Entreguismo: Globo amplia pressão para abrir o pré-sal a gringos

do Brasil 247
globo_presalUm dia depois de produzir um editorial defendendo a abertura do pré-sal a empresas estrangeiras (leia mais aqui), o jornal O Globo, dos irmãos Marinho, produziu reportagem sobre uma suposta mudança nas regras da exploração de petróleo no País.

De acordo com o jornal, o modelo de partilha, que obriga os consórcios exploradores, sempre liderados pela Petrobras, a dividir parte da receita com a União (o que se explica pelo menor risco exploratório, uma vez que as reservas já estão comprovadas), seria substituído pelo de concessões.

Embora o governo ainda não tenha definido quem será o futuro ministro de Minas e Energia, cargo para o qual aparece cotado o senador Eduardo Braga (PMDM-AM), o Globo se ancora em fontes “em off” para tratar da suposta mudança. “Essa reflexão vai acontecer”, diz a suposta fonte.

Pelo novo modelo, empresas internacionais, como Shell, Exxon, BP e Chevron poderiam arrematar concessões para, assim, explorar as reservas descobertas pela Petrobras ao longo dos últimos anos. O Globo aposta na tese de que a Petrobras, que ainda não conseguiu publicar seu balanço, ficará fragilizada financeiramente, será rebaixada por agências internacionais de risco e não conseguirá captar recursos para tocar seu plano de investimentos. Assim, a abertura aos grupos internacionais seria inevitável.

Este modelo era exatamente que vinha sendo defendido pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante a campanha presidencial. “Acho que nós temos que discutir o que é melhor para o Brasil, se em determinados casos não é melhor o modelo de concessão. à‰ uma discussão que nós vamos fazer lá na frente, obviamente respeitando os contratos vigentes”, disse o senador, durante a campanha presidencial (leia mais aqui).

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Que pressão?
    A própria Dilma já loteou de leve o pré sal.
    Não fosse o binômio roubo/incompetência, a Petrobras
    poderia bancar a exploração do pré sal sozinha.
    Não precisa ninguém “pressionar”, e ninguém nos
    tomar, NÓS vamos entregar a “rapadura” por
    incompetência, e consequente incapacidade financeira.

  2. o pre sal, com o preço atual do petróleo, da prejuízo,

  3. A tropa ainda está com sobre vida…agora apoio a venda do pré sal para grupos estrangeiros e pior ainda confundem C…com B…da ao defenderem a Globo sobre a abertura do Pré sal aos grupos estrangeiros. Uma coisa é o Petrolão outra coisa é entregar nossas riquezas aos estrangeiros. Portanto vão tomar semancol que a de vocês até o Aécio Chorão já não aguenta mais.

  4. O grande medo dos canhotos é não ter estatal para pilhar…..

    • Não temos o seu DNA, verdadeiros parasitas da nação. FHC só colou vampiros nos postos chaves das estatais, visando sucateá-las, para ter pretextos para privatizá-las e com isto desviar fabulosas somas para paraísos fiscais.

      • A esquerda tem dado um excelente exemplo de administração, a Petrobrás é um grande exemplo e logo logo teremos uma devassa no BNDS também. Repito: o medo dos canhotos é não terem estatais para pilharem.

        • Quem entende de pilhagem é a direita. Cadê o dinheiro das privatizações que FHC fêz? Ah, esqueci, está nas contas dos amigos do rei na Suiça e nas Ilhas Virgens. Os diretores da estatal que estão sendo processados são todos cria tucanas, nomeados ainda na gestão do FHC. Cavalos de tróia para solapar a administração atual. Lula nomeou Paulo Roberto com a faca no pescoço, pois conforme Youssef, o Congresso trancou a pauta para forçar Lula a nomear o estrupício. Quem pariu Mateus, que o embale. Não queiram jogar os malfeitos da direita no colo do PT.

          • Se você estiver se referindo ao DOSSIÊ CAYMAN, sinto lhe informar mas já foi provado por A + B que foi forjado pelo PT para incriminar o FHC em sua reeleição e olha que fabricar dossiês é um especialidade do PT, o próprio Tuminha já denunciou isso enquanto fazia parte da quadrilha chamada PT, procure se informar um pouco para não continuar sendo um idiota útil.

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Dossi%C3%AA_Cayman

            Quanto ao resto nem adianta argumentar com você pois se ainda é um dos idiotas que acredita em dossiês desmitificados vai continuar acreditando em tudo que ouve da esquerda lhe manda repetir.

  5. A massa de manobra, vulgo boiada, vai repetindo o mangra contra a Petrobrás, sem perceber quais interesses a grande mídia nutre pelo petróleo brasileiro, mas parece que este país realmente é o país dos vende pátria.

  6. Vamos trancar os poços com cadeado, e quando o barril voltar a valer R$100, voltemos a explorar. Ah e manda os gringos e a Globo praquele lugar.

  7. Rede Globo, Folha de São Paulo, O Estadão, Veja e outros meios de comunicação de massa apoiaram descaradamente e vergonhosamente a Ditadura Civil-Militar no Brasil, portanto, esta gangue sempre esteve e estará a serviço do capital internacional que exploram e impedem os países de se desenvolverem. Agora, o que mais enoja são pessoas sem o mínimo de escrúpulos, falta de patriotismo e sem informações como o paulo nunes (sic) aplaudirem esta excrescência.

    • Excrescência vem desse comentário vil, asqueroso e desprezível, particularidade petista daquele que no atual cenário de utopia defende que nada aconteceu, e que o movimento da terra conspira contra a teoria da conspiração imposta pelo movimento a frente derrotado luladilmista! Esta semana dezenas de nomes vão ser denunciados como réus, ai eu quero ver quem poderá lhes ajudar!

      • Excrecência é o seu aval a entregar tudo para a rapinagem internacional e ainda querer posar de patriota. Na verdade, seu comentário que é vil, asqueroso e desprezível, típico de quem sofre de síndrome de vira-lata. Assim agiram os quinta colunas ao levar Getúlio Vargas ao suicídio e ao aplicar golpe derrubando João Goulart, com a velha cantilena do perigo comunista. São um bando de lesa pátria, que pregam dependência ao norte. Esta crise na Petrobrás tem raízes longínquas, mas esta quadrilha de mercenários faz de tudo para jogar no colo do PT.

  8. Que abra o pré-sal, é só cobrar imposto em cima e pronto, o governo vive bem e arrecada e sobra dinheiro para os investimentos que podem trazer qualidade de vida ao povo brasileiro..
    O que não pode é explorar o pré-sal e um MONTE DE VAGABUNDO FICAR MAMANDO E EXPLORANDO A CADEIA DO PETRÓLEO E SE DANDO BEM”¦
    Nos EUA o governo não tem estatal do petróleo e a gasolina deles é mais barata que a nossa”¦.

    ENTÃO TEM QUE ESCOLHER, SE QUER PRÉ-SAL NA MÃO DO ESTADO, PRECISA COMEÇAR A FUZILAR OS CORRUPTOS…

  9. seria ótimo, assim diminui a roubalheira.

  10. Melhor abrir para o investimento internacional, do que deixar nas maos desse grupo de corruptos que conseguiram praticar o maior desvio ilegal de dinheiro ja visto no mundo! Parabens PTzada, seus dias estao contados, corruPTos!

    • Todo mundo fala em corrupção porque todo mundo se considera vestal e, do alto dessa castidade vestal, se abrem à moralidade seletiva: o PT é corruPTo; o P$DB é honestíssimo, só tem gente finíssima! As palavras do Paulo Nunes são o exemplo mais acabado dessa doutrina! Portanto, era de se esperar sua solução pela entrega da riqueza nacional para os estrangeiros para assim acabar com a corrupção! Exatamente como quer o figurino implantado subliminarmente pelo PIG (Rede Globo, etc) nas mentes dos vestais e moralistas seletivos!

    • Os empresários que saquearam a Petrobrás são todos filiados ao PT?