Em editorial, Gazeta do Povo/RPC defende impeachment de Dilma

gazeta_impeachment_dilma.jpgO Grupo RPC (Globo) aderiu oficialmente ao golpismo neste sábado, dia 6 de dezembro, em editorial publicado pelo jornal Gazeta do Povo. Na página 2, o diário advoga que “impeachment não é golpismo” como apregoam juristas e democratas que defendem a legalidade e legitimidade do mandato da presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT).

“O impeachment é um instrumento legal e legítimo nas melhores democracias e se aplica aos governantes que cometam crimes de responsabilidade”, diz um trecho do editorial.

O Grupo RPC/Gazeta do Povo tem sido agraciado com vistosas publicidades em seus veículos de comunicação. Um exemplo disso é a Caixa Econômica Federal e Itaipu Binacional que não economizam em anúncios. Portanto, o governo federal tem alimentado os corvos que agora estão prestes a lhe comer os olhos.

O jornal Gazeta do Povo havia aderido envergonhadamente ao protesto pelo impeachment de Dilma no último dia 15 de novembro, conforme registro do Blog do Esmael (clique aqui). Mas hoje sua posição ficou desnudada em relação ao apoio ao golpismo.

Esta não é a primeira vez que o Grupo RPC/Gazeta do Povo se manifesta favoravelmente a golpistas. Em 26 de junho de 2012, o jornal curitibano também defendeu o golpe de Estado no Paraguai que culminou com a deposição do presidente Fernando Lugo (clique aqui para relembrar).

A seguir, leia a íntegra do editorial da Gazeta do Povo:

Impeachment não é golpismo

Dilma erra ao classificar como golpistas! aqueles que pedem sua saída, desde que ela ocorra dentro dos legítimos marcos institucionais

A queda de Fernando Collor de Mello, sacramentada pelo Congresso Nacional e sob a mais estrita legalidade constitucional em 1992, é até hoje lembrada como uma referência da pujança que a nossa democracia alcançou após duas sofridas décadas de domínio ditatorial. Naquela época, o Partido dos Trabalhadores esteve na linha de frente dos protestos pelo impeachment, ao lado de outras legendas políticas e entidades como a União Nacional dos Estudantes, a Ordem dos Advogados do Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa. Mereceram aplausos e passaram à  história os que viram em Collor de Mello ações ou omissões caracterizadas como crime de responsabilidade.

Nos anos seguintes, durante os dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, o PT igualmente liderou manifestações cujo mote era Fora FHC e o FMI!, em referência ao Fundo Monetário Internacional. Um direito legítimo, desde que exercido pelas vias institucionais, daqueles que viam também na gestão tucana indícios que poderiam levar à  saída de FHC do Planalto, embora a mobilização não criado ambiente político propício a que se chegasse ao impeachment, como aconteceu com Collor.

A história se repete agora; à  medida que o escândalo das propinas da Petrobras vai ficando mais e mais cabeludo, vários grupos, não necessariamente vinculados a partidos políticos, têm percorrido ruas de várias capitais brasileiras com o refrão Fora Dilma! !“ um novo protesto está marcado para este sábado. A reação do PT e da própria presidente a essas manifestações, no entanto, deixa evidente uma incoerência em relação à  visão que o partido tinha das mobilizações que protagonizou no passado.

Golpista! é o adjetivo mais usado nesses casos !“ e o PT não está falando apenas dos verdadeiros golpistas, aqueles (felizmente, uma minoria) que pedem um golpe militar que deponha Dilma: o termo, na boca da presidente e de outros membros do PT, engloba qualquer um que vá à s ruas pelo impeachment. Na opinião da presidente, seriam golpistas os que, seja nas tribunas do Congresso Nacional ou nas passeatas, acreditam que a corrupção instalada nos estamentos governamentais seria motivo suficiente para desalojá-la do Palácio do Planalto. Ainda na semana passada, reunida em Fortaleza com o diretório nacional do PT, Dilma discursou: Esses golpistas que hoje têm essa característica, eles não nos perdoam por estar tanto tempo fora do poder!. Em seguida, tentou relativizar a visão autoritária presente na raiz da classificação que dá aos oposicionistas: Temos de tratar isso com tranquilidade e serenidade, não podemos cair em nenhuma provocação e não faremos radicalismo gratuito, pois temos a responsabilidade de governar!.

O impeachment é um instrumento legal e legítimo nas melhores democracias e se aplica aos governantes que cometam crimes de responsabilidade !“ isto é, que, no exercício do poder, adotem condutas que atentem contra a Constituição e, entre outros motivos, atentem também contra a probidade administrativa. Assim, não poderá ser visto como golpe se for proposto o impeachment da presidente se ficar provado que ela sabia, se beneficiou ou nada fez para conter a corrupção no seio do governo.

Se em 1992 e nos anos FHC as manifestações populares eram legítimas, por que não considerar igualmente legítimos os movimentos que pedem o Fora Dilma!? Sem entrar no mérito da luta, que já comentamos em ocasiões anteriores, não há razão para condenar sua manifestação, feita até agora de forma pacífica e conduzida sob a proteção de cláusulas pétreas da Constituição que garantem a livre expressão do pensamento, o que desautoriza a presidente a considerar como golpistas os que pedem Fora Dilma! diante do escândalo da Petrobras. Ao demonizar a oposição, institucional ou popular, como golpista, a presidente usa palavras e atitudes que a aproximam do autoritarismo e parece desconhecer a legitimidade que a Constituição confere a seus adversários.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Boa tarde a todos , no governo Fhc a inflação estava estabizada,a maior empresa do Brasil Petrobras chegou a ficar entre 15 maiores do mundo, as empresas de telefonia tiveram uma evolução muito grande com a privatização ,o atual bolsa família teve sua origem pelo partido Psdb,obrigado ordem e progresso muda Brasil .

  2. ESSE JORNAL É RIDÍCULO… JORNALISMO GOLPISTA…

  3. Esmael: publica essa aqui! A Esposa do Juiz Federal SERGIO MORO, o JUIZ QUE não respeita regras básicas de processo judicial TRABALHA PARA A SHELL, que é CONCORRENTE DA PETROBRÁS! E ainda tem uma boquinha como assessora do Flávio “Muda de Partido” ARNS, vice do Richa…
    Não sei como esse juiz não se deu por impedido, pois deveria. Se a mulher dele trabalha para uma concorrente da empresa que ele investiga, deveria se dar por impedido…
    Tava demorando a aparecer alguma do novo Joaquim Barbosa Branco. O original ganhou um apartamento em Miami por 10 dólares de uma imobiliária de uma senhora ligada à CIA…

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/juiz-da-lava-jato-e-casada-com-advogada-psdb.html

  4. Ainda bem que tem órgão de imprensa que defende o impeachment dessa senhora. Comparativamente, o Collor roubou um doce do armazém. O jornal está prestando um favor a população.

  5. O TREMSALÃO PAULISTA NINGUÉM FALA PORQUE SERÁ.

  6. Estamos na Democracia, deixa esses idiotas pedirem o impedimento da presidenta… cachorro que muito late logo cansa. São uns verdadeiros idiotas, os mesmo que sempre apoiaram as corrupções de governos militares e tucanos. Os tucanos podem roubar e vender o Brasil, nunca vimos ninguém pedir o impedimento de FHC por exemplo. Mas presidentes do povo, que governam para o povo, para eles pedem impedimento… Isso é ódio de classe, isso é inveja de um governo, o primeiro da história do Brasil que realmente está combatendo a corrupção. Corrupção sempre existiu e continuará existindo, precisamos sim investigar e punir. Isso o governo Dilma está fazendo. O medo dos tucanos é que vão chegar neles e então a casa vai cair… podem ter certeza, o PT não é partido corrupto. Logo, logo saberemos de fatos quais são os partidos mais corruptos, aliás já sabemos, mas logo logo terá lava jato neles. Vamos convocar o povão da Dilma, vamos para as ruas, milhares, milhões, mostrar para essa meia dúzia de idiotas como é que se defende uma democracia. Mas por enquanto, deixa esses tontos aí… gritando que nem vira-latas, uma hora eles cansam;;;

  7. O Paraná terá como presidente o Aécio.
    E a Marina como Vice..
    E o Governador será com certeza o Richa.
    MAS só o PARANÁ.
    Onde a mídia fez o Senador 70%..
    Afinal Aécio, necessita, precisa, implora
    dinheiro para pagar suas contas..que não fecharam.

  8. Fiquei sabendo agora que o Aécio “Netinho do Vovô” Neves convocou a manifestação para São Paulo e NÃO compareceu. O próprio Lobão disse que “deu uma de otário”! Por aí vocês veem a IRRESPONSABILIDADE desse cara! Como uma cara desse quer ser presidente?

  9. O Collor ganhou impeachment por causa de corrupção, ganhou suspensão dos direitos políticos, DEPOIS NO JULGAMENTO DO SUPREMOS FOI INOCENTADO…. Então se perante a lei ele foi declarado inocente, o impeachment dele foi fajuto, foi golpismo…

    Então vamos parar com golpismo, se alguém tem EVIDÊNCIA contra a DILMA, vamos até Brasília e FUZILAR ELA, vamos todos juntos, quem nem cabra macho… Agora se só acham, isso é sua opinião, CALEM A BOCA…

    COMO DIZIA GERALDO VANDRÉ:

    QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER…

    • Trabalhador, concordo com sua opinião expressa no primeiro parágrafo! De fato deram um golpe do tipo venezuelano-hondurenho-paraguaio em Collor! Agora estão querendo repetir a dose pra cima da Dilma. É por isso que digo: MEXEU COM DILMA, MEXEU COMIGO!!!!!

  10. A formosa Armada Brancaleone, do generalíssimo Aécius von ClaudiusFlugsHafen und Neves, convocada pela Gazeta do Povo e coxinhas associados, está em campanha! Te cuide Presidenta Dilma, pode ter um treco de tanto rir!

  11. Tem gente que é muito burra mesmo. O Sr Aécio é investigado por tráfico internacional de drogas. Usou dinheiro do SUS para comprar vacina para cavalos. Foi derrotado e, seu próprio estado 3 vezes. É um playboy convicto, enfurecido, derrama uma verborragia golpista sem o menorsentido, sendo que seu partido se aproveitou da mesma forma da corrupção e na época que governou o país deixou ela correr solta. Vão estudar !!!! Aceitem que perderam democraticamente. Que o PT não é o melhor dos mundos. Mas fatalmente o PSDB é o pior. É só ver como está nosso Paraná. Acorda gente alienada !!!’

    • Rubens! Se o Aecio fez tudo isso tem que ser preso!
      Porem não justifica a roubalheira que o seu partido o PT vem fazendo.
      Ou você é ladrão e corrupto tambem ?
      Cria vergonha na cara vagabundo!!

    • Rubens, de o número do processo de tráfico do Aécio queremos divulgar. Quanto aos cavalos esta bem desinformado, pois os cavalos são usados para pesquisas e criarem justamente vacinas para os seres humanos, isso foi justificado pelo TCE de Minas Gerais, vai se informar para porque se não vai passar por mentiroso igual seus ídolos Dilma e Lula. Estes cavalos é de um departamento da saúde.

  12. Impeachment NÂO é Golpismo. Se fosse, COLLOR seria presidente ate final de mandato. Contra ele o PT se calou e agora o tem como “aliado”. Serve pra UM Não serve contra o PT. Só rindo destes PORCOS Petistas

  13. Gaveta do Povo empresa de frouxos isso sim! Se esborram de medo do PT.

  14. Vamos fazer em Florianópolis empithment contra Dilma hoje dia 6 de Dezembro de 2014 sairemos dai do terminal ticen de Florianópolis indo em direção avenida Mauro Ramos e indo em direção avenida Beira Mar Norte e indo ao ticen novamente fazer-mos junto com São Paulo ou faremos então dia 7 de Dezembro de 2014. Mais precisamos agir rápido antes que seja tarde demais. Aquele de 15 de Novembro de 2014 aqui em Florianópolis teve sómente 50 pessoas, porque não sei, em São Paulo,Curitiba e Brasilia teve milhões de manifestantes. Então vamos aproveitar outra chance convidem seus amigos e amigos de amigos e parentes e parentes de parentes, vamos todos juntos com força maior lutar para que conseguiremos tira-la do poder e colocar alguem que realmente coloque o nosso Brasil no eixo com melhoras na saúde, educação no policiamento, tirar estes corrupitos que estão ai roubando, roubando e nada acontece. Lutar para que entre alguem que coloque uma lei para que estas pessoas de menores paguem seus crimes iguais aos de maiores. Então vamos todos dia 6 hoje de Dezembro de 2014 ou dia 7 de dezembro 2014 ou até então nodia 13 de Dezembro 2014. Acho até que seria melhor hoje porque São Paulo é hoje.

  15. Corrigindo. O editorial da Gazeta do Povo defende o impeachment e não o golpismo, simples assim !!
    O dificil e incompreensível é defender a imoralidade e o roubo, seja ele praticado por qualquer partido.
    O pior cego é aquele que não quer enxergar. O tempo dirá em muito breve.

    • Exatamente. Para fugirem das questões óbvias, o PT tenta desqualificar tudo e todos com a pecha de golpistas. Indignar-se com os roubos, esqueça. Expulsar figurões do PT condenados pelo STF, esqueça. É gente profissional da picaretagem.

    • Pois é, engraçado, acredito que tenha votado no PSDB tanto nacionalmente quanto aqui no estado não? Votou no partido que mais tem políticos cassados e apoiou um governo que tem um ex-prefeito de Curitiba ficha suja como secretário, e ainda fala em cegueira.

  16. A população se deixou anestesiar pela eleição dum operário e depois duma mulher indicada pelo primeiro. Faz olhar de ã para roubalheiras, ataques às instituições pilares da Democracia,à incompetência e aos insultos à inteligência nacional. A economia sucumbe. a credibilidade se esfumaça. A cada notícia de escândalo, de chuncho, os lavados cerebralmente respondem como o Renê Ronald ai em riba.

  17. ESSES GOLPISTAS OU ME ENTEDIAM OU ME DIVERTEM (DIVERTERE…)