Trabalhadores da Saúde vão à s ruas contra arrocho de Fruet

Publicado em 11 novembro, 2014
Compartilhe agora!

sismuc.jpg

Os trabalhadores no Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba estão mobilizados pelo cumprimento de acordos firmados pela Prefeitura e contra a redução de direitos conquistados pela categoria. Foram realizados atos em frente à s Unidades de Saúde do município no sábado (8), e no próximo dia 25 os trabalhadores prometem uma grande ação nos terminais de ônibus da cidade.

As principais reivindicações são: Isonomia para todos os cargos na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nenhuma perda de diretos dos trabalhadores.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba, o Sismuc, a mobilização tende a esquentar ainda mais a partir de agora por conta do conteúdo do último ofício da Prefeitura, em que a equipe do prefeito Gustavo Fruet (PDT) mais uma vez ignora a diversidade de problemas para responder apenas sobre a pauta específica de um cargo, que tem todo o mérito, mas é somente a “ponta do iceberg”.

Para! o Sismuc, essa é só uma tática para dividir a categoria. “E pior, ao gerar desinformação e colocar uns trabalhadores contra os outros, a Prefeitura tenta voltar a própria população contra os servidores públicos municipais. Então essa pauta é nossa, é de toda a equipe. A confiança política dessa gestão já está quebrada e a categoria não é boba”, afirma Irene Rodrigues, coordenadora do Sindicato.

Veja a seguir alguns dos problemas enfrentados pela categoria segundo o Sindicato:

– Calote das horas-extras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);

– Falta de insumos como remédios nas Unidades Básicas de Saúde (UBS);

– Falta de material como bandagem e contenção nos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMUs);

– Fechamento de serviços de referência no antendimento de pacientes com Parkinson, na geriatria e Amigo Especial;

– Falta de servidores em todos os locais de trabalho;

– Consequente acúmulo de funções.

Com a palavra o prefeito Gustavo Fruet e sua equipe.

Fonte: Sismuc

Compartilhe agora!

Comments are closed.