Veja essa: PT contrata pesquisa para saber origem do antipetismo no país

Por Lana Rizério, do portal Infomoney

pesquisa_pt_odio.jpgO PT encomendou uma ampla pesquisa nacional para identificar as causas e as possíveis soluções para o antipetismo, principalmente em São Paulo, o maior colégio eleitoral do Brasil. O partido teria se assustado com os altos índices de rejeição a candidatos do partido nas últimas eleições.

Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a empresa Marissol vai apresentar uma proposta inicial de questionário, consultando eleitores em todos os estados do Brasil e fazer uma bateria de pesquisas qualitativas.

O jornal informa que o resultado servirá de base para os debates da última etapa do do 5!º Congresso Nacional do partido, marcada para junho do ano que vem em Salvador (BA). Contudo, a cúpula do PT já tem um diagnóstico preliminar sobre as causas do antipetismo. A onda teria começado nos protestos de junho de 2013, quando militantes petistas foram agredidos em manifestações em São Paulo, ganhou dimensão durante o processo eleitoral deste ano e continuou depois das eleições, com as manifestações contra a presidente Dilma Rousseff.

Os escândalos de corrupção teriam sido o estopim da onda antipetista, mas ainda há outros motivos de ordem ideológica e econômica que precisam ser explicados. O PT também quer descobrir se o fenômeno está concentrado em São Paulo ou espalhado pelo País e também o temor que as denúncias de corrupção na Petrobras, investigadas na Operação Lava Jato, fortaleça a rejeição ao partido em outros estados.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eu gostei da frase do Maurício, pois ela explica um ponto sobre a rejeição ao PT que ninguém prestou atenção (mas que na pesquisa irá aparecer).

    “Trabalho, logo não ganho bolsa família”

    O PT fez muito esforço para conquistar os pobres e miseráveis. Mas em uma cultura onde predomina a meritocracia, ninguém que trabalha e se sustenta se identifica com o conceito de “pobre ou miserável”.

    São moradores de bairros de periferia que tem trabalhos de baixa remuneração, fazem questão de manter os filhos na escola e se consideram batalhadores (de fato, são!). Têm orgulho de estar na classe média, por mérito. E sonham alto! Querem crescer, abrir um negócio próprio… Só que essas pessoas estão longe de fazer parte da elite. Não são ricos e nem se identificam com o conceito de pobreza. Então, não votam no PT.

    Sobraram os intelectuais de esquerda para o PT. Mas as denúncias de corrupção estão fazendo esse pessoal repensar seus representantes. A fuga da ideia (utópica) socialista também afastou esses militantes, que gostariam de um governo onde taxas de juros e PIB dessem lugar à igualdade social. Então, ao sair de sua origem socialista, o PT perdeu mais eleitores…

  2. É quase certo que seja causa da ladroagem.

  3. PRA QUE PERDER TEMPO E GASTAR COM PESQUISAS, BASTA LER A REVISTA VEJA TODAS AS SEMANAS QUE AS RESPOSTAS ESTÃO LÁ!

  4. Eu digo o que sinto como um cara que gosta do PT e sou PT.
    Ninguem diz a que partido pertence.
    Só o PT diz.
    isto causa constrangimento.
    VC já viu alguem dizer – Eu sou do PRNCB ou PCdoB, ou PSDB.
    Vc já viu alguem dizer – Sou palmeirense.
    Mas o Contrário-Sou Corinthiano!!!!Já ouviu..
    Não é por corrupção..
    Você ve alguem da direita falando que é da direita??
    Não! VC v~e ele falando mal do PT. Isto sim.

  5. è simpres o PT precisa lembra que não se faz o social com uma economia capenga, e mais, so o social não resolve, a economia nao vai cresceu apenas estimulando o consumo, há a necessidade de se fazer várias reforma(TRIBUTARIA, POLITICA, ENTRE OUTRAS) E O pt está a 12 anos no poder e não fez nenhuma, so promessas e mais promessas.uma hora cansa, eu votei no PT mas hoje não voto mais. sem falar dessa aproximação com certo democracias duvidosas.

  6. Eu até ia comentar mas os posts anteriores já responderam tudo.

  7. A resposta é simples. Falta correção de caráter nas pessoas indicadas pelo PT para o cargos.

  8. vão ter bastante trabalho.

  9. Nóis não gostamos do PT porque é uma turma que qué ferrá com o setor produtivo e com os bancos.

  10. O PT se elegeu combatendo a maior roubalheira que este Pais ja viu que foi o governo dos tucanos, mas ficou só na retórica. Na prática o PT frustrou as esperanças de acabar com a corrupçao e se tornou tão corrupto quanto o PSDB. Tá ai a origem da indignaçao.

  11. Sobre a rejeição até pode ser um comportamento normal. Mas vangloriar o PSDB de que são os donos da razão e da ética política… nos poupem porque isto é a verdadeira escória histórica do Brasil…

    • MAURICIO,voce foge do assunto que está sendo debatido,a exemplo de todo PT, que não aceitam a realidade da podridão que está instalada em seu partido,no PT,no PMDB no PP,e PSB, enfim, em todos os partidos brasileiros.Se você defende o que é imoral, imagino que seja mais um que ganha bolsa família, ou pago para defesa do PT neste blog, que efende o PMDB e o PT.

      • Não citei PT, logo não estou defendendo PT. Trabalho, logo não ganho bolsa família. Você é apenas mais um alienado pela mídia, seja um pouco mais inteligente e boa sorte nesta vida. Apenas olhe para os lados ou um espelho já te ajudará.

  12. É SÓ ACESSAREM O FACEBOOK NA PÁGINA INTERVENÇÃO MILITAR 2014 E VERÃO OS MOTIVOS DA REJEIÇÃO DO PT.

  13. Esmael, o próprio PT se tornou antipetista pela falta de duras decisões , cortando a própria carne, mas foi levando de barriga, e deu no que está dando agora.
    E-mails provam que Lula e Dilma poderiam ter interrompido o propinoduto

    O doleiro Alberto Youssef disse à Justiça que Lula e Dilma sabiam do esquema de corrupção na Petrobras. Agora, mensagens encontradas pela PF em computadores do Planalto mostram que eles poderiam ter interrompido o propinoduto, mas, por ação ou omissão, impediram a investigação sobre os desvios

    • Ah, disse, mas não provou. O que vale é a acusação com prova. Quando se trata de algo relacionado ao PT, a imprensa publica com letras garrafais. Quando é contra o PSDB ou outro partido da oposição, uma notinha ao pé da página. Tai a origem do ódio. A imprensa forja no imaginário popular, a rejeição daquilo que não interessa aos barões da mídia.

  14. Simples é só não alimentar o PIG, pois anunciar neles é colocar a raposa para tomar conta do galinheiro, além do mais o PIG não defende o Estado mínimo? Então que sobrevida com a publicidade privada, e chega de acordos dos governadores de Estado com a montadoras de veículos, no qual condicionada apoio (renúncia fiscal e infraestrutura) em troca de anuncio em revistas (Já observaram quantas propaganda de veículos tem na Veja? nunca desconfiaram?).

  15. E precisa de pesquisa ????????????
    kkkkkkk. País da piada pronta!!!