Deputado tucano acusado de “calote” quer pilotar os trens da Ferroeste S/A

kaefer_ferroeste_richa.jpgO deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) está lutando para indicar a presidência da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste S/A), uma empresa de economia mista que tem o governo do Paraná como acionista majoritário.

A Ferroeste surgiu em 1988 com a tarefa de construir e operar uma ferrovia entre Guarapuava, Estado do Paraná, e Dourados no Estado do Mato Grosso do Sul, servindo os produtores do Oeste e extremo Oeste paranaense, o Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina. A companhia de trens está vinculada à  Secretaria da Infraestrutura e tem como titular José Richa Filha, o Pepe, irmão do governador.

Pois bem, Kaefer foi acusado de “caloteiro” em reportagem da Istoà‰ desta semana (clique aqui). A jornalista Izabelle Torres, que assina a matéria, informa que o tucano, considerado o parlamentar mais rico da Câmara Federal, é alvo de ação penal no STF por fraude financeira, pois ele teria acumulado fortuna graças a calotes aplicados em credores e feito manobras no patrimônio familiar para escapar à  Justiça.

Em novembro de 2012, o Blog do Esmael mostrou o calote que o deputado do PSDB aplicou em 5 mil empregados do frigorífico Diplomata, nos municípios de Capanema (PR) e Xaxim (SC).

“Segundo o Ministério Público Federal, a soma das dívidas de Kaefer com credores e instituições financeiras passa de R$ 1 bilhão, se somados os juros e as multas. à‰ dez vezes o patrimônio que ele declara possuir”, diz o texto, ao lembrar que Kaefer declarou à  Justiça Eleitoral possuir “R$ 108,5 milhões em patrimônio e grande parte desses recursos provém do aglomerado de empresas em seu nome, que inclui seguradora, frigorífico e jornais”.

Só falta o governador Beto Richa (PSDB) “afrouxar a tanga” para o correligionário Kaefer premiando-o com a Ferroeste. A empresa, segundo informações de orelha seca no Palácio Iguaçu, começou a operar no azul este ano. Está redondinha para começar lucrar bastante em 2015. Não seria de estranhar um caloteiro pilotando os trens paranaenses (os tucanos entendem bem disso, vide o caso de São Paulo). Para quem tinha Cássio Taniguchi no Planejamento e agora nomeou Fernando Xavier na Educação e Luiz Fernando Leone Vianna na Copel…

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am just new to weblog and actually savored your web page. Almost certainly I’m planning to bookmark your site . You surely have very good stories. Thanks a lot for sharing your website.

  2. I just want to tell you that I’m beginner to blogs and seriously enjoyed your blog site. Almost certainly I’m likely to bookmark your website . You actually have fantastic writings. Bless you for sharing your web site.

  3. Em Mandirituba deu calote em criadores de frango, que eram abatidos pelo frigorífico diplomata. Não pagou até hoje. Este é o verdadeiro ladrão e quer continuar roubando.

  4. SÓ acusado? Ele é caloteiro mesmo, aqui em Mandirituba tem muita gente não levou um baita calote da Diplomata que fechou as portas aqui em Areia Branca e deixou centenas de empregados na miséria. Além dos funcionários que ficaram sem seus acertos e trabalho deixou também donos de granjas que fizeram até financiamentos para melhorar a produção com as dividas.

  5. Nunca tinha ouvido falar nesse deputado Alfredo Kaefer (P$DB-PR). Comecei a conhecer sua alta prosopopéia e sagrado entono, não pela Gazeta do Povo ou Veja, mas por aqui: http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=fc0fef626c330003179e5377ee02750f&cod=14829

  6. NA MESMA LINHA DO NOVO PRESIDENTE PRIVATIZADOR DA COPEL.
    FODA QUE O REQUIAO TÁ FALANDO NADA DO LUIZ FERNANDO NOVA HOLANDA VIANNA LERNER HUBERT OLVEPAR.

    E O POVO? BOM O POVO SÓ TOMA NO ( . )

  7. Calma gente, o pior ainda está por vir. Somente vou comentar depois que o Parreira Rodrigues vier aqui defender este sujeito.

  8. Neste PSDB a maioria são picaretas protegidos pela imprensa podre.

  9. Esse deputadozinho tem que ser cassado se os fatos apontados forem verdadeiros. Picareta.

  10. …,NORMAL,ESPERAR O QUÊ DE UM ESTADO QUE É “DIRIGIDO”POR UMA GUADRILHA,COM HÁ CONIVÊNCIA DOS CARAS DA TOGA(SEMPRE ELES…)É PUTARIA NA CERTA…

  11. Meu marido trabalhou na diplomata e até hoje devemos no banco por causa dos calotes desse picareta. E ainda gosta de posar de santo.

  12. Esmael, vc já pensou se o Aecioporto tivesse sido eleito?

    Aí a desgraceira seria completa!

  13. Quando é sobre um picareta do PSDB, a Istoé é bacana. Quando é sobre um petista, é golpista, do PIG, etc….santa coerência Batman!!!

  14. Olha, não espero mais nada desse (des)governo mentiroso e caloteiro.