Coluna do Enio Verri: Na democracia, o choro é livre para Lobão e Aécio

enio_lobao_aecio.jpgEnio Verri*

E mais uma vez o desejo de terceiro turno do garoto mimado que perdeu a eleição foi por água abaixo. Segundo pesquisas Ibope e Datafolha divulgada pela Folha de S. Paulo neste fim de semana, a democracia não só está se solidificando, como o combate a corrupção é aprovada pela população.

Aécio Neves (PSDB) e sua turma parecem à queles garotos que quando perdem, pegam a bola e correm para suas casas nas saias de suas mães ou empregadas que mais tratam como objeto do que ser humano. Só que o Brasil não é mais de propriedade desta pequena parcela da sociedade.

O nosso País não é o mesmo de 15 anos atrás. à‰ uma Nação sólida que reduziu drasticamente a miséria, combateu as injustiças sociais, que ampliou os direitos, desenvolveu-se economicamente e estruturalmente e, que não aceita que corruptos fiquem impunes.

De acordo com as pesquisas divulgadas pela Folha, o Partido dos Trabalhadores ganhou o troféu de maior combatente à  corrupção. Para 46% dos brasileiros, o Governo Dilma é que mais investigou casos de desvios de dinheiro público, enquanto 16% acreditam que Lula foi o maior responsável por este papel. A confiança é de aproximadamente 1/3 da população.

O reconhecimento vai além. Para 40%, a presidente Dilma Rousseff representa o governo que mais prendeu corruptos. Outros 11%, creditam a Lula o protagonismo de colocar quem usufruiu ilegalmente de recursos públicos na cadeia. Um duro golpe aos que desaguam ódio contra o PT.

à‰ um tapa na cara dos que torcem contra o Brasil e não aceitam a ascensão das classes mais baixas e o desmanche dos privilégios das elites. Para alguns brasileiros, é inadmissível que o porteiro do prédio ocupe o mesmo assento de avião e que compre a mesma camiseta de marca.

A luta de classe é cada vez mais explícita e impulsionada por uma minoria antidemocrática que defende repressão e censura militar. O perfil médio dos antidemocráticos, segundo os levantamentos, é de jovens da classe média do sudeste brasileiro. Uma faixa etária que não viveu a ditadura militar e pouco conviveu com os dias difíceis dos governos tucanos.

Uma minoria que é pauta para os grandes meios de comunicações que têm medo da participação popular e regulamentação da mídia, mas que pouco representa a sociedade brasileira. A satisfação com a democracia cresceu 13 pontos percentuais e chegou à  casa dos 39%. Para 2/3 da população é o melhor regime político para o Brasil.

Como meu pai sempre dizia, o esperneio é livre. O choro do senador Aécio Neves, que ainda falta à s sessões, e sua turma, encabeçada pelo cantor Lobão, são mais do que de direito. Errado é colocar em risco a vitória do povo brasileiro que quer mais mudanças e mais futuro.

*Enio Verri é deputado estadual, deputado federal eleito, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

31 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. APRENDA A PERDER GENTE A MAIORIA VOTOU NA DILMA E APROVA O GOVERNO DELA O RESTO É RESTO QUE SOBROU DA MÁFIA DO FHC…..VOCES PERDERAM ENGOLE O CHOROOOOOO MESMOOOO….SAIBA PERDER…..É FEIO DERROTADOS BABACAS……

  2. E VIVA A NEUTRALIDADE DA WEB! ANTES EU ERA FALA SÉRIO, AGORA SOU A VÉIA QUACKER! E POSSO USAR DIVERSOS OUTROS CODINOMES PARA PROMOVER OS MEUS MAIS PERVERSOS COMENTÁRIOS! E VIVA A DEMOCRACIA!

  3. Falar das bizarrices do Beto e camuflar as da Dilma, por isso os Aliens não falam com a gente…

    • Acorda bobo, desce do mundo da lua. A Dilma e o PT não camuflam nada. A Dilma sempre fez questão de esclarecer tudo. A corrupção que sempre existiu nunca foi tão combatida.

  4. Enio, explica uma coisa aqui, se não for pedir muito. Por quais motivos suas matérias nunca citam assuntos como a Petrobrás, a manobra fiscal da presidenta, a real taxa de desemprego (onde 38,9% da população em idade de trabalho não entram na pesquisa por receberem Bolsa Família ou não estarem nem empregados e nem procurando emprego, SEGUNDO DADOS DO PRÓPRIO IBGE), a defesa do governo a corruptos condenados como José Dirceu, José Genoíno, a Gleisi Show do Milhão e seu esposo Paulo Bernardo, etc, etc, etc, etc, etc, etc…? Pega mal, hein, Enio, pega muito mal! Você compactua com tudo isso?

    • marcelo, voce perguntou pro Enio mas acho que ele me perdoa por responder no lugar dele. A Petrobrás é a maior empresa brasileira, nosso orgulho, sempre foi roubada e quase foi entregue por quantia irrisória aos americanos pelo fhc que entregou também a Vale e grande parte do nosso patrimônio. Os ladrões que ainda estão por lá são empregados concursados nos governos tucanos e portanto com ligações históricas com o governo fhc. Quanto ao desemprego quem trabalha sabe que é o menor da história o resto é blá-blá-blá. O bolsa família é justo, merecido e necessário. O mensalão é prova inconteste que temos INjustiça no Brasil. Dois pesos e Duas medidas. Para condenar José Dirceu o barbosa “inventou” o dominio do fato Enquanto o Mensalão Mineiro dos Tucanos… Na gaveta do esquecimento. A Gleise e o Paulo Bernardo são Honrados. O que pega mal é demonstração de ignorância por falta de informação honesta. O que pega mal é desonestidade e maldade por distorcer informações e inventar fatos. Nem o Ênio nem os eleitores de partidos “de esquerda” compactuamos com isto.

  5. Mas este Enio Verri é um idiota, e mais idiotas os que votaram nele.Com aquela voz de nariz entupido fica ,falando estas asneiras.Deveria calar a boca e se fazer de morto com todas as denúncias do PT.E a votação ridícula que fizeram aqui!

    • Eu votei e pedi voto pro Enio e idiota e voce que fala como um papagaio que só repete o que ouve sem saber o que está falando. A Dilma está fazendo a maior limpeza de todos os tempos no Brasil prendendo os ladrões que sempre roubaram o povo e eram defendidos e acobertados pela justiça do fhc. E aqui no Paraná muita gente não votou no PT mas vai pagar caro. Os impostos já foram aumentados e a educação tá indo pro buraco. Tomara que aprendam a lição.

  6. Fui ler de novo o Formigão e cheguei a conclusão de que nem ele acredita no que escreveu!!

  7. Pequena parcela da sociedade? Essa matemática petista é tão correta quanto a ética desse partido hipócrita. A gerenta Incompetenta Dilma (aquela que não viu o desvio de apenas R$ 10 bilhões) teve 55 milhões de voto, de um total de 147 milhões de eleitores. Que minoria é essa??

    • Analfabeto funcional é Fróida. Vou tentar explicar. “Minoria” é quem tem menos, é quem é menor, é quem precisa crescer. A Dilma Ganhou a Eleição. Ela teve quase Cinco Milhões de votos a mais que que o Póescio. Minoria é meia dúzia de aloprados irresponsáveis que saem pedindo Golpe militar. Graças ao Lula e à Dilma e aos partidos de esquerda vivemos hoje numa democracia que avança, apesar do esforço contrário desta minoria que enche o saco mas democraticamente estão no seu direito. Viva a Democracia.

  8. A Oposição acordou. Está mostrando suas unhas, aduncas. O deputado ai esperava que a gente fisse calado, como nos oito anos do Lula. Agora é fumo arapiraquense.
    Quanto ao Lobão, melhor que Chico Buarque – torrando grana da Lei Rouanet, bebendo uísque às margens do Sena, em Paris, o gigolô de favela.

    • E o Parreira Rodrigues lambe-saco continua mamando nas tetas da ALEP se passando por assessor de imprensa. Um grande vadio posando de ético. Está igual ao FHC et caterva.

    • Poois é seu parreiras, o Lula calou as suas bocas imundas por oito anos e a Dilma continua o grande trabalho de inclusão social, desenvolvimento econômico, empregos, melhoria de salários, melhoria na educação, na saúde, etc, etc, etc… Tudo no Brasil hoje é muito melhor do que foi nos idos tempos dos quadrilheiros tucanos do fhc e se hoje a oposição ensaia uma “gritaria” é por puro desespero ao ver o povo se politizando apesar de todo esforço da fraca oposição brasileira vendida que defende interesses de meia duzia de milionários brasileiros entreguistas e dos EUA (que mais a globo é quem realmente patrocina esta campanha mentirosa contra os trabalhadores). Mas os burros se traem pelas palavras. Ao dizer preferir o Lobão ao Chico Buarque de Holanda o sr mostra a grandiosidade da sua cultura.

  9. Não foi este nobre deputado e colunista que deu título de cidadão honorário do Paraná ao papa, na ALEP? Depois dessa, não tem nem o que comentar.

  10. Não Verri. Não é assim. Na democracia a oposição faz oposição. Na ditadura a oposição é achacada. Simples assim.

  11. Mas você é muito cínico mesmo heim formigão depilado ?? de que país você está falando ? , do Canadá ? , da França ?? pare de contar lorotas e vá trabalhar ; seu cara de pau desavergonhado .

  12. E A MEDALHA DE BRONZE NO PARANÁ, AQUELA MIXARIA DE VOTO DA GLEISI VC NÃO FALA NADA ?? BOM, PETROBRAS E ANDRÉ VARGAS NEM VOU COMENTAR.

  13. Também é livre o choro para os petistas do Paraná que queriam a Gleisi no governo.

    • Ora pois… muitos sabem que as eleições já estão ganhas antes de encerrarem… PT e PMDB perderam para o Bob´s Orange Cake, mas para um bom analista, decantando o resultado, os bem informados sabem quem realmente ganhou a eleição no Paraná… agora, os “tele-guiados” colherão os frutos do erro…

    • O TRISTE É ISSO. VER GENTE QUE COMEMORA A DERROTA DOS QUE OUSAM DESAFIAR O PLANO MALIGNO DE POSSESSÃO ESTADUAL E APODRECIMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA PELO DESGOVERNADOR BETO RICHA. MERECE COMER MERLIN MESMO!

  14. O choro também foi bem livre para André Vargas não é mesmo? Será que o Enio chorou quando vazou a doação de 74mil reais que Vargas fez para sua campanha?

  15. Esta postura do PT, de ridicularizar seus adversários é, além de anti democrática, uma enorme falta de educação, ética e compostura. Claro que o “choro” é livre, para os derrotados de todos os partidos, incluindo a senadora do seu partido. O que não deveria ser livre é o acesso aos cofres públicos, aperfeiçoado no governo do PT. Ontem, novamente, o Sr. José Dirceu virou notícia pelo recebimento por “consultorias” tão estranhas quanto bem remuneradas. Aliás, paleeetras e consultoria são as formas preferenciais de agir de alguns figurões do PT.

  16. E para 50 milhões que NÃO VOTAM com o estômago.

  17. É isso daí grandão. O choro é livre. Somente uma ajuda a seus números, “democracia é sempre melhor de qualquer forma de governo” atingiu 66% dos brasileiros, um aumento de 19% em 15 anos.

  18. Desencana Enio, vamos falar de economia, crescimento, inflação de roubalheira no Governo etc.. Parece que o PT ganhou e não levou.

  19. O formigao barbudo já fala de assuntos nacionais, uma vez que falar de assuntos do estado ondfe o seu PT jamais conseguiu sucesso é dar murro em ponta de faca. Como sempre ele gosta de falar de assunto fácil, gosta de torcer pro time que tá vencendo. Não vejo ele falar nada da Petrobrás, do João Vaccari, do Paulo Bernardo, até mesmo da administração sofrível da prefeitura de Curitiba onde o seu PT faz parte. Por que em sua próxima coluna, o nobre colunista não descorre sobre o aumento dos impostos propostos pelo prefeito Gustavo Fruet?