Blog do Esmael entra em recesso

blog_recesso2014A ideia é dar um descanso para o leitor durante essas férias no mês de janeiro de 2015. Ninguém é de ferro, pois.

Nos próximos 30 dias, o Blog do Esmael ficará em recesso. à‰ quando a equipe submerge para estudar, avaliar o ano que passou e planejar o nascente.

Também será período para que o nobre leitor possa refletir sobre como pagará os reajustes no IPVA, IPTU, materiais e mensalidades escolares, gasolina, energia, água, dentre outras maldades governamentais.

Os trinta primeiros dias do ano serão o tempo que o Blog do Esmael terá para analisar o comportamento dos governos Dilma e Richa. A princípio, lá e cá, as medidas iniciais têm sido decepcionantes.

O Blog do Esmael retorna à  lida com força total no próximo dia 2 de fevereiro cobrindo a posse dos deputados estaduais, na Assembleia Legislativa do Paraná, e dos federais e senadores no Congresso Nacional, bem como as respectivas eleições para as mesas executivas.

Até lá, bom descanso.

Esmael Morais.

53 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. CARTA ABERTA AOS ELEITORES DO Beto RICHA:

    Caros eleitores,

    Espero que estejam felizes e realizados pelo desmanche que está acontecendo no Paraná. Que estejam contentes pelo aumento do IPVA, pelo tratoraço na Assembleia, pelo não pagamento das férias aos servidores da educação quando o próprio governador disse que os mesmos seriam pagos em janeiro; pelo parcelamento de férias aos demais servidores estaduais; pelo aumento de salário do governador, deputados e secretários; pelo não pagamento dos PSS no mesmo dia que os demais servidores, pela primeira vez desde que existe esse tipo de contrato; pelas diárias atrasadas dos bombeiros e demais servidores da operação verão ; pelos professores não receberem as progressões e promoções que tem direito e nem terem expectativa de receber as mesmas; pela prorrogação de mandato dos diretores feito na surdina, quando comissões de eleição já tinham sido formadas pelo estado todo, a mando do próprio secretário da Educação; pelos fornecedores de combustíveis ao estado estarem sem receber; pelos construtores de obras licitadas do governo não poderem executá-las; pelos mesmos não receberem as já executadas; pelas 3 parcelas do Fundo Rotativo 2014 das escolas não terem sido depositadas e nem irão ser; pela quantidade imensa de pessoas que estão sendo demitidas por conta da quebra do estado, por ser nomeado um secretário da Educação que não tem o mínimo de conhecimento da área, quando quer administrar escola como empresa; ESCOLA NÃO É EMPRESA; Curiosamente, todas essas medidas vieram após outubro. Curiosamente, só as obras da empreiteira VALOR é que continuam sendo executadas e pagas religiosamente em dia pelo estado.
    MAIS 4 ANOS!!!! SERÁ QUE O PARANÁ AGUENTA?

  2. Esmael, seria bom você voltar logo das suas férias, e fazer o pedido da sua PRESIDENTA em defender o governo dela na mídia tornando as verdades do nosso pais em mentiras novamente,alias , a mesmas que a reelegeram. Volte logo antes que a PRESIDENTA acabe de destruir este lindo nosso pais, como já vem o fazendo por imcompetencia.

  3. Um mês é coisa de jornal.
    férias para blog é 2 semanas e olha lá…

  4. Perdeu um grande janeiro, jornalisticamente falando, atentado terrorista, greve de ônibus por calote do Beto Richa, etc, etc… Muita audiência foi por água abaixo….

  5. Pronto. Pode voltar das férias. Dilma também voltou. Ontem. E, como sempre, espalhando aboborinhas…

  6. Sabe! Essa falta de Ônibus em CURITIBA + REGIÃO METROPOLITANA. Já virou palhaçada pra nos que dependemos de transporte publico pra trabalhar etc… O Governo deve 16 milhões aos donos das Empresas de ônibus por que se a passagens são pagas avista na boca do Caixa? POLICIA FEDERAL e MINISTÉRIO PÚBLICO!!! Já passou da hora pedir intervenção na URBS E COMEC… Se possível fechar essas 2 empresas reguladoras do Governo estadual e municipal que não servem pra nada, acabar com essa farra mau uso dinheiro publico. Desserviço Na prestação de serviços das URBS E COMEC colocar todo mundo na cadeia… Fazendo Uma Auditoria Já na URBS E COMEC em caráter de urgência!… AUDITORIA JÁ… AUDITORIA JÁ…
    http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/855398/?noticia=GREVE+DEIXA+CURITIBA+SEM+ONIBUS+NA+MANHA+DESTA+SEGUNDA+FEIRA

  7. …e as cenas dos próximos capítulos do seriado… “o melhor esta por vir” quem esta produzindo? Estamos acéfalos, não se sabe de mais nada, que merda!!!

  8. O Beto é incrível. Não pagou o vale alimentação no valor de 103 reais aos funcionários da saúde. O Hospital do Idoso (que vergonha para Dna. Zilda Arns) fechou umas ala toda e uma das UTi´s. Iguais em tudo. Beto, Fruet e Dilma. E os cavalos ainda saem às ruas para protestar por preço da passagem de ônibus. É um povinho sem valor mesmo.

  9. Um 2015 com menos censura…

  10. Prezado Esmael, estamos sem informação, a mídia de plantão na sua ausência não informa, ou melhor desinforma. Agora é que estamos vendo a sua ausência. Volte logo puuurrrr favor.

  11. Então quer dizer que a prefeitura de Curitiba, conseguiu dinheiro para “DAR” ou melhor “JOGAR FORA” para as “escolas de samba” de Curitiba? Para esse grande programa essencial à nossa população tem dinheiro mas para outras coisas menos importantes como saúde, limpeza, transporte e até funcionalismo não tem?

  12. Eu não sou Charlie, je ne suis pas Charlie
    10/01/2015
    Há muita confusão acerca do atentado terrorista em Paris, matando vários cartunistas. Quase só se ouve um lado e não se buscam as raízes mais profundas deste fato condenável mas que exige uma interpretação que englobe seus vários aspectos ocultados pela midia internacional e pela comoção legítima face a um ato criminoso. Mas ele é uma resposta a algo que ofendia milhares de fiéis muçulmanos. Evidentemente não se responde com o assassianto. Mas também não se devem criar as condições psicológicas e políticas que levem a alguns radicais a lançarem mão de meios reprováveis sobre todos os aspectos. Publico aqui um texto de um padre que é teóloogo e historiador e conhece bem a situação da França atual. Ele nos fornece dados que muitos talvez não os conheçam. Suas reflexões nos ajudam a ver a complexidade deste anti-fenômeno com suas aplicações também à situação no Brasil: Lboff

    ***************************

    Eu condeno os atentados em Paris, condeno todos os atentados e toda a violência, apesar de muitas vezes xingar e esbravejar no meio de discussões, sou da paz e me esforço para ter auto controle sobre minhas emoções”¦

    Lembro da frase de John Donne: “A morte de cada homem diminui-me, pois faço parte da humanidade; eis porque nunca me pergunto por quem dobram os sinos: é por mim”. Não acho que nenhum dos cartunistas “mereceu” levar um tiro, ninguém o merece, acredito na mudança, na evolução, na conversão. Em momento nenhum, eu quis que os cartunistas da Charlie Hebdo morressem. Mas eu queria que eles evoluíssem, que mudassem”¦ Ainda estou constrangido pelos atentados à verdade, à boa imprensa, à honestidade, que a revista Veja, a Globo e outros veículos da imprensa brasileira promoveram nesta última eleição.

    A Charlie Hebdo é uma revista importante na França, fundada em 1970, é mais ou menos o que foi o Pasquim. Isso lá na França. 90% do mundo (eu inclusive) só foi conhecer a Charlie Hebdo em 2006, e já de uma forma bastante negativa: a revista republicou as charges do jornal dinamarquês Jyllands-Posten (identificado como “Liberal-Conservador”, ou seja, a direita europeia). E porque fez isso? Oficialmente, em nome da “Liberdade de Expressão”, mas tem mais”¦

    O editor da revista na época era Philippe Val. O mesmo que escreveu um texto em 2000 chamando os palestinos (sim! O povo todo) de “não-civilizados” (o que gerou críticas da colega de revista Mona Chollet (críticas que foram resolvidas com a demissão sumaria dela). Ele ficou no comando até 2009, quando foi substituído por Stéphane Charbonnier, conhecido só como Charb. Foi sob o comando dele que a revista intensificou suas charges relacionadas ao Islã, ainda mais após o atentado que a revista sofreu em 2011″¦

    A França tem 6,2 milhões de muçulmanos. São, na maioria, imigrantes das ex-colônias francesas. Esses muçulmanos não estão inseridos igualmente na sociedade francesa. A grande maioria é pobre, legada à condição de “cidadão de segunda classe”, vítimas de preconceitos e exclusões. Após os atentados do World Trade Center, a situação piorou.

    Alguns chamam os cartunistas mortos de “heróis” ou de os “gigantes do humor politicamente incorreto”, outros muitos os chamam de “mártires da liberdade de expressão”. Vou colocar na conta do momento, da emoção. As charges polêmicas do Charlie Hebdo, como os comentários políticos de colunistas da Veja, são de péssimo gosto, mas isso não está em questão. O fato é que elas são perigosas, criminosas até, por dois motivos.

    O primeiro é a intolerância. Na religião muçulmana, há um princípio que diz que o Profeta Maomé não pode ser retratado, de forma alguma. Esse é um preceito central da crença Islâmica, e desrespeitar isso desrespeita todos os muçulmanos. Fazendo um paralelo, é como se um pastor evangélico chutasse a imagem de Nossa Senhora para atacar os católicos”¦
    Qual é o objetivo disso? O próprio Charb falou: “É preciso que o Islã esteja tão banalizado quanto o catolicismo”. “É preciso” porque? Para que?

    Note que ele não está falando em atacar alguns indivíduos radicais, alguns pontos específicos da doutrina islâmica, ou o fanatismo religioso. O alvo é o Islã, por si só. Há décadas os culturalistas já falavam da tentativa de impor os valores ocidentais ao mundo todo. Atacar a cultura alheia sempre é um ato imperialista. Na época das primeiras publicações, diversas associações islâmicas se sentiram ofendidas e decidiram processar a revista. Os tribunais franceses, famosos há mais de um século pela xenofobia e intolerância (ver Caso Dreyfus), como o STF no Brasil, que foi parcial nas decisões nas últimas eleições e no julgar com dois pessoas e duas medidas caos de corrupção de políticos do PSDB ou do PT, deram ganho de causa para a revista.

    Foi como um incentivo. E a Charlie Hebdo abraçou esse incentivo e intensificou as charges e textos contra o Islã e contra o cristianismo, se tem dúvidas, procure no Google e veja as publicações que eles fazem, não tenho coragem de publicá-las aqui”¦

    Mas existe outro problema, ainda mais grave. A maneira como o jornal retratava os muçulmanos era sempre ofensiva. Os adeptos do Islã sempre estavam caracterizados por suas roupas típicas, e sempre portando armas ou fazendo alusões à violência, com trocadilhos infames com “matar” e “explodir””¦). Alguns argumentam que o alvo era somente “os indivíduos radicais”, mas a partir do momento que somente esses indivíduos são mostrados, cria-se uma generalização. Nem sempre existe um signo claro que indique que aquele muçulmano é um desviante, já que na maioria dos casos é só o desviante que aparece. É como se fizéssemos no Brasil uma charge de um negro assaltante e disséssemos que ela não critica/estereotipa os negros, somente aqueles negros que assaltam”¦

    E aí colocamos esse tipo de mensagem na sociedade francesa, com seus 10% de muçulmanos já marginalizados. O poeta satírico francês Jean de Santeul cunhou a frase: “Castigat ridendo mores” (costumes são corrigidos rindo-se deles). A piada tem esse poder. Mas piada são sempre preconceituosas, ela transmite e alimenta o preconceito. Se ela sempre retrata o árabe como terrorista, as pessoas começam a acreditar que todo árabe é terrorista. Se esse árabe terrorista dos quadrinhos se veste exatamente da mesma forma que seu vizinho muçulmano, a relação de identificação-projeção é criada mesmo que inconscientemente. Os quadrinhos, capas e textos da Charlie Hebdo promoviam a Islamofobia. Como toda população marginalizada, os muçulmanos franceses são alvo de ataques de grupos de extrema-direita. Esses ataques matam pessoas. Falar que “Com uma caneta eu não degolo ninguém”, como disse Charb, é hipócrita. Com uma caneta se prega o ódio que mata pessoas”¦

    Uma das defesas comuns ao estilo do Charlie Hebdo é dizer que eles também criticavam católicos e judeus”¦
    Se as outras religiões não reagiram a ofensa, isso é um problema delas. Ninguém é obrigado a ser ofendido calado.
    “Mas isso é motivo para matarem os caras!?”. Não. Claro que não. Ninguém em sã consciência apoia os atentados. Os três atiradores representam o que há de pior na humanidade: gente incapaz de dialogar. Mas é fato que o atentado poderia ter sido evitado. Bastava que a justiça tivesse punido a Charlie Hebdo no primeiro excesso, assim como deveria/deve punir a Veja por suas mentiras. Traçasse uma linha dizendo: “Desse ponto vocês não devem passar”.

    “Mas isso é censura”, alguém argumentará. E eu direi, sim, é censura. Um dos significados da palavra “Censura” é repreender. A censura já existe. Quando se decide que você não pode sair simplesmente inventando histórias caluniosas sobre outra pessoa, isso é censura. Quando se diz que determinados discursos fomentam o ódio e por isso devem ser evitados, como o racismo ou a homofobia, isso é censura. Ou mesmo situações mais banais: quando dizem que você não pode usar determinado personagem porque ele é propriedade de outra pessoa, isso também é censura. Nem toda censura é ruim”¦

    Deixo claro que não estou defendendo a censura prévia, sempre burra. Não estou dizendo que deveria ter uma lista de palavras/situações que deveriam ser banidas do humor. Estou dizendo que cada caso deveria ser julgado. Excessos devem ser punidos. Não é “Não fale”. É “Fale, mas aguente as consequências”. E é melhor que as consequências venham na forma de processos judiciais do que de balas de fuzis ou bombas.

    Voltando à França, hoje temos um país de luto. Porém, alguns urubus são mais espertos do que outros, e já começamos a ver no que o atentado vai dar. Em discurso, Marine Le Pen declarou: “a nação foi atacada, a nossa cultura, o nosso modo de vida. Foi a eles que a guerra foi declarada”. Essa fala mostra exatamente as raízes da islamofobia. Para os setores nacionalistas franceses (de direita, centro ou esquerda), é inadmissível que 10% da população do país não tenha interesse em seguir “o modo de vida francês”. Essa colônia, que não se mistura, que não abandona sua identidade, é extremamente incômoda. Contra isso, todo tipo de medida é tomada. Desde leis que proíbem imigrantes de expressar sua religião at锦 charges ridicularizando o estilo de vida dos muçulmanos! Muitos chargistas do mundo todo desenharam armas feitas com canetas para homenagear as vítimas. De longe, a homenagem parece válida. Quando chegam as notícias de que locais de culto islâmico na França foram atacados, um deles com granadas!, nessa madrugada, a coisa perde um pouco a beleza. É a resposta ao discurso de Le Pen, que pedia para a França declarar “guerra ao fundamentalismo” (mas que nos ouvidos dos xenófobos ecoa como “guerra aos muçulmanos”, e ela sabe disso).

    Por isso tudo, apesar de lamentar e repudiar o ato bárbaro do atentado, eu não sou Charlie. Je ne suis pas Charlie.

    • Caro Zé: como você disse, há muita confusão sobre os
      atentados terroristas na França, e o “EX-PADRE”
      Leonardo Boff aproveita para espalhar mais fumaça no
      ar, misturando alho com bugalhos, e envolvendo a
      Veja e a Globo de forma intencional e gratuita.
      A história se repete: todos sabemos as atrocidades
      cometidas pelo, ou em nome do, Catolicismo há não
      muito tempo atrás, e o Islamismo está passando pela
      mesma fase, em outro cenário, com outros atores e
      autores, e noutra época (atual).
      Não há como não condenar os morticínios cometidos
      entre as próprias seitas islâmicas, os homens-bomba
      incluindo meninas de 10 anos, o rapto das 200 menias
      católicas na África, a simples proibição do
      cristianismo em alguns países islâmicos (no ocidente
      eles podem até ser satirizados, mas não são
      impedidos de professar e praticar a sua religião), e
      por fim, não tem como não condenar os RADICAIS que
      rotulam de “infiéis” todos aqueles que não praticam
      o Islamismo.
      E, portanto, são condenáveis os assassinatos
      ocorridos na França.
      Terroristas são sempre canalhas, não importa a sua
      motivação ou causa.

  13. Nós aqui também estamos esperando a sua volta, anciosamente, pois não estamos sabendo o que se passa a nossa volta. Pois vejo que o mato esta tomando conta de Curitiba.

  14. Gosto muito do seu blog, nos deixa sempre informados das falcatruas da Politica e dos Politicos.
    Estamos no aguardo do seu retorno, se estivesse no ar ja teria noticias para o ano todo somente nestes 10 dias de 2015.muita coisa prometida e não cumprida.Governo Municipal ,Estadual e Federal. Boas Férias

  15. Esmael, a maioria do pessoal do comércio e indústria
    tira férias de 15 dias no máximo, em janeiro.
    Um mês inteiro “fora do ar” em Janeiro, permite aos
    seus leitores, descobrir que o seu Blog não é lá
    essa Coca-Cola toda, que a sua importância é
    relativa, e que há outras “fontes” disponíveis.
    Tá rolando o cão em janeiro, e você perdendo
    leitores e seguidores…

  16. Férias é para trabalhador…

  17. Tá de boa, até acho que vou virar blogueiro e ir para o Mato Grosso em Bonito curtir umas férias. Tá ai uma profissão boa, não tem custos, não tem que estocar insumos para produzir, não tem que investir alto em equipamentos e não tem funcionários para torrar ao saco na Tribunal do Trabalho. Sabe gostei, vou hoje mesmo ter uma conversinha com o patrão e dizer para ele entrar com a bunda que eu como o pé. Até final deste ano, e quem sabe a gente se encontre em Bonito Esmael. A inveja é uma merda e ela mata de verdade.

  18. Boas férias. Aqui na repartição pública teu blog é o mais acessado. Que 2015 seja melhor que 2014.

  19. CAROS PAIS, informo-lhes que neste ano seus filhos, alunos da rede estadual, estarão estudando em salas super lotadas pois o governo fechou demandas de salas para economizar pagamento com professores. Com isso, esgota os nervos de professores e o rendimento e aprendizado dos alunos caem.Pra quem votou no Beto Richa saiba que educação pra este governo é LIXO.

  20. Vai de férias e num volta mais seu blogrero de meia tijola. Agora é o Beto que manda neste estado e logo ele ser o Presidente da Republica do Brasil. Adeus seu tonto.

    • Prezada KhaGhona:
      Nos televisores e rádios, há um dispositivo que
      você gira, tecla, ou toca, e muda os canais ou
      emissoras, ok?
      Não gostou, é só mudar o canal.
      Aqui no blog, você nem precisa disso!
      Não gostou? É só você não aparecer mais por aqui!
      Tchau sua KhaGhona… kkkkkkkkk…

  21. Prezado Blogueiro,

    Já que você está curtinho um sol, segue mais um calote do Beto “playboy”Richa:

    CRISE
    Governo não paga férias nem promoções na PM
    Preocupado e sem saber o que falar para seus colegas, capitão publica carta aberta ao governador Beto Richa no Facebook e aponta problemas da PM

    05/01/2015 | 16:26 | DIEGO RIBEIRO
    Comentários (11)
    O governo do Paraná ainda não pagou a promoção de 300 sargentos formados no segundo semestre do ano passado. Além disso, 99 oficiais que se formaram em dezembro ainda recebem como cadetes de segundo ano de formação. Eles recebem apenas metade do que deveriam receber por mês.

    O caso foi exposto na rede social Facebook pelo capitão Luciano Blasius, lotado na Academia da Polícia Militar do Guatupê. O governo do Paraná não pagou nem as férias de alguns policiais militares.

    Veja também
    Nove creches atendem crianças que não têm com quem ficar em janeiro
    Governo promete pagar salários dos professores temporários no dia 8
    Blasius publicou uma carta em que pede respostas do governo estadual. “Sabe senhor Beto Richa e senhora Cida Borghetti, pelo fato de estar na PM há tantos anos e ter alcançado com meus méritos uma condição de gerência administrativa pública, sinto-me no direito e no dever de escrever-lhes, por vários motivos, entre eles: tenho o direito de saber o que está acontecendo com meu Estado do Paraná, principalmente quanto a real situação financeira”, pede.

    Por telefone, o capitão confirmou a publicação. “É preocupação. Antes de tudo, eu sou cidadão. Não fui desrespeitoso, mas inúmeros policiais estão preocupados. Queremos saber os prognósticos da gestão”, diz. O capitão Blasius não sabe nem o que falar aos policiais que protestaram.

    Segundo Blasius, as promoções e as progressões [aumento de 5% a cada cinco anos] na PM, direitos garantidos pela lei, não estão sendo pagas, como no caso dos 300 sargentos que passaram por um curso de oito meses para deixar a patente de cabo. Eles deveriam receber R$ 4,3 mil, mas ainda ganham cerca de R$ 400 a menos.

    Além deles, os 99 oficiais recebem há um ano ainda como cadetes de segundo ano [R$ 3,1 mil], quando deveriam receber cerca de R$ 6 mil. “Enfatizo que no período de campanha eleitoral o Senhor Beto Richa afirmou que o Estado estava financeiramente estável, porém, não é o que vivemos atualmente frente aos seguintes fatos”, questiona Blasius, na carta, ao governador.

    Ao fim da carta, ele enumera os problemas vividos na PM. “Evidencio que não somente estas as insatisfações, mas há outras, entre elas: as promoções injustas, a falta de perspectivas de crescimento profissional, a não realização do CHO [curso de habilitação de oficiais], as precárias condições de atendimento à saúde dos militares estaduais”.

    Sesp admite problema

    A assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) informou que a pasta reconhece a dificuldade descrita, mas afirmou que o titular Fernando Francischini deverá se reunir com o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa para tratar do tema. De acordo com a Sesp, os recursos estavam represados em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas entrarão em breve no cronograma de pagamento da pasta. Ainda de acordo com a assessoria, Francischini já pediu às policiais na manhã desta segunda-feira (5), durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada, a relação de pendências nas polícias para serem quitadas.

    • Gostei da tua idéia silvio luis, ou melhor..olho no lance…vamos manter esse blog na marra, atualizando os desmandos do Betinho cueca de seda…
      Primeiro o povo tem que saber que as escolas que tinham programado se reorganizar nas férias estão absolutamente sem condições de faz-lo tendo em vista que desde 6 de outubro não veio nenhuma verba do fundo rotativo e comerciantes que vendiam fiado não vão fazer antes de receber o que seria pago com as 3 últimas verbas retidas pelo governador…Podem confirmar isso com qualquer diretor da rede estadual…Cade vc app?

      • BURRICE OU MÁ GESTÃO ? Estive em Paranaguá com meus filhos para visitar o aquário no dia primeiro…Paranaguá é a única cidade do mundo onde atração turística não abre dia de feriado…eles querem que eu falte ao trabalho numa quarta a tarde para ver os peixinhos…tubarões me mordam…!

        • Amigo Profeta,
          Em nome dos parnanguaras, esse povo humilde e trabalhador do litoral paranaense eu peço desculpas, mas Paranaguá bateu no fundo do poço. Aqui os monumentos historicos estão desabando, o mato está tomando conta da cidade, o lixo já faz parte da paisagem e os moradores de rua proliferam a cada dia. Diante disso ainda tem gente falando em turismo. Sem tocar nos assuntos saúde e segurança, escandalos envolvendo políticos estampam os blogs já fazem parte do cotidiano da mídia nacional. Estamos esperando ansiosos pela volta do Esmael para nos ajudar, pelo menos com as denúncias, já que a imprensa daqui só serve para anunciar aniversário de madame e nota de falecimento.

          • Meu caro amigo bagrinho…o povo paranaense é que lhes deve o pedido de desculpas pelos últimos governantes eleitos que não dão o devido valor à essa terra tão querida…

  22. Ola Esmael! Boas ferias! Acabe de ler uma materia que o delegado de maringa vai lancar o whats app para denuncias e etc. Achei a ideia legal e mais legal setia vc publicar essa materia ja q seu blog tem um alto ibope!

  23. Boas férias, guerreiro.

  24. Tudo bem, boas férias, mas será que não dava pra renovar as fotos que voce ja usou nas ultimas duas ferias que voce tirou???? Nos poupe disso pelo menos!!!! Sandor

  25. Boas férias companheiro, e nada de cueca de seda.

  26. E agora Genildo, Froide, Silvania, Professor da Rede Estadual – já tem outro blog pra vc trollar pra defender o seu patrão caloteiro? Boas férias Esmael, recarregue as baterias pra voltar com tudo em fevereiro, a tucanada piraaaaaaaaa.

    • Amor e ciume de homem por outros homens é uma desgraça mesmo. Toque sua vida perdedor. Vai ficar mais 4 anos enchendo nosso saco com seus comentários? Se nem da GLOBO os políticos tem medo imagem deste blogueiro!!

      • Va trabalhar comissionado, o calote que foi dado aos professores vc também tem culpa seu bundão. O dinheiro que é gasto erroneamente com vc, é o que faz falta no pagamento aos professores PSS.

  27. Pois é, e não é que o Betofincacerra, importou da Bahia o seu xerife na Secretaria de Fazenda! Por aqui temos pessoas talentosas que poderiam ocupar esta função, todavia, ele achou melhor trazer um tucanopata para se sentir à vontade! Quem votou pela reeleição desta coisa, que o embale!

  28. Tire férias Esmael, recarregue os canhões e vamos derrubar mais uma tucanada nesse ano. Boas férias.

  29. Parabéns pela sua postura integra e simcera ESMAEL!!!
    JORNALISTA DE VERDADE TEM QUE TER LADO.E VOCÊ NUNCA FICOU EM CIMA DO MURO!bom descanso,sou fá do seu blog acesso todo santo dia anônimamente sem comentar.gosto mais é de lêr as tuas dignas postagens.depois escutar teus comentarista.nos faz mais sábios e honrado ao mesmo tempo.mesmo as varzeanas sendo injustas contra o povo e de quem procura ser melhorar o nosso pais a 12 anos.(não precisa desenhar como nosso páis melhorou).

    ATT- João Batista Da Silva e do SulPampa.blogspot.com

  30. Caro Esmael, é você e nós colunistas que tiramos uma folga, ou nós que damos uma folga para nossos ‘fregueses’… Bom descanso e obrigado pela oportunidade de expor meus pensamentos e informações de forma livre e democrática. Ótimo ano!

  31. Vai tarde…esse blog de.merda…cambada de mentiroso

  32. E quem irá nos salvar???

  33. Bom descanso Esmael.
    Só sombra água fresca, e… Daikiri!
    Grandes elucubrações, e volte com as baterias
    carregadas, que este ano a cobra vai fumar…maconha.
    Sds:- Tonico

  34. O melhor ainda está por vir, que”diliça”!!

  35. Bom descanso, merecido descanso.

  36. que inveja! eu tenho que voltar ao trabalho dia 26, mas o “xoki di gestão” do próprio governo é hilário!!!!, é de dar asia em Sal de Fruta ENO, feliz ano novo pro Genildo e “vamo qui vamo”.

  37. boas férias, o bagulho só começa a esquentar em fevereiro mesmo até lá é só marolinha.