Lula sobre EUA e Cuba: “Não tinha mais razão, era picuinha”; assista ao vídeo

do Brasil 247
lula_fidelNão havia mais razões para que Estados Unidos e Cuba continuassem distantes diplomaticamente, avalia o ex-presidente Lula em um vídeo publicado na noite desta sexta-feira 19 em sua página no Facebook. Ele lembra como os governantes da América Latina trabalharam “incansavelmente para que houvesse o reatamento das relações e o fim do embargo” com a ilha. “Eu pessoalmente conversei com o [ex-presidente americano George] Bush, conversamos com o [presidente Barack] Obama. E não havia mais nenhuma razão, não existia mais explicação econômica, política, não existia mais nada. Era apenas uma coisa chamada picuinha”, diz o petista.

“Obama fez um gesto importante”, continua Lula. “Não sei o Congresso americano vai pôr fim ao embargo, eu acho que deveria pôr fim ao embargo”, opina o ex-presidente. Ele afirma que o fato pode ser importante também para “aquelas pessoas que têm complexo de vira-lata”, que dizem que “o Brasil não pode financiar Cuba, não pode financiar Venezuela. As pessoas têm que entender que o Brasil não ‘tá’ dando dinheiro, as pessoas têm que entender que o Brasil está exportando tecnologia, engenharia, coisas fabricadas aqui no Brasil”, ressalta.

Segundo ele, investir no Porto de Mariel, tema que foi alvo de ataques durante a última eleição presidencial, “foi muito importante e esse é o papel que um país gigante como o Brasil tem que fazer. Fazer um papel de coitadinho ninguém aceita”, conclui. “Deus queira que seja verdadeira essa vontade do Obama e que o Congresso americano coloque fim ao embargo para que Cuba seja totalmente livre, porque foi para isso que os cubanos fizeram uma revolução em 59”.

Assista ao vídeo abaixo:

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ufa… tenho dito que o objetivo deles é infiltrar mercenários para desestabilizar o regime. Ouvindo Lula, sempre meu ídolo, confirmei minha teoria. É só ouvir com atenção. Quem viver, verá a “Primavera Cubana”.

  2. Ainda dão crédito ao que esse cidadão pensa ou diz.

  3. Lula, fala alguma coisa sobre a corrupção na Petrobras….

    • Ele está é mudando de assunto para não falar da Petrobrás. A pergunta que não quer calar é: QUANDO VAI TER ELEIÇÕES EM CUBA?????? Os irmãos Castro tem medo de que? de perderem as eleições?

  4. Pensa, em pleno século XXI, um bando de crioulos (não me venham com racismo que não cola, é a verdade, simples) fechado 60 anos numa ilha, com embargos econômicos, sem nada e nem papel higiênico pra limpar o rabo, embargos esses dos países chamados de “pacifistas” e que somente querem o bem dos povos e das nações, desde que não negociem com Cuba. Ah vá, vá … Para com isso gente. Passa a ser ridícula a posição de alguns países em relação a Cuba, cai o muro de Berlim, a URSS já foi pro saco tem um tempão e os caras lá, isolados e motivo de chacota de muitos imbecis … É questão humanitária derrubar o embargo comandado pela matriz. É picuinha mesmo, tipo criança birrenta.

  5. E não é que o OBAMA era “cubano” desde criancinha?! Tô com um pé atrás nessa estória!

  6. Qualquer pessoa ponderada e sem paixões cegas por partidos enxerga uma coisa:
    PSDB no Paraná é um DESASTRE,
    PT no federal é um DESASTRE.
    Tamo na roça.