Secretário da Educação de Richa foi braço direito de “collorido” e ideólogo da privatização das teles

xavier_motta_martinez_collor.jpgFuncionários e comunidade escolar foram surpreendidos na última sexta-feira (19) com a escolha do engenheiro Fernando Xavier Ferreira para a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED). O novo titular da pasta não tem equipe nem experiência com o setor, embora participe do Conselho de Administração do grupo de educação privada Positivo.

Nos anos 90, Xavier foi indicado pelo então deputado federal José Carlos Martinez (PRN), o Batatinha, morto em 2003, para ocupar cargo de diretor-geral na Itaipu Binacional (1990-1991). Na época, Martinez era o principal representante de Collor de Mello no Paraná.

O secretário da Educação foi secretário executivo do Ministério das Comunicações na gestão de Sérgio Motta, o Serjão, morto em 1998, que privatizou o sistema Telebrás durante o governo FHC (sobre esse período leia o livro “A Privataria Tucana”, de Amaury Jr). Na sequência, Xavier ocupou a presidência da espanhola Telefónica/Telesp e Telepar — que hoje funcionam sob a bandeira da Vivo.

Os antigos funcionários da companhia telefônica Telesp, de São Paulo, conhecem bem o novo secretário de Beto Richa (PSDB). “Eles comeram o pão que o diabo amassou”, disse ao Blog do Esmael um sindicalista.

O senador Roberto Requião (PMDB), astuto observador da cena política do Paraná e do Brasil, pelo Twitter, classificou com ironia a escolha do secretário da Educação:

Bom “privatizador” que é, Fernando Xavier também compõe Conselho de Administração da Triunfo — empresa que controla várias praças de pedágio no país.

Afinal, como Xavier veio parar justamente na Educação do Paraná? Segundo uma fonte do Blog do Esmael no Palácio Iguaçu, foi um pedido do ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG). A cúpula tucana nacional também indicaram o controverso Mauro Ricardo para a Fazenda (clique aqui para saber quem é).

20 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu avisei que o “melhor” estava por vir!! apertem os cintos, 2018 é logo ali!!!!

  2. Qualquer que fosse a escolha do secretário seria motivo de crítica, então …

  3. DEPOIS A LOUCA SOU EU…PARANÁ TERRA QUE ME SEDUZ,MAIS SEU POVO VAI TOMAR NO C**.AS BESTAS VOTARAM NA BESTA,AGORA NOS É QUE PAGAMOS…PELO VISTO PAPAI NOEL, COM A IDADE QUE TEM DEVE SER APOSENTADO.DEVE ESTAR ADORANDO SER DESCONTADO EM 11% DA SUA APOSENTADORIA.E PELO PREÇO DO PEDÁGIO DO PARANÁ QUEM PUXARA O TRENO SERA RICHA E SEU SECRETARIADO.

  4. Não falem mal do sujeito, pois parece que ele transformará o ensino público paranaense em ensino padrão FIFA, digo, padrão POSITIVO.

  5. Pior foi o governador eleita da Bahaia, Rui Costa (PT) que nomeou para chefe da Casa Civil do seu governo Bruno Dauster, que trabalhou na OAS por duas décadas.

  6. Já estou gostando do Homem!Se o Requião ficou brabo é porque ele vai dar certo.Quero ver esta APP dançar conforme a música dele ,e este
    professorado vadio vão ter que trabalhar! hahaha

    • Cada coisa né? Será que esse demônio que escreveu, sob o pseudônimo de NEGA, merecias ser alfabetizada? Pois é tão endemoniada que chama a quem lhe alfabetizou de “vadio”!

    • Professorada vadia? Cuidado com o que fala. Pois somos dignos. Se você tem alguma formação, coisa que creio que não tenha, pois não diria essa asneira. Tenho três graduações, duas especializações, mestrado e doutorado, e não me envergonho de dizer que sou PROFESSOR. E você o que é. Faz parte do PETRODULTO DA DILMA?

    • Vai ser difícil fazer esse povo trabalhar.

  7. o beto está escolhendo a dedo as pessoas para afundar de vez o paraná.

    • Afunda e vende, como Lerner e FHC. É a saga da tucanalha. Destrói tudo o que com muito suor e impostos foram construídos. Vendem, doam, entregam aos amigos que tem mais “competência” que o estado (leiam-se eles). Então, se não tem competência para governar e/ou gerenciar, porque se candidatam? E porque os imbecis votam? Síndrome de Estocolmo. Ou burrice coletiva mesmo.

      • Você deve estar de brincadeira!!! De onde você esta escrevendo de algum túnel do tempo???? KKKK

        • Quem dera tivesse ficado para trás, mas não, estamos pagando até hoje as mazelas dessa turma. Ou você não viaja nas estradas do Paraná? … A história se repete amigo, é só prestar atenção. Nem precisa ser muito inteligente, até você pode perceber.

  8. O Xavier não entende nada de educação mas tem uma cafeteira italiana,senza vapore, que fará a delicia da APP! (2)

    • O que será que o Requião quis dizer com essa afirmação? Será que esta afirmando que um bom cafezinho é o suficiente para acalmar os ” ânimos” da APP?KKK

  9. Acho estranho ninguém achar incoerente a manutenção do homem da sogra em secretaria. Réu confesso no desvio de dinheiro público e ainda ocupando cargo de secretario do estado.