Vem aí em 2015 a Frente anti-Richa

richa_fora_2015Debate realizado ontem à  noite na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, deu pontapé inicial naquilo que pode ser considerado embrião de uma frente contra as políticas neoliberais do governo Beto Richa (PSDB).

Parlamentares, entidades sindicais, professores, blogueiros, estudantes e intelectuais discutiram as perspectivas das políticas públicas na gestão do tucano. Mais do que isso, alinhavaram algumas diretrizes para uma contraofensiva política dos movimentos sociais nos próximos meses.

Dentre os temas abordados estavam o desmonte da educação pública no estado e o recente pacotaço de Richa, aprovado na Assembleia legislativa, que eleva impostos e aprofunda a crise financeira no Paraná.

A iniciativa do evento foi dos professores Valéria Arias e Geraldo Horn, do NESEF (Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre o Ensino da Filosofia) da UFPR e entidades associadas.

Participaram da mesa Domenico Costella (Conselho Estadual de Educação), Esmael Morais (Blog do Esmael), Manuel Moreira (Unioeste), Janislei Albuquerque (APP-Sindicato), Requião Filho (deputado eleito do PMDB), Tadeu Veneri (deputado reeleito do PT) e Tarso C. Violin (Blog do Tarso).

124 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Fora Beto deveria ter sido concluído na eleição passada, agora é muito mais difícil, e digo mais, mesmo com todos os tarifaços que ja praticou o povo ainda o elegerá senador da República daqui a dois anos. O povo tem que aprender a votar, pagar pelos seus erros eleitorais é uma necessidade para a aprendizagem política. Tudo foi anunciado, como seria, antes da eleição para governador, mas, mesmo assim,se elegeu no 1º turno. Agora é tarde,eu não votei nesse mentiroso…Pois dias antes das eleições numa entrevista da RPC TV disse que as finanças do Paraná estavam saneadas?

  2. Acreditem aqui em Ivaiporã tem uns miseráveis puxa-saco do governador falando pela cidade que os professores são um bando de vagabundos, que ganham demais pelo que fazem. Digam não dá vontade de matar uns trastes destes…

  3. vamos tirar o richa do poder pois esta afundando o parana e nos temos que pagar os rombos feito por ele, nem as contas dele sabe administrar imagina o parana. um estado rico em tudo esta se afundando pelo mau administrador … vamos para rua e pedir iptima dele.

  4. Gente, o dia que surgir um partido formado por homens e mulheres do bem as coisas mudam.

  5. Voto no Brasil é navalha na mão de macaco!!!!!!!!

  6. Sabe o que é mais engraçado Esmael? É que os professores que estão encabeçando a “frente anti-Richa” estão debaixo da saia dele…

    Povo não tem vergonha na cara não, e não tem respeito próprio também. Quer fazer oposição ao governo? Saia da secretaria! Afinal, quem está na secretaria também não representa as políticas públicas do Estado?

    Ora, todos sabemos que o coletivo é quem faz acontecer, e que, em grande parte das coisas, são as pessoas que promovem mudanças (o coletivo) e não o individual.

    Sei que grandes ações dependem, em partes, de quem está à frente, mas muitas das ações referentes à educação só caminham porque as pessoas fazem OU NÃO! Aí eu escuto gente falar assim ó: “4 anos de morte da educação do Paraná”, mas daí você vai ver e o camarada faz parte da Secretaria desde sempre!! Eu só acho que se não aconteceu nada nesses 4 anos boa parte da culpa é sua também, que não levantou a bunda da cadeira para por em prática mudanças possíveis!!

    PAREM, por favor! O camarada fica defendendo Diretriz quando nem sabe o que está escrito lá, tem medo de ir para a escola e teme os alunos. O dia que esse povo fizer acontecer eu uma escola, eu juro que paro e escuto o que eles tem para dizer, mas reclamar fazendo parte da coisa? Tomem vergonha! Depois chamam de esquerda caviar e não sabem porque.

    • Incoerencia: Não misture as coisas senão seus dois neuronios não dão conta. Oposição a um desgoverno ou a uma empresa exploradora não tem nada a ver com com o desligamento dessas. Se assim fosse, ninguem trabalharia mais. Patronato e trabalhadores sempre tiveram divergências, um dependendo do outro…Quer saber? vá catar o coquinho chupado que o Beto incompetente te joga.

    • Tome voce vergonha na cara seu mendigo de favores! Não ofenda quem voc~e não conhece! fora desse blog puxa saco ameba.

  7. Esmael, por favor vá cadastrando o e-mail das pessoas contra o Richa, vamos chamar todos os sindicatos, associações para organizar um movimento forte, pois não podemos mais aceitar o desmonte do Estado, a incompetência e irresponsabilidade de empregar comissionados.

  8. O CEBEJA situado no núcleo onde trabalho funcionava como cabide de emprego, meia duzia de alunos, e um quantidade abusiva de servidores, na escola onde trabalho, o EJA terminou com 1 aluno, no meio do curso só tinha esse aluno e vários professores!!!

    • Roger você está denunciando aqui mais um descalabro da SEED. Se essa situação existiu, a mantenedora é que deveria evitar o desperdício do dinheiro público. Se ele existiu, se houve abusos, a culpa exclusiva é doa administração do sistema e não dos servidores. Agora, em nome da má administração do sistema vir querer tirar direitos dos educadores que trabalham com milhares de alunos cotidianamente, esforçando-se para dar conta de uma realidade social complicada do ponto de vista de valorização do estudo, é no mínimo, subestimar nossa capacidade intelectual. No mais, não creio que você seja professor, mas um mero puxa sacos fingindo-se de.

  9. Ninguém quer perder a regalia, a Educação precisava de um choque de Gestão, muita bandalheira acontece, quem trabalha sabe!!!

  10. Genildo, Fala Merda, Patricia e outras pérolas do blog, aproveitem a virada do ano e SOMEM, pois o pau vai comer para o lado do seu patrão.

  11. Alguém sabe informar quando sai o 13º salário do estado?

  12. Esmael ajude as escolas, esse governador esta negando o fundo rotativo, como as escolas vão pagar as contas? faltam 3 parcelas, nunca na história isso havia acontecido?

  13. Acho que todos tem o direito de se manifestar e lutar pelo que acredita. Mas me deixa muito triste ver profissionais da educação que só reclamam da política, mas dentro da escola não fazem nada! A maioria está ali pela estabilidade do concurso. Quero ver numa instituição particular, não iriam durar nenhum dia. Bando de hipócritas!

    Pode ganhar o quanto for que vai estar insatisfeito e nunca será o suficiente. Ninguém mais quer ser professor porque o próprio professor faz da profissão um bico. É só ir para as escolas agora e ver que não tem mais nenhum aluno, e esse ano foi um ano de copa do mundo. Era para aluno ter aula e já dispensaram faz tempo, bem antes do previsto.

    Tem muitos colegas que não se enquadram nesse perfil, mas a grande maioria nem pós-graduação quer fazer, só quer o salário na conta no final do mês e continuar com o mesmo modelo de aula de 10 anos atrás. Além de tudo não quer ser avaliado. Aí quando chega época de eleição vai para a rua lutar pelos direitos! Pelo amor de Deus, primeiro cumpra seu dever de profissisonal, depois vai lutar pelo direito. Uma vergonha!

    • “Maria” seu discurso é montado.Foi postado por alguem do governo que finge ser uma professora. Está claro. Volte para seu carguinho, migalha de político para pobres e vai vomitar em outro lugar. Você é absolutamente IRRELEVANTE.

  14. Pela composição da mesa do evento, percebe-se que só que tinha MERDA !!!!

  15. Pois hé. Votaram nesse playboy agora aguentem, pois era de conhecimento público a sua incompetência ao longo dos quatro anos, mesmo assim foi eleito.
    Não acredito nesses movimentos,especialmente aqui no Paraná.

  16. …,ESTE PESO EU E, MINHA FAMILIA, NÃO CARREGAMOS,NÓS NÃO VOTAMOS EM GANGSTERS,O QUE NOS REVOLTA É, QUE TEMOS QUE PAGAR Á CONTA JUNTO COM ESSE BANDO DE FDPs QUE ELEGERAM E, REELEGERAM ESSE VAGABUNDO,FODAM-SE!!!

  17. Para refrescar a memória.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    A Comissão Parlamentar (Mista) de Inquérito (CPI) de Evasão de Divisas, ou CPI do Banestado foi criada pela Câmara dos Deputados do Brasil em 26 de Junho de 2003 a fim de investigar as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil para paraísos fiscais, entre 1996 e 2002, quando foram retirados indevidamente do país mais de US$ 84 bilhões através de contas CC5 do Banco do Estado do Paraná ou Banestado, segundo estimativas reveladas pela operação Macuco, realizada pela Polícia Federal.

    O presidente da CPI foi o senador Antero Paes de Barros (PSDB), o vice-presidente foi o deputado Rodrigo Maia (PFL) e o relator foi o deputado José Mentor (PT).

    O desempenho do relator da CPI, o deputado José Mentor, foi bastante criticado, sendo ele acusado por alguns parlamentares de ter sabotado a CPI. Mentor foi autor também de um polêmico projeto que se aprovado daria anistia a todas as pessoas que enviaram ilegalmente para o exterior. Segundo o deputado, tal medida teria como objetivo repatriar recursos no exterior. Após um ano e meio de investigações, Mentor concluiu o relatório sugerindo o indiciamento de 91 pessoas pelo envio irregular de dinheiro a paraísos fiscais através de contas CC5, desvios que chegariam na ordem de R$ 150 bilhões. Entre os indiciados, Gustavo Franco (presidente do Banco Central no governo de Fernando Henrique Cardoso), o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e o dono das Casas Bahia (maior rede varejista do Brasil), Samuel Klein. 1 2 Por sua vez, o PSDB queria apresentar uma “outra versão da CPI” na qual, por exemplo, as acusações contra Gustavo Franco apareceriam de forma “mais branda”. 3 O presidente da CPI do Banestado, senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT), após vários desentendimentos com o relator, resolveu encerrar os trabalhos da comissão sem que o texto apresentado pelo deputado passasse pela votação dos integrantes da CPI. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, criticou duramente os resultados da CPI: “Fica frustrada a votação de seu relatório em função de pura briga política de políticos que ficaram todo o tempo sob holofotes, me parece tentando apenas captar vantagens eleitorais e não com o objetivo de prestar um serviço à nação”, criticou Busato

  18. A primeira empreitada é forçar a barra para a taxação dos aposentados e pensionistas não seja de 11% de uma porrada só, mas sim 5% em 2015, 8% em 2016 e 11% em 2017, afinal de contas é assim que Beto Richa concede algum aumento. Porque massacrar os aposentados, eles não tem culpa das irresponsabilidades do governo. Eles deram o seu quinhão nas contribuições. Não causem um choque de gestão nos aposentados. Pensem bem. Sejam humanitários.

    • Não importa. Foram “eles que deram o seu quinhão nas contribuições” para reeleição deste seu ídolo. Agora receberam o troco. Taí o resultado de quem só acredita no canto da sereia.

  19. O que fazia o padre italiano domenico costela na sessão?? É um baita burguês que veio da Itália e aqui no Brasil pouco faz . Além do mais tem cargo no governo nomeado pelo Richa!!!!!uiiiii volta pra Itália , padre Domenico …….

  20. KKKKKK KKK KKKK e eu dou rizada elegerão o homem no PR, e agora sonham com manifestação kk kk não vai dar em nada. (2)
    “Kifique bem claro” No Paraná esses Movimentos perdeu a credibilidade, quem apoia essa papagaiada só funcionários públicos em conjunto diversos comissionados. O povão não cai mais nessa… Esqueceram que elegeram Homem numa super votação… Agora é tarde pra alguém pensar em reclamar. Paguemos nossos impostos em dias, e seja o que Deus quiser.

  21. O “Fora Beto” também será reforçado pelos 4.000 Comissionados que serão demitidos?

  22. Quanto sera que cada deputado levou pra aprovar essa roubalheira do Beto?

  23. concordo devemos tirar este governador

  24. KKKKKK KKK KKKK e eu dou rizada elegerão o homem e agora manifestação kk kk não vai dar em nada.

  25. E os eleitores que votaram nesse canalha, ajudando a ser eleito ainda em primeiro turno? agora desapareceram, nós de esquerda conhecemos muito bem essa raça da TUCANALHADA, mas e quem votou num cara que parecia uma inofensiva ovelha na verdade era um lobo, e por causa deles teremos que aguentar essas políticas neo-liberais por mais 4 anos. Quero ver qual será a justificativa do fracasso deste mandato,ja que a desculpa de que o governo federal não mandar verba acredito eu não deva funcionar desta vez.

  26. Não sei como ainda temm gente que questiona a favor do Beto,sera que não estão vendo que a mal administraçao do governo dechou o estado em crise,so consegui ser eleito por tantas mentiras na campanha,eu apoio essa frente fora beto para o Bém do parana.esse homen não intende nada de governo, na verdade nem para prefeito não foi bom, so consegui ser governo pela a burrice do povo paranaense.eu apoio tudo que for contra essa raça de governo e seus acessor.

  27. Betokinderovo como sempre ferrando o povo e povo adorando, acho pouco para os trouxas que votaram no playboy, e vai ser pior. Pediram para ver e agora vão pagar caro.

  28. Não sei como ainda temm gente que questiona a favor do Beto,sera que não estão vendo que a mal adimnistraçao do governo dechou o estado em crise,so consegui ser eleito por tantas mentiras na campanha,eu apoio essa frente fora beto para o Bém do parana.esse homen não intende nada de governo, na verdade nem para prefito não foi bom, so consegui ser governo pela a burrice do povo paranaense.

  29. Esse john será que é de miami mesmo o é do pálacio iguaçu

  30. Naõ sei como ainda tem gente que quer questionar a favor do Beto, acho que é porque fas parte, mesma merda e para esses cargo comicionado tá bom porque tira de quem trabalha e da para essas cambada,eu apoio os professores e apoio tudo que for contra essa raça de governo,que o povo paranaense não merece esse traste de governo.

  31. Naõ sei como ainda tem gente que quer questionar a favor do Beto, acho que é porque fas parte, mesma merda e para esses cargo comicionado tá bom porque tira de quem trabalha e da para essas cambada,eu apoio os professores e apoio tudo que for contra essa raça de governo,que o povo parana não merece isso.

  32. Alguém poderia dizer em quem votar? porque Requião não faria diferente disto ai não, faria é pior, alias teríamos a terceira opção, aquela do PT que já tem seu nomezinho citado no petrolão… Lamentavelmente amigos não tivemos boas opções para o paraná.

  33. Como diria o dono do Blog Esmael (esquerda caviar) Moraes…Afrouxem o sutiã, esquerda PTralha

  34. Esse Blog é mesmo uma Piada, se fosse contra a Dilma seria Golpe, promovidos poe Golpistas, mas contra qualquer outro é “frente” contraria e não Golpe.

  35. O povo o reelegeu mas tambem pode tira-lo de lá.
    Devemos fazer uma faxina geral, deputados inclusive.
    O povo pode tudo, desde que agindo rigososamente dentro da lei. Mobilização pacifica porem “dura”, desestabiliza e derruba um governo.

  36. Não é o PMDB e PT que não existem mais, é o povo que é trouxa mesmo!

  37. Esmael , se na mesa estavam o Venéria e o Chapolim Mamoninha Jr , a coisa não é seria , essa frente vai dar com os burros n’agua . era um encontro de humoristas ??

  38. É que o Paranaense, principalmente o Curitibano são conservadores, mas não votam em candidatos bom para o povo, bom para o social, maiorias das vezes votam na MÍDIA PODRE, que foi o caso do Piá de Prédio.

  39. Nem Juzuiz Salva
    Pelamordedeus… frente contra o governo, composto por 3 professores petistas, um deputado bancario petista, dois blogueiros vinculados à RedePT13 e um Deputado que (tal qual o pai) discursa pra galera em publico e no privado, flerta com o governo.
    Bem, o fato é que esta “frente” reune uma força capaz de “fazer o mundo tremer”. Pretensão assim nem jezuiz salva.

  40. O POVO DO PARANA DEVE FAZER IGUAL O POVO DE SÃO PAULO IR PARA A RUA PROTESTAR P VER SE NÃO MUDA COMO QUE EM SÃO PAULO ELES AFROUXARAM AS CALCAS PARA OS MANIFESTOS. AQUI DA CERTO TBM.

  41. Perguntar não ofende: qual seria a porcentagem de “coxinhas” ou “ex-coxinhas” nessa frente anti-Richa?

  42. Dá para o povo reivindicar sim. O povo reelegeu o Beto Richa porque ele omitiu a real situação que o estado se encontrava na época da eleição. Pior são os parlamentares que estão na assembléia para auditar a receita que o estado arrecada e onde são aplicada, mas não, estavam ocupados em campanha politica que esqueceram de auditar o que o governador estava fazendo com o dinheiro do povo. Todos são farinha do mesmo saco.

  43. O Beto é fraco, concordo. Mas o expediente de aumentar tarifas públicas é usado por todos, incluindo o PT e seus associados. Não por acaso, os vereadores petistas votaram favoravelmente ao aumento do IPTU e ITBI. Os vereadores petistas fecham os olhos para o ICI, para as tarifas do transporte público e para os radares, ente outros problemas não enfrentados pelo incapaz prefeito da capital. Portanto, a envolta deveria ser contra os fatos, não contra as pessoas. Ou aumento de tarifas é bom se praticado por petistas e aliados? Vão dormir….

  44. Fora BETO!! vamos cassar este estúpido que não representa a vontade dos 11 milhões de paranaenses, mas sim de 3 milhões que num lapso de inteligência o colocaram ali…

  45. Achem tres negros entre as pessoas, e ganhe uma viagem a Brasilia.

  46. E ano que vêm e movimento Anti- Beto e também e claro Anti- Dilma e por tudo o que esse partido corrupto representa.

  47. Só gente boa nesse debate hein……. sindicalistas, imprensa “independente”, faltou só a Gleise e o André Vargas.

  48. o que adianta fora beto se em 2018 ele se candidata ao senado e ganha, em 2014 ele foi reeleito sendo um péssimo governador enquanto o povão for burro não adianta nada protesto.

  49. Tudo por dinheiro fala nobre silvio santos deputados do pmdb se alinham no modelo tratoraco para poderem pagar as dividas de campanha e natural poi um governo que nao teme quaquer fiscalizacao eleitoral faz o que bem entende nas barbas do judiciario e nao e punido, jamais os nobres parlamentares deixariam de embarcar neste trem das festas natalinas, e o povo paga pela falta de comprensao de aceitar as verdades sobre a situacao das contas do parana, agora com barulho ou sem barulho serao 4 anos de sofrimento e ainda vao eleger o garotao para o senado pois o voto da burguesia tem e de sobra,e faz o sucessor que esta no aquecimento, o futuro que espera nosso estado sao 12 anos de angustia e sofrimento, acorda parana e parem de serem mazoquistas.

  50. Parabéns à “formação” dessa frente ai. Que tal a mesma atuar em todos os níveis de governo? Nenhuma ação a respeito da situação nacional, à situação de todos os mais de cinco mil municípios brasileiros? Sugestão: Fotografem a parada gay de hoje e usem o material para ilustrar as intervenções futuras dessa “frente”…

    • Fotografem a parada gay de hoje que vai ter um velho escritor medíocre, saindo dos armários do Caiuá, rebolando as pelancas esclerosadas do cordão rosa choque de indigesntão dos puxa sacos da Pleibeta…

      • Coisa feia, né, Mussum? Se esconder atrás dum apelido prá desqualificar o contrário. Como faz o seu petê com todos os que levam a público as suas barbaridades.
        Os tarifaços, com os quais também não concordo, estão acontecendo em TODOS os estados brasileiros e são consequências da malfadada política econômica brasileira, notadamente a da levada em prática pela Poste de plantão.
        Antes que eu meu esqueça: Que tal empilhar coquinhos nalguma ladeira? Por exemplo, depois da curva da Santa?

    • Babaca rodrigues borra bostas do patrão playboy como vc sabe ja existem pessoas fazem manifestações conta o governo e o PT mas aqui no paraná teu patrão acha quie governa como se fosse imperador aprova tudo que quer goela baixo com tratoraço, muda seu gabinete para londrina em semana de corrida faz tudo que quer tudo de bom ele fez tudo de ruim ele credita ao PT.
      Se não tiver ninguém erguendo a voz contra isso a patacuda continua.
      Em Brasilia a Presidente esta abrindo o dialogo pq? pq o povo esta se mobilizando mas aqui vc ridiculariza tenta como sempre mudar o foco para que ninguém tire sua teta gorda!!!!

    • Onde devemos passar para pegar sua autorização Parreiras.

    • Os tarifaços estão acontecendo em todos os estados brasileiros, ô abobados de enchente. E tudo isso é resultado do falido modelo arrecadatório nacional. Deixem de pensar miúdo e livrem-se das vendas que lhes deixam cegos.

      • Só o Bibinho tem uma fortuna pessoal de 500 milhões e gostaria de saber qual é a fortuna pessoal do Beto Richa,Rossoni,Nelson Justus e mais uma caterva de Paranaenses nababos.
        Se a procuradoria seguir o dinheiro e os bens,vai sobrar dinheiro no Paraná e é claro cair a republica.

      • Esse play so nao e ainda o pior de todos os tempos porque outro nos deixou com os contratos dos pedagios..Nos cuidemos com emprestimos…
        Nos primeiros quatro anos nenhuma escola,alias fechou algumas,nenhum hospital,nenhum presidio, nenhuma obra,e ainda tem aqueles que os defende.
        Desafio os coxinhas a postarem pelo menos uma obra desse governo.

  51. Quem dai financiar? O esque ma da petrobral, o mensalão ? Vcs não tem moral pra nada deviam se esconder de vergonha

  52. Quando os Psdbistas fizeram tais atos contra a presidente Dilma, vocês ficaram loucos, argumentando que seria uma tentativa de golpe, um terceiro turno.
    Agora querem fazer o mesmo ato contra o Richa, e apoiam tal situação.
    Lamentável.

    • Mais um borra bostas do patrão playboy deturpando a informação!
      ninguém é contra manifestação de ninguém meu caro, mas essa turma estava fazendo manifestação pedindo intervenção militar isso não seria golpe????

      • Não, a grandiosa maioria apenas pedia o Fora Dilma, algo que está estampado nas placas de Fora Beto da imagem.
        Pouquíssimos pediam a intervenção militar, uma minoria insignificante, e já generalizaram para todos.
        Quem deturpa a informação é você, meu caro.

    • Nesse ponto, até concordo com isso, mas precisa haver manifestações para que Richa não continue fazendo o que quer. Ele precisa sentir que governa para a população. Aumentar impostos é antipopular em um país corrupto como o nosso. O povo do Paraná está pagando pela má gerencia desse governo. A educação está sendo sucateada. Infelizmente uma parte da população não respeita os professores. E não está nem aí! Que pena! Eu opto por haver manifestações contra esse governo, não para tirá-lo do poder (já que entendo que foi democracia), mas para limitar seu poder.

      • Concordamos em partes. Argumentar que aumentar impostos é uma medida antipopular é correto, porém, gostaria de ver um governante que não realize tais medidas neste país, independente do partido.
        Sobre a má gerência, ele começa a apresentar sinais que realmente está perdendo a mão, mas, também pode ser necessário buscar exemplos de outros estados, diversos deles estão afundados em dívidas e não estão pagando seus funcionários públicos da forma correta, por exemplo, esse é um mau que vem assolando a nação, e não é exclusividade dos governos PSDB.

  53. NÃO BASTA UM FORA BETO, TEM QUE HAVER TAMBÉM UM FORA MERDAS DE DEPUTADOS, QUE TRAEM O POVO QUE OS ELEGERAM EM TROCA DE FAVORES DO GOVERNO. A FALTA DE COMPROMETIMENTO E DEFESA DOS INTERESSES DO POVO, PELOS DEPUTADOS, DEVER SER MOTIVO DE EMPEACHEAMENT. AS INSTITUIÇÕES DEMOCRATICAS ESTÃO POR UM FIO, PELAS CANALHICES PRATICADAS PELO JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO E EXECUTIVO.

  54. Fora Beto deveria ter sido concluído na eleição passada, agora é muito mais difícil, e digo mais, mesmo com todos os tarifaços que ja praticou o povo ainda o elegerá senador da República daqui a dois anos. O povo tem que aprender a votar, pagar pelos seus erros eleitorais é uma necessidade para a aprendizagem política. Tudo foi anunciado, como seria, antes da eleição para governador, mas, mesmo assim, o mais jovem, que fala e engana bem se elegeu no 1º turno. Agotra é tarde, ninguém mais tira essa tucanada do poder, reinaram por muitos e muitos anos, tendo em vista que o PMDB E O PT no Paraná não existem mais. É lamentável tudo isso, agora não adianta espernear.

  55. Não sei nada sobre a política no Paraná… mas uma coisa q sei é q não tem nada de neoliberal em aumentar os impostos… pelo contrário.

    • verdade, você não sabe nada de política no Paraná.

    • Você não sabe nada de nada mesmo kkkkkkkkk.

    • Alias, você não sabe nada de política. Neoliberal são os novos políticos liberais que pregam o enxugamento do estado (contra a nossa CF/88) e que se entreguem tudo nas mãos da iniciativa privada. Entregam saúde, educação, estradas, segurança … vão terceirizando, privatizando, vendendo e quando não conseguem, sucateiam para que pessoas como você fiquem descontentes e apoiem a privatização. Desconheço uma administração da tucanalha/DEMoníaca que tenha feito sequer uma obra para melhorar a situação do povo. Uma sequer. mas, contudo, se elegem pela imbecilidade de nossos eleitores e a ajuda (paga e bem paga) dos meios de comunicação que na maioria das vezes estão nas próprias mãos deles mesmo. Uma coisa é esquerda, outra é a direita.

    • Realmente você não sabe nada de e política

    • Realmente o aumento de impostos não é apregoado por Mises, Friedman ou até pelo Adam Smith.
      Mas, o desmonte do estado é sim uma política neoliberal acordada nos dez pontos do consenso de washington. Conhece esse documento? Ah, e o pior, o desmonte do estado em favor de uma casta. Sugiro ler “A privataria tucana”, e “O Brasil privatizado”, daí entenderá melhor o que digo aqui.

    • vc realmente não sabe nada sobre política no Paraná, kk

    • Gente, a situação é MUITO SÉRIA. Será que o povo só vai reclamar online?
      Será que não vale passeata na rua?
      Será que vamos engolir esse sapo cru e podre? As decisões contra o bolso de todos (menos os deles)?
      Será que não há um governante disposto a defender o CORRETO contra o TORTO?
      NÃO SÓ: ONDE ESTA O DINHEIRO, Mas onde enterraram a moral, o reto caráter e a dignidade? Por qual razão foram desprezados esses valores?
      ESTOU INDIGNADA, OFENDIDA, ENVERGONHADA”¦ em LUTO pelo [email protected]á!

      • Concordo com vc pedagoga, minha indignação é a mesma…uso tuas palavras ESTOU INDIGNADO, OFENDIDO, ENVERGONHADO e em LUTO pelo PARANÁ!! Vamos arrancar essa AMEBA de governador que só prejudica o povo paranaense…empeachment nele!! FORA BOSTA RICHA!!

    • imagina se todos empresários se unissem e colocassem em pauta se o governo não recuar com o pacote da maldade,demissão motivada pelo governador de 50%,a repercussão seria nacional de como age o PSDB que quer ser governo no Brasil

    • Cara você não entende nada mesmo é melhor ficar quieto

    • Como você disse não conhece nada de política no PR!!!