Blog do Esmael

A política como ela é em tempo real.

Coluna do Ricardo Mac Donald: Tratamento de resíduos

ricardo_residuos.jpgRicardo Mac Donald*

O volume de resíduos da construção civil gerado diariamente em Curitiba pode passar meio despercebido, mas, se temos 2.500 toneladas/dia de lixo doméstico, também produzimos centenas de toneladas que sobram de construções, reformas e ampliações.

O problema é que, apesar de uma legislação moderna e rigorosa, apenas 20% dos resíduos da construção civil recebem tratamento adequado. O resto serve para aterrar terrenos, entupir bueiros, poluir áreas de preservação ambiental, sujar ruas e calçadas, entulhar terrenos baldios e assorear rios, que depois causam enchentes.

O que nem todos sabem é que esse material tem grande valor econômico, pois, se reciclado, pode ser utilizado em calçadas e meios-fios, sarjetas, base e sub-base de pavimentação, entre outras finalidades na construção civil.

Portanto, estamos perdendo duplamente, pois, além de poluir o meio ambiente desperdiçamos recursos valiosos depositados ao deus-dará na Região Metropolitana de Curitiba.

Na próxima sexta-feira, veremos o que a Prefeitura está fazendo para solucionar esse problema.

Desde já, toda colaboração será bem vinda.

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

Comentários desativados.