Presidenta Dilma vai definir nesta sexta-feira os ministros do PMDB

dilma_pmdb.jpgA presidenta Dilma Rousseff (PT) deverá definir até a próxima sexta-feira (12) a cota do PMDB nos ministérios. O partido tem cinco pastas, mas deseja ampliar para 6 no segundo mandato que começa em 1!º de janeiro de 2015.

Os peemedebistas lutam para ficar com o Turismo, Agricultura, Previdência, Integração e Minas e Energia.

O deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pré-candidato à  presidência da Câmara, e o vice-presidente da República, Michel Temer, travam disputa pelas indicações. à€s vezes, coincidentemente, ambos apostam no mesmo nome, como é caso de atual presidente da Câmara, Henrique Alves (RN).

O PMDB é um partido sui generis, pois cada ala tem sua cota: a do “consórcio” Cunha/Eduardo Paes/Pezão, que se apoia na bancada no Rio; a de Temer, que apresenta seu pupilo Eliseu Padilha (RS); a do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e da própria Dilma, que banca a ruralista Kátia Abreu (TO).

Na atual conformação, dificilmente o Paraná terá um ministro peemedebista. Até recentemente, o deputado João Arruda, sobrinho do senador Roberto Requião, vinha “correndo por fora” na bancada da Câmara. Mas a fragmentada cúpula do partido tem outros planos: quer utilizar-se dos parlamentares para garantir os seus veteranos quadros que ficaram sem mandato no ano que vem.

Comments are closed.