TCE “recomenda” que Beto Richa cumpra a lei; aos prefeitos o rigor…

tce.jpgO Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE) elaborou um documento que foi entregue nesta segunda-feira (17) à  vice-governadora eleita, Cida Borghetti (PROS), “recomendando” que o governador Beto Richa (PSDB) cumpra a lei em seu segundo mandato e implemente medidas para o bem do Estado.

Esperava-se que o órgão de contas fosse mais duro, que “exigisse” o cumprimento da lei, como sempre fez com os prefeitos do interior do estado.

Na área da saúde, a recomendação é que o governador aplique o índice constitucional de 12% do orçamento estadual na área.

Na educação, o TCE constatou deficiências de gestão em entidades estaduais, além de gargalos na gestão, infraestrutura, capacitação de professores e evasão escolar.

Já na previdência social, o Tribunal recomenda cobrança de contribuição previdenciária de inativos e pensionistas, o que causaria revolta nos servidores caso fosse implantado. Também foram identificadas fragilidades nos controles do órgão previdenciário do Estado.

As recomendações do TCE são parte de uma ação nacional que está sendo promovido sob a coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU), denominado Pacto para a Boa Governança, que tem por objetivo aperfeiçoamento da administração pública.

Resta saber se o TCE ficará só nas “recomendações”, atuando como tchutuchquinho, ou se vai agir com o rigor necessário para que Beto Richa realmente cumpra a lei no segundo mandato.

Ou os conselheiros continuarão sendo “tigrões” somente com os indefesos prefeitos do interior do estado?

Com informações do TCE/PR.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to say I am just new to blogging and seriously liked this blog site. Probably I’m going to bookmark your site . You surely come with perfect posts. Cheers for revealing your web page.

  2. O TCE recomenda? Ora bolas recomenda! E dai? Isto é fácil de se resolver. rs

  3. Como assim recomenda? Esse tribunal não deveria fazer cumprir a lei?! E, em caso de descumprimento, tomas as medidas cabíveis?!

    • Parafraseando: tá tudo aparelhado!!!
      E essas recomendações só saíram por cobrança
      explícita do TCU, senão, nem elas seriam feitas.
      Só políticos fisiologistas e inúteis nesse TCE,
      na base do: “tá tudo certo? Onde é que eu assino?
      Só funcionam na marra, ou quando não tem outra
      alternativa?

  4. PORQUE O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO NÃO APURA QUANTO O GOVERNO DO PARANÁ DEVE A PARANAPREVIDÊNCIA REFERENTE A CONTRIBUIÇÃO PATRONAL DA FOLHA DE PAGAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS DO ESTADO, POIS PARECE QUE JÁ ESTÁ PERTO DOS 3 BILHÕES DE REAIS, DAÍ O TCE DEVE ‘RECOMENDAR’QUE O BETO RICHA PAGUE ESSA DÍVIDA, PARA QUE OS SERVIDORES TENHAM UM ATENDIMENTO VIP, NO QUE SE REFERE À SAÚDE E APOSENTADORIA.

  5. E POR FALAR EM EMPREITEIRAS E MILHÕES DE REAIS PRA LA E PRA CÁ, ESSA ODELBRECHET NÃO É AQUELA QUE ABOCANHOU A DUPLICAÇÀO DA PR 323 ENTRE MARINGA E FRANCISCO ALVES? HUMMMMMMM ….TA COM CHEIRO DE COISA RUIM OU NÃO?

  6. Votei em Requião.
    Por ter votado nele.
    sei que este Governo nada fará pelo Paraná.
    Paraná,é quintal de são Paulo.