Sob gestão Beto Richa, UEL corre risco de fechar as portas depois de 40 anos

richa_uel_cortes.jpgEnquanto o governador Beto Richa (PSDB) curte férias prolongadas no Caribe, a tradicional Universidade Estadual de Londrina (UEL) corre o risco de ser fechada por falta de repasses de recursos orçamentários. De R$ 26,6 milhões previstos para o ano de 2014, até agora, somente 11,8 milhões foram liberados à  instituição. Isto representa apenas 45% do valor autorizado na lei orçamentária.

A UEL tem mais de 40 anos de existência e a comunidade universitária é formada por cerca de 30 mil pessoas (professores, estudantes e funcionários). A universidade oferece 70 cursos de graduação.

O Blog do Esmael teve acesso a uma carta da administração da UEL em que relata à  comunidade universitária a impossibilidade de honrar compromissos básicos, tais como pagamento das contas de água, luz e telefone. Sem esses serviços essenciais, a universidade poderá ter um fim melancólico e fechar as portas.

No documento assinado pelo Conselho de Administração da UEL, é apontada uma resolução do governo Beto Richa, de 17 de outubro deste ano, que obriga a instituição a cortar 30% das despesas do orçamento. Mas o diabo é que o tesouro estadual tem liberado bem menos do que foi combinado.

A UEL vem sofrendo com o descaso do governo tucano desde a sua reeleição em outubro. No começo deste mês, por exemplo, o Blog do Esmael registrou novo calote na universidade de Londrina que a obrigou a suspender o PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), destinado à  formação de professores (clique aqui). A sacanagem (cortes no orçamento) também atinge outras universidades como Unioeste e Unicentro.

Você acha que está uma desgraça geral, caro leitor? O próprio governador Beto Richa responde: “O melhor está por vir…”.

46 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O fato é q a falta de repasse de recursos destinados à UEL é um verdadeiro escândalo e descaso do governo estadual! E o bonitinho ainda tá lá viajando !!!!!!!

  2. Parabéns aos eleitores do Beto Richa……
    Eu falo, o modo de governar e de lidar com a economia do governo tucano nunca prestou. E detalhe, isso é para todos os membros do partido, desde presidente (FHC), até para governadores, como no caso do Beto Richa.

  3. ISSO PRECISA SER LEVADO AO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, É LEI O REPASSE DESSE ORÇAMENTO, VAMOS AGIR AI!

  4. quero mais que se foda pago meus impostos e quando quero estudar na uel me fod0 porque tem cotas pa pobre, negro, indio etc agente que rala de estudar ten q dar nossa vaga pra bando de pobre burro. Estou na uel fiz 3 anos de cursinho pra passar em medicina mas vou me formar esse ano quero mais que todos se ferrem pois meus outros 2 irmao tao fazendo medicina na puc!!!!

  5. bom acho que esse povo tem mais é que se foder mesmo, porque quando apoiaram a Dilma todo mundo estava feliz né, apoiando bolsa familia, dizendo que o fies é a melhor coisa para quem estuda em faculdade particular mais esquecem que quem vai pagar lá na frente é o aluno, creio que esse povo tem que ficar sem estudar mesmo, tem que se fuder para aprender, quem sabe se o presidente que o Beto Richa apoiou tivesse ganhado nada disso tinha acontecido, votei no Beto e votaria de novo só para ver essa faculdade e a uenp fechar, não me importo.

    • É gente como vc que contribui para o empacamento de qualquer progresso… Não esqueça q vc tbm faz parte do povo e, tendo votado ou não na Dilma ou seja lá em quem mais, todos estão no mesmo barco. Se o povo se fode, meu bem, vc se fode junto.

  6. Todo tucano é assim, destruidor. Em São Paulo a USP vai de mal a pior com os 20 anos de PSDB.

  7. A questão aí não é se fecha ou não. A questão é que o governo não está honrando compromissos sérios e isto traz consequências e o pior é que não é só para as universidades que ele deve os funcionários estaduais estão com todas as promoções na carreira sem receber desde o início do ano sem contar o que ele ainda deve do ano passado.

  8. A culpa disto tudo… É do povo… e não do partido X ou Y…O senhor Governador não foi eleito para o cargo que ocupa forçado, mas sim de maneira voluntária… Logo nós teremos que arcar com os custo de um gestão que não prioriza a educação, a qualidade dos serviços públicos, desejo que Deus ilumine e abra a mente de nosso governador porque a situação esta ficando cada dia que passa pior.

  9. O atual Gov. é claramente mal intencionado, coloca comissionados incompetentes para que joguem os problemas debaixo do tapete, agora quer tirar as eleições para Diretor das escolas, quer calar as pessoas, apenas manipulação barata, enquanto isso vai quebrando o Estado… Infelizmente, agora só com o impeachment do playboy salva o Paraná.

  10. Infelizmente o descaso com a UEL não é exclusividade desse governo… na minha época o governador (um gordinho bonachão com cara de senhor de engenho) ia na universidade e chamava as pessoas que protestavam contra eles de “bando de filhos da puta”… daí você já vê…

  11. reportagem muito tendenciosa. 70% dos votos pro governador e vc acredita mesmo que uma Universidade do porte da Uel fecha????? Faça-me o favor!!!!!!

  12. Eu juro que não entendo como uma das unidades mais prósperas da federação pode estar numa situação dessas, qual é o problema? Má administração? Corrupção? Descaso? Pacto Federativo que tira muito mais do que devolve? não sei se é uma delas ou um misto de todas, mais o certo é que pelo tanto que o Paraná produz não poderia jamais chegar a um ponto desses. Tirar investimentos da educação é totalmente inaceitável.

  13. Bão o que acontece eu não sei não tenho nenhuma prova documenta, mas acredito que o Requião Loco gastou tanto que o Beto está pagando as contas dele agora, tudo tem um preço a ditadura fez o milagre economico e na decada de 80 pagamos um alto preço por isso, dinheiro publico é um só gente.

  14. Será que é só o PT que rouba?? Acho que não..hem

    • Vergonha: então tá!
      Todo o mundo rouba, e aí fica tudo certo?
      O roubo de uns justifica o roubo de outros?
      É assim que seremos uma grande Nação?
      Essa justificativa manca, cheira mais à chantagem.
      Todos se locupletando de bico fechado.
      Se mostrar o meu roubo, eu deduro o seu roubo.

  15. Está certo, se o Estado tá quebrado tem mais é que fazer isso mesmo… Ele assistiu o Fantástico com o Sr. Dinheiro.

  16. COMO SEMPRE DIGO. VOTARAM NELE! AAAAGGGGUUUUUEEENNNTTTAAA O TRANCO.

  17. Mas quanta maldade desse povo aí em cima.
    Deixa o “home trabaiá”.
    Tá certo que antes ele tem que voltar lá do Cabide,
    digo Caribe, mas tenham paciência com o “minino”,
    tadinho… kkkkkkkkk!
    Voto tem consequência: seu voto, sua vida.

  18. Eu quero que alguém me passe o endereço da nova delegacia de Pinhais que o Sr Beto Richa mostrou na campanha eleitoral???????????????????????

  19. E aí Londrinenses? Vocês não votaram nele? Isto aí é só o começo. Agora aguentem!!!!

  20. Deixa o HOMEM governar…
    Ele está de féria mas quando voltar, ele
    arruma tudo.
    Confiança Gente, afinal.
    É o que nos resta, a esperança já foi!!!!
    Votaram no Homem..fè…força..

  21. A falta de repasse vai fechar a boca dos Comissionados rola-bostas tipo Véia Quacker, Genildo e outros lambe-saco.

  22. O GOVERNADOR DISSE ” O MELHOR ESTÁ POR VIR “. E VEM JÁ, O TARIFAÇO AUTORIZADO PARA O PEDÁGIO, TARIFAÇO DO IPVA,MAIS UM TARIFAÇO DO DETRAN E TAXAS DA SEGURANÇA PÚBLICA, E MUITOS OUTROS TARIFAÇOS. E OS COMISSIONADOS ESTÃO TODOS BEM, NADANDO DE BRAÇADAS E RINDO A TOA.

  23. Alguém acredita que vai fechar?? kkkkkkk!!! Se falta de repasse fechasse alguma coisa, estaria tudo fechado, pois isso acontece desde que Adão nasceu. Será que as empresas de ônibus da capital vão fechar pela falta de repasse da gestão PDT/PT???? Ah muleke!!

  24. Mais uma grande obra do Beto-PSDB. As obras para viabilizar a nova maternidade e o novo pronto socorro da Santa Casa de Campo Mourão correm o risco de serem paralisadas.

    Motivo? Falta de pagamento por parte do governo do Estado.

    A construtora responsável está com duas parcelas sem receber.

    São duas etapas das obras que já foram auditadas e ainda não tiveram ressarcimento.

    A informação foi dada nesta sexta-feira pelo presidente da instituição, Luiz Marcos Mancebo Campos, no “Jornal 100” (Musical FM).