Coluna do Ricardo Mac Donald: Moratória para as lombadas

mac_lombada.jpgRicardo Mac Donald*

Se existe uma praga necessária nas cidades são os redutores de velocidade. Eles aparecem porque uma minoria de motoristas desobedece continuamente as regras de trânsito e os limites de velocidade.

Diriam alguns: mas se houvesse fiscalização e punição as lombadas não seriam necessárias. Só que nenhuma cidade do Brasil ou do mundo tem estrutura para por um agente de trânsito em cada esquina.

Outros ainda podem lembrar que a educação para o trânsito e lições de civilidade, se bem aplicadas, bastariam, mas quanto tempo teríamos que esperar até atingir um nível adequado de convivência, se quem deveria dar exemplo se vangloria de ter sido multado dezenas de vezes, como fez uma ex autoridade de trânsito de triste memória.

Moratória

Ao falarmos em moratória, estamos examinando o quadro atual. De 2004, quando se iniciou o registro do número de lombadas, até hoje, somam-se mais de 1.600 e, se somarmos as que já haviam antes desse controle, acredito que chegaríamos a umas 3.000 lombadas em Curitiba.

Acontece que estão na fila, por solicitação da comunidade e dos vereadores, mais 284 lombadas a serem implantadas na cidade.

Considerando que as lombadas aumentam o consumo de combustível dos veículos, provocam colisões traseiras e tornam o trânsito moroso, não seria mais proveitoso usar toda essa massa asfáltica para a manutenção de vias públicas?

*Ricardo Mac Donald Ghisi é advogado, secretário Municipal de Governo de Curitiba. Escreve à s sextas no Blog do Esmael.

6 Comentários

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  1. Pior que as lombadas são os 20 millhões de semáforos que tem em Curitiba e todos dessincronizados. Isso sim, deixa o trânsito amarrado e aumenta muito o consumo de combustível e a poluição.

  2. A prefeitura gasta uma fortuna com a imbecil e sem graça propaganda da véia trude , as lombadas caro prefeito mac são necessárias e evitam muitos acidentes na sua gestão o trânsito de curiitba nunca ficou tão largado e perigoso como hj.

  3. Aqui em Cornélio Procópio deve ter 3000 lombadas tbm, pqp q cidade ruim, o duro é que eles não fazem lombadas, fazem uns muros de piches que parece meio fio no meio da rua. Ahh se existisse as lombadas igual a da foto…

  4. Caro Secretário.
    Aproveito a oportunidade para mencionar que em maio de 2015 teremos a semana de transito “salvem a vida das crianças” onde será divulgado a “declaração para segurança das crianças nas ruas” ““ “Child Declaration for Road Safety” . A campanha é para lembrar que mais de 500 crianças morrem por dia em acidentes de transito e milhares ficam lesionadas diariamente mundo a fora.
    E para responder a sua pergunta eu diria: – Faltam lombadas e ainda é bom deixar os buracos nas ruas para diminuir a velocidade dos carros e assim evitar o atropelamento de crianças.
    Lamentavelmente as campanhas de trânsito medíocres como as promovidas por sua gestão não trazem esses dados lamentáveis e não demonstram o quão grave é essa questão.
    Mais informações acessem: http://www.savekidslives2015.org/

  5. Não tem agentes de trânsito suficientes, e os poucos que tem se dedicam unicamente a cobrar estacionamento, que de fato nada tem a ver com trânsito!

  6. Mas podia pintar as faixas amarelas de sinalização nas lombadas de Curitiba, como fazem os outros municípios, já que colocam elas nas ruas….

    O CASO É O SEGUINTE, A PREFEITURA COLOCOU UM RADAR NO ACESSO PRINCIPAL DO PARQUE BARIGUI, SEGUNDO A PLACA PRÓXIMA, O MOTORISTA DEVE REDUZIR ABRUPTAMENTE A VELOCIDADE PARA 30 km/h. POR ISSO O SEO MAC, PROVAVELMENTE ESTÁ ESCREVENDO SOBRE LOMBADAS. ESTÃO INAUGURANDO AS LOMBADAS MALDOSAS E QUE DÃO LUCRO AO MUNICÍPIO. Lembrando que o acesso ao parque barigui acontece através de uma rodovia federal, a BR 277, então o município de Curitiba limitou a velocidade em um ponto de uma rodovia federal em 30 km/h.
    PARABÉNS AUTORIDADES DE CURITIBA…