Para Richa, governar é… fechar escolas

richa_nota_zero.jpgSe em 1920 o então presidente Washington Luís, da Velha República, tinha como slogan “Governar é abrir estradas”, quase cem anos depois o governador Beto Richa (PSDB) parece querer “inovar” com o lema governar é fechar escolas!.

Nesta terça-feira (9), a Secretaria de Estado de Educação (SEED) realiza a distribuição de aulas para 2015. Para surpresa de educadores, o governo do estado determinou o fechamento de salas de aula nas áreas centrais de Curitiba. Ou seja, diminuiu o porte das escolas para empregar menos professores e, consequentemente, reduzir o tamanho da folha.

Não é de agora que o governo Richa mira na educação para resolver problemas de gestão e de caixa. O tucano já havia orientado no mês passado o fechamento de 141 escolas de jovens e adultos em todo o estado (clique aqui para relembrar). Agora avança sobre os estabelecimentos de ensino médio regular.

Segundo educadores ouvidos pelo Blog do Esmael, além de turmas, o governo planeja fechamento de escolas inteiras nas regiões centrais da capital. à‰ o caso dos tradicionais colégios Guido Straube, no bairro Mercês, e Pietro Martinez, no bairro Bom Retiro.

Qual o critério que o governo Richa utiliza para fechar turmas e programar o extermínio de escolas no centro de Curitiba?!, questiona um indignado professor, que pediu anonimato temendo represálias. Nenhum critério. Tudo é feito pela frieza dos números de tecnocratas que querem economizar em cima da educação!, responde o próprio.

Para o choque de gestão de Beto Richa, educação é gasto — não investimento no futuro !“ e governar é fechar escolas. Um retrocesso jamais visto na história do Paraná.

O maior orçamento do estado para 2015 é o da educação, cerca de R$ 9 bilhões. Então, por mais que seja pequeno o contingenciamento significa muito dinheiro. Não é à  tona que Richa escolheu a área para os maiores sacrifícios.

Na semana passada, o Blog do Esmael registrou que a crise financeira resultou no corte de 30% dos funcionários nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). O corre-corre é grande nas escolas por conta disso (clique aqui).

à‰ chover no molhado recordar que o governo do estado deu calote no fundo rotativo, nos avanços e progressões dos educadores e na formação continuada do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional).

Em 2012, Richa cunhou uma frase antológica que pode explicar o tratamento dispensado hoje à  educação: Uma pessoa com curso superior é insubordinada! (clique aqui para ouvir o áudio).

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ai que bom, passou o pacotão, eu e os outros 2999 comissionadinhos temo bem contente,garantimo nosso natal gordo; acho que vo até da, bom dia de novo pro robanelli.

    • QUATRO MIL E SEISCENTOS

    • Comissionada, eu fosse você economizava a verba das
      festas de fim de ano.
      Beto empenhou 1/2 alma com os deputados para fazer
      passar “el pacoton”.
      Como não está afim de perder sua meia alma, vai dar
      em troca as vagas dos comissionados atuais, e
      substituí-los por comissionados indicados pelos
      diabos, digo deputados que aprovaram “el pacoton”.
      Não gaste um centavo e muito menos faça crediário,
      sem checar antes, se o seu “padrinho” continua
      válido.

  2. Ele não deve ter estudado em escola publica, e não sabe a importância da educação para o país. Ta difícil viver assim no Paraná. Quer aumentar os impostos para fazer caixa, e acabar com a educação. Manda embora, ou seja, reduz os cargos comissionados, ai da pra governar.

  3. Que a educação precisa ser reestruturada não resta a menor dúvida, tem muito faz de conta nas escolas, projetos sobrevivendo com alunos fantasmas uma vergonha!!!!!

    • Dona Lúcia, trabalho na Educação há 22 (vinte e dois) anos, e NUNCA DEI aulas para “alunos fantasmas” nem “projetos abandonados”. Sempre tive, por outro lado, mais de 35 alunos por turma, no estado. Condição na qual, sabemos, é praticamente impossível acedermos ao ensino personalizado e individual, o qual preconizamos. Má informação a sua!

  4. Historia mal contada! Não é bem assim!

  5. ” Voçeis” com Ç…agora entendo porque reelegeram o Beto Richa!! E ainda os desinformados somos nós!!!

  6. Bem feito, quem mandou votarem no incompetente Piá de Prédio e que tem horror ao trabalho.

  7. PARABÉNS AOS PROFESSORES QUE TRABALHAM NOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO E NA SEED…VOTARAM NO BETINHO….FUMO NO RABO DE TODOS!!!!

  8. Parabéns aos eleitores do Paraná reelegendo este (des)desgovernador. Era isso o que vocês mais queriam. Vocês merecem! Façam bom proveito de sua reeleição e deste pacotão. Ano que vem tem mais!!!!

    • Cada povo tem o governo que merece e esse é o povo que xingou os nordestinos. Os inteligentes do sul kkk. Dotados de grande sabedoria adoram a direita e mais ainda por a mão no proprio bolso pra financiar auxilio moradia pra juizes kkk. VIDA LONGA A BETO RICHA QUE MOSTRA QUE OTARIO MESMO É O SULISTA.

  9. Até parece uma comédia sul real professores o elegeram só posso dizer sinto muito.

  10. PIOR QUE TÁ NÃO FICA….ele está indo contra seu plano…vamos aguentar…48 meses passa rápido, pode cair a Dentuça, melhorar o Pais, o roubo, o MEC….MANDANDO FECHAR OS 6º ANOS DAS ESCOLAS DO CAMPO, ANDE NÃO TEM DUALIDADE…BLZ…FECHA….ACABA COM ESCOLAS DO CAMPO..NÃO PRECISA DE CAMPO..VAMOS COMER TIJOLO NO ALMOÇA, E DE NOITE, SOPA DE PEDRA…..SE O BETO É RUIM..PIOR ESSE MECmerda…

  11. Voçêis são uns bando de desinformado. Se o Beto vai fechar escola é pórque não precisa dessas escola. Essas escola só tem serventia para criar malandros e ficar de cabidi de emprego. É isso meu governador, manda esta turma trabalhar.

    • Parabéns por defender o Betinho! Nota-se que você precisa de escola, pelo menos para se alfabetizar.
      É óbvio que Beto Richa ao fechar as escolas do Paraná e organizar um desmonte pedagógico, visa eleitores como você, que o defendem com unhas e dentes, mas não conseguem escrever uma frase corretamente!

    • Dá pena de você querida…. que é Kaghona até no seu nome….. Vá procurar uma escola para se alfabetizar…..

    • Parabéns, é de analfabetas como tu que o betinho precisa. Siga em frente, mas cuidado para não tropeçar no seu próprio estrume.

    • “Vocêis”? “Uns bando de desinformado?
      “Não precisa dessas escola”? “Cabidi”?
      Viu o que que dá o governador ficar fechando
      escolas?
      Patrícia, vá correndo para uma escola qualquer,
      antes que o Beto a feche!
      “Voçê pressiza dimais”.

    • Primeiramente Patricia Nika, vamos ter algumas aulas de português ou seja, voltar para uma dessas escolas que estão sendo fechadas pelo governador.
      Antes de comentar sobre esse governo, que pela sua defesa votou nele, se informe e veja a realidade de nosso estado desde sua posse em 2008.

  12. É isso que dá eleger um playboy, que não sabe a realidade do cidadão trabalhador paranaense que precisa estudar e manter o orçamento doméstico em dia… Gastou o dinheiro do povo com meia dúzia de comissionados e quer atrapalhar a vida de quem trabalha o dia todo e tem que ir pra escola à noite sem jantar, direto do serviço, ou tem filho pequeno e só poder concluir os estudos durante o dia quando a criança esta na creche. Beto Richa vc não vale o caviar que come… Lembrando dos aposentados que vão ter 11% do benefício descontado pelo estado, e não têm acesso a um SAS decente… Beto Richa indecente!

  13. Perdi meu voto votando no Requião, mas esse Beto Richa não me enganou,porque sempre o Requiao falava que esse Beto é o maior mentiroso do Paraná,veja o que ele mostrou na propaganda de TV nas eleiçoes,agora a casa caiu estado quebrado e quebrado ,tudo vai subir e quem vai sofrer é os pequeno assalariado …

  14. Trabalho na direção de uma escola e a situação é aterradora, são turmas e mais turmas sendo fechadas, Cursos profissionalizante inteiros, com matriculas já realizadas sendo cancelados

  15. O mais doído é que teve professor votando neste incompetente. Agora aguentem o “xoke de jestam”.

    • O difícil é que, os professores que não elegeram esse desgoverno nem no primeiro e nem agora no segundo mandato, têm que aturar esse retrocesso na educação. Será que o professor que votou nele está contente? Vendo escolas fechando, PDE 2015 só em agosto, sem contar que até agora não pagou as bolsas do PDE 2014. Quem está na educação a mais tempo, com certeza está dizendo: que saudades do Requião.

  16. Parabéns ao povo paranaense que elegeu Beto Richa, com o seu modo de desgovernar e afundar o estado do Paraná.
    Parabéns aos professores que deram essa força para eleger esse que está destruindo e endividando o povo paranaense.