Veja essa: Homenagem a juiz Sérgio Moro une PT e DEM na Assembleia Legislativa do Paraná

moro.jpg

O deputado estadual Plauto Miró Guimarães (DEM), propôs nesta segunda-feira (17) a concessão pela Assembleia Legislativa do Paraná do título de Cidadania Benemérita do Paraná ao juiz federal Sergio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava-Jato.

Acontece que o DEM já estourou! a cota de homenagens desse tipo em 2014. Ciente disso, o líder do PT, deputado Tadeu Veneri, ofereceu a cota de seu partido para a homenagem, como forma de evidenciar que endossa plenamente o gesto de reconhecimento ao juiz da Operação Lava-Jato.

O gesto de Plauto Miró poderia ser visto como uma tentativa de enaltecer a devassa feita na Petrobras, e a possível criminalização do governo federal, e da presidenta Dilma Rousseff. Com a atitude do PT em encampar a homenagem, prevalece a luta contra a corrupção que permeia todo o sistema político nacional.

Juiz federal há 18 anos, Moro nasceu em Maringá, formou-se em Direito pela Universidade Estadual daquela cidade (UEM), tem mestrado e doutorado em Direito, com passagem pela Universidade americana de Harvard, referência mundial em ensino jurídico.

Professor da Universidade Federal do Paraná, o magistrado é hoje uma referência no julgamento de crimes financeiros, com importantes obras nessa área, amplamente citadas em sentenças do próprio Supremo Tribunal Federal. Em 2012 o juiz lá esteve para auxiliar a ministra Rosa Weber, especialista em Direito Trabalhista, no julgamento do célebre caso do Mensalão.

Economia

Moro também teve uma atuação destacada no julgamento do caso Banestado (2003/2007), que terminou com a condenação de 97 acusados de remessa ilegal de recursos para o Exterior. Entre estes condenados já estava o doleiro Alberto Youssef.

Com informações da ALEP.

Deixe um comentário