Servidores do Detran convocam ‘greve geral’ contra pacotaço de Beto Richa

detran.jpg

O Sindicato dos Servidores do Detran-PR (Sisdep) publicou uma carta aberta! com uma série de críticas pelo descaso com que os trabalhadores do órgão vêm sendo tratados pelo governador Beto Richa (PSDB).

Além disso, o Sisdep convocou assembleia geral da categoria para este sábado (06) com um único ponto de pauta: deflagração de greve geral.

A principal reivindicação dos servidores é um plano de carreira próprio, compatível com a importância do órgão e das funções executadas. Mas eles também reclamam de uma série de problemas que atingem todos os servidores do estado, como a precariedade do Sistema de Assistência a Saúde (SAS), o não pagamento de promoções e progressões, o parcelamento do terço de férias, dentre outros itens do pacotaço tucano.

Na carta aberta, os servidores também lembram o tarifaço de Beto Richa que tem no Detran-PR uma das principais fontes de arrecadação do governo.

Não custa lembrar que no período de fim de ano e férias, o Detran tem sua demanda aumentada, pois muita gente quer colocar seus documentos e veículos em dia para viajar com tranquilidade. Uma greve geral à s vésperas do Natal seria um “desastre”.

Economia

Leia a seguir a íntegra da carta aberta dos servidores do Detran-PR:

CARTA ABERTA à€ COMUNIDADE

Prezado cidadão paranaense é com muita tristeza que nós servidores do DETRAN/PR, devido ao descaso por parte do GOVERNADOR BETO RICHA, enfrentamos uma série de problemas.

à‰ claro que a má administração do Estado, bem como as tentativas desesperadoras para arrecadar fundos, que vão desde um projeto para antecipação de recolhimento de impostos de 2015 até o aumento da alíquota, bem como a retirada de fundos judiciários, e com o mérito de ter sido o governo que mais gastou com publicidade nos últimos tempos, o fato que parece que mesmo com arrochos, contorcionismos fiscais o caixa do Governo do Estado do Paraná não fecha.

O Sistema de Assistência a Saúde(SAS), encontra-se precarizado. Como demoras absurdas para se agendar uma consulta, sem falar em regiões que se quer possui atendimento por falta de repasse financeiro do estado. E no quesito ParanaPrevidência o Projeto do governo pretende fixar a taxa de 11% sobre benefício do servidor que ganha mais do que o teto do INSS.

Não temos recebido promoções e progressões que são direito legal dos servidores. E este mês fomos surpreendidos, pois os de acordo com a Secretaria de Administração e Previdência do Estado do Paraná os servidores que sairão de férias nos meses de dezembro e janeiro, não receberão os valores de direto referentes ao terço de férias, e sem qualquer aviso prévio,e sem nada pro escrito, o recursos humanos informou os servidores que isto é uma determinação do governo e o valor será parcelado em três vezes, a partir de janeiro de 2015.

Não bastasse isso ainda corremos o risco de não recebermos o décimo terceiro devido a situação do caixa. Também vivemos o constante medo de termos nossas atividades específicas e exclusivas, e prevista na Constituição Federal serem terceirizadas, trazendo sérios prejuízos a população, para a segurança e para a vida.

E por fim temos reivindicado há anos nosso Plano de Carreira, que é fortalecido pela Emenda Constitucional 82. Nosso projeto está nas esferas do governo e nos parece que não há interesse real em valorizar nossos servidores, e que apenas protelam a cada dia nosso sonho.

Lembramos que o DETRAN/PR é o segundo órgão que mais arrecada sobre tudo após o TARIFAà‡O, que reajustou as taxas algumas em mais de 200%.

Diante do exposto não temos outra alternativa a não ser convocar uma assembleia para deliberar sobre uma paralisação, que visa exclusivamente fazer com que o governo nos ouça.

Atenciosamente,

SERVIDORES DO DETRAN/PR( SERES HUMANOS, PAIS, MàƒES E FILHOS ASSIM COMO VOCàŠ).

Deixe um comentário