Deu chabu durante governo itinerante de Beto Richa em Londrina

por Samara Rosenberger e Vitor Ogawa, da Folha de Londrina

Confusão com filho de ex-vereador de Londrina marca protesto de estudantes da UEL, durante instalação do governo itinerante de Beto Richa. O município do Norte do Paraná completa hoje 80 anos. (Fotos: Ricardo Chicarelli/Equipe Folha de Londrina).

Confusão com filho de ex-vereador de Londrina marca protesto de estudantes da UEL, durante instalação do governo itinerante de Beto Richa. O município do Norte do Paraná completa hoje 80 anos. (Fotos: Ricardo Chicarelli/Equipe Folha de Londrina).

Na manhã desta quarta-feira (10), estudantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) protestaram contra cortes de verba nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) no Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), em Londrina, local onde o governador Beto Richa abriu os trabalhos do Governo do Estado. A concentração também contou com a presença de professores do ensino médio.

Os manifestantes exigem o pleno funcionamento da universidade com dinheiro público e livre da privatização. Eles também questionam o discurso de crise de arrecadação e reivindicam uma série de medidas: o imediato repasse do orçamento à s IEES-PR; a abertura de concursos públicos; política efetiva de permanência estudantil para todas as IEES-PR, com RU a preço acessível e de qualidade; moradia estudantil de qualidade e com vagas suficientes; ampliação das bolsas de pesquisa/extensão; autonomia universitária com gestão democrática e participativa e financiamento integralmente das IEEs pelo Estado, com verba pública.

A manifestação foi marcada por uma confusão envolvendo Rubens Caldarelli, filho do ex-vereador Oswaldo Caldarelli, e uma estudante do Serviço Social da UEL.

Os universitários faziam um cordão humano e tentavam impedir a entrada de pessoas no Iapar quando Caldarelli pegou um guarda-chuva e agrediu a universitária Thais Ferreira. Ela sofreu cortes na mão e foi à  delegacia registrar boletim de ocorrência. Além disso, Caldarelli ofendeu verbalmente o fotógrafo da Folha de Londrina, Ricardo Chicarelli, que tentava registrar a agressão. Rubens foi encaminhado ao 6!º Distrito Policial (DP) por policiais militares.

Agressor e vítima assinaram termo circunstanciado e foram liberados no local.

O secretário de Ciência e Tecnologia, João Carlos Gomes, dialogou com os estudantes e prometeu aumentar em 15% a verba de custeio das universidades em 2015. Em breve entrevista coletiva, Richa defendeu o pacote de austeridade aprovado ontem pela Assembleia Legislativa e disse que protestos de estudantes “sempre irão acontecer”.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. londrina que elegeu o beto richa. e agora todo o parana esta pagando.

  2. Não sou partidário, mas crédito a quem merece: Só a obra realizada pelo governo na 445, no perímetro urbano de Londrina, já deveria os Londrinenses ter um pouco mais de respeito pelo governo. Um problema crônico vivido a décadas, causando centenas de mortes que agora vem se desenvolvendo. Cada classe só olha para o seu umbigo. O bem comum não interessa desde que “eu esteja bem”. Não será muito egoismo?

  3. NÃO REELEJA NINGUÉM, VAMOS ACABAR COM ESTA FARRA!
    CARGO PÚBLICO ELETIVO NÃO É PROFISSÃO PARA A PESSOA FICAR A VIDA TODA NELE.

  4. Estão protestando por que? Afinal de contas o Governador foi eleito no 1º turno com 55,67% dos votos válidos, inclusive em Londrina ele teve 79,05% dos votos válidos, eu repito a pergunta: protestar pra que?

  5. Parabéns aos estudantes de Londrina,aqui em Curitiba,só brigam por centavos da tarifa de ônibus.
    Bando de M… esses estudantes da capital.

  6. E O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO ONDE FOI PARAR???FECHAMENTO DE ESCOLAS , FECHAMENTO DE TURMAS, PROFESSORES CEDIDOS AOS NREs VOLTANDO PRA ESCOLA,SALAS DE AULAS LOTADAS PRA 2015……ESTE É O JEITO TUCANO DE GOVERNAR….PIOR QUE O JAIME LERNER!E OS NORDESTINOS É QUE NÃO SABEM VOTAR….

  7. CERTO MASSAYUKI, O GOVERNADOR É MUITO CARA DE PAU, APARECER EM LONDRINA PARA FESTEJAR, FESTEJAR O QUE? APÓS O TARIFAÇO DE ONTEM, ONDE OS DEPUTADOS, VAQUINHAS DE PRESÉPIO, TAMBÉM UNS CARAS DE PAU, APROVAM O TARIFAÇO QUE VAI PREJUDICAR TODAS AS CLASSES DA POPULAÇÃO.

  8. O que eu realmente gostaria de saber: Como um Estado como nosso que é um dos mais ricos da união, está tão quebrado? Se o ilustre Betão não construiu uma escola, um hospital, uma penitenciária sequer, não restaurou, duplicou ou fez qualquer km de asfalto(salvos os das pedagieiras que ele apossou). Não melhorou a segurança pública(está um caos, a nível de Rio de Janeiro), o Ideb caiu, etc.. e onde foi para o dinheiro então? cadê o MP para investigar? cadê os anticorrupção que falam tanto, ,os protestantes dos “não é por 0,20”? parece que agora sumiram com o rabo entre as pernas? A matemática não fecha, pela falta de dinheiro que está, nosso estado deveria já ter construido 50 escolas, 30 presídios, 50 hospitais, 10 aeroportos, metros, etc…

    • Resposta simples(SR Jonathan) o Parana é governado por tucanos, Quizerão reeleger este tipo agora o povo vai par carro. e os impostos estão vindo ai.

      • Quero que a Ptzada vá para o inferno,mais não é porque o cara é do PSDBosta que não presta.

        FALTA DE CARÁTER E POLÍITICO CORRUPTO NÃO TÊM PARTIDO.

  9. Uma vergonha, governo vem em meu cidade e faz confuson com o povo. Governo non manda dinhelo pala as escolas. Aí povo non gostar e falar “fola Beto Licha”, mas ele non foi. Agola Massayuki muito baravo!