Operação Lava Jato: PF prende ex-diretor da Petrobras

do Brasil 247
lava_jato_petrobrasNa sétima fase da Operação Lava Jato, que investiga crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, a Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira 14 o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. Ele foi apontado em depoimentos feitos pelo também ex-diretor Paulo Roberto Costa e outros dois executivos como beneficiário do esquema de propina que ocorria na empresa.

Os agentes cumprem ao todo 85 mandos de prisão em cinco estados, além do Distrito Federal. Nesta fase da ação, 11 grandes empresas são alvo da PF, que já esteve na construtora Camargo Corrêa, acusada de pagar suborno a ex-diretores da Petrobras para fechar contratos com a companhia, e atua agora na Odebrecht, onde cumpre mandados de busca e apreensão.

São alvo desta fase da operação as companhias Camargo e Corrêa, OAS, Odebrechet, UTC, Queiroz Galvão, Engevix, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e Iesa. Já foram presos nomes da cúpula de cada construtora, como o presidente da Engevix, Cristiano Kok, além de outros dois executivos !“ um deles está no exterior. Além disso, estão sendo realizadas buscas na casa do presidente da UTC/Constran, Ricardo Pessoa.

Leia abaixo reportagem da Reuters:

PF lança nova fase de Operação Lava Jato

SàƒO PAULO (Reuters) – A Polícia Federal lançou nesta sexta-feira nova fase da Operação Lava Jato, com a participação de 300 policiais federais que cumprem 85 mandados judiciais em cinco Estados e no Distrito Federal, e o bloqueio de cerca de 720 milhões de reais em bens de 36 investigados, informou a PF.

Os mandados incluem 6 de prisão preventiva, 21 de prisão temporária, 9 de condução coercitiva e 49 de busca e apreensão no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco, além do Distrito Federal.

“Entre os mandados de busca, 11 estão sendo cumpridos em grandes empresas”, informou a PF em comunicado à  imprensa.

“Foi autorizado também o bloqueio integral de valores pertencentes a três empresas referentes a um dos operadores do esquema criminoso”, acrescentou a PF, sem dar mais detalhes sobre valores ou empresas envolvidas.

Os envolvidos responderão por crimes de organização criminosa, formação de cartel, corrupção, fraude à  Lei de Licitações e lavagem de dinheiro.

A Operação Lava Jato foi deflagrada em março, com o objetivo de desarticular organizações criminosas que tinham como finalidade a lavagem de dinheiro e a prática de crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

A operação já resultou na prisão de um ex-diretor da Petrobras acusado de participação em um suposto esquema de corrupção envolvendo desvio de recursos para partidos políticos.

Na quinta-feira, a Petrobras se viu forçada a adiar a divulgação de seu resultado do terceiro trimestre em meio à s denúncias envolvendo a empresa.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A Mídia golpista tentando macular a honra petista.É tudo mentira, o petrolão não existiu, Dilma não sabia de nada, é coisa de Delegado da POLÍCIA FEDERAL QUE NÃO GOSTA DO PT.O Herói do povo paranaense, André Vargas, não tem culpa alguma, tudo invenção.A Holanda, paizinho corrupto, inventou uma multa de 280 milhões de dolares para os corruptores da petrobras, mas aqui não tem corrupto.Lulla e Zé Dirceu escolheram bem os diretores da petrobras.USA É UM PAIS INSANO, INVENTOU UM INQUÉRITO PARA APURAR A COMPRA DA USINA MILIONÁRIA DE PASSADENA, COISA DE DOIDO, TUDO SONHO DE VERÃO, ILUSÃO…O DOLAR NÃO SUBIU, A GASOLINA NÃO AUMENTOU.Só querem prejudicar o pt.eSTE PSDB É REALMENTE DEMONÍACO.

  2. Roubar as estatais brasileiras é um recurso utilizado por gerações de políticos, se rouba muito, há muito tempo. Todas as grandes obras no Brasil houve roubalheira, tem muita gente que enricou do dia para a noite com ITAIPU, aqui no Paraná, e dá de dedo nos outros, pousa de bom cidadão… Fico imaginando a refinaria aqui no Paraná, que se iniciou a construção em 1973 e inaugurada em 1977, IMAGINE O QUANTO ESSA GENTE ROUBOU NA ÉPOCA? Hoje ainda a notícia circula, há liberdade de expressão e a gente fica sabendo… PORQUE A CORRUPÇÃO É UMA ATIVIDADE MUITA ANTIGA NESTE PAÍS….

    O curioso é a polícia fazer busca na casa de presidente das empreiteiras Depois de todo o barulhão que fizeram, os caras já sumiram com todas as evidências…. Até a próximas quarta os bacanas estarão todos soltos…

  3. A VENDA DE DIAZEPAN 30 MG SUBIU EM 300% EM BRASILIA DEPOIS QUE YOUSSEF E PAULO ROBERTO COSTA ABRIRAM A MATRACA. TEM PARLAMENTAR TOMANDO DOIS CAROÇO PARA DORMIR.

  4. Isto é igual balaio de caranguejo, puxa um vem um montão pendurado …

  5. E AGORA NÃO VAO COMENTAR QUE NESTE PAIS NUNCA SE ROUBOU TANTO.OS HONESTOS DA CASA CIVIL E O BERNARDO NAO VAO ABRIR O BICO. TALVEZ É INVENÇÃO DA POLICIA FEDERAL ESSE TAL DE LAVA JATO, NÉ ESMAEL???
    TEM GRAÚDO COM O RABO ARDENDO.

  6. Acho muito engraçado, prenderam ex-diretor de tal, prenderam ex-diretor de outra, dirigente de tal partido. Mas cade os mega empresários que são os donos destas fortunas todos conseguidos através de propina e rasteiras nos pequenos. Sejam homens e publiquem ou pelo menos escrachem seus nomes com suas fotos nos jornais. Muitos nem aqui vivem estão bem longe. E muito hipocrisia e alienação..

  7. tudo isso porque os delegados da PF não gostam e falam mal do PT nas redes sociais…

  8. Que vergonha !! Desmoralizante para o país, ver sua principal empresa envolvida neste assalto.
    Todos que participaram ou sabiam deste desastre , tem que ser responsabilizados. Doa a quem doer, do maior ao menor !!
    Isso vai acabar mal !!

  9. SERÁ? QUEM ACREDITA? Deve ser conspiração do PSDB para prejudicar os petistas…

  10. Quem lê a notícia não associa nada ao PT e nem ao governo de Lula e Dilma. Interessante a competência jornalística! A notícia é veiculada, está correta, bem escrita, mas esconde o principal: a roubalheira na estatal para beneficiar o governo petista.

  11. O melhor da Lava Jato ainda esta por vir………..

    • Concordo contigo. Vai chegar no Álvaro e outros tucanos de vistosas plumagens.

      • Vai chegar no Lula e na Dilma. Os grandões jamais se preocupam com roubo de galinhas, deixam isso livremente para os subordinados menores, cupinchas, apaniguados e puxa-sacos. Roubalheira grande é autorizada pelos mandachuvas. A coisa começou com Lula presidente, já no segundo mandato, e Dilma na Casa Civil. Se esse diretor petista da Petrobrás, Renato Duque, preso hoje, abrir a boca, não sobrará pedra sobre pedra. Lamento apenas pela presidente Dilma, uma pessoa de bem, que nem petista é. A presidente é cristã nova do PT, veio do PDT gaúcho. Não é corrupta, mas certamente sabia das coisas e não evitou nada. Evitar mesmo não podia, Lula estava por trás. Mas poderia, muito bem, ter pedido as contas e picado a mula. Ficou e agora vai pagar o pato. Vai pagar caro.

      • Duvido que o PT partilhasse o produto do roubo com seus opositores, os PELHALHAS são ambiciosos e não pensam nos outros, apenas neles, além do que a própria pessoa que pagou a propina já confirmou que ela era paga a políticos de PT, PP e PMDB. Eu arriscaria minhas fichas em um político paranaense, defensor ferrenho do governo PETRALHA e muito amigo de André Vargas, Gleise Hoffman ainda que pertença a outro partido politico.