‘O assunto é… derrubar a presidente da Petrobras’: Venina chora e convoca novos delatores à  Globo

do Brasil 247
graca_venina.jpg“Foram dois contratos. Um em 2004 e outro em 2006. Mas nós só nos casamos em 2007”, disse Venina Velosa, ex-gerente executiva da Petrobras. Assim ela justificou o fato de ter contratado, por R$ 7,8 milhões, seu ex-marido para a realização de serviços de consultoria para a Petrobras. Venina disse ainda que, após o casamento, os contratos foram interrompidos, mas não informou quanto havia sido pago até o enlace matrimonial.

Esta foi a principal revelação de uma entrevista de mais de vinte minutos, concedida por Venina à  jornalista Glória Maria, e tratada como bombástica pelo programa Fantástico, da TV Globo. O que o Fantástico pintou com crores dramáticas foi algo que não pode ser provado: a frase dita por Venina sobre o alerta que teria feito, pessoalmente, à  atual presidente da companhia, Graça Foster, em relação a supostas irregularidades na companhia.

De resto, apenas repetições, como os emails enviados a Paulo Roberto Costa e Graça Foster, publicados pelo jornal Valor Econômico nove dias atrás.

No ponto melodramático da entrevista, Venina foi à s lágrimas, quando Gloria Maria a perguntou sobre sua família. “Eu tinha uma família. Não vi minha mãe ficar cega e meu marido teve de retornar para poder trabalhar”, disse Venina, atribuindo o divórcio ao fato de ter sido enviada para Cingapura. Lá, ela insinua ter sido colocada na geladeira para não criar mais problemas para seus superiores.

No fim, Venina fez um convite para que outros funcionários da Petrobras denunciem seus superiores. “Estou convidando você também”, disse ela, para que os brasileiros possam voltar a sentir orgulho da empresa.

Leia mais sobre Venina em “Ex-quase-heroína da mídia pode terminar vilã”.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I simply want to mention I am just all new to blogging and site-building and absolutely enjoyed this web-site. Very likely I’m likely to bookmark your website . You amazingly have great articles. Bless you for revealing your web page.

  2. Voces parecem crianças, esse nosso Pais tem currupção desde sua descoberta, é na vistoria do carro, é pro guarda não multar, é colocando filhos ou esposas para ficar em filas de caixa de supermercado, é ocupando vaga de deficiente sem ser, em estacionamentos gratuítos, nós não repeitamos o direito dos outros. Temos de respeitar o próximo para podermos ser respeitados. Essa robalheira existe em todas as células da sociedade, na religião, no legislativo, no executivo, no judiciário e assim em toda a sociedade. Porém, a maior parcela dos brasileiros são honestos. Quanta imbecialidade foram escritas acima, a briga é PT X PSDB, uma vez me disseram que era fácil governar o BRasil para 30% dos brasileiros, pois este era total de pessoas nas classes A, B, C e D, (Governo FHC) porém, era muito difícil governar para 70% do povo brasileiro nas classes E, F, G, H e …, (Governo Lula) pois não tinha onde arrumar comida. Ontem 23/12/14 ouvi na TV que estava havendo grandes filas para embarcar nos Aeroportos do Pais, que coisa boa, estamaos viajando mais e consequentemente melhorando a qualidade de vida no Brasil. Trabalhem e levantem o nosso BRasil, com esse marzão, essa terra produtiva e esse povo maravilhoso vamos arrebentar no panorama internacional. Feliz Natal a todos.

  3. uma bela artista para um palco cheio de estrelas ordinarias que vao ferrar o pais e viver de boa…maluf perde feio com esta quadrilha PTralha…. chupem agora bolsa familias kkkk

  4. Essa Venina está mesmo é querendo aparecer pelada em alguma revista, porque até agora não falou nada com nada só diz que denuncio aos sue diretores que são os que roubaram.

  5. Vejam a fisionomia da Venina: começou esfuziante, poderosa, mas conforme avançam as investigações está ficando cada vez com cara mais mixuruca. É aquela estória “boca falou “pescoço em francês” pagou!

  6. Por muito pouco o Collor sai da Presidencia da Republica…agora com essa safadeza,bandalheira e de patifes que dizem que NAO SABEM DE NADA …KKKKKK… EI DILMA, SAI FORA E LEVA ESSA IMUNDICE DO PT CONTIGO.

  7. Pô, essa mulher já deveria estar fora há muitas luas.
    Está se agarrando em fio desencapado para se segurar
    no cargo.
    Se é inocente de todo esse escândalo, então não tem
    cérebro, e tem que ser interditada.
    Se tem inteligência e sabe o que está fazendo, então
    é corrupta e fim.
    Nas duas hipóteses, já estão atrasados o seu pedido
    de demissão ou a sua simples demissão pela Dilma,
    pois DESgraça Foster morreu e já cheira mal, só tá
    faltando um coveiro para sepultá-la.

  8. COMO O MENSALÃO, PETROLÃO É A MÁFIA SEM CAPO.
    Josias Souza

    Na noite da chegada do verão carioca, aberto oficialmente às 21h03 de um domingo abafadiço, com picos de 39,1 graus no Rio, Venina Velosa da Fonseca esquentou a pauta do Fantástico. Com os lábios no trombone há dez dias, a ex-gerente da Petrobras falou à repórter Glória Maria. Contou uma novidade: além dos alertas enviados por e-mail, conversou pessoalmente com Graça Foster, em 2008, sobre irregularidades que grassavam na estatal.

    No mais, Venina repetiu o que o repórter Juliano Basile já havia noticiado no diário Valor Econômico. Com uma diferença: a letra fria do jornal foi substituída pela cara compungida da denunciante na tevê. Voz tranquila, pausas adequadas, português correto, raciocínio lógico, tudo em Venina parecia afastá-la do perfil de doidivanas contrariada que a Petrobras tenta traçar nas linhas e, sobretudo, nas entrelinhas de seus comunicados oficiais.

    Num dos trechos mais inquietantes da entrevista, Venina repetiu de viva voz uma passagem que saíra no jornal. Ela foi à sala do seu superior hierárquico, o então diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, para reportar irregularidades que farejara em contratos da área de comunicação. Sugeriu a apuração dos desvios. Paulo Roberto, hoje delator e corrupto confesso, teve uma reação inusitada.

    “”¦ Ele ficou muito irritado comigo. A gente estava sentado na mesa da sala dele, ele apontou para o retrato do presidente Lula, apontou para a direção da sala do Gabrielli [então presidente da Petrobras] e perguntou: você quer derrubar todo mundo? Aí eu fiquei assustada e disse: olha, eu tenho duas filhas, eu tenho que colocar a cabeça na cama e dormir. No outro dia, eu tenho que olhar nos olhos delas e não sentir vergonha.”

    Procurado, Lula não quis comentar as declarações de Venina. Natural. Paulo Roberto tornara-se diretor da Petrobras em 2004, sob Lula. Era da cota do PP, um dos partidos do conglomerado governista. Mas Lula, como sabem todos, não sabia de nada. A propósito, Lula veiculara mais cedo, também no domingo, um vídeo no qual declara que “o povo quer mais ética”. E aconselha Dilma Rousseff a “continuar a política de forte combate à corrupção.”

    Lula nem precisava dizer. Também neste domingo, 11 jornais latino-americanos veicularam uma entrevista da presidente da República. Nela, Dilma declara que não há uma crise de corrupção no Brasil, informa quer não existem pessoas intocáveis no país e sustenta que a petroladroagem só toma de assalto as manchetes porque a Polícia Federal do seu governo é extraordinariamente implacável.

    Considerando-se que Lula não sabia e que Dilma nada enxergara nem no tempo em que presidira o Conselho de Administração da Petrobras, resta concluir o seguinte: a exemplo do que sucedera na época do mensalão, a excentricidade da não-crise atual é a corrupção acéfala, a máfia sem capo.

    Onde estão os chefes? Eis a pergunta que parte da plateia volta a se fazer, sem obter resposta. Enquanto Lula e Dilma reivindicam o papel de cegos atoleimados, Graça Foster, que também não viu coisa nenhuma, pede para ser vista como a mulher menos curiosa do planeta.

    Graça alega que os e-mails que Venina lhe enviou eram confusos. A denunciante lamenta não ter sido procurada para desfazer a confusão. “Nós sempre tivemos muito acesso”, contou Venina. “Eu conhecia a Graça na época que ela era gerente de tecnologia, na área de gás, e eu era gerente do setor, na área de contratos. Éramos próximas. Então, ela teria toda a liberdade de falar: “˜Venina, o que está acontecendo”™?”

    Na Petrobras e no Planalto, insinua-se que Venina não é santa. Ainda que seja pecadora, interessa saber se o que ela diz procede. Por sorte, a denunciante já prestou depoimento de cinco horas ao Ministério Público Federal. Repassou documentos aos procuradores. Tudo de modo a reforçar a sensação de que a maior estatal do país tornou-se uma Chicago sem Al Capone.

  9. Nem vou comentar o teatrinho. Mas, eita pessoal feio do inferno esse daí heim? … É aquela de que: quer ser bonita ou trabalhar em órgão público, hahahahahahahahaaaaaaaaaaa …

  10. É a historia se repetindo. Com o Getulio foi o Gregorio,com o Collor foi o Pedro,com quem será agora ??

  11. O governo federal sempre que acuado procura desqualificar instituições como a PF, MP, STF, a mídia, adversários políticos, etc. Ao contrário deveria apurar os fatos e punir os infratores como forma de dar resposta ao país. Chega de inércia e de ser conivente. O Brasil está afundando na corrupção e as autoridades não fazem nada pelo contrário consideram isso normal.

    • Se fosse alguém da direita que estivesse no governo, nada disso estaria acontecendo em termos de investigação, pois a sujeira estaria toda escondida debaixo do tapete. Está aparecendo tudo isto justamente porque o governo dá total liberdade à PF para apurar os fatos. O que não se pode aceitar é a partidiração das investigações, como aqueles delegados da PF que atuam na Lava Jato, que deixaram transparecer que estavam fazendo campanha para o Aécio e insultando Dilma e Lula no Facebook.

  12. Quem defende CORRUPÇÃO é porque é CORRUPTO também. O FHC saiu a doze anos da presidencia e ainda citam o nome dele. Gente ROUBO seja onde for é ROUBO parem de defender LADRÃO, é nosso dinheiro, da nossa saude e da educação dos nossos filhos que essa QUADRILHA ESTÁ ROUBANDO. Como podem ter a cara de pau de vir aqui defendê-los???????A eleição acabou VAMOS MORALIZAR O BRASIL!!!

  13. Fernando Brito (Tijolaço) mostra o outro lado da entrevistada – aquele que a poderosa não quer que saibamos. “Leilanando” colocam-na em pedestal de mármore de carrara – como se fosse ela a dona do estilingue (agora já parecendo a vidraça). O choro parece vitimizar – ou será esconder a infantilidade que cometeu sem conhecer o outro lado da mídia, dita pela direita “reaça”, comunistinha? — http://tijolaco.com.br/blog/?p=23923

  14. Teriam que investigar como esta empregada conseguiu este carguinho…

  15. e a estratégia de FHC está dando resultados. A Petrobrás sendo processada nos EUA? por conta da colocação de 30% de suas açoes na bolsa de valores de New York. Agora entende-se toda a pressão da mídia, e este vende pátria delator já era carta na manga antiga, deixaram o cara deitar e rolar desde o século passado, para agora atacar o maior patrimonio do povo brasileiro. Ah, e a Globo nem disfarça mais de que lado está.

  16. Dilma disse que o Brasil não vive uma crise de corrupção…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    Mensalão, Petrobrás, BNDS, empreiteiras financiando viagens do Lula…..KKKKKKKKKKKKK

  17. Aliás, o objetivo, certamente não é derrubar a Graça (kkkk), porque essa já caiu, só falta conseguir alguém que aceite o cargo. O objetivo é chegar aos cabeças da quadrilha.

  18. Como sempre o PT desqualifica o acusador. Como sempre o PT não esclarece nada. Como sempree não acionam a justiça contra quem acusam de caluniador. Por que?

    • Ô Dona Véia, decrépita, é um direito do PT se defender. Quanto a acionar a justiça, o governo do PT não tem o mesmo DNA dos tucanos, de varrer a sujeira para debaixo do tapete. Não tem esta de abafar CPI ou qualquer outra investigação, que o PSDB sabe tão bem fazer.

  19. Nossa, que moça querida, é a MENINA VENENO DA PETROBRAS. Ninguem merece uma traia como essa.

  20. Ou o Brasil salva a Petrobras ou a Petrobras vai levar literalmente o Brasil para o fundo do poço…

    • Victor você está mais por fora que dedão de franciscano! Fique sabendo que foi só o Georges Soros (chefe do Armínio Fraga, ex-futuro ex-Ministro da Fazenda do ex-futuro ex-presidente Aécinho “netinho do vovô” Neves ) comprar bilhões em ações da Petrobrás e o preço do petróleo começou a subir. E os bisonhos coxinhas não sabem nada dessa jogada de cassino; é claro somente se informam pela Veja, Rede Globo etc. http://www.diariodarussia.com.br/noticia/economia/preco-do-petroleo-sobe-com-previsao-de-aumento-da-demanda

      • Nossa, Henrique, você é brilhante, rapaz! Pena que a matéria do importante Diário da Rússia não tenha viés algum com sua argumentação quanto à compra de ações da Petrobrás pelo especulador! A matéria diz que “Os preços do petróleo estão em ascensão depois de o ministro do Petróleo e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Ali Naimi, ter previsto o crescimento da demanda global pela commodity.”. O aumento da demanda não decorre a compra de bilhões em ações pelo Soros, pelo contrário. O ESPECULADOR SE APROVEITOU DA SITUAÇÃO PARA COMPRAR AÇÕES A PREÇO DE BANANA PORQUÊ A ROUBALHEIRA NA EMPRESA FEZ COM QUE SEUS PAPEIS DESPENCASSEM! NESSA HORA EM QUE DILMA, GRAÇA E O PRÓPRIO LULA NUNCA SOUBERAM DE NADA! Mas é outro golpe, mais um golpe contra o PT!

        • Mas não foram apenas os papéis da Petrobrás que despencaram, mas de outras companhias petrolíferas também. Mas aqui no Brasil teve o agravante por conta da ação de aves de rapinas (da direita), que torcem para o quanto pior, melhor. Se um governo do passado não tivesse internacionalizado a Petrobrás, ela não estaria sofrendo ataques na justiça americana no momento.

          • Se o GOVERNO DO PRESENTE não tivesse tratado a Petrobrás como sua árvore de dinheiro para sustentar suas campanhas, empreiteiras e políticos corruptos, assim como criticavam os governos do passado por tê-lo feito, AS AÇÕES DA PETROBRÁS NÃO TERIAM DESPENCADO A TAIS NÍVEIS, o que não daria brecha para que sugadores como o especulador em questão atuassem! O PT queria o poder, e conseguiu (com meu voto inclusive, na época em que se tinha esperança no partido)! NO MOMENTO NÃO É MAIS O FHC QUEM COMANDA O PAÍS, NÃO SEI SE VOCÊ CHEGOU A PECEBER ISSO? FOI O LULA E AGORA É A DILMA, OU SEJA, 12 ANOS NAS MÃOS DO PT! É fácil jogar toda e qualquer responsabilidade na conta dos outros, SEMPRE! NUNCA O PT TEM CULPA DE NADA, NUNCA SABE DE NADA, NUNCA VIU OU IMAGINOU NADA! Agora é OBRIGAÇÃO do atual governo, assim como foi do LULA, gerir o país! ASSUMAM A RESPONSABILIDADE QUE QUISERAM CONSEGUIR! E parem de defender criminosos como se fossem heróis!

          • Ninguem torce pro quanto pior melhor, nós queremos saber quem é o chefe da gangue, porque ate agora so falaram em empreiteiras Youssef Paulo Roberto Costa, quero saber quem convidou as empreitas a participar do roubo? quero saber quem contratou Youssef pra montar uma lavanderia? quero saber, alguém vai ter que aparecer, ou a Policia Federal já sabe, mas não divulga por enquanto, pra evitar o suicídio em massa da petezada

    • E o Paraná?? esta aonde?? Ñ esta no fundo do poço??? Toma vergonha na cara tucandas do DEMO VAMPIROS!!!

  21. …,QUEM TEM JUIZO SABE,ELITE NÃO TEM VOTO,PORTANTO,HÁ ELITE COMPRA VOTOS E OS, VIRA-LATAS(QUE EXISTE AOS MONTES)NA VERDADE,ELES QUEREM “EMPOSSAR AEPÓ NEVER DE QUELGUER JEITO…,OU SEJA QUEREM ENFRAQUECER O GOVERNO DILMA E,PARA ISSSO OS CARAS DA TOGA (SEMPRE ELES…),TIRAM BANDIDOS DA CADEIA E AMANTAES DO ARMÁRIO…,PARA FALAR O QUE ELS QUEREM DE QUEM OS INTERESSA…,ME ENGANA QUE EU GOSTO É O GOLPE “BRANCO”…