Dilma contra a corrupção: Operações da PF saltaram de 48 para 2.226

do Brasil 247
dilma_pf_corrupcaoO número de operações realizadas pela Polícia Federal saltou de 48, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, para 2.226 entre 2003 e maio e 2014, durante a gestão do PT. O dado foi destacado nesta terça-feira 9, Dia Internacional Contra a Corrupção, pela presidente Dilma em sua página no Facebook.

“Os governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma foram responsáveis por importantes avanços no combate à  corrupção, com a criação do Portal da Transparência, da Lei de Acesso à  Informação (LAI), da Lei da Ficha Limpa e da Lei das Organizações Criminosas, por exemplo. Entre 2003 e 2014, as demissões e destituições punitivas de servidores passaram de 5 mil e as operações da Polícia Federal saltaram de 48, no período tucano, para 2.226 entre 2003 e maio de 2014”, destacou Dilma.

A Lei das Organizações Criminosas foi citada pela jornalista Tereza Cruvinel, colunista do 247, como responsável pelo fato de, pela primeira vez, executivos de grandes empreiteiras estarem sendo presos, como na sétima fase da Operação Lava Jato. “Até aqui, o combate à  corrupção mirava apenas os corruptos, lado mais fraco da corda, composto geralmente por funcionários públicos ou políticos, embora fosse óbvio que não existem corrompidos sem corruptores”, escreveu a jornalista (leia aqui).

Pesquisa Datafolha divulgada no domingo 7 mostra que essa também a opinião do brasileiro. Entre os entrevistados pelo instituto, 40% disseram acreditar que nunca houve tanta punição a corruptos como hoje.

Ainda pelo Facebook, Dilma defendeu a reforma política e o fim do financiamento privado de campanhas: “A presidenta Dilma defende uma #ReformaPolítica com o fim do financiamento empresarial para os partidos políticos. Isso diminui o peso econômico das grandes corporações sobre as campanhas eleitorais”, diz o texto. Um projeto que sugere o fim do financiamento de empresas a candidatos e partidos políticos corre no STF, mas o julgamento foi interrompido com o pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, que trava o caso há oito meses.

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Esse salto das operações da PF se relaciona na mesma medida que o PT aumentou seu poder político.
    Se têm mais bandidos para prender,mais trabalho terá a polícia.

  2. Depois da Petrobrás, o próximo será o Banco do Brasil, comandado por Garotinho.
    http://www.fabiocampana.com.br/2014/12/bb-desaba-na-bolsa-com-indicacao-de-garotinho/

  3. Legal, quer dizer que o PT quem manda investigar e os Tucanos engavetar! Ok, sabemos que ambos os partidos são podres, mas, segundo a lógica acima exposta, a PF só investiga o PT? Cadê o resto da roubalheira dos outros partidos, PSDB, PMDB e etc?
    Considerando que a toda poderosa presidanta tem toda esta boa vontade em promover a investigação da corrupção, eu, me colocando no lugar dela, iria investigar tudo e mais um pouco dos partidos da oposição…
    Portanto, à todos os Petistas fanáticos e arregados em alguma repartição do estado, criem vergonha na cara!

  4. Esmael, a Dilma perdeu a grande oportunidade de fazer uma faxina na administração da Petrobras, com a desastrosa entrevista do seu ministro da Justiça, que alias não possue a mínima capacidade para este cargo, dizendo que a PRESIDENTA jamais irá tocar no comando da já saqueada Petrobras.A presidenta sera fritada a cada dia pelos escândalos de corrupção no Brasil,e como ela é teimosa, burra,continuara a ser refém dos políticos e empreiteiras.

  5. Não vai faltar daqui a pouco tucano dizendo que a culpa desses aumentos do Richa é culpa do governo federal, pois o pt e a Dilma são os culpados por tudo.

  6. Antes fosse isso, antes fosse. Mas não é. Fosse assim estaríamos resolvidos, meteríamos todos os petistas, pepistas, tucanalhas e aceclas do trensalão paulista, da lista de furnas mineira, da venda de sentenças no judiciário, nos HC´s miraculosos a banqueiros e estupradores de Gilmar Mendes e Mello, e estaríamos resolvidos, mas não o é. Antes fosse.

  7. Durante o mandato do FHC Vagabundo a Polícia Federal estava proibida de trabalhar para não atrapalhar a roubalheira dos tucanalhas.

  8. MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES
    Isto ´´e efeito da multiplicaçao dos pães. Se a corrupção está em todos os poros do governo, evidente que aumenta a ação da PF. Não é mérito do govenro, pelo contrário, e vergonhoso isto
    Pior é a Dilma se vangloriar de ter do governo e do partido dela presos. Q DÓ, MUITO DÓ

  9. FHC 8 anos, 48 operações = 24 por ano = 2 ao mês.
    Lula/Dilma, 12 anos, 2226 = 185 por ano = 15 ao mês.
    Governo FHC, mesmo essas 48 operações, tudo abafado pelo Engavetador Geral da República.

  10. Sem comentários . DILMA????????????

  11. Parece que a PF tá na mão do PSDB, não catam os emplumados de jeito maneira!

  12. A POLICIA FEDERAL – ÓRGÃO INDEPENDENTE – está chegando na cúpula petista. Hoje foi o Jose Dirceu…amanhã chegará na DILMA!!! GRATO

  13. Como tem mané tucano pensando que são “coisas” do PT, já que vai começar a voar pena pra todo lado. Alguém há poucos dias mencionou que foram devolvidas verbas federais não utilizadas por falta de empenho estadual na construção e reforma de presídios. Será que foi por medo de uma futura residência? A maioria das prisões são consequências do passado ou está sendo tão fácil simplesmente acusar,investigar, provar, decidir, prender, ressarcir, finalizar?

  14. Ah tá, me engana que eu gosto…

    Vc já leu “A Privataria Tucana” e também “O Príncipe da Privataria”? Não leia, é literatura mentirosa e subversiva… 😉

  15. estava esquecendo: antes de dizer que o “povao” elegeu ratinho.lprevost,cury… tinha muito, digo muitos bacanas os apaiondo, principalmente a elite de curitiba.

  16. Bloguista tentando esconder sol com peneira!!! Capaz, mesmo, que alguém em sã consciência ia colocar a PF no seu próprio encalço. É de rir.

  17. e pessoal, o cabra honesto esta aqui no parana.antes do governo lula/dilma era gente honesta. vamos esperar os procuradores da republica voltarem da europa se nao me engano suecia.
    as pessoas ainda perguntam porque sc e rs estao melhores que o pr, te digo so ver o povo e a resposta vira.
    o que dizer ao eleger:ratinho,leprevost,cury,fransischini, entre outros, dizer o que?

  18. Na gestão do FHC não tinha tanta corrupcão quanto nos governos do PT, tá explicado a diferença.

    • marcia, ao contrário só tinha engavetador e você nem sabia. É claro a mídia e$condia tudo!!!

    • FHC era o que?
      PFL, PSDB, ARENA,UDN, FRENTE Militar, o que era este home.
      Qual o Partido dele..

    • É verdade marcela, a propósito o Papai Noel existe tá…

    • É verdade marcia, a propósito o Papai Noel existe tá…

    • FHC, Lula e Dilma… Muda o que? o Nome e aparência..

      O que o FHC fez com a Vale do Rio Doce é tão podre quanto o que Lula/Dilma fizeram/Fazem com a Petrobras. Para mim o FHC fez algo semelhante com a Vale ao que faz o PT e associados (PT e partidos e outros políticos e partidos envolvidos) com a Petrobras, a Vale já na época comentavam-se que seu lucro anual era praticamente maior que o valor de sua venda.. O que faz-me pensar que a Petrobras é uma gigante sendo sugada e desvalorizada absurdamente pelos que hoje estão ai, quem garante não ter o mesmo futuro da vale? quem garante que com a vale não ocorreu o mesmo, sugaram até secar e venderam..

  19. Está certo. É que a demanda durante a gestão do PT foi e está sendo infinitamente maior. “Nunca na história deste país” se viu tanta roubalheira desse porte.

    • Sergio, não “se viu tanta roubalheira deste porte” porque existia um grande engavetador como todos nós sabemos e só você é que não sabia. Lamentável!

    • Concordo!!!!!
      Quando se é oposição a cabeça fica vazia, logo..
      roubalheira..estão sendo presos agora.
      Afinal foram 12 anos de investigação…
      Tucano não é fácil não, tem Kwon HoW..
      Ou melhor todos soltos.
      Mas vão ser presos..

      • tico/renato..
        Lamentável serem tão ignorantes..
        O PT é o PCC dos partidos políticos, todo mundo no fundo sempre soube, e você ainda vem com essa de justificar bandidagem com “a os tucanos também faziam, os blabla também eram..” isso é hipocrisia e táticas de guerrilha comum ao PT, defender atacando pra todo lado, desviando a atenção, invertendo a real situação de que são bandidos em um partido que coloca corruptos na cadeia… façam-me o favor, leiam mais, estudem mais, analisem melhor, e o principal, partido político não é time, se o PSDB ou PT ou PSTU ou qualquer outro.. ladrão é criminoso, corrupto é criminoso, incompetente na política a partir de certa altura também é criminoso!!!

        Pessoal* : Para mim FHC, Lula e Dilma são igualmente criminosos e corruptos, cada um com seu grau de participação. Partido não é time, mas se fosse o PT seria o Corinthians comandado pela parceria de um quarteto de cartolas (Caixa d’ Agua, Petraglia, Eurico Miranda e João Havelange)rs..