Deputado tucano acusado de “calote” quer pilotar os trens da Ferroeste S/A

kaefer_ferroeste_richa.jpgO deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) está lutando para indicar a presidência da Estrada de Ferro Paraná Oeste (Ferroeste S/A), uma empresa de economia mista que tem o governo do Paraná como acionista majoritário.

A Ferroeste surgiu em 1988 com a tarefa de construir e operar uma ferrovia entre Guarapuava, Estado do Paraná, e Dourados no Estado do Mato Grosso do Sul, servindo os produtores do Oeste e extremo Oeste paranaense, o Mato Grosso do Sul, Paraguai e norte da Argentina. A companhia de trens está vinculada à  Secretaria da Infraestrutura e tem como titular José Richa Filha, o Pepe, irmão do governador.

Pois bem, Kaefer foi acusado de “caloteiro” em reportagem da Istoà‰ desta semana (clique aqui). A jornalista Izabelle Torres, que assina a matéria, informa que o tucano, considerado o parlamentar mais rico da Câmara Federal, é alvo de ação penal no STF por fraude financeira, pois ele teria acumulado fortuna graças a calotes aplicados em credores e feito manobras no patrimônio familiar para escapar à  Justiça.

Em novembro de 2012, o Blog do Esmael mostrou o calote que o deputado do PSDB aplicou em 5 mil empregados do frigorífico Diplomata, nos municípios de Capanema (PR) e Xaxim (SC).

“Segundo o Ministério Público Federal, a soma das dívidas de Kaefer com credores e instituições financeiras passa de R$ 1 bilhão, se somados os juros e as multas. à‰ dez vezes o patrimônio que ele declara possuir”, diz o texto, ao lembrar que Kaefer declarou à  Justiça Eleitoral possuir “R$ 108,5 milhões em patrimônio e grande parte desses recursos provém do aglomerado de empresas em seu nome, que inclui seguradora, frigorífico e jornais”.

Só falta o governador Beto Richa (PSDB) “afrouxar a tanga” para o correligionário Kaefer premiando-o com a Ferroeste. A empresa, segundo informações de orelha seca no Palácio Iguaçu, começou a operar no azul este ano. Está redondinha para começar lucrar bastante em 2015. Não seria de estranhar um caloteiro pilotando os trens paranaenses (os tucanos entendem bem disso, vide o caso de São Paulo). Para quem tinha Cássio Taniguchi no Planejamento e agora nomeou Fernando Xavier na Educação e Luiz Fernando Leone Vianna na Copel…

Economia

Comments are closed.