Paraná fez história se rebelando contra a iniquidade de uma classe política elitista e egoísta que trai a sua pátria e o seu povo diariamente. Que nossos políticos não se esqueçam disso tudo e que nosso povo esteja sempre pronto, se necessário for, a lembrá-los que o Brasil é de todos os brasileiros…

    TENHO CERTEZA QUE ESSA FOTO CORRERÁ O MUNDO E ENTRARÁ PARA A HISTÓRIA COMO O MOMENTO EM QUE SE INICIA A ÉPOCA DA VERDADEIRA DEMOCRACIA, ONDE O PODER É REALMENTE EXERCIDO PELO POVO E COM A FINALIDADE DO BEM COMUM.

    O povo do Paraná fez história essa semana…

  4. Esmael, se puder publicar em seu blog o texto abaixo, ficarei grato

    O ódio aos professores tem explicações que podem clamar por teses psicanalíticas e sociológicas (e outras!).

    O ódio é fácil de identificar: as pessoas em uma sociedade como a nossa não gostam de se verem como crianças, possuem vergonha da infância, e o professor é a figura que mostra nossa infância. Sua figura nos amedronta, ele é uma testemunha de que não fomos sempre adultos. Diante dele estamos nus, ou melhor, estamos na condição de quem chorou de medo, de quem fez xixi na calça, de quem foi pego fazendo algo errado etc. Queremos fugir de tudo isso. Não queremos nada com essa memória. Por isso, mesmo que nossos filhos dependam dos professores, não lutamos pelos salários deles e não nos importamos com a escola. Também governantes agem assim diante do professor. Esse é o dado psicanalítico.

    O dado sociológico é o ciclo vicioso de piores salários que levam a piores professores e, então, piores professores que surgem para a sociedade como não merecendo salário algum. E sendo assim a sociedade não pressiona governos em favor de salários de professores.

    A questão sociológica é possível de ser quebrada, a primeira é mais difícil, talvez impossível.

  5. Pior que os deputados traidores no camburão, só a estratégia furada, burra e absurda do secretário Francischini.
    Quanta insensatez!

  6. Esmael, boa tarde!!!!!!!!

    Você um jornalista de alto conhecimento, de uma visão crítica maravilhosa e de capacidade de análise invejável, há de concordar comigo.Desarmados de amores por este ou aquele Partido; deste ou daquele Gestor; como eu, penso, aprendeu na educação recebida e nos valores herdados, que qdo se quer cobrar algo de alguém, o mínimo que se exige é de que vc tenha feito a sua parte, ou seja, tenha feito a sua tarefa de casa. Com relação aos acontecimentos dos últimos dias, certamente,lamentáveis e decepcionantes, testemunhou o ilustre Governador, justificando sua atitude dizendo da urgente necessidade de contenção de gastos e despesas. Os Deputados que apoiaram o pacotaço, tb se disseram favoráveis, por medida de economia e contenção de gastos. Entretanto, sempre aprendemos que o exemplo deve partir de quem comanda, de quem é gestor responsável e eficaz; ou seja, é como educar os filhos, você só os educa, se suas ações forem condizentes com aquilo que fala e exige. Temos que ser exemplares. Em relação ao Beto Richa, que auto intitulou-se Gestor e ainda disse fazer um “Choque de Gestão” na sua administração, exigindo assinatura de compromisso dos Secretários, quis arbitrariamente fazer valer sua vontade sem antes fazer a sua parte nesse tal “choque de gestão”, contenção de despesas.Senão vejamos:
    ““ Seu salário de Governador, obteve equiparação, para não dizer aumento, tornando-se o maior do Brasil, dentre os Governadores;
    ““ Salário dos Secretários, inclusive, deste Senhor que veio de outras aragens,obteve reajuste e os mesmos não abrem mão;
    ““ Também os Senhores Deputados, tiveram reajustes e reafirmam não abrirem mão de das vantagens e benefícios.
    ““ Os Senhores Magistrados,verdadeiros representantes da justiça e do direito, possuem salários altíssimos e ainda recebem auxílio moradia, cujo auxílio, de alto valor, R$ 4.000,00 se estende a todos indistintamente, mesmo àqueles detentores de moradia. E observe o detalhe, desejam e cobram o auxílio retroativo a cinco anos;
    SÃO OS TRÊS PODERES QUE DEVEM AGIR E TRABALHAR EM PROL DO BEM COMUM E NOS REPRESENTAR DE FORMA JUSTA.
    Mais um detalhe a considerar: A família do Sr. Governador recebe mais de 1 milhão de reais ao ano e tb não abrem mão disso, em hipótese alguma.
    O Senhor Governador nomeou milhares de cargos comissionados, ultrapassando, superando o número de cargos do Governo Federal. Já pensou nesse detalhe??? E o dinheiro é de quem??? NOSSO!!!!!!
    Agora:
    ““ Querem acabar com o mísero auxílio transporte que os trabalhadores da educação recebem para deslocamento ao trabalho e ainda numa reunião na educação, debochadamente, o Secretário da Fazenda disse se o Professor vai à lua. Ora, por favor, mais respeito!!!!!
    ““ Querem acabar com o Plano de Careira do Professor e Servidor de Escolas, cuja conquista fora às duras negociações, há longos anos, que culminou no Plano hoje existente;
    ““ E mais, Professor e Servidor Estatutário, não tem fundo de garantia e nem um outro benefício, e agora, o Governador deseja apossar-se de nosso Fundo Previdenciário com seus 8 bilhões, cujo capital é oriundo dos descontos já efetuados em nosso salário e responsavelmente gerido por homens e mulheres que formam o Conselho Gestor da PRPREV, representando os Servidores. Agora, desejam criar um novo Fundo Complementar, estabelecer com teto máximo para os proventos de aposentadoria, semelhante ao INSS.

    Ora, Sr. Esmael Morais, há de convir que nós, trabalhadores não podemos pagar pelo excessivo gasto do Governo; pelo excessivo nº de Comissionados, pelo excessivo gasto em propagandas, enfim, pelas farras que se faz com nosso sagrado recurso. Além do que fora acima elencado, não nos pagam o terço de férias, rescisões de contratos, repasse às entidades de saúde, escolas, universidades, polícia e….. tantos outros setores. Assim, há de concordar comigo que o exemplo de austeridade, deve vir de cima. Como em nossas casas, nós pais e mães devemos ser o exemplo p nossos filhos. Só assim conquistamos a credibilidade, a autoridade e a confiança. Como diz um pensamento: AS PALAVRAS CONVENCEM MAS SÃO OS EXEMPLOS QUE ARRASTAM!!! Professores e Servidores demonstraram exemplo de luta, união, verdade, perseverança, verdade e justiça, dentre tantas virtudes testemunhadas. O Governador e os Deputados do Camburão deram exemplo de mau caráter, mentirosos, covardes, irresponsáveis, aproveitadores, ditadores e todos os termos pronunciáveis ou não.

  7. Me senti uma idiota tendo que me levantar todos os dias pra sair com meu esposo em busca do sustento da nossa familia, sabendo que do nada se convoca uma votação para que os nossos direitos adquiridos sejam levados e roubados da noite para o dia. Mas ao mesmo tempo pensei: idiota? não. isso se chama dignidade.

  8. O governo precisa apresentar um extrato do Paraná Previdência. tem que prestar contas, afinal é do meu salário e dos demais servidores essa poupança.

  9. Nunca tantos destruíram suas carreiras políticas pela vaidade e prepotência de um só.
    Não faz muito tempo, a humanidade passou pelo flagelo de totaliraristas que, enlouquecidos, amanheceram um dia com a vontade de mandar no mundo. Milhões morreram por isso, em poucos anos de guerras insanas.
    Guardadas as devidas proporções, estamos neste momento lidando com um sujeito vaidoso, prepotente e mimado. Qualquer coincidência com os ditadores citados no início deste post não é mera coincidência.
    Não precisa do dinheiro que ganha pela função que exerce. Tem esposa rica de berço, e o próprio pai trabalhou muito e amealhou fortuna suficiente para deixá-lo bem à ele e seus irmãos.
    Assim, e para simular um ato de grandeza e de exemplo, suspendeu seu salário de janeiro, dele e do primeiro escalão do governo, como se não soubesse que o povo está cansado de saber que nenhum deles depende desse dinheiro para sobreviver.
    Todos tem muito dinheiro. Todos fazem parte de um plano diabólico de poder, se alastrando pelo país, a partir de São Paulo, com o picolé de chuchu.
    Já derrotamos o Aécio, fraquíssimo, sem punch político, não foi difícil. À essa altura, tudo estaria privatizado. Ó Pinóquio do Batel quer fazer o mesmo por aqui e contar as notas para ele e seus asseclas. Deu com o nariz na parede!
    E quinta feira ele e o manequim de funerária, Sciarra vão se lascar novamente, com a nossa Marlei e o Hermes, o Leão da AL!!!
    À conferir…

    • conconrdo plenamente.chega de manter essa elite podre no poder

    • Zé Venâncio; Quem derrotou o Aécio foi os eleitores do Norte e Nordeste do Brasil e também Minas Gerais, onde ele sucateou a educação. Acesse o site do sindicato dos prof.de MG:
      Acompanhe o que o governo de Minas( Ex governador Aécio Neves e o atual “Anastasia,(PSDB), fez contra a educação mineira Richa quer implantar o mesmo programa de governo de MG e SP) os baianos já estão rindo de nós. Se dependesse dos estados Sulistas, o massacre na educação seria ainda maior, pois seu programa de governo atingiria todo o Brasil, somente os paranaenses depositaram quase 80% dos votos no tucano mineiro sem falar nos paulistas. A minha maior indignação é que a maioria dos funcionários públicos só é PT nas greves, sabem que pode reverter esse quadro, usando a sua arma que é o voto.Os paranaenses foram seduzidos pela redebobo que não informa nada, somente desinforma a população, causando um emburrecimento e alienação.

  10. Carro oficial dos deputados governistas do Parana.
    Pior que isso foi o lambão do secretario de justiça tentando enfiar os deputados a todo custo no refeitório para votar. Literalmente o governo e seus aliados são uma piada! não é possível distinguir quem é o mais idiota.

  11. seres não dignos do cargo para qual foram eleitos, alçados ao legislativos para representar o povo e há anos vêm lambendo as botas do executivo, seja de que partido for. O povo paranaense tem muita culpa nisso que acontece com o estado, pois não sabem ou são levados, pelo poder econômico, a escolher velhas castas que desde sempre estão ligados as oligarquias da 5ª comarca de São Paulo e contra as necessidades de quem realmente precisa de atitudes e benfeitorias do “estado”….

  12. E o aspone Genildo Fala Merda por onde anda o troll comissionado?

  13. Próximo passo é a instalação da CPI do endividamento urgentemente, não é possível um estado que arrecadou 56% entre 2010 e 2014 estar numa situaçao dessa. O secretário de Fazenda deu entrevista essa semana no site da Folha de São Paulo e disse que tiveram que pedir dinheiro ao TCE pra poder rodar a folha de pagamento de janeiro dos funcionários. Dinheiro eles arrumam, que continuem emprestando do TCE pra pagar a recisão dos funcionários.

    • Tem gente sumida do pedaço desde ano passado, aonde estarão mario celso cunha da copa???
      e o cassio do “planejamento”??
      sera que ele”planejou a quebradeira do estado e deu o pinote?”.
      CPI E PF EM CIMA DELES JÁ !!!