Coluna do Enio Verri: Homofóbico e machista, deputado Bolsonaro é o porta-voz dos fascistas na Câmara

bolsonaro_enio.jpgEnio Verri*

Na última semana, a Comissão Nacional da Verdade (CNV) entregou a presidente, Dilma Rousseff, o relatório final com 4.328 páginas que apontam os responsáveis diretos ou indiretos pelas torturas e assassinatos durante a ditadura militar entre 1964 e 1985.

Fruto de um trabalho árduo de dois anos e sete meses de depoimentos, audiências públicas e análises minuciosas de documentos sobre a ditadura militar, a comissão tenta corrigir e punir os responsáveis por um dos períodos mais dolorosos da história brasileira.

Trata-se de fazer justiça não só aos 434 mortos ou desaparecidos oficializados pela Comissão, mas também a tantos outros que foram assassinados, torturados, abusados sexualmente, perseguidos, exilados, entre outros crimes cometidos a brasileiros que lutavam por direitos e democracia. Um período que traz resquícios aos dias atuais.

Até então camuflada, os anseios de um regime ditatorial, marcado pelas manchas de sangue, voltam a serem defendidas através das telas de computadores, passeatas, artigos com teor fascistas, e que tem como porta-voz o deputado Jair Bolsonaro (PP). Além de ser um representante da ditadura militar, o deputado ainda é reconhecido pelo seu posicionamento machista e homofóbico.

Ao proferir a frase não te estupro porque você não merece! à  deputada Maria do Rosário (PT) no plenário do Congresso Nacional na mesma semana da entrega do relatório da Comissão da Verdade, Bolsonaro não só ofende a nobre deputada, mas também causa indignação a todos os brasileiros que defendem uma sociedade mais justa e igualitária.

As ofensas do deputado mais votado nas eleições para a Câmara Federal, no Rio de Janeiro, nada mais é do que a reprodução de um discurso machista e de ódio refletido no dia a dia e aceito por uma parcela da sociedade. Segundo pesquisa do IPEA, 58% dos entrevistados afirmaram que comportamento das mulheres influencia estupros.

à‰ a triste realidade de um País marcado pelas injustiças sociais e de classes, onde mulheres, negros, homossexuais, entre outras minorias convivem com o medo e os preconceitos de uma sociedade que relativiza os crimes contra os excluídos e, se esconde muitas vezes sobre figuras polêmicas e períodos ditatoriais.

à‰ o resultado de uma história de exclusão social e de elites dominantes. Um processo de 500 anos que vai se quebrando e revoltando aqueles que historicamente se sentiam privilegiados.

*Enio Verri é deputado estadual, deputado federal eleito, presidente do PT do Paraná e professor licenciado do departamento de Economia da Universidade Estadual do Paraná. Escreve nas terças sobre poder e socialismo.

38 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A inteligencia passou longe da cabeça de quem escreveu esse texto mediocre

  2. causa indignação a todos os brasileiros que defendem uma sociedade mais justa e igualitária?

    NÃO A VOCÊS DO PT

    SOCIEDADE IGUALITÁRIA É O QUE O PT NÃO ESTÁ QUERENDO,TODA HORA FAZEM REUNIÕES A SETE CHAVES COM DIVERSAS CLASSES SOCIAIS PARA BENFICIAR ESTE OU AQUELE.

    SE QUISESSEM UMA SOCIEDADE MAIS IGUALITÁRIA,CUMPRIRIA A CONSTITUIÇÃO E TRATARIA TODOS IGUAIS,SEM BENEFÍCIOS PARA ESTE OU AQUELE GRUPO.

    E SEM ROUBAR NOSSOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS,SAÚDE,EDUCAÇÃO,ETC,ETC,ETC

  3. Montarm o Bolsonaro com o bigode do hitler. Mas o Enio não tá a cara do Stalin por si só? kkkkk

  4. ENIO VERRI FALE DA GLEISI, DO GAYEVISKI E UM POUCO DA PETROBRAS, DAS EMPREITEIRAS E ME DIGA DE QUE PARTIDO É O PAULO ROBERTO COSTA. AÇÕES DA PETROBRAS A R$ 10,00
    NÃO É UMA VERGONHA PARA O SEU PARTIDO??

  5. Voltando nossos olhas para as páginas politicas recentes, pós-democracia, podemos certamente lamentar por aqueles que tombaram heroicamente no carcere do autoritarismo. Não tanto pela justiça da causa, mas mais pelo desfecho da obra: Falta de vergonha na cara de nossos nobres representantes; Falta de coragem e honra. Sinto muito familiares dos heróis. A história contada depois, transformou seus sacrificio inútil, patético. Hoje mais e mais pessoas compartilham a opinião que os militares deveriam voltar e nos salvar mais uma vez desta Democracia ordinária de nossos representantes. Uma lástima.

  6. O PT e seus fanáticos fizeram “o diabo” para desconstruir Marina Silva durante a campanha eleitoral, agora fazem o mesmo para desconstruir o Bolsonaro. Não vão conseguir. Bolsonaro/presidente 2018.

  7. Estou com Bolsonaro. Quem fala o que quer, ouve o que não quer. Que moral tem alguns políticos para fazer críticas ? Elas querem se fazer de coitadinhas, mas são verdadeiras traidoras. Vêm de vagarinho e, quando levam, vai a casa, o carro, a pensão, etc… Estes partidinhos de extrema-esquerda são formados por terroristas que não medem consequências para suas conquistas. Aliás devem ter se espelhado no PT, que dominou o congresso e o STF em nome do poder e da impunidade. É um troca-troca ordinário e sem vergonha.

  8. Olha deputado Enio Verri, o senhor ainda é deputado estadual até o término do seu mandato. Seria o bom o senhor, retomar os temas aqui da região até lá. Por que na proxima semana o senhor não escreve sobre os estupros do ex prefeito de Raeleza e ex assessor da ex Ministra ex candidata ao governado e senadora Gleisi Hoffmann. Esse assunto é aqui do Paraná. Esse assunto sim nos interessa. Deixa pra falar de assuntos nacionais quando o senhor estiver lá em Brasília. Se preferir falar de assunto de lá, fale então do ex deputado cassado André Vargas que o senhor conhece muito bem que inclusive lhe ajudou em sua campanha com dinheiro. É fácil falar mal dos outros né memo cumpadi Enio Verri? Cuida primeiro do seu zoião sujo pra depois ir cutucar os outros.Sandor Mendes

  9. Genildo,para você ler um artigo destes, primeiro tem que tomar consciência que os tucanos também são corruptos e para tanto tá pipocando denúncias também, só com uma diferença a mídia esconde e gente cega não vê, mas fico surpreso, pois em colunas anteriores nesta valoroso blog o senhor criticou o PT em várias colunas sobre a Petrobras, e vem dizer que está esperando uma coluna sobre corrupção contra o PT?

    Só uma pergunta. O senhor sobre de mal de Alzheimer ou tem distúrbios psicóticos? Pois só pode ser uma ou outra para questionar quando irá ler algo sobre o PT.

  10. Bolsonaro, Olavo de Carvalho, Malafaia, et caterva, são ogros do reacionarismo e ultraconservadorismo fascista e de direita religiosa tacanha, limítrofe, obtusa e exercem nefasta influência não para o bem, mas para o preconceito, a discriminação, o ódio. Triste que haja quem os admire.

  11. Seria de bom alvitre o “nobre deputado” consultar a Lei 9459 de 1997, pois está divulgando o símbolo do nazismo, e, ainda em cima de uma pessoa que tem ótimos princípios morais. Diferente dos PTistas.

  12. Enio Verri, você é nada mais que um “sujeito” canalha ao dizer isso sobre Bolsonaro!!!! Você representa o que de pior em Maringá e Região! Você é a incompetência em pessoa!Quase tivesse o minimo de vergonha na cara, desapareceria do mundo da politica. Você só colabora para desgraçar nossa região, só trabalhou contra o povo até hoje. Sua parceira e amigona do peito, considerada a pior ministra de todos os tempos, representa o que a de mais sujo na politica paranaense. Cria vergonha na sua cara de pau, antes de falar sobre qualquer um, você é não teve e nunca terá moral para isso. Essa sua manipulação ao “escrever”algo tem que ser divulgado nas redes sociais, para que o povo paranaense abra ainda mais os olhos.

  13. É graças a esses bandidos citados pelo Sr.Negrelli,que ele e
    Reinaldo Azevedo, Rodrigos da Veja podem escrever tanta bobagem sem serem torturados.

  14. Esse Bolsonaro é uma bandido mesmo, e o duro é que nós é que o sustentamos com o dinheiro dos nossos impostos.. Quantas vezes protestei contra esse homem doente que dissemina o ódio pelos quatro cantos da nação, aqui mesmo nesse espaço o fiz… Mas e nossa classe política, nada fez, nunca se manifestou…

    O problemas é o tal voto obrigatório, falta gente que preste para votar e os caras inventam o TAL VOTO DE PROTESTO e elegem essas figurinhas ridículas…

  15. Sr Deputado, por gentileza comente sobre o Mensalão, o Lava Jato, o Foro de S Paulo, as doações feitas À “FORÇAS AMIGAS” e tantas outras e caras fanfarronisses do governo Dilma, do aumento de 26 para 36 mil no salário dos deputados. Um a Um detalhadamente. Comente sobre a Dilma guerrilheira, sobre o STF do PT, do enriquecimento ultra rápido do filho do lula, etc

  16. A Bonitinha da GLEISI HOFFMAN acobertar o PEDÓFILO do EDUARDO GAIEVISKI no gabinete dela no senado PODE….

    • Fora o esquerdoso que disse que a Sherazade merecia ser estuprada, o cunhado pedófilo da Maria do Rosário que a própria acobertou o caso, Lula dizendo que transava com cabritas e tentou estuprar um cara na cadeia…. Tudo lindo

  17. Comentários razoáveis deputado. Bolsonaro é um boçal, caricato, que NADA representa. Apenas um OPORTUNISTA que vocifera muito por não ter nada a dizer. Ele de um lado e Jean Wyllis (não sei se a caligrafia está correta e nem quero saber) do outro. Dois palhaços que garantem um picadeiro para setores da sociedade que babam extremismos e ódio. Todavia, aproveitando que o Sr. citou os trabalhos da comissão da verdade, aproveito a deixa para um pequeno comentário. Independente dos objetivos perseguidos, o Estado JAMAIS pode fazer uso de expedientes hediondos como a perseguição e a tortura. Todavia existe um outro lado que também precisa ser mostrado. Dilma Rousseff, Franklin Martins, José Dirceu, José Genocídio, Fernando Gabeira e cia limitada não eram “heróis” em busca de democracia. Eram bandidos oportunistas, da pior espécie, cujos únicos interesses eram os próprios, incapazes de enxergar além do próprio umbigo. Essa turma também matou, sequestrou, extorquiu, explodiu bombas e etc. Ao contrário do que hoje afirmam, os fins de tais atos não eram nada nobres. Ao contrário, pois também buscavam uma ditadura, onde os seus anseios e a sua visão de mundo deveria prevalecer sobre tudo e todos. Caso tivessem sucesso em seu intento, muito sangue teria sido derramado, pois como todos sabem, comunistas não aceitam muito bem opiniões contrárias. Porcos como Che, Fidel, Mao e Stalin são provas disso. Nesse contexto, a Comissão da Verdade perdeu uma oportunidade única de relatar fatos históricos com a isenção que história e as futuras gerações merecem. Infelizmente, se tudo continuar no mesmo ritmo, a corja citada alhures entrará para história como heróis e não como bandidos golpistas de um Estado também golpista. Realmente é uma pena! Parafraseando Reinaldo Azevedo: “Os esquerdistas digam o que quiserem, mas jamais conseguirão esconder o fato de que suas teses e sua história se assentam sobre a mais impressionante montanha de cadáveres que a humanidade já conseguiu produzir em nome de uma causa”.

  18. POR TUDO QUE JÁ LI E PESQUISEI NESTES TANTOS ANOS DE VIDA SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS LIGADO Á HISTÓRIA E Á POLÍTICA, NÃO SEI NÃO? NA MINHA HUMILDE, TOSCA E RELES OPINIÃO ESSA ANIMOSIDADE ENTRE O RADICALISMO DE ESQUERDA E O EXTREMISMO DE DIREITA VAI ACABAR EM BANHOS DE SANGUE NAS RUAS DO BRASIL!
    ESTOU CÉTICO, PESSIMISTA E VEJO COM PREOCUPAÇÃO ESTÁ SITUAÇÃO TODA! NÃO EM RELAÇÃO AO CONFLITO DE PALAVRAS IMPRUDENTES E INFELIZES ENTRE OS DEPUTADOS FEDERAIS Jair Bolsonaro e Maria Do Rosário Nunes AMBOS RESPONDERÃO POR ISSO CADA UM AO SEU MODO! MAS, PENSEM E ANALISEM OS POSSÍVEIS DESDOBRAMENTOS VIOLENTOS E SANGUINÁRIOS QUE OS SIMPATIZANTES E MANIFESTANTES DE AMBOS OS LADOS, PODERÃO FAZER ACONTECER NAS RUAS DO BRASIL!

  19. Quem está sendo estuprado , vilipendiado , assassinado , abusado é o povo brasileiro pelo PT ; 12 anos de desvios de dinheiro publico , isso você não fala né seu formigão depilado do rabo sujo .

    • Depende o que vc entende de toda essas asneiras que vc disse. EU SOU UM TRABALHADOR E, me sinto a vontade como cidadao.Mas depende tambem do que e povo pra vc. COXINHA NAO E POVO, SAO PARASITAS.

  20. Por isso que não se deve misturar as coisas. Pastor é pastor, polícia é polícia, empresário é empresário. Cada um na sua. Votam no crápula para político, dá nisso. Não tem compostura para entender a diversidade em uma sociedade como a nossa.

  21. DESVIO DE FOCO
    Este deputado vive querendo desviar o foco.
    Símbolo do machismo nacional não seria o Gavieski (do PT), preso por estuprar meninas menores de 14 anos?
    Símbolo do comportamento fascista não seria o Ex-Deputado André Vargas, que desrespeita o poder Judiciário, ao fazer piadinha em pleno exercício da Vice-Presidencia da Camara dos Deputados?
    Comprtamento fascista não seria do Lula, que a cada 10 frases, nove é contra a democracia?
    MEnos, deputado, bem menos

  22. Ele é criticado por responder ao julgamento da imbecil da Maria do Rosário. Ela o ofendeu, o chamou de estuprador, ele apenas se defendeu, mas claro, doeu a ofensa da “nobre” deputada. O que é isso, ela pode se manifestar e recebe uma paulada em troca do que falou e agora é vítima. Esse cara deve ser o presidente, enquanto esse atual governo de merda passa a mão na cabeça da impunidade e da criminalidade ele bate de frente expondo e mostrando a verdade, tapada com peneira para muitos que não querem ver. E porquê a “nobre” deputada Maria do Rosário fala o que quer e não fica na sala para ouvir a opinião alheia como aconteceu esses dias????? É a síndrome de se fazer de vítima de muitos e muitos dos nossos governantes, sejam do partido A, B ou C, todos se fazem de vítima para não serem rebatidos e esculachados em suas merdas de opiniões

  23. Enio Verri, isto é a DEMOCRACIA !!
    Não esta certo só ter comunistas, trabalhistas, evangélicos, o pior é ver PT se se omitir e acertar com PSDB e mesa diretora em votações na ALEP.

  24. Quando e onde irei ler um integrante do PT criticando a corrupção???

  25. Estudos – http://www.mdig.com.br/?itemid=18953 – revelam que a dificuldade em se entender o sarcasmo pode ser sintoma grave de demência.
    Demente ou Canalha?

  26. Concordo com tudo que você falou mas… Espero que na próxima semana sua coluna seja sobre a corrupção na PETROBRAS ou melhor sobre, CORRUPÇÃO.