Veja como a Educação está bancando o fracasso da gestão Beto Richa

richa_surpresa_educacao.jpgQuando a senadora Gleisi Hoffmann (PT) afirmou numa das tiradas mais sensacionais da campanha, durante debate na TV Band, que o governador Beto Richa (PSDB) parecia mais um Kinder Ovo!, pelas constantes surpresas, ela não fazia ideia de que estava definindo politica e sociologicamente como é a gestão do tucano no Paraná. Os educadores que o digam, conforme relato abaixo.

Nesta semana, professores e pedagogos da rede pública do estado foram surpreendidos com o cancelamento das ordens de serviço para a distribuição de aulas. Isto significa que um contingente importante não conseguirá definir se vai trabalhar ou não em 2015. Pior: quem não encontrou onde lecionar ficará sem parte do salário de aulas extraordinária de dezembro.

No Núcleo Regional de Educação de Londrina (NRE), por exemplo, de acordo com aviso no portal, o cancelamento da distribuição de aulas abrangeu as disciplinas de Arte, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e pedagogos. Na região de Curitiba a medida atinge somente aos pedagogos, que ficaram sem ordem de serviço.

Além do interesse econômico! na medida em que pune os educadores, o que há por trás disso tudo? O poder político, caro leitor, pois são inúmeras denúncias que chegam aqui sobre supostas fraudes na distribuição de aulas. Os diretores de escolas, aliados do governo, estariam reservando! as aulas para seus pupilos. Esses privilegiados! seriam futuros cabos eleitorais na eleição para a direção, etc., alimentando uma cadeia de impessoalidade administrativa.

Semana passada o Blog do Esmael mostrou que Richa tentou novo calote nos mestres modificando dados cadastrais que impediam os profissionais de subirem de nível no mês de outubro, o que lhes diminuíam cerca de mil reais no salário. Diante da denúncia, recuou da intenção em menos de 24 horas (clique aqui).

O leitor pode até achar pouca coisa o que se registra aqui, mas, como o orçamento da Educação é o maior do governo do estado, qualquer mixaria! é muita coisa.

A estratégia de Beto Richa é jogar o fracasso de seu choque de gestão! na conta dos educadores paranaenses.

Nos últimos meses também se mostrou neste espaço que o governo tucano se esforçou bastante para fechar 141 escolas (clique aqui) e várias turmas no estado, o que causará superlotação nas salas de aula em 2015 (clique aqui).

Houve ainda vários cortes de funcionários, calote na merenda nas três últimas parcelas do fundo rotativo destinado à s despesas das escolas (clique aqui). “Em 11 anos de direção, nunca tinha ocorrido isso”, disse um diretor que pediu para não ser identificado. “Isso atrapalha até o comércio local”, completou.

O ensino superior, da mesma forma, acaba bancando o “choque de gestão” do PSDB. Na semana passada, em Londrina, a comunidade universitária saiu à s ruas para protestar contra cortes no já escasso orçamento das universidades. Essas instituições, inclusive, tiveram de suspender a formação continuado do PDE devido aos calotes.

Para fechar o repolho!, o governo Richa resolveu prorrogar o contrato de funcionários da limpeza e administrativo em regime PSS para fugir das rescisões trabalhistas. Com isso, segura mais dinheiro em caixa, os comissionados riem à  toa, mas falta um dinheirinho para o peru extra dos educadores.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Awesome write-up. I am a regular visitor of your blog and appreciate you taking the time to maintain the nice site. I’ll be a regular visitor for a really long time.

  2. Hello there. I found your site by the use of Google whilst searching for a similar subject, your web site got here up. It seems good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks to visit then.

  3. Awesome write-up. I am a normal visitor of your web site and appreciate you taking the time to maintain the excellent site. I will be a regular visitor for a really long time.

  4. I just want to tell you that I am just new to weblog and truly savored you’re blog. Almost certainly I’m planning to bookmark your blog . You actually have terrific articles. Thanks a lot for sharing your web-site.

  5. Concordo com Beto, conheço sala com dois alunos e 12 professores, uma vergonha, melhor do que aula particular!!!

  6. O Governador está correto!!! Muito dinheiro é jogado fora com poucos alunos em sala. Aconteceu, numa escola grande de Curitiba, turma com 5 alunos e 11 professores… Já pensaram quanto custa isto???
    Beto: é hora da mudança!!! Os que estão na “zona de conforto”, vão reclamar muito!!! Vão gritar!!! É hora de enxugar a máquina. Tô com o Beto e não abro!!!

    • Na minha escola perdemos 10 turmas cheias, os pais estão desesperados por vagas. Defende o Playboy já sei que é ou mal caráter ou mal informado.

  7. A Educação tem:
    Um Péssimo governador e um Péssimo “SINDICATO”.

  8. Essa classe foi a mais privilegiada neste governo em relação ao resto do funcionalismo. As contas estão do jeito que estão em grande parte pelos sucessivos reajustes que a classe de educadores recebeu em quatro anos. Chega de reclamar e vamos trabalhar porque o nível do ensino público do Paraná está péssimo.

  9. Se os diretores escondem aula, o próprio núcleo é conivente. Essa política está enraizada, a hipocrisia na Gestão Democrática. Depois queremos discutir corrupção no país se nós mesmos fechamos os olhos para as irregularidades no dia a dia.

  10. Esmael e demais só “os educadores que o digam?”

    Que nada o Beto “Kinder Ovo” Richa, andou também armando emboscada, enfim tocaia com os Policias Militares que não recebem suas horas aulas como instrutores, suas progressões e benefícios salariais, quinquênios e outras melhorias!
    A coisa está feia na base trabalhadora da PM!

  11. Chuuuuuuuuupa que é doce, a raiva que sinto, pois discuti inclusive com umas antas de professores estaduais que estavam fazendo campanha para os nefastos Alvaro e Beto.Agora esta ai, acreditaram em governantes do PSDB é nisso que dá. Aguardem, o LERNISMO voltou ao Paraná.

  12. Acho graça
    Não, eu não me refiro à Graça, Gracinha, Engraçadinha Fores PT da Silva. Acho graça das tiradas do blogueiro, principalmente no título de seus textos.
    Um governante tem que saber governar, governar pro povo e não necessariamente pros seus servidores. Se o professor tem um padrão de 20h, no decorrer do ano, pode pegar aulas extraordinárias. Mas findo o ano letivo, as aulas extraordinárias cessão, volta às suas 20 originalmente. Qual o problema disto? Isto se chama gerir os recursos públicos (consegue entender o que é publico???) e não fazer dos recursos do tesouro como se fosse seu e distribuisse como bementente pra agradar a claque. Assim faz o governo federal. Amplia tanto os gastos com benesses ao funcionalismo publico, que recentemente teve q admitir publicamente no congresso nacional que o governo tinha falido e pediu uma “precatória” para não ter as contas rejeitadas pelo TCU.
    Por falar em público, a noção de publico do PT é bem heterodóxica: 3% vai pros companheiros ou pro partido. Assim é na PETROBRÁS (que precisa ser re-estatizada), na área eletrica, portos, obras de uma maneira geral … menos noesporte e trablaho, pois ali a “comissão” pras ONGs amigas são na base de 10%

  13. Sou professore aprovada no concurso de 2013 e estive na distribuição de aulas para os novos concursados (dia 11/12) e muitos professores desistiram pois não havia aulas suficientes. Os primeiros da lista pegavam aulas em até 3 escolas diferentes para completar a carga horária. Muitos professores desistiram e os que ficaram até o fim como eu ( a distribuição foi das 8h da manhã até as 19h sem intervalo) e não conseguiram uma escola receberam uma declaração da Secretaria de Educação dizendo que “por não haver disponibilidade de vaga neste momento, o candidato deverá escolher a mesma no ato de sua posse, em data futura”. Quem acredita? Eu não. Vergonha na cara Beto Richa!!!

  14. Isso é bom vai ensinar esse povo a votar.

  15. Caro Esmael, a “distribuição” de aulas foi um engodo. Diversas aulas foram “escondidas” pelo próprio NRE Londrina, para os professores que lá estavam lotados as pegassem.