Artigo de Péricles Mello: “Pacote de maldades de Beto Richa”

richa_tratoraco.jpgPéricles Mello*

Elevação da tarifa do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 40%. Aumento de 12% para 18% ou 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 95 mil itens de consumo, que vão de medicamentos, eletrodomésticos, ração para animais até material escolar. Taxação dos servidores públicos aposentados e pensionistas em 11%.

Nenhum eleitor, nem o mais pessimista, jamais imaginou que o governador eleito em primeiro turno, com ampla aprovação, poderia simplesmente se voltar de maneira tão obstinada contra o povo que o elegeu.

Em seu delírio, o governador não ouviu sequer o setor que mais o apoia. Em reunião com o chamado G7, grupo que reúne as lideranças industriais e comerciais do Paraná, Richa se mostrou irredutível em relação ao pacote de maldades que enviou à  Assembleia Legislativa, causando profunda decepção e muitas críticas.

O presidente da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, uma das vozes mais autônomas e distintas do empresariado, disse em entrevistas à  imprensa que Richa não mudou de opinião mesmo depois de alertado sobre o estrago que as medidas irão causar ao Paraná, como inflação e desemprego. Se um governador do PSDB não se mostra disposto a negociar sequer com os empresários, que dirá com o funcionalismo público, com os aposentados e com a população que vai pagar mais caro para viver a partir de 2015.

O que causa ainda mais perplexidade é que não há justificativa para o tarifaço imposto aos paranaenses. Entre as 27 unidades federativas, nosso Estado teve o maior aumento de receita corrente líquida entre os anos 2010 e 2014, 56%, o que significa mais que o dobro da inflação do período, que ficou em 24%.

Na Assembleia Legislativa o povo paranaense também não encontrou esperança. Mesmo sob protestos de alguns parlamentares, Richa manteve sua folgada margem de apoio e o pacote de maldades foi aprovado sem maiores dificuldades na Casa.

Junte-se a isso uma excrecência no Regimento Interno da Alep, que permite transformar as sessões em Comissão Geral e passar o trator! por cima das prerrogativas da Casa no que tange à  discussão dos projetos.

E o pesadelo pode estar apenas no começo. Segundo o futuro secretário da Fazenda do Paraná, Mauro Ricardo Costa, outras medidas ainda poderão ser tomadas para sanar as contas de um estado que está quebrado!, de acordo com suas próprias palavras. Dentre elas, cortes, como os que já ocorreram em alguns serviços nas áreas de Educação, Segurança e Saúde.

Todos lembram do corte de custeio das universidades, viaturas policiais sem gasolina, aluguéis de prédios das delegacias em atraso e do não cumprimento do investimento mínimo de 12% do orçamento em Saúde. De outro lado, exagero na contratação de comissionados, mais de R$ 100 milhões em publicidade e compra de ações da Sanepar por preço superestimado.

Costa não poupa seu vocabulário. Sinalizou que as despesas com pessoal devem ser estancadas porque o governo do Paraná gasta mais do que arrecada. Isso significa, na prática, nenhum reajuste para os servidores públicos estaduais, nenhum concurso público.

Um poema de Bertold Brecht nos alerta sobre a letargia que se abate em muitos de nós quando oprimidos pelo Estado, relatando o desespero de alguém que não se importou quando a opressão surpreendeu os negros, primeiramente, depois os operários, em seguida os desempregados. Quando chegou a sua vez, também não encontrou solidariedade. No Paraná, todos nós fomos afetados de forma indiscriminada, de uma única vez.

*Péricles de Holleben Mello é deputado estadual do PT/PR.

34 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Maldito…Impeachment já pra esse playboy…desgraçado que nunca trabalhou na vida…filhinho de papai…miseravel…verme!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Com vc, pra vc e pra mais ninguém……frase de Gilberto Ribeiro para Beto Richa na votação do pacotaço…….

  3. Gilberto Ribeiro fez jus a sua frase, com vc, por vc e pra mais ninguém, só que provou que essa frase e diz para o Beto Richa…..

  4. Deixaram um sujeito correto de lado para votarem nesse traste, sou aposentado também, mas nunca me enganei com esse sujeito, que parece aquele antigo tranqueira chamado Jaime Lerner, o mesmo seguimento e incompetência, que acabou com o Paraná que somente ressuscitou após o retorno do governo Requião, esperar o que? Esse sujeito é uma vergonha em relação ao seu pai José Richa, que apesar dos problemas soube administrar o Estado.

  5. ja estamos fud…. ai vem esse governador que de governado nao tem nada,poiz ta mais pra carrasco e faz isso com o povo trabalhador que tenta honrrar suas contas.bom só uma coisa pra esses deputados e esse carrasco se depender de mim vcs nao ganharao nenhum voto mais aproveita seus 4 anos

  6. Falar dos pacotes de maldades e roubalheira da Dona Anta em Brasilia você não fala né , seu chupim de beira de estrada .

  7. Cada povo tem o governo que merece! Paranaenses votaram massivamente no neoliberal, agora que o engulam, e não façam cara feia, masoquistas!

  8. Está na hora da mobilização, quem não escuta a voz da razão, precisa sentir o peso da mão do povo…

  9. “O imposto sobre veículos irá de 2,5% para 3,5%, depois de dez anos sem reajuste. (Perguntinha: reajuste em alíquota?”, isso representa nada menos nada mais que um reajuste de 40% no valor final do IPVA.
    Isso só o IPVA, fora outros produtos que também sofreram reajuste de alíquotas.
    “Richa é um comediante: “Evidentemente (o pacote) aumenta impostos, mas com muita responsabilidade.”

  10. realmente o PSDB, achou uma maneira de
    me ferrar.

  11. Será que posso sair de férias..
    Não terei mais surpresas?
    Trinta dias, não..
    Agora já passou para 20 dias.
    Mas daí eu volto e gasto água e luz.
    Acho que vou para o Rio Grande e não volto mais..

  12. DEVEMOS NOS UNIR EM PROL DO Impeachment DE BETO RICHA

  13. Aos eleitores funcionários Públicos aposentados do Estado do Paraná que o elegeram, não esqueçer também de agradecer ao Bom Menino a taxação de seus salários.

  14. Pior que judas, se depender do meu voto nao se elege nunca mais, essa irresponsabilidade vai lhe custar muito caro na sua vida politica, espere a próxima eleição.

  15. Ultimamente aposentados e pensionistas só estão perdendo DIREITOS.
    Com a implementação do subsídio, perderam a paridade com os da ativa.
    No Conjunto Residencial construido em 1962 e destinado a Cabos Soldados e respectiva família , os atuais aposentados e pensionistas que lá residem há mais de 4 décadas em moradias cedidas pelo idealizador do magnífico Projeto Social, estão em risco de serem removidos de suas moradias da maneira mais humilhante: O DESPEJO.
    E agora o governo que diminuir ainda mais a remuneração com este desconto de 11º para a Paranaprevidência.

    Nossos direitos não estão sendo respeitados, parece que estamos em processo de extinção!

  16. Estão reclamando do quê?
    Votaram no “ómi” e nos seus candidatos a dePUTAdos estaduais, federais no senador. Vocês deram mais de 60% dos votos a ele.
    Agora ele tem o “puder” de “fuder” com vocês e não adianta reclamar do “ómi” e de seus 34 dePUTAdos. Vocês assim o desejaram e vão pagar por isso. O pior ainda está por vir!

  17. Fora Beto! E leve junto o PSDB!!!

  18. Carissímos eleitores do Paraná. Vocês viram algum “Pacote de maldades de Beto Richa”? Garanto que 60% estão achando que é apenas um refresquinho para amenizar as Noites Curitibanas de Verão. rs

  19. O POVO TEM QUE DAR UM DESPREZO, UMA VAIA E NÃO SÓ UM MINUTO DE SILÊNCIO EM HOMENAGEM, MAIS TODO O TEMPO QUE ESSE RICARDINHO MALVADEZA ( SECRETÁRIO IMPORTADO DA BAHIA ) PERMANECER NO PARANÁ SENDO SUSTENTADO ÀS CUSTAS DO SUOR DOS PARANAENSES.

  20. O novo mandato do Beto Richa acabou antes de começar.

    • E os defensores de outrora onde estão? porque não enxugar a máquina pública? aumentar impostos com a anuência dos representante do “povo”. Humilhação, tirar cada vez mais daqueles que necessitam. Esta parecendo aqueles filmes que vemos na tv de reis que mandam aumentar impostos ao seu bel prazer…. chicote nos plebeus…

  21. “… E o melhor ainda está por vir.” :/

  22. DETALHE: O Deputado Estadual Mauro Moraes “O AMIGO (DA ONÇA) DOS POLICIAIS”, votou a favor do maldito projeto! Vejam a lista dos 16 deputados que “votaram contra” o tarifaço do mal no Governo do Estado na primeira discussão: Adelino Ribeiro (PSL), André Bueno (PDT), Anibelli Neto (PMDB), Elton Welter (PT), Enio Verri (PT), Gilson de Souza (PSC), Luciana Rafagnin (PT), Nelson Luersen (PDT), Nereu Moura (PMDB), Paranhos (PSC), Pastor Edson Praczyk (PRB), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Roberto Aciolli (PV), Tadeu Veneri (PT) e Tercílio Turini (PPS).

    Lista dos Deputados Estaduais que votaram a favor do maldito Projeto descontador de aposentadorias e no “tratoraço betorichiano”:
    Ademar Traiano (PSDB)
    Ademir Bier (PMDB)
    Alexandre Curi (PMDB)
    Artagão Jr. (PMDB)
    Bernardo Ribas Carli (PSDB)
    Caíto Quintana (PMDB)
    Cantora Mara Lima (PSDB)
    Cleiton Kielse (PMDB)
    Douglas Fabrício (PPS)
    Dr. Batista (PMN)
    Duílio Genari (PP)
    Elio Rusch (DEM)
    Evandro Jr. (PSDB)
    Felipe Lucas (PPS)
    Fernando Scanavaca (PDT)
    Francisco Bührer (PSDB)
    Gilberto Ribeiro (PSB)
    Jonas Guimarães (PMDB)
    Luiz Accorsi (PSDB)
    Luiz Claudio Romanelli (PMDB)
    Luiz Eduardo Cheida (PMDB)
    Marla Tureck (PSD)
    Mauro Moraes (PSDB)
    Nelson Garcia (PSDB)
    Nelson Justus (DEM)
    Ney Leprevost (PSD)
    Osmar Bertoldi (DEM)
    Pedro Lupion (DEM)
    Plauto Miró (DEM)
    Rasca Rodrigues (PV)
    Rose Litro (PSDB)
    Stephanes Jr. (PMDB)
    Waldyr Pugliesi (PMDB)
    Wilson Quinteiro (PSB).

    http://bandnewsfmcuritiba.com/2014/12/10/tarifaco-do-governo-do-parana-e-aprovado-por-34-deputados/

    • Daí ao Beto o que é de Beto, daí a Deus o que é de Deus…

      Esses dias eu assisti um filme sobre o nascimento de Cristo. Naquela época, a exploração do governo para com o povo era extremamente absurdo. Segundo narra a história, Herodes, o rei, cobrava altos impostos do povo pobre o humilde que trabalhava sem parar. Isso para manter seus exércitos, palácios com piscina em ouro, e ainda para o poderoso Imperador César Augusto.
      Fique analisando que mais de 2000 anos se passaram, veio a evolução, porém continua da mesma forma que estava ou ainda pior. O Sr Governador Beto Richa, com sua arrogância e prepotência, propõe abusivos aumentos em impostos, massacrando o povo paranaense. Falo com toda propriedade, pois não sou político e nunca vou sequer me candidatar enquanto existir essa podridão e massacre ao povo. Somos sugados dia a dia, com as maiores taxas tributárias do mundo, para que o governo possa desfrutar de mordomias, altos salários e o povo que se ferre. Seria utopia propor que cada deputado que votou a favor deste massacre, pagasse de seus bolsos, descontando dos mais de cem mil reais que cada um gasta por mês. Eu não agüento mais ver tanta farra com dinheiro publico, mantemos no poder centenas de políticos dominados pela corrupção, ganância e de todo o mau. Não temos uma saúde digna, qualidade de vida, educação. Temos somente o desprezo dos mesmos que vem com sua cara de pau pedir voto. E o pior de tudo, é que novamente deixam no poder os mesmos ladrões e corruptos. Gostaria de poder fazer igual ao governador. No começo do ano, tem IPVA, IPTU, Escola entre outras despesas, simplesmente chegar para minha empresa onde trabalho e dizer, aumente minha arrecadação, pois gastei em bobagens e mordomia. Escutei um radialista da cidade de Ponta Grossa que é um puxa saco do governador, dizer que o mesmo necessitava fazer isso para ajustar as contas. Poxa… Gaste menos, seja prudente e não assalte o povo do jeito que está fazendo Sr governador.E isso vale também para o prefeito, governo federal etc… Que Deus possa agir com suas forças e mudar a mente das pessoas para que não aceitem mais essa situação.
      Cordialmente
      Roberjan Rossini
      Um paranaense massacrado pelo governo estadual, federal e municipal

    • Governadorzinho mequetrefe!! mauricinho de apartamento que só desonra o governador que o seu pai foi para o paraná, acho o velho richa deve estar envergonhado desse moleque, onde quer que ele esteja. É isso que a TUCANADA faz com o povo brasileiro, bando de quadrilheiro.

  23. BETO RICHA E SEUS DEPUTADOS ESTADUAIS DEFINITIVAMENTE HUMILHAM E AFRONTAM SERVIDORES PÚBLICOS DO ESTADO DO PARANÁ!

    Para descontentamento e ódio geral de Professores, Policiais Militares, Policiais Civis e demais quadros do Funcionalismo Público do Paraná, foram aprovados dois Projetos de Lei que prejudicam a aposentadoria dos Servidores Públicos Estaduais. Um dos textos, de número 514, cria o malfadado Fundo de Previdência Complementar, que prevê contribuição adicional para os novos servidores que quiserem se aposentar com salários acima do teto de R$ 4.390,24 devido desfalques feitos no PARANA PREVIDÊNCIA pelo atual governo. O outro, projeto 511, institui a Contribuição Previdenciária de 11% para aposentados e pensionistas do Estado do Paraná. http://bandnewsfmcuritiba.com/2014/12/10/tratoraco-aprova-desconto-de-11-para-aposentados/