Ao estrangeiro, FHC torce pelo pior: “Tudo caminha para a desordem”

do Brasil 247
fhc_elpaisO ex-presidente Fernando Henrique não perde uma chance de soltar o verbo, mesmo que seja diante da mídia internacional para a qual, no rigor protocolar, ele deveria ser mais comedido. Qual nada. FHC pisou no acelerador. “Tudo caminha para a desordem”, disse o chefe tucano e mentor da candidatura de Aécio Neves em 2014. A frase foi publicada nesta terça-feira 2 em sua página no Facebook e é trecho de uma entrevista veiculada no fim do domingo pela versão em português do espanhol El País.

“Diria que nos aproximamos de uma etapa parecida à  que abordei quando era ministro da Fazenda e tudo estava em desordem. Agora, tudo novamente caminha para a desordem. Mas há um nó político a ser desatado. O Governo terá força para colocar em marcha essas medidas necessárias?”, questionou o tucano aos entrevistadores.

Para FHC, “o imbróglio político é mais delicado que o econômico, porque o econômico sabe-se como solucionar”. “Um país com vinte e poucos partidos no Congresso e quarenta ministérios esconde a receita do fracasso. Eu governava basicamente com três partidos. Os demais não contavam. As nomeações eram feitas em função de uma agenda, os postos chaves não estavam nas mãos dos partidos. E o meu partido, o Partido da Social Democracia Brasileira, não influenciava tanto quanto faz o PT de Dilma. Eu tinha mais liberdade para designar”, comparou.

Sobre a nomeação da nova equipe econômica, Fernando Henrique afirmou que “temos que entender a razão dessa mudança” e “precisamos ver se o novo ministro terá voz e terá poder”. Diante da declaração dos entrevistadores de que “não há alternativa”, o ex-presidente confirmou: “Não. A economia começou a sair dos trilhos há muito tempo. A resposta do Governo durante a crise internacional foi correta. Naquela época era importante ampliar o crédito. Mas isso tem um limite e já chegamos a ele. A maioria tem muitas dívidas, e o consumo não basta como motor econômico. E o PIB não cresce. à‰ isso que existe e algo precisa ser feito” (leia a íntegra).

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. FHC é agente da C.I.A..Esse golpismo requentado e extemporâneo tem o dedo do imperialismo norte americano. Há suspeitas que FHC já foi colaborador da CIA, quando recebia dinheiro da Fundação Ford para o CEBRAP. Agora ele faz o jogo da desestabilização próprio do organismo de INTERVENÇÃO do governo dos EUA. FHC é TRAIDOR do Brasil.

  2. E o apartamento que ele comprou junto com Sérgio Mota em Paris na Av.Foch, ninguém fala nada.

  3. VAI PRA CASA DORMIR VELHO GAGA,SENIL,VIGARISTA,BADERNEIRO,ANTIPATRIOTA.VELHACO,SAFADO,LADRÃO MOR DO PAÍS.

  4. NÃO ENTENDI A MATÉRIA: O LULA DISSE CLARAMENTE QUE MENTIA EM RELAÇÃO AO BRASIL NO EXTERIOR E EU NUNCA VI ESTA MATÉRIA NO BLOG. AGORA O FHC FALA A REALIDADE E VOCÊS DIZEM QUE ELE ESTÁ QUERENDO O PIOR PARA O PAÍS… SE TOQUEM.

  5. O problema do torcedor (não é eleitor) do PT é que ele acredita que só seu time tem a solução para o país e que toda denúncia é perseguição da velha mídia. O que o país precisa é ser passado a limpo, para que os tributos pagos por nós retornem.
    Vão se informar sobre a qualidade de vida em países desenvolvidos e passem a cobrar isso das divindades do seu time (ou partido). Parem de ser avalistas do roubo só porque o jogador é do PT.

  6. Não dê chance para estes caras Esmael..
    O que que qué com FHC.
    O candidato dele perdeu.
    Ninguem fala do segundo lugar, nem na
    China.

  7. AE COMÉDIA, MOSTRA O QUE O GOVERNO DO PT FEZ COM A OPOSIÇÃO NO CONGRESSO HOJE…

  8. Volta LULA, FHC e o bando de tucanos nunca mais.

    • FHC não vai voltar, já faz 12 anos que saiu e os problemas do país continuam os mesmos. Aliás, porque a JBS doou tanto dinheiro para a Dilma?
      Vamos pedir gente nova, porquee o Lula, além de encantar os fiéis com sua pregação, não fez nada demais.

  9. Sei, corrupção na Petrobras é desde Sarney, mas só agora ficou enojado??!?! Será que pararam de pagar? Hein… Não digo que esteja mentindo, mas porque só agora?

  10. Única coisa que se deve lembrar de FHC foi sua frase “esqueçam o que eu disse antes”, ele não fala nada com nada.

  11. As palavras e opiniões do FHC Vagabundo teem a mesma credibilidade daquela coisa que o gato enterra na areia.

  12. Tal qual você, de cada 10 matérias 11 é batendo no BETO….. Qual é o problema ? Oposição é isso, ou você esqueceu de quando o PT era oposição

  13. …,EM QUALQUER PAÍS SÉRIO,ESSE VELHO MALÁCO,CORRUPTO E, SEU BANDO DE ENTREGUISTAS, ESTARIAM PRESOS HÁ MUITO TEMPO…,NO PERU, O EX;PRESIDENTE JUGIMORI, ESTA NA CADEIA…,NA ARGENTINA,OS ASSASSÍNOS DA DITADURA, VÁRIOS ESTÃO PRESOS E, OUTROS ESTÃO SENDO JULGADOS…,ELIANA CALMON(CONSELHO NACÍONAL DE JUSTIÇA(?),DISSE;…,O BRASIL,ESTA CHEIO DE,BAN-DI-DOS…,USANDO TOGA…,ACORDA BRASIL!!!

    • É isso ai Paulo Bispo, vamos começar por esse pessoal que taí,é já foram condenados, mas faltam alguns POLÍTICOS de alto coturno e se FHC ou mais alguém do PSDB forem condenados…… Cadeia neles.

    • Acho que você tem problemas para avaliar a realidade. O pessoal do partido que você torce, o PT, é bom e todo ladrão é do PSDB. Tá errado amigo. Os ladrões estão em todos partidos e devem pagar por isso.

    • Em qualquer país sério nós não teríamos 95% dos políticos daqui, tipo Lula, Dilma, Collor, Renan e tantos outros. Nós não teríamos carros, gasolina, telefonia, internet e tantos outros produtos entre os mais caros do planeta. Nós não teríamos educação e saúde tão ruins. Nós não teríamos que discutir o que passamos o tempo todo discutindo aqui. Portanto, cobre mudanças reais, não esse lenga lenga de torcedor do PT.

  14. Acabei de assistir o link e tudo o que o brasileiro já sabia ,foi confirmado.
    Esquema de roubo e desvio em todos os orgãos e obras e durante décadas ,por todos os presidentes desde o tempo do Sarney.
    E ainda tem gente que vem aqui defender este ou aquele político ou partido.
    A hora em que vier à tona as revelações das delações premiadas 100 presidios seriam pouco para prender todos os corruptos envolvidos. Salve-se quem puder.

  15. O FERNANDO HENRIQUE MORA NO BRASIL E INFELIZMENTE NÃO TEMOS MUITA COISA BOA PARA FALAR, JÁ A DILMA E O LULA MORAM NA DISNEY É TUDO LINDO MAS PURA FANTASIA

  16. ESMAEL NÃO É PARA PUBLICA ESTE COMENTÁRIO…

    ESMAEL POSTA A SEGUINTE NOTÍCIA NO SEU BLOG SOBRE O PDE, FONTE APP…

    http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=10829

  17. Este F.D.P. não perde por esperar. Quando esse CRIMINOSO pagará pelos CRIMES que COMETEU nos 8(OITO) ANOS de desgoverno e PRIVATARIA. LADRÃO ESCOVADO. CALHORDA CONTUMAZ.

  18. E assim mesmo quando o Lula era oposição falava que só tinha mendigo no Brasil e todas as crianças passavam fome!! Merda por merda a Fhc e mais refinada!!! Kkkkkkk

  19. FHC vá catar coquinho no banhado,vem querer dar conselhos emitir opinião,porque não fez na tua epoca rapaz,cxale essa boca,vc deixou o pais com hiperinflação e ainda de resto comprou a propria reeleição,caso não comprasse não seria eleito,vem cantar de galo o brasileiro não póde nem ovir falar do seu nome.cai fora velho babão.

  20. PORQUÊ O FERNANDO HENRIQUE CARDOSO VAI PARA O EXTERIOR PARA FALAR MAL DO BRASIL? ELE ESTÁ VIAJANDO COM RECURSOS DOS RESTOS DE CAMPANHA, OU PAGOS PELO PSDB MESMO, TANTO FAZ, POIS SUAS VIAGENS E ESTADIAS ESTÃO SENDO PAGAS COM O DINHEIRO DOS BRASILEIROS.

  21. Presidente Fernando Henrique teve seu momento, procure cuidar da sua vida, em nada ajuda ficar falando de fatos que estão sendo apurados, o Brasil mudou as pessoas são esclarecidas, somente faz coisas erradas quem quer, para isso temos a justiça.

  22. Olha Esmael, o que o FHC, o Lula, o Pelé ou a Xuxa falam ou não falam, tem mesmo peso nesse momento. Coloca aí a acareação do Paulo Roberto Costa e o Cerveró.
    Caso vc não saiba o link pode ser esse:
    http://g1.globo.com/politica/direto-de-brasilia.html

    Vai ajudar a esclarecer seus leitores…..