Carrasco de petistas na CPI do Mensalão, Serraglio é acusado de invasão de terras indígenas

Na semana passada (9/12), Comissão Especial da Demarcação de Terras Indígenas da Câmara foi alvo de protestos contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, defendida por Serraglio e Leitão; medida imporia uma série de restrições aos direitos dos povos indígenas previstos na Constituição, o projeto transfere do governo federal para o Congresso a prerrogativa de aprovar a oficialização de Terras Indígenas, Unidades de Conservação e territórios quilombolas; pauta polêmica deverá retornar amanhã, dia 16.

Na semana passada (9/12), Comissão Especial da Demarcação de Terras Indígenas da Câmara foi alvo de protestos contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, defendida por Serraglio e Leitão; medida imporia uma série de restrições aos direitos dos povos indígenas previstos na Constituição, o projeto transfere do governo federal para o Congresso a prerrogativa de aprovar a oficialização de Terras Indígenas, Unidades de Conservação e territórios quilombolas; pauta polêmica deverá retornar amanhã, dia 16.

O deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR), que em 2005 ganhou notoriedade ao relatar a CPMI dos Correios ou CPI do Mensalão, agora é quem está enrolado na Justiça. O parlamentar que outrora foi carrasco de petistas está sendo acusado de participar de um esquema de invasão de terra indígena. Ele é o relator da Comissão Especial da Demarcação de Terras Indígenas da Câmara.

Também é investigado pela Justiça Federal do Mato Grosso o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), que é o vice-presidente da Comissão.

Segundo o Ministério Público Federal os dois parlamentares arrecadavam R$ 30 mil para direcionar pareceres na Comissão da Câmara visando a demarcação de territórios. Eles são membros da bancada ruralista.

Reportagem de Vinicius Sassine e Evandro à‰boli, d’O Globo, edição desta terça-feira (16), revela o modus operandi dos deputados. Há escutas telefônicas da Polícia Federal, com autorização judicial, que mostra ainda o envolvimento no esquema de um advogado ligado à  Confederação Nacional de Agricultura (CNA).

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Algum espanto???
    Para mim não, há muita à ser explicada pelos “nobres” e não-tão-nobres políticos, bastando apenas ver a evolução patrimonial comparando-a à seus proventos, tem um político que comprou 3 ap à vista próximo ao Graciosa.
    Alvaro dias deitou e rolou nos finais dos anos 90 com a onda de privatização, detonavam as companhias e depois as vendiam, este voou muito no avião do doleiros, quando o portugues dchefe do sec des Agricultura de Maringá junto com o prefeito eram os “caixas” da campanha … agora o Serraglio, alguém se espanta, por que o espúrio interesse em entregar o PMDB do Paraná nas mãos do desgovernador Beto??
    a resposta será sempre a mesma $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ e muito, a nós mortais sobra-nos as contas para pagar. isso tudo tá um nojo.

  2. É uma LAIA senhores, uma LAIA.

  3. Esmael

    Vc já reparou no comportamento dos cachorros?

    Quando um tá apanhando e chega outro, aquele que chega ao invés de defender o que tá apanhando, ele ajuda a bater mais.

    O PT é mesma coisa, qualquer sonso se acha no direito de bater nos petistas!

  4. Cuidado com os trairas,para quem conhece esses caras gritam de moralistas muito mais alto do que o mundo ,para poder esconder as falcatroas que fazem.Para mim traira é perigosa,não coloque o dedo perto de sua boca que ela arranca o seu dedo.O serraglio é e sempre foi assim,prejudica os outros para esconder as sujeiras.Vendeu até o PMDB.

  5. …,CAPACHO DO BETO/TANIGUCHI/LERNER/PSDB/DEM/PPS…ESPERAR O QUÊ???…,NÃO DÁ OUTRA,É BANDIDO…

  6. Cade a turma da tucanagem que não se manifestam, só para lembrete cambada de lambe botas, isso também é corrupção, isso também é ladroagem, isso também é imoral e isso também e falta de respeito com o povo brasileiro e digo brasileiro de verdade.

  7. INVADIR TERRAS É CORRUPÇÃO.. Fuzilem o homem…

  8. Esse Serraglio é um falso moralista, traiu e vendeu o PMDB e agora rouba terras dos índios. Tem que empalar este pulha em praça pública ao som dos tambores e flautas indígenas.

  9. Todo aquele que incomoda grandes interesses acaba tendo esse tipo de problema com os poderosos. Ação articulada para tentar desmoralizar o Serraglio. Ong´s mantidas por interesses internacionais estão por trás disso tudo, com o fim de diminuir a produção nacional. O Brasil cresce e isso incomoda. É claro que isso tudo não vai passar de tramoia para inviabilizar o relatório do PEC 215 feita pelo Serraglio.

  10. Geralmente é assim mesmo. Os ditos “bonzinhos” pela mídia nativa são mais sujos que pau de galinheiro. Mas, nesses casos, são blindados pela mídia. Exemplo temos os 10 milhões do Álvaro Dias que recebeu da petrobrás (quem não te conhece das épocas da telepar que te compre), o ínclito senador e defensor da ética e moral da revista veja, o Demostenes Torres, cassado pelos pares, e esse daí. Se jogar na privada estraga a merda.

  11. É ESSE FOI AQUELE QUE VENDEU O PMDB? E AGORA TOMOU TERRAS DOS ÍNDIOS? TEM QUE RESPONDER NA JUSTIÇA.

  12. A turma da grilagem… Será que vão grilar o pré-sal também?!?