Capital x trabalho: Deputados detonam feriado do dia 19 de dezembro

romanelli_parana_rossoni.jpg“Desculpa a surra, deputado Romanelli”. Foi dessa forma que o deputado Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, comemorou nesta terça (16) a aprovação de projeto de sua autoria revogando a Lei 4.658, de 1962, que instituiu o dia 19 de dezembro como feriado estadual no Paraná.

“Respeito a sua posição, mas a minha é do lado dos trabalhadores”, retrucou Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ex-secretário do Trabalho.

Os deputados exterminaram o feriado estadual pela goleada de 36 votos a 6. Uma humilhação para os trabalhadores, portanto.

“O presidente vai sair em alta”, ouviu-se um parlamentar, não identificado, no vazamento do sistema de som.

Rossoni participa das últimas sessões na Assembleia. Ele foi eleito deputado federal, mas ainda luta por uma secretaria para ficar mais pertinho do governador Beto Richa (PSDB).

19 de dezembro é a data da emancipação política do Paraná, ocorrida em 1853, quando se desmembrou da Província de São Paulo.

51 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para trabalhadores d verdade nao pode ter feriado, mas para esses politicos de merda um feriado na quinta feira ou na terca e motivo pra imendar com o fim de semana para poder gastar os bom salirios que ainda ganhao pra isso.

  2. Teatro continua em alta!!!

    Quando anunciado que a Alep iria se pronunciar sobre o assunto “vamos e venhamos” nós trabalhadores das diversas categorias que movimentam o estado já sabíamos que o resultado não seria favorável aos “eleitores” que elegeram os deputados “Copa do Mundo” , “Olimpíadas” , mas creio que fica melhor chamá-los de “Bissextos”.

    Ora, ora, 34 a 17 na votação do pacote de aumento de impostos proposto pelo governo, e agora para agradar os empregadores 36 a 6 na aprovação de projeto de autoria do ‘Deputado’ revogando a Lei 4.658, de 1962.

    O que é fato em tudo isso, é que nós trabalhadores estamos tomando goleada em cima de goleada, parecemos aqueles times que não ganham uma para alegrar sua torcida “a família” que também perde com essa nova aprovação da Alep que joga a favor da minoria.

    Faço o que eu “dito”, mas não faça o que eu faço, realmente temos que concordar com os Deputados que votaram contra os trabalhadores, ficar um dia a mais em casa sem produzir causa um prejuízo muito grande ao estado, mas ausentar-se para trabalhar na campanha de reeleição, ou para ajudar o governo, e ainda de quebra ter 55 dias de recesso, com certeza não gera prejuízo aos cofres púbicos, e sabe por que?

    Porque a grande massa de trabalhadores continuam na labuta. Ou será que causa!?

    Hummmm!!! “…somos todos iguais…” mas por quê Senhores Deputados os trabalhadores de um segmento tem o direito assegurado a folgar no feriado e nós não!? Nós também queremos fazer valer o direito ao convívio familiar, ao descanso, ao lazer, a educação, a saúde a segurança, me desculpem toquei em assuntos que os senhores gostam de empurrar com a urna, porque se resolvessem os problemas, ou votassem projetos voltados a estes, não teriam mais discursos empolgantes para iludir a população, como se diz por aí, “povo inocente, sabe de nada”.

    Será que é pedir muito que este meio de comunicação deixe explícito os projetos e o posicionamento de cada deputado? Assim, se elegermos de novo o que jogam contra os interesses da maioria, vamos ter que rever nossos conceitos.

  3. O feriado da consciencia negra em curitiba foi cancelado em cima da hora … e o feriado da quinta comarca foi cancelado em cima da hora … mas que falta de responsabilidade, senhores !!! Por quê somos obrigados a eleger pessoas tão vis, mesquinhas e ordinárias como esses deputadozinhos ?? Rossoni, va pra brasilia logo, pelo amor de Deus !! E se o eleitor paranaense tiver vergonha na cara, voce nunca mais se elege pra nada, nem pra sindico de prédio !! Vai tirar sarro da cara da tua vó !!! Sem vergonha ….

    • Falando em vó, me lembrei de mãe.
      Rossoni X Justos lavaram a roupa suja sobre as suas
      respectivas mães, com adjetivos um tanto desairosos,
      se bem que num “Português bem penteado”, mas que
      deixava transpirar a animosidade das duas Senhorias.
      De onde as duas mamães estiverem na eternidade, elas
      devem ter ficado muito vexadas.
      E esse circo sem graça e totalmente dispensável,
      acabou em meias desculpas, elogios e declarações
      de admiração e amor mútuos.
      Oh dinheirinho mal empregado… e os contribuintes
      informados, e eleitores conscientes espumando de
      raiva e ódio desses tristes e desgraçados palhaços.

  4. É isso aí, “otárioeleitores”:
    Reelejam TODOS, SEMPRE!

  5. Parabéns aos Deputados que votaram pelo trabalho no dia 19 de dezembro.

  6. Discordo que esse feriado seria prejudicial para a economia, mesmo que os lojistas trabalhassem com hora extra de 100%, esse gasto seria compensado pelas compras realizadas pelos trabalhadores que não trabalhariam nesse dia. Isso é pura pressão dos empresários… afinal de contas trabalhadores não fazem doação de campanha… só os empresarios…

  7. Estes deputados estaduais são uns folgados, só trabalham na ultima hora e VOTAM o AUMENTO TAXAS DE CARTÓRIOS juntos com montes de besteira para nao chamar a atenção !
    PICARETAS !!!

  8. É uma vergonha isso por este motivo e outros que o nosso estado não se desenvolve não existe nada de tradição nesse Estado, chega de ladrão. Bando de desocupados.

  9. Deputados “trabalham” 3 dias por semana e tem 4 meses de férias por ano, são os mais indicados para opinar sobre feriados…

  10. O problema aqui nem é a questão de ser feriado ou não, o problema são os políticos em que muitos votaram, porque enquanto todos vão ter que trabalhar os queridões adotaram como ponto facultativo, eu sei que muitos empresários estão preocupados com o fato de ter que parar mais um dia, já que haverão dois feriados nas semanas seguintes, mas acredito que nós empregados, temos direito de feriados sim, e infelizmente o Brasil ta longe de ter um sistema que funcione, tanto político, como empregatício como de sociedade, e não é um feriado a mais ou a menos que vai melhorar isso, a gente trabalha pra sustentar o governo, se não houvesse tantos roubos e impostos, com certeza o lucro para empregado e empregador seriam maior e o trabalho seria em tempo justo, pq com certeza os empregadores (empresários) que não querem feriado, são lojistas, que fazem os empregados trabalharem das 7 as 19 e com apenas UMA folga semanal, enquanto os bonitões vão crescendo, lucrando e passando as férias em praias paradisíacas,muito justo, só que não.

  11. Esse CAPITAL demoníaco nos tirando o direito ao merecido descanso. Ainda mais em um ano atribulado com COPA DO MUNDO, super corrido e talz. “EU CERCO O SISTEMA PELA ESQUERDA, E VOCÊ CERCA PELA DIREITA”. Wood & Stock.

  12. O problema é quando o PT vai sair do poder? já estão perseguindo o Bolsonaro, tentando caçar seus direitos político, está tudo udo aparelhado, cade nossa OAB, Policia Federal, Tribunal de Justiça, Supremo tribunal Federal, cade a Constituinte….É Só ROUBO nesse BRASIL e querem falar o que? É cadeia para todos os do PT, tropa de ladrão… pois sabem bem Bolsonaro é uma ameaça ao se candidatar contra o Luladrão, então…..

    • Valdemir, o PT está a 12 anos no poder, garantiu agora mais 4 anos, tudo mui democraticamente. Em 2018 é Lula, ninguém duvida, então mais 8 anos. Tudo isso explica as recem tentativas de golpe lideradas por Aécio, o playboy que tem aeroporto mas não sabe perder. Responde tua dúvida?????

  13. Estamos perdendo nossa identidade de Paranaenses, não se respeita a nossa história, tudo pelo capital, vergonha

  14. AINDA SOMOS COLÔNIA DE SP. VOTAMOS COMO ELES E MORREMOS DE INVEJA DO “JEITO PAULISTANO” DE SER. O ‘SAMPARANÁ’ MERECE!!!

    • Fale por vc…. E não adianta falar que é coisa de partido pq aqui em Curitiba nem no aniversario da Cidade é feriado e isso ja vem a anos.
      PARANÁ > são paulo

  15. Parabéns à MAIORIA que votou no BENEFICIENTE “Beto Richa”. Ou em qualquer pessoa do PSDB.
    Da próxima vez estudem os partidos e conheçam TODOS os candidatos.
    Se você votou em algum deles, não tem do que reclamar agora.
    E até onde sei, ELES não trabalham sexta-feira, não é?

  16. os excelentissimos deputados vao trabalhar dia 19?
    vao pagar os dias que sairam em campanha e nao fizeram nada pelos trabalhadores mas ganharam por isso? quantas horas trabalhadas os srs deputados tem no ano?
    estamos indo na contra mão enquanto paises estao baixando a jornada de trabalho para 6 horas aqui estamos voltando no tempo.

    • Claro que não vão trabalhar, pois nas repartições públicas o feriado é facultativo, mesmo porque quinta deve ser o ultimo dia de trabalho deles, para os que voltam só em 05/01. Tem vontade de escrever um palavrão enorme para esse povo que votou nesses caras que nem deputado querem ser, só querem ser secretarios.

  17. Já somos um dos países mais improdutivos do mundo e nossa competitividade deixa muito a desejar… Indústria dos feriados fica difícil.

  18. Não ter feriado pra mim é não ter ou não respeitar a história. Se é para não ter feriado, vamos por cartão ponto nas câmaras, nas assembleias, nas prefeituras, etc…etc…..

  19. os deputados quase não trabalham e quando tem um feriadinho o rossoni ferra com o povo do paraná.

  20. Não sou a favor da posição do Rossoni mas poderia ser a partir da hora em que tambem pudessemos instituir as datas na qual os deputados podem ou não tirar ferias ou folga de feriados ja que quando se trata de votar algo que favorece o proprio umbigo ai sim eles sabem muito bem se valer das leis que os amparam. Estes deputados tem que aprender a trabalhar de verdade pra depois quere dizer que sabem o que é melhor para a sociedade.

  21. è vergonha para PSDB, mais uma vez traindo os trabalhadores, vamos ver senhor governador se vai sancionar a Lei, ou vai querer fazer moral com os empresários por causa dos aumento dos impostos, que falta didim para pagar os comissionados.

  22. Da maneira que o estado do Paraná está sendo administrado é um verdadeiro absurdo mesmo comemorar a sua EMANCIPAÇÃO POLÍTICA… EMANCIPOU PRA QUÊ? PRA QUEBRAR?

    O estado está na mão do pior governador tucano do PSDB, se o Paraná fosse São Paulo, hoje estaria em uma situação bem melhor do que a atual…

  23. BANDO DE VAGABUNDO PARA ONDE VAI TANTO DINHEIRO O POVO NÃO AGUENTA MAIS, E PRECISO DE UMA GUERRA CIVIL.

  24. Para os tucanos entreguistas e rola-bostas o Estado do Paraná ainda é a Quinta Comarca da Província de São Paulo. Esses tucanos enttreguistas estão fazendo e cumprindo ordem dos TUCANALHAS de São Paulo, Alckimin, Serra, FHC Vagabundo et caterva.

  25. Antes de 1998 era feriado nacional.O dia da Bandeira. de outubro é feriado na america inteira, Cristovão Colombo chegou as americas pela primeira vez,então descobrimento da america ,dia da criança no Brasil,e feriado religioso.criado por Ulyssis Gumar~es e mais os colegas parlamentares.

  26. Luiz Carlos Romanelii, estou ao lado do trabalhador….interessante isso, o cara nunca trabalhou na vida!!

  27. resumindo, nao vai ser feriado entao ?

  28. Ah o Romanelli é o mesmo que deu a ideia do golpe nas eleições para diretores dos colégios estaduais? Esse sr. nunca e jamais estará ao lado dos trabalhadores é apenas um medíocre deputado lutando por espaço na mídia!

  29. No Paraná não tem trabalhador só tem patrão!
    Patrão vota em patrão, trabalhador vota em trabalhador, ninguém pode reclamar se a vaselina não for perfumada.

  30. Tem é que tirar os feriados e não aumentar; por mim só deveria ter dois, 21 de Abril e 7 de Setembro!

  31. Da maneira como esta sendo conduzido nosso Estado,caótico é indiferente ter ou não ter feriado. Não ameniza em nada os 11% surrupiados dos aposentados, não ameniza em nada os 40% gatunhados do IPVA, não ameniza em nada os 95 mil itens que terão seus preços aterrorizados pela inflação. Dane-se o feriado!

  32. No Brasil ainda está tudo por fazer. É muito feriado e baixa carga horária. Tem político, oportunista, tirando vantagem eleitoral junto ao trabalhador. No japão que está tudo pronto os caras trabalham muito mais que aqui e ganham muito bem e a remuneração é por hora/trabalhada.

    • O Japão está Ferrado, amigo…a sua economia esta a ver navios.
      Estão revendo sua constituição principalmente no ITEM
      GUERRA contra a CHINA..
      O CAPITAL adora uma gerra..
      Você deve ser patrão, pois deixará de pagar hora extra 100% para seus funcionários.
      Não dará folga para eles, e os Frances já descobiram o quanto se ganha com isto!!!
      O comercio ganha..e volta para o Empresário..
      Mas anta é f…

    • isto é uma falácia. O sr esta redondamente equivocado, cada vez se trabalha mais se cobra mais. o funcionario tem que ser um robo perfeito, não pode ficar doente nem ter problemas pessoais ate o dia que não se precisa mais deles e ganham um belo pé na bunda e o funcionario sai com uma mao na frente outra atras e com a saude em frangalhos. feriados são uma otima oportunidade de arejar a cabeça dar um tempo ao tempo. afinal deveriamos trabalhar para viver e não viver para trabalhar. e o que nossa competentississima ALEP faz. joga contra nós! parabens Rossoni você é um crapula!

      • Um exemplo é a terceirização. Lembro das pessoas que fazem limpeza de repartição publica. Não há concurso, e trabalham até não valer a pena para empresa.

    • E continua a escravidão no Brasil, eu não vou deixar de comprar porque é feriado, vou outro dia, mas os escravos não merecem ganhar, tem que só trabalhar, mas se esse cara fosse da área do turismo, com certeza tava reclamando que não tem oportunidade.

    • Vá se informar! O Japão tem mais feriados que o Brasil. Realmente no Japão trabalha-se muito, mas o trabalho mais pesado e pior renumerado esta na mão de imigrantes, brasileiros incluidos. Brasileiro é muito trabalhador, no Brasil somos criativos e trabalhamos sempre com bom humor, sabemos nos divertir e produzimos muito! Chega de complexo de vira latas…

    • No Japão tem quase o mesmo numero de feriados que o Paraná, em certas regiões terão em 2015 até dois dias a mais de feriados, e lá se comemora a fundação de cada província com feriado…. somente o Paraná não comemora a fundação do estado aqui no Brasil, estou tentando achar algum outro estado no mundo que também não comemore….ainda não achei….