Petrobras: Ex-gerente delata porque foi culpada em sindicância interna

do Brasil 247
graca_venania_petrobrasA Petrobras divulgou uma nova nota de esclarecimento sobre o caso da ex-gerente Venina Velosa da Fonseca, que disse ter alertado a presidente da estatal, Graça Foster, sobre irregularidades nas obras da Refinaria Abreu e Lima, de Pernambuco, em 2009, de acordo com reportagem do jornal Valor Econômico (leia mais).

A estatal do petróleo diz que a funcionária pôde revelar, em comissão interna criada pela empresa para apurar procedimentos de contratação nas obras da refinaria os fatos que acaba de trazer à  tona, mas não o fez.

“A empregada guardou estranhamente por cerca de 5 anos o material e hoje possivelmente o traz a público pelo fato de ter sido responsabilizada pela comissão”, aponta o comunicado da Petrobras. A empresa se refere ao fato de Venina ter sido acusada de ter cometido falhas que elevaram o valor das obras em R$ 3,9 bilhões.

A Petrobras afirma ainda que Venina “foi destituída” do cargo de diretora presidente da Petrobras Singapore, em Cingapura, onde atuava, por ter ameaçado seus superiores de “divulgar supostas irregularidades caso não fosse mantida na função gerencial”.

A companhia cita também outras medidas que foram tomadas contra irregularidades, como a instauração de comissões internas, a demissão do gerente da área de Comunicação do Abastecimento em 2009 e o aprimoramento de procedimentos internos. Resultados de relatórios foram enviados para a CGU e para o MP-RJ.

“Não procede a afirmação de que não houve apuração por parte da Companhia em nenhum dos três casos citados por ela: RNEST, Compra e Venda de BUNKER e Irregularidades da Gerência de Comunicação do Abastecimento”, ressalta a estatal, sobre as denúncias da ex-gerente ao Valor.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Esclarecimento

Com referência à s matérias publicadas na imprensa a respeito de denúncias feitas pela empregada Venina Velosa, a Petrobras reitera que tomou todas as providências para elucidar os fatos citados nas reportagens. Não procede a afirmação de que não houve apuração por parte da Companhia em nenhum dos três casos citados por ela: RNEST, Compra e Venda de BUNKER e Irregularidades da Gerência de Comunicação do Abastecimento.

A Petrobras instaurou comissões internas de apuração, entre as quais uma referente aos procedimentos de contratação nas obras da RNEST, em 2014. A empregada foi ouvida nesta comissão, momento em que teve a oportunidade mas não revelou os fatos que está trazendo agora ao conhecimento da imprensa. A empregada guardou estranhamente por cerca de 5 anos o material e hoje possivelmente o traz a público pelo fato de ter sido responsabilizada pela comissão.

A empregada foi citada no relatório desta Comissão com referência a responsabilidades por não conformidades consideradas relevantes. O resultado foi enviado à s Autoridades Competentes (MPF, PF, CVM, CGU e CPMI) para as medidas pertinentes. A empregada foi destituída da função de diretora presidente da empresa Petrobras Singapore Private Limited em 19/11/2014, após o que ameaçou seus superiores de divulgar supostas irregularidades caso não fosse mantida na função gerencial.

A Petrobras instaurou comissões internas em 2008 e 2009 para averiguar indícios de irregularidades em contratos e pagamentos efetuados pela gerência de Comunicação do Abastecimento. O ex-gerente da área foi demitido por justa causa em 3 de abril de 2009, por desrespeito aos procedimentos de contratação da Companhia. A demissão não foi efetivada naquela ocasião porque seu contrato de trabalho estava suspenso, em virtude de afastamento por licença médica. A demissão foi efetivada em 2013. O resultado das análises foi encaminhado para a CGU e MP/RJ e há uma ação judicial em andamento visando ao ressarcimento dos prejuízos causados à  companhia pelo ex-empregado.

Após resultado do Grupo de Trabalho constituído em 2012, a Petrobras aprimorou os procedimentos de compra e venda de bunker, com a implementação de controles e registros adicionais. Com base no relatório final, a Companhia adotou as providências administrativas e negociais cabíveis. A Petrobras possui uma área corporativa responsável pelo controle de movimentações e auditoria de perdas de óleo combustível, que não constatou nenhuma não conformidade no período de 2012 a 2014.

Gerência de Imprensa/Comunicação Institucional

43 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I think this is a real great blog article. Want more.

  2. wow, awesome post.Much thanks again. Really Cool.

  3. I really enjoy the post.Really thank you! Great.

  4. I cannot thank you enough for the article post. Much obliged.

  5. I truly appreciate this article post.Really thank you! Awesome.

  6. Great, thanks for sharing this blog.Really looking forward to read more. Awesome.

  7. Thanks for the post.Much thanks again. Want more.

  8. I cannot thank you enough for the post.

  9. Thanks for the blog article.Much thanks again. Fantastic.

  10. Thanks so much for the blog article.Thanks Again. Want more.

  11. Very informative article.Thanks Again. Much obliged.

  12. Muchos Gracias for your post.Much thanks again. Keep writing.

  13. Hey, thanks for the article.Thanks Again. Cool.

  14. Very neat blog article.Really thank you! Will read on…

  15. Im obliged for the blog.Really thank you! Great.

  16. “I go to see daily some blogs and sites to read articles or reviews, except this weblog gives quality based content.”

  17. ME PARECE QUE DERAM UMA ESFRIADINHA NO NOSSO JUIZ COMPETENTE SERGIO MORO DA CAPITAL, SERÁ QUE COLOCARAM NA RESERVA E ELE NÃO VAI JOGAR MAIS??? CHEIRO DE PIZZA?

  18. ExterminatorDDT, não esquecer os empresários corruptores…

  19. À “Cambada de sem-vergonhas” dos 3 Poderes, com votos de FELIZ NATAL e MENOS PRÓSPERO ANO NOVO: Basta “seguir o dinheiro” e ver quem tem bens e grana ilícitos: devolve (é o é o principal), e taca-lhe “um pouquinho de cadeia” também (questão “pedagógica”)… De resto, “vão se catar”…

  20. Deixem de ser hipócritas! O Brasil pede, sim, soluções e AÇÃO REAL CONTRA quem teve ENRIQUECIMENTO ILÍCITO. O resto, é conversa pra boi dormir

  21. Está na hora de parar com todo esse “jogo de cena” e “botar a bola no chão”. A chamada “corrupção” não é um problema partidário: é brasileiro. E do sistema. 1 – Aprimore-se o Sistema, com uma Constituinte exclusiva para a Reforma Política; 2 – Enquanto isso, “siga-se o dinheiro”, onde estiver. E punam-se exemplarmente as pessoas que tiverem bens (e bens de familiares e “associados” ou “quadrilheiros”) sem origem, sejam elas do partido do Paulo Roberto da Petro (PP – Partido da Propina), do afamado PMDB, do trensaleiro, mensaleiro e paulista-mineiro PSDB ou o mensaleiro PT. Todo o resto, e toda essa onda é pura empulhação. Ou fingimento: “Mais do mesmo” ou “vamos mudar para que tudo continue igual”…

  22. Espero que agora os cegos consigam enchergar e parar de ficar colocando a culpa pelos maus serviços públicos nas costas do funcionalismo.
    Seguimos ordens de quem vocês elegem.
    Se vocês não sabem votar não reclamem,se vocês são roubados por este ou aquele político não o reeleja.
    Se não está contente com quem governa,vá para às ruas e exija melhor desempenho de quem está no poder.

  23. Nada de novo
    Não tem nada de novo, nem na estratégia da RedePT13, a qual o blog reproduz através do blog Brasil 247, que é criminalizar o denunciante e inocentar o culpado (no caso toda a corja que comanda o País. Como não tem nada de novo nas informações dadas pela musa da petrobrás.
    Evidente que todos os brasileiros de bom raciocínio, sempre soube que o poder tinha conhecimento (ou comandava) a corrupção e uso do dinhiero publico em proveito próprio e de suas políticas.
    Mas graças a isto, esta “moça” ainda vai posar pra Playboy rs rs rs

  24. esmael, agora nao vou abreviar.
    moçada do psdb o blog de vcs e outro, aquele do fabio campana, psdb,pfl,dem arena …..
    o cara posta todas as opinioes, se ele e de esquerda,qual o problema? a direita alem de roubar fez o que pelo pais? o paulo bispo ta certo mesmo, vcs que vivem as custa de cargo de comissao e uma m…mesmo.
    quer defender o aecio do grupo do beto? va as escolas,celepar,sanepar,copel e verifique se a projetos em execuçao,mas atençao.pergunte a um funcionario concursado,porque os comissionados so recebem e nada fazem.
    vc que e contra a ajuda aos mais pobres, o que faz quanto aos mais ricos, casa com4pessas para pobre nao pode,mas aluguel para juiz pode.depois vai a igreja rezar, mas pode ir porque o capeta lhe aguarda.

  25. O processo de loteamento das estatais, ministérios e similares já explica por si só o funcionamento. Por que algum partido brigaria tanto por cargos senão para o ter vantagens? Negar a realidade não altera os fatos. As nomeações políticas acontecem para que o roubo corra solto. De onde vem o patrimônio do Sarney, do Renan, do Jader, do Jucá e de tantos outros? Do salário? Chega de defender essa merda toda e passem a pedir justiça. Essa Graça Foster tinha quer ter sido sumariamente afastada, porque não viu, não ouviu, não sabia de nada. Incompetente ou envolvida?

  26. Tem uns caras desinformados que vem aqui.
    Dá uma olhada na foto da figura “agora”.
    http://tijolaco.com.br/blog/?p=23686
    Nem na foto os caras ajudam a Petrobras.
    Mas para gente que acredita em papai Noel
    E diz ela que saiu da extrema pobreza para
    a Gerência da secretaria da Petrobras.
    Por isto que esta em atestado médico direto.
    Este Jornalismo do Brasil tem que passar por
    uma repreimenda..
    Esqueçem o que escreveram lá atras.
    NÂO VÃO TIRAR A PETROBRÀS DO POVO.
    E Graça não sai de lá…

  27. O cúmulo do mau-caratismo: desqualificar o denunciante. Assim ó: Ela não pode falar nada porque lá atrás ela deu vintão prum guarda de trânsito rasgar a multa….
    ………

  28. A gata da Venina deu um tiro no pé! Melhor se tivesse ficado quieta! Até as pedras do mar de Matinhos já sabiam sobre sua “furiosa delação”! Mas valeu porque o PIG anuncia como uma bomba que não passa de traque para os coxinhas vibrarem e em seguida entrar em deprê mais uma vez! Ha! Ha! Ha!

  29. …,MAIS UMA “FIGURINHA”MARCADA DA OPOSIÇÃO PARA TIRAR GRAÇA FOSTER DO COMANDO DA PETROBRAS…,TUDO PRESSÃO PARA DILMA CEDER…,NÃO DEVE,GRAÇA FOSTER É UMA DAS MAIORES E,MELHORES PROFISSÍONAIS DO MUNDO NESTA ÁREA.NA VERDADE,CASO AEPÓ NEVER TIVESSE SIDO ELEITO,O PRESIDENTE DA PETROBRAS SERIA O ABADIA UM DOS MAIORES TRAFICANTES DO MUNDO(AGUELE QUE DISSE QUE Á POLÍCIA FEDERAL É PIOR QUE HÁ CIVIL…),NÃO VAI SOBRAR PEDRA SOBRE PEDRA,AVANTE DILMA,JÁ CHEGAMOS NOS TUCANOS…,HÁ MÍDIA(?),NÃO VAI CONSEGUIR ESCONDER POR MUITO TEMPO…,O BICHO REALMENTE VAI PEGAR…

    • Você age como ignorante. A corrupção vem do descobrimento e envolve todos partidos. Ao invés de cobrar que seja feita justiça, você fica com esses termos infantis, tipo tucanalhas, aepó, etc…coisa de idiota. Se o Aécio fez cagada, que vá preso, mas tem que trazer a cagada à tona, objetivamente, como o caso da Petrobrás. Se você sabe de tantas falcatruas do Aécio e do FHC, imagine o que os profissionais do ramo do PT não sabem? Por que o PT não procura as autoridades e denúncia formalmente o PSDB ou quem seja? Caso contrário, mude o discurso.

    • Esse Paulo Bispo é uma Piada, seria engraçado se não fosse TRÁGICO, só vc e o Esmael para defender essa ROUBALHEIRA. Falta chegar no TRIPLEX com elevador privativo da NOVA ZELITE em Guarujá, aliás o MP quer saber porque o BNDES está escondendo o TAL Sócio da FBS (FRIBOI) num emprestimo suspeito….

  30. Com certeza essas informações foram guardadas para que não ocorresse com ela o mesmo que aconteceu com o ex-prefeito CELSO DANIEL.
    Pela CPI comandada pelo PT e sua base aliada, a Petrobrás não tem credibilidade alguma em suas apurações internas já que foi loteada entre os partidos aliados PMDB e PP.

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkk, me faz lembrar a CPI DO CACHOEIRA, DA CPI DO CACHOEIRA VC Ñ LEMBRA NÉ ASPONE ?? Alias, nem a midia podre lembra né???Eu nunca me esqueço. NÃO ME ESQUEÇO NEM DO SERRA BAIXO… ETA MIDIA PODRE!!
      A notinha do Estadão, jornal comprometido com o paulista José Serra nas sangrentas bicadas tucanas contra o mineiro Aécio Neves, logo caiu no esquecimento. Não foi manchete nos jornalões e nem motivo de comentários venenosos nos telejornais. Já a notícia sobre a escala da presidenta Dilma em Lisboa virou o principal tema da atualidade. Ela deu brecha até para Aécio Neves, “quarto senador do Rio de Janeiro”, como já é conhecido, mostrar sua indignação. Até agora, pelo menos, o grão-tucano FHC não seguiu a trilha da mídia seletiva e evitou tratar do tema do momento. Ele parece não se embriagar tão facilmente como seu pupilo mineiro e sabe que toda ação gera uma reação.

      Como antidoto a uma possível recaída do ex-presidente, o jornalista Paulo Moreira Leite até relembrou, “em nome do bom senso e da memória”, uma reportagem publicada pela Agência Brasil sobre a viagem de FHC a Lisboa, em 2002. O texto relata que “Fernando Henrique Cardoso cumpre agenda privada hoje em Portugal. Durante a manhã ele fará um passeio turístico acompanhado de dona Ruth Cardoso, do embaixador do Brasil em Portugal, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do senador eleito pelo Ceará, Tasso Jereissati (PSDB). Não há compromissos oficiais no período da tarde”. Na época, a mídia amiga não fez qualquer estardalhaço. Neste caso, dinheiro gasto em publicidade oficial foi bem aplicado!

      *****

      • Acabei de ler a melhor tese de defesa até agora, possivelmente seja levada pelos melhores juristas ao plenário do STF: a CPI da Petrolhão não deu em nada só por que a do Cachoeira não deu em nada!
        Senhor pode mandar outro diluvio, MERECEMOS!

  31. Geeente, mas que que é isso que esse portal escreveu?

  32. Não entendo o Sr. como é que consegue defender tanto absurdo, independentemente de partido politico, como Brasileiro não se sente mal com isso??