Palácio Iguaçu sob cerco de professores

app_protesto.jpgEducadores organizados pela APP-Sindicato deram abraço simbólico na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (26), em Curitiba, lembrando a violência física contra manifestantes no último dia 4 de novembro. Foi o dia em que o governo Beto Richa (PSDB) repetiu o governo àlvaro Dias ao massacrar professores no Paraná (clique aqui para relembrar).

Em seguida, profissionais do magistério se postaram em frente ao Palácio Iguaçu, sede do executivo estadual, simulando votação democrática em urna para escolha de diretor de escola. O governo pôs fim ao processo eleitoral, com a complacência da Assembleia, ao prorrogar o mandato dos diretores até 31 de dezembro de 2015 (clique aqui).

No começo do mês, o presidente da Casa, Valdir Rossoni (PSDB), ordenou à  segurança que desse uns sopapos nos professores que protestavam em favor da manutenção da eleição para diretor de escola. O tucano prometera, inclusive, condecorar os brutamontes pelo serviço.

As 2,1 mil escolas da rede pública do estado estão paralisadas hoje em virtude, também, de calotes do governo Beto Richa na categoria, que reivindica pagamento de avanços e progressões, melhoria no atendimento à  saúde, etc.

A seguir, leia a integra da pauta do movimento dos educadores:

1- Fechamento de escolas e turmas;
2- Falta de condições adequadas de trabalho;
3- Falta de um porte que retrate, de fato, as necessidades das escolas;
4- Falta de funcionários de escola;
5- Não pagamento de promoções e progressões, relativas à  carreira, em 2014;
6- Não pagamento do bolsas do PDE;
7- Não implementação de um novo Plano de Saúde para os Servidores Públicos;
8- Não pagamento dos temporários (PSS)por pela titulação;
9- Cancelamento das eleições para diretores de escolas;
10- Em favor da democracia e contra as agressões cometidas contra os educadores na Alep.

65 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. o pior governo que o paraná ja teve abandonou o estado e tambem a educação e tem uns idiotas que votou nele culpa os professores pela má educação mas alias estes idiotas não são capaz de nem dar educação para os filhos….ai joga a culpa nos professores…….vergonha de morar no paraná e ter este governador…….

  2. Professores são que nem mulher de malandro, quanto mais apanha, mais gosta. Foi o que eu vi na campanha politica, muitos professores com adesivos de Alvaro Botox Dias e Betinha Piá de prédio. Portanto, agora guentem…

  3. ao imbecil que se esconde no anonimato, vulgo educador, não sou funcionário público, o meu salário está em dia sim, com o suor do meu trabalho, agora se o seu está atrasado, peça a conta, e dá a vaga para quem realmente quer trabalhar, falo como pai de aluno, alem do mais um educador sério, não usa palavras baixas em comentários, tenha criatividade.

  4. A APP se transformou em uma vergonha em termos de sindicato.

    Pega nosso dinheiro para financiar campanha do PT, ai o PT perde nas urnas e nós ficamos nesta situação.

    Acham mesmo que esta diretoria está pensando em educação?

  5. Isso que são.Espera-se que os professores sejam intelectuais.A maioria não é.Tapados.

  6. Estas paralisações esporádicas não resultam em nada. Teriam que parar até que as reivindicações sejam atendidas.

    O maior problema é que o Estado do Paraná está quebrado, uma herança do próprio Desgovernador.

    • Maurício, conseguimos avançar um pouco na pauta. Aliás, o movimento teve e tem o objetivo de cobrar do governador as promessas não cumpridas para o encerramento da greve em abril. Promessas que ele não quer honrar. A greve não foi encerrada, foi suspensa.

  7. pessoal a aPT, vai terminar f…os professores, não tem motivos para fazer greve e ficar inventando, vamos terminar pagando a conta, por causa da incompetência desses imbecis, vai vendo.

  8. Nem oitocentos. Não representam o magistério. Não adianta insistir.

    Movimento característicamente político partidário. Na jugular de cada um, o dedo do PT, do Psol, da Cut.

    APP descaracterizada como entidade de representação classista.

    E ainda insistem na mentira do ataque dos cavalarianos. Uma bomba espantou um cavalo. Ele empinou e pronto, fez-se a armação. Meia dúzia de baderneiros tentando botar abaixo os portões da Assembléia, onde só entram prá vandalizar.

    • Atenção senhores Professores. Consultem o Google e outras fontes e vejam que o Comissionado Parreira Rodrigues é assessor do Luiz Accorsi-PSDB, portanto este sujeitinho está mamando no nosso dinheiro e, é por isso que esse puxa-saco e baba-ovos é contra vocês professores. O puxa-saco também insulta os Professores ao afirmar que não houve ataque aos professores por parte do governo do Álvaro Dias.

      • Pé Vermelho CCVW que vá tomar no fim da espinha. Tô aposentado desde março ano passado e não devo tostão prá filho da puta nenhum. Puxa saco é a vó. É essa a linguagem que você entende e eu a assino, não me escondo na sombra do anonimato, moradia de covardes. Duas vezes preso pela Ditadura me ensinaram a não ter medo de corno nenhum.

        • Obrigado Pé Vermelho. Fui conferir e, realmente este Senhor pode ser considerado nosso inimigo, uma vez que o mesmo nega que o seu governo, PSDB do Álvaro e do Beto, massacrou e continua a massacrar os professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná. Sou professora, há 23 anos, e sei quando um governo se preocupa e valoriza os Trabalhadores da Educação.
          Ao Parreira Rodrigues desejo que a terra seja leve e aconselho-o a voltar para os bancos escolares para aprender as regrinhas básicas do nosso idioma e um pouquinho de educação. Parreira, sua nota é Zero!

          • Valdirene: Obrigatória vírgula entre Obrigado e Pé Vermelho e logo após realmente. O demonstrativo este, está empregado erradamente e Senhor, substantivo em oração corrente não se grafa com maiúscula. Não procede a vírgula depois de professora. Finalmente, o meu santo nome termina com esse. Não se esqueça de passar um lencinho de papel nos lábios quando pronunciá-lo. Uma penca de erros em oito linhas me leva a perguntar se funciona alguma unidade E.J.A, perto dondo você mora. Finalmente, diante de erros – não os digo crassos, mas rudimentares, a nota zero – prá quê aquele Z tão grande? – deve ser atribuída à autora de comentário tão oco quanto a cachola da autora.

      • Vá mentir na casa do baralho, ô PV CWB…Onde, em que google você vê referência minha como funcionário – comissionado de quem quer que seja.

    • Discursinho típico de um representante da direita, que, como muito bem o diz PÉ VERMELHO CWB, vive mamando nas tetas do estado.

      • Vá você também, Mazia, tomar no fim da espinha. Tô com o saco cheio de, a falta de argumentos para um confronto civilizado de idéias, você e seus assemelhados apelarem para xingamentos. Pronto, desci, estou no seu nível. Vá à merda!

        • Nervosinho?
          Volta para o blog do Campana, o blog oficial do PSDB.
          Só uma perguntinha? Continuas assessor depois de 02/01/2015 ou vai ter que trabalhar de verdade?

          • Pé Vermelho preocupado com os meus proventos…Fique não, Creuza. Não vai faltar nada no gaurda-roupas e nem na geladeira da sua casa….

            O meu relacionamento com o dep. Luiz Accorsi, Pé, é algo que foge ao vazio dos seus sentimentos. Vem de amizade de 40 anos. Accorsi foi pediatra de uma leira de sobrinhos e filhos de amigos meus, e especialmente de filha minha. Não consto em nenhuma outra folha de vencimentos, a não ser a do Paraná Previdência, cujo estipulado uso apenas para viagens de recreio.

            Tão folgado que acabo de voltar da agência de correios ali na Mateus Leme, donde retirei carta encaminhada por criança a Papai Noel e que será presenteada com reluzente bicicleta.

            Deixe o seu endereço, que de dia 12 a 20 de dezembro, te mando um cartão de Santiago, Chile.

            E quer saber mais…continue tomando no encontro da espinha com centro da área glútea.

        • Falta de argumentos, confronto civilizado de ideias!?… Em se tratando de você, perda de tempo para quem só enxerga o próprio umbigo.

        • Confronto de idéias, sim! Vasculhe os meus comentários. Em nenhum momento questionei a legitimidade dos pleitos do magistério. Também não me posiciono a respeito do comportamento do governador Beto Richa. Não o conheço pessoalmente e tenho também restrições quanto sua administração.

          Posiciono-me contra a descaraterização da APP como entidade representativa de classe, malversadora do dinheiro das mensalidades dos seus associados, aparelhada política-partidária. E repito: O episódio do confronto entre a massa de manobra política nas portas da Assembléia e a polícia militar não é relatado conforme a realidade. Uma mentira que, repetida, tornou-se verdadeira até aos olhos de quem nem professor na época, era.

          • Parreira, você pode provar em juízo e na Justiça as denúncias contra a APP? Em seu comentário você afirma: “Posiciono-me contra a descaraterização da APP como entidade representativa de classe, malversadora do dinheiro das mensalidades dos seus associados, aparelhada política-partidária.”

  9. Tiveram a oportunidade de se livrarem destes nas eleições passadas, mas em sua grande maioria apoiaram eles. Agora só daqui a quatro anos para arrumar o que não tiveram coragem de fazer agora. Portanto não rateiem, VOCÊS MERECEM.

  10. Agora virou moda, qualquer coisa é greve e paralisação. A população não apoio este tipo de manifestação política comandada por esse sindicato tendencioso que usa um grupo pequeno de professores como massa de manobra. Tomem vergonha, é a classe que mais foi beneficiada com salários comparados aos demais servidores públicos. Demonstrem o merecimento dando aulas decentes, de qualidade. Trabalhem bem, quem sabe a população ajuda no pleito. Mas não dessa forma, prejudicando os alunos que já não tem um bom conteúdo pedagógico. Ao trabalho, vocês recebem seus salários pra isto, trabalhar.

    • Qualquer coisa, uma ação anti-democrática como a prorrogação do mandato dos vermes por mais 01 ano. seu imprestável.

    • MUITO BENEFICIADA1!!, O Kinder BEto deve mIlhoes em atrasados e eu tenho que ler um Comissionado achando que fala pela população

    • De onde surgiu este asno chamado Sergio???

    • Sergio, espero que a escola de seu filho não seja como a que trabalho, em péssimas condições, banheiros precários, chove mais dentro do que fora, práticas de educação física em sol de matar,refeitório caindo, enfim temos dó de nossos alunos, pois são crianças que merecem uma escola decente. Qualidade de educação não se resume somente em conteúdo, qualidade na educação é um todo, se tivermos boas condições para trabalhar com certeza teremos mais aprendizado. Sou professora e amo o que faço, amo meus alunos e a luta não é só por melhores salários mas por tudo que falta nas escolas,pagamos impostos e muito por sinal para termos uma educação de qualidade. Estou falando da nossa realidade, e não pensa que não foi feito tudo possível para conseguir, porém sempre tem uma desculpa ou está faltando alguma coisa! Pais precisamos de vocês nessa luta! Abraços

      • O dinheiro do fundo rotativo que toda escola recebe trimestralmente serve para manter a escola em condições de uso….por isso a importancia de um gestor qualificado.

        • Observador, talvez precise se informar mais sobre o fundo rotativo, mal dá esse dinheiro para manter a escola, o que estou falando e de reforma e ampliação, se fosse tão fácil assim não teria tanta escola precária.

        • Gestor qualificado temos que ter no governo primeiramente, pois na escola vivemos de miséria! Vergonha!

    • Quem tem que tomar vergonha na cara é você. Não conhece a realidade educacional e vem falar asneiras aqui. Na época do Requião, o IDEB estava mais alto. Só foi este seu governadorzinho de araque atuar, o IDEB caiu.

  11. APP perdeu o rumo, por isso o Betinho vai fazer bem o que entender …

  12. Nossa quanta gente.Aqui em Ponta Grossa tb tinha aAPP e uma turma de alunos em frente a um colégio.Os professores que LUTAM por uma educação de Qualidade estavam nas salas de aula ,com trabalhos,recuperando alunos e conteúdos.AÍ Foram os que Não têm comprometimento Nenhum com A EDUCAÇÃO é só Festa esta APT.

  13. NOSSA quanta gente?KKKKKK isto prova que os trabalhadores estavam em salas de aulas,terminado os trabalhos,recuperando alunos .Enquanto outros só FESTA!

  14. Gente, por favor vamos parar com esse discurso que elegeram o Beto agora aguente, ele teve 70% dos votos, quer dizer que independente de ter ou não o voto dos professores ele estaria eleito, a “sociedade” paranaense elegeu, inclusive muitos pais de alunos, portanto temos que lutar sim, e parar de achar culpados, pois enquanto ficamos desmotivados, desunidos e em enfrentamento com a nossa própria classe, o governo deita, rola e ri de nossa classe.
    Essa é minha opinião, com todo respeito!

  15. Rezem bastante para os arixas pomba gira nego caboclo mãe Dina a classe é desunida merece paulada como as que o Rossone mandou bater. Agora vão ter de fazer muitas greves como diz o BETO laranjas podres.

  16. Com a chegada do final do ano, todo processo de PSS novamente, toda esta confusão que parece ser o prelúdio de uma tempestade que espreita nossos olhares. Nós professores só podemos dizer uma coisa . – “Deus, segura em nossa mão e não solta”. Precisamos muito de você neste momento de turbulação

  17. Agora cerquem o Palácio Iguaçu com os seus votos e sua ferrenha torcida para a reeleição, deste que nada faz por ninguém e nem pelo Paraná. Agora aguentem estou gostando de ver!!!!!

    • O pior é que quem votou no homem não desgruda a bunda do sofá para ir à luta. Quem sempre estão lutando para não perdermos tudo o que foi obtido a duras penas são aqueles que não votaram no homem.

  18. Hoje entendo porque ele o BETO chamou a classe de laranjas podres.

    • VOCÊ DEVE SER UMA DELAS SEU IDIOTA….O PIOR É ENFIAR TRATORES NAQUELE LUGAR….PROFESSORES SÃO OS MAIS DESUNIDOS E PIOR INTELECTUAIS ABORRECIDOS, POIS NÃO ESTÃO CONTENTE COM OS GOVERNOS…CULPA DESSA APT…PARTIDARISTA…PSTU..CUT…PTRALHAS…QUANDO MUDAR/?// AVISA, QUE MUITOS VOLTARÃO A SE FILIAR…
      AGORA É DOS VACINADOS,PREGUIÇOSOS,DESAJUSTADOS…pedirem em um final de ano..parando???? ” OS SEM NOÇÃO”

    • Podre, és tu… que provavelmente é um diretores, que foi beneficiado….

    • o BETO já está com a CAVALARIA a postos. Não quero nem ver…

  19. È uma classe que cada vez mais perde a vergonha na cara votaram no home uns encima do murro e agora querem o oque kkk vão sofrer, É só quatro anos kkk kkk kkk kkk kkk kkk kkkk.

    • kkkkkkkkkkkkkk… bem isso!!!!! Eu falo, professor da rede estadual é classe trabalhadora mais burra que existe… Ganha uma mixaria por mês pensa que é rico, trabalha 40h sem as minímas condições e acha que essa é a função dele, quando fala em fazer greve são todos contra, em eleição vota em quem só ferra com a vida deles… Estão colhendo o que plantaram…kkkkkkk… Eles deveriam ser as mentes pensantes do nosso estado e são os mais tapados!!

      PS: eu sou professor, e sei o que estou falando pq vejo isso todos os dias!!!

      • É verdade Runnan, eu também sou professora e concordo plenamente contigo, não sabem votar e ainda criticam, pois na última eleição poderíamos ter mudado essa situação.
        Eu não vou mais apoiar movimentos, podem comentar o que quiserem, a eleição do Sindicato também foi uma vergonha, querem mudanças e na hora h, pulam fora, votam nos mesmos, quero assistir de camarote, esses 4 anos serão massacrantes, tenho meu PDE pra receber, poupança forçada.

        • Sou da área da física. Fiz o PDE em 2007, na primeira turma, no mandato do Requião, o qual pagava religiosamente o que devia aos professores. Este ano defendi dissertação de mestrado, sem permissão para me afastar do trabalho. Comi o pão que o diabo amassou. Não votei no Beto Richa, mas por conta desses narizes empinados que votaram no tucano, também estou sofrendo as consequências.

  20. Isso é só o começo, o pior está por vir.
    O Paraná de hoje nas mãos do Beto-Traiano-Rossoni-Lerner de hoje será o Maranhão do Sarney de amanhã.