Visando dar gás à  oposição, Gilmar Mendes vai rejeitar contas de Dilma

do Brasil 247
mendes_dilmaO ministro Gilmar Mendes já tem armas para fazer o que tanto o PT quanto a oposição já esperavam que ele fizesse: rejeitar as contas de campanha da presidente Dilma Rousseff à  reeleição.

Nesta segunda-feira 8, técnicos do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) se manifestaram pela rejeição das contas de Dilma, do PT e do Comitê do partido. O relatório será enviado a Gilmar, que é relator do caso.

O argumento dos técnicos é que 13% das saídas dos recursos da campanha desse ano e 5% das entradas foram irregulares. Gilmar pode ou não acatar a posição dos técnicos em seu voto, que será submetido ao plenário do TSE.

A rejeição das contas não impede a diplomação da presidente Dilma ao segundo mandato em janeiro, mas dá mais gás à  oposição na estratégia para um eventual impeachment, uma vez que abrirá portas para o pedido de investigações contra a presidente.

O jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, afirmou em artigo em seu blog que o voto de Gilmar pela rejeição das contas de Dilma não é uma surpresa. “A dúvida, junto a profissionais de Direito envolvidos no caso, é saber a reação dos demais ministros”, diz ele. PML alerta para “a necessidade de impedir que o Judiciário seja arrastado numa aventura delirante, capaz de comprometer o destino do país e o elemento mais valioso dos regimes democráticos !” a soberania popular” (leia aqui).

Comments are closed.